A distrito da Cidade Nova (Nové Město) é considerada o coração do comércio de Praga, com diversos galerias e centros comerciais. Dotada também de muitas praças, é a área para onde a cidade cresceu a partir do século XIV, quando o centro histórico já dava mais conta do desenvolvimento da cidade. É na cidade nova que fica a principal estação de trem, que liga a capital checa às principais cidades do leste europeu. As atrações mais conhecidas desta região são a Praça Vesceslau e o Museu Nacional de Praga.

A Praça Venceslau (Václavské námestí) na verdade não é uma praça, e sim um grande boulevard com 700m de extensão e uma leve inclinação em direção ao Museu Nacional. Antigamente um mercado de cavalos, hoje é considerada a principal área comercial da cidade. Ali encontram-se diversas lojas, galerias,  butiques, teatros, cinemas, restaurantes, cafés e alguns dos hotéis mais luxuosos da cidade. Um dos pontos de destaque da praça é a estátua do Rei Venceslau montado em seu cavalo, localizada bem no início da subida em direção ao Museu Nacional.

Estátua do Rei Venceslau

 

O grande palácio neorrenascentista  de cúpula dourada no topo da Praça Venceslau é o Museu Nacional de Praga (Narodní museum), fundado em 1891. Sua presença é tão imponente que muitos acreditam que o local seja o Parlamento da cidade. O prédio em si ja é uma atração, com sua grandiosa escadaria, estatuário, mosaicos e pisos desenhados. O museu possui uma área dedicada à pré-história, com objetos e ossadas encontradas na região que hoje é a República Checa. Há também uma grande exibição de animais, que parece ser uma versão reduzida do Natural History Museum de Londres, com destaque para um enorme esqueleto de baleia. O museu conta ainda com uma coleções de pedras preciosas e uma coleção de moedas, além de exibir mostras temporárias nos mais variados temas.

O prédio do Museu não aparenta ser muito conversado, assim com seu interior. Algumas exibições, como a parte pré-histórica, estão apenas no idioma checo, tornando praticamente impossível a compreensão. Comparado com museus de outras capitais européias, deixa muito a desejar.

Entrei no site do museu para pegar horários de atendimento e preço de ingressos e acabo de descobrir que o museu está fechado desde o dia 7 de julho de 2011 (a minha visita ocorreu em agosto de 2010). Por questões de segurança, para preservar o patrimônio histórico e também para modernizar o museu, ele permanecerá fechado por 43 meses, até junho de 2015. A promessa é que o museu fique totalmente renovado e moderno e que sua área de exibição duplique. Não encontrei informações sobre o destino das exibições que nele estão, mas acredito que devem ser distribuídas pelos outros museus da cidade.

Praça Venceslau, com o Museu Nacional ao fundo

 

Outras duas atrações localizadas na cidade nova dão um toque mais moderno ao estilo clássico de Praga: o prédio dançante e a Torre de TV. O Prédio Dançante (Tančící dům) é um edifício localizado às margem do Rio Vltava que possui uma arquitetura peculiar, pois parece que está completamente torto ou amassado. Foi construído em 1996 com a intenção de ser um centro cultural, porém hoje abriga escritórios comerciais. No seu terraço há um restaurante francês altamente disputado, o Celeste Restaurant. Tentei fazer reserva duas vezes e estava sempre lotado. Por isso é bom reservar com bastante antecedência.

Prédio Dançante

 

A Torre de TV de Zizkov (Žižkovský vysílač) está localizada numa área predominantemente residencial, um pouco afastada do centro da cidade. Entretanto, ela é tão alta que pode ser vista praticamente de qualquer ponto da cidade. Sua construção foi muito controversa, pois a população acreditava, e alguns ainda acreditam, que o estilo da torre fica totalmente fora do contexto da cidade.

Construída entre 1985 e 1992, a estrutura da torre consiste em três grandes pilares de concreto que sustentam as torres de transmissão, além de três salas de observação, um restaurante e um café. A altura total da torre é de 216 metros. Os mirantes para observação estão localizados a 93 metros do chão, enquanto o restaurante e o café estão a 63 metros. Diz-se que, em condições climáticas perfeitas, é possível avistar a paisagem a quase 100km de distância a partir da torre.

A melhor forma de chegar até a torre é através da linha verde do metrô, estação Jiřího z Poděbrad‎. A entrada custa 120 coroas checas. O horário de visitação varia conforme a época do ano, por isso é bom consultar antes o site oficial da torre. Para agosto de 2011, o horário será das 10 da manhã até as 10 da noite.

Torre de TV de Zizkov

 


Outras atrações da Cidade Nova incluem o Castelo Alto (Vysehrad), o Muchovo museum, o Teatro Nacional de Praga (Národni divadlo), Museu do Comunismo (Museum Komunismu), o Museu de Selos e Postais (Postovní Museum), o Museu da Polícia (Museum Policie CR) , o Museu da Cidade (Museum Hlavního Mesta Prahy) e Praça Carlos (Karlovo namestí).

Posts Relacionados:
Roteiro de 3 dias em Praga
Onde se hospedar em Praga: dicas de hotéis
Praga – Impressões Gerais
Praga – Staré Město, a Cidade Velha
Praga – Hradčany e Malá Strana, O Distrito do Castelo e a Cidade Baixa
O Aeroporto de Praga e Transfer para o Hotel
Dica de Hotel em Praga – Clarion Hotel Prague City
Dicas de Restaurantes e Compras em Praga
Karlovy Lázně, a balada de cinco andares em Praga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...