A vida noturna de Berlim é muito mais agitada do que se pode imaginar. Há bares e clubs para todos os gostos. A melhor balada, sem sombra de dúvidas, chama-se Berghain. Não foi à toa que no Top 100 da revista britânica DJ MAG, ela foi considerada a melhor balada do mundo em 2008. Em 2009 caiu para terceiro, e em 2010 para oitavo.

A boate fica localizada numa área isolada, deserta e escura, na região da East Side Gallery e próxima à estação de trem Berlin Ostbahnhof. A melhor maneira é ir de taxi e os taxistas sabem o caminho, por mais que a gente ache que eles estão nos levando para outro lugar. Chegando lá, não há qualquer tipo de letreiro indicando o nome da boate. Só é possível saber que estamos no lugar certo pelo tamanho da fila e pelo tamanho do prédio.

Berghain / Panorama Bar - Berlin

Veja também:
Roteiro de 5 dias em Berlim
Onde se hospedar em Berlim: dicas de hotéis
Dicas de Compras em Berlim: lojas de departamento, outlets e shoppings

 

A Berghain funciona dentro de uma antiga usina elétrica desativada. Em várias partes ainda é possivel encontrar máquinas velhas, tubos e fiações, deixados propositalmente para fazer parte da decoração e que ajudam a dar ao lugar um clima mais dark. Pode-se dizer que ela lembra um pouco boates como as dos filmes Matrix e Blade.

A estrutura é imensa, com vários níveis. Demoramos quase meia hora para circular por todos e conhecer ela por inteiro. No térreo há uma bilheteria, uma chapelaria espaçosa, um grande bar com sofás, puffs, lounges e vários ambientes mais reservados ou escuros, tipo dark-rooms. Uma larga escada de ferro leva para o segundo andar, onde fica a pista principal, que possui um pé direito de 18 metros e capacidade para umas 1500 pessoas. O som dessa pista é mais pesado, mas combina com o lugar. Numa das laterais da pista há um bar com mesas e sofás. Nos fundos deste bar há uma escada. Subindo nela encontra-se outro bar, que oferece não só bebidas, mas também sorvetes!!!!

Na outra lateral da pista principal há uma escada que leva para o terceiro nível, onde fica o Panorama Bar. É a melhor parte da balada, onde estão as pessoas mais bonitas e o melhor som. No fundo do bar há um quadro com uma foto ousada e engraçada, que chama bastante atenção… só vendo para saber.

Berghain / Panorama Bar - Berlin
A subida para a pista principal

 

O público da Berghain é bem variado. Lá se misturam heteros, gays, locais, turistas, clubbers, patricinhas, hippies e outras tribos. É muito liberal e vale de tudo. Mas não é qualquer um que pode entrar, porque há um filtro de seleção na porta de entrada, um esquema “você entra, você não entra”. Um sujeito estranho e de cara feia, que parece ser da máfia italiana, faz as honras da casa “recepcionando” o público. É ele quem controla a fila, deixando as pessoas entrarem… ou não! Se ele não vai com a cara da pessoa, ele fica na frente da porta e estica o braço indicando o caminho da rua, barrando a entrada. Vimos todo o tipo de gente sendo barrada enquanto estávamos na fila, desde mal vestidos(as) e mal encarados até pessoas bonitas e bem vestidas, então por isso não da pra saber qual é o critério dessa seleção. Mas é isso que torna a balada ainda mais interessante!

O host da balada

 

Há ainda outras curiosidades. Não é permitido entrar com câmeras fotográficas, mas celular pode. Hoje em dia todos os celulares tem câmeras, então não da pra entender direito; Não há nenhum espelho ou similares pela boate, nem nos banheiros; Um dos bares vende luvas descartáveis e em uma das áreas de descanso há algumas poltronas que parecem ser de avião.

A balada funciona das 22h de sábado até as 22h de domingo! Chegamos lá as 0:20h e ja havia uma fila de meia hora na porta. Quando saímos, as 5h00, a balada estava bombando a fila para entrar ainda estava gigantesca. Dizem que a manhã do domingo é o auge da balada. Há quem chegue só nesse horário e há quem aproveite a noite, vá para casa e ainda volte no domingo para aproveitar mais. O parte do Panorama Bar abre também às sextas.

 


Exibir mapa ampliado

 


Berghain / Panorama Bar
Rüdersdorfer Str. 70
Site oficial

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 5 dias em Berlim
Onde se hospedar em Berlim: dicas de hotéis
Dicas de Restaurantes em Berlim
Dica de Hotel em Berlim – Holiday Inn Express Berlin City Centre West
Berlim – Postdamer Platz, Memorial do Holocausto e Portão de Brandenburgo
Berlim – Parlamento Alemão, Alexanderplatz e East Side Gallery
Berlim – A catedral Berliner Dom e a Ilha dos Museus
Berlim – Checkpoint Charlie, Topografia do Terror e a Torre de TV

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...