Na Cidade do Cabo alugamos um carro para fazer os passeios durante os seis dias em que ficamos por lá, pois muitas das atrações são longe do centro da cidade. Há diversas opções de locadoras no aeroporto, A escolhida foi a AVIS, que apesar de ser não ser a mais barata, tem uma boa reputação e um sistema muito prático para pegar e devolver o carro. Como eu falei no post anterior, os guichês das locadoras de veículos ficam fora do terminal, num pátio externo acessado por túneis nas laterais da saída do aeroporto.

Este artigo faz parte de uma série de artigos sobre a África do Sul
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Joanesburgo e Cape Town

 

Veja também:
Hotéis na Cidade do Cabo
Roteiro de 5 dias na Cidade do Cabo
Roteiro de 3 dias em Joanesburgo
África do Sul – Impressões gerais de Joanesburgo e Cidade do Cabo

 

COMO ALUGAR UM CARRO NA CIDADE DO CABO?

Para você que também pensa em alugar um carro na cidade, recomendo o portal RentCars.com, o maior site de comparação de preços e locações de veículos da América Latina, que garante o melhor preço na sua locação, oferece atendimento em português, faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto na locação se o pagamento for no boleto.

A busca pelo RentCars.com permite visualizar e comparar o preço de várias locadoras da cidade ao mesmo tempo, facilitando a pesquisa ao evitar a necessidade de entrar no site de cada locadora separadamente. Os resultados são bem detalhados e informam tudo que está incluído no valor do aluguel, como itens opcionais e as modalidades de seguros.

 

Honda Jazz da AVIS Rent a Car

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar a África do Sul?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!

 

Na hora de pegar o carro é preciso apresentar a reserva e também o passaporte e a carteira de habilitação internacional. A carteira que utilizamos no Brasil diariamente não é aceita, pois não contém informações em inglês. Por isso é necessário fazer no DETRAN a carteira internacional antes de viajar. Sem ela, não é possível alugar o carro.

É importante checar se o tanque está cheio e lembrar de devolvê-lo também com o tanque cheio. Quando fomos devolver o nosso carro, era 4h da manhã e não havia ninguém para receber. A única funcionária do turno da madrugada estava dormindo e um segurança do estacionamento nos auxiliou. Entramos na loja da AVIS e a funcionária acordou para receber a chave e disse que estava tudo OK, não verificou se o carro estava com tanque cheio nem se ele estava batido. Mas acho que isso só aconteceu porque era madrugada, pois durante o dia eles possuem funcionários apenas para receber os veículos.

O aluguel do carro na Cidade do Cabo, na época da minha viagem (2011) custou na média de 420 rands (R$105,00) por dia e mais 200 rands (R$50,00) de taxa de motorista adicional, já que éramos dois dirigindo. Para deslocar-se pela cidade o ideal é utilizar o sistema de navegação de aplicativos de celular como o Waze ou Google Maps, que já possuem os pontos de interesse cadastrados. Para ter internet no seu celular, recomendo o chip da Easysim4u, cujos detalhes do serviço eu relato neste outro post do blog.

Outra dica que eu dou para quem alugar carro por lá é sempre andar com umas moedas de 2 ou 5 rands num bolso de fácil acesso. Se algum morador de rua vier pedir esmola ou se o guardador de carros vier pedir o trocado dele, é só pegar a moeda bem rápido, entregar e despachar a pessoa logo, para evitar qualquer possível transtorno. O mais aconselhável é estacionar em locais pagos, mas há casos que em que a única opção é deixar na rua mesmo.

Clique aqui e pesquise as tarifas do aluguel de carro na Cidade do Cabo na data da sua viagem.

Chegando em Cape Town com uma bela paisagem

 

COMO É DIRIGIR NA MÃO INGLESA?

Como eu falei anteriormente, as vias na África do Sul são na mão inglesa, ou seja, é tudo ao contrário do que estamos acostumados. O motorista fica do lado direito do veículo, a marcha fica do lado esquerdo do motorista e as ruas são no sentido oposto ao que temos aqui. Desde que a fizemos a reserva do carro a ansiedade era grande para o desafio de dirigir na mão inglesa. No começo é muito estranho, pois não temos a dimensão de um carro que se prolonga pro lado esquerdo e temos que nos acostumar a olhar os espelhos de forma diferente. Alugar um carro automático é essencial, pois ter que passar a marcha com a mão esquerda aumentaria a dificuldade em mil vezes. Pelo menos os pedais são iguais aos nossos, acelera com o pé direito e freia com o pé esquerdo.

O primeiro dia foi o mais complicado de todos. Sair do aeroporto e pegar a rodovia foi fácil, mas depois que entrei no centro a cidade a coisa ficou complicada. Pelo menos era domingo e as ruas estavam bem desertas, deu pra fazer um aulão intensivo sem muitas buzinas ou faróis alto pedindo passagem. Depois do segundo dia já fui pegando a prática e percebi que dirigir na mão inglesa é muito mais fácil que eu pensava. O desespero do primeiro dia passou e eu dirigi na maior tranquilidade nos dias seguintes.

Uma das partes mais enroladas ao se dirigir na mão inglesa é entrar numa rotatória. E há várias na cidade, especialmente na região do V&A Waterfront, onde fomos logo no primeiro dia. Dá a sensação de que vamos bater nos outros carros. Achei um .gif animado no Wikipedia que mostra como são as rotatórias na mão inglesa.

Outra situação bem complicada é fazer uma conversão em grandes avenidas de mão dupla. Não sei se isso é uma coisa só da África do Sul ou se em todos os locais de mão inglesas é assim. Nas vias de mão dupla os sinais dos lados opostos abrem ao mesmo tempo. Se você precisa fazer uma curva à direita, para entrar numa rua que cruza a avenida em que você está, vai ser obrigado a cruzar o transito no sentido contrário que também está em sinal verde. Se fosse aqui no Brasil seria uma tremenda barbeiragem, mas para eles é totalmente normal. Para mostrar melhor o que estou falando, encontrei um vídeo no YouTube que mostra exatamente como funcionam essas conversões. O vídeo não é meu! É de um brasileiro que esteve na cidade pouco antes da Copa do Mundo. O nome já diz tudo: “Na África do Sul, cuidado com a mão inglesa”.

 

 

No fim, dirigir na mão inglesa acabou sendo divertido e mais fácil do que podíamos imaginar. E valeu muito a pena ter alugado o carro na Cidade do Cabo, mesmo tendo custado um pouco caro. Não só pelo fato de algumas atrações serem muito distantes do centro da cidade mas principalmente pela liberdade de fazer tudo no seu tempo, sem ter que depender de ônibus ou guias de turismo com hora marcada.Segue um vídeo feito enquanto eu dirigia pela rodovia Chapman’s Peak Drive, na encosta de uma cadeia montanhosa, a caminho do Cabo da Boa Esperança. Fotos e o relato dessa experiência incrível podem ser encontrados no post Cidade do Cabo – Hout Bay, a estrada Champan’s Peak Drive e pinguins em Boulders.

 

 

Se você também pretende alugar um carro na Cidade do Cabo para dirigir, faça já sua consulta e reserva no RentCars.com, lembrando que o site faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto no boleto caso você prefira pagar à vista.

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas da África do Sul

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na África do Sul com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis na Cidade do Cabo, em Joanesburgo
e outras cidades da África do Sul no Booking, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog uma sugestão de hotel na Cidade do Cabo.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro na África do Sul, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro na Cidade do Cabo neste post do blog.

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 5 dias na Cidade do Cabo
Dicas de Compras na Cidade do Cabo
Dicas de Restaurantes na Cidade do Cabo
Dica de Hotel na Cidade do Cabo – Hilton Cape Town City Centre
O Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo
África do Sul – Impressões gerais de Joanesburgo e Cidade do Cabo
Cidade do Cabo – Waterfront e o pôr do sol em Green Point
Cidade do Cabo – Table Mountain, a Montanha da Mesa
Cidade do Cabo – O Cabo da Boa Esperança  e Babuínos na estrada

 

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem