A exposição CowParade Santa Catarina 2011 está chegando ao fim e agora que eu já publiquei as fotos das 53 vaquinhas que estão espalhadas por cinco cidades do estado (Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, Joinville e Rio Negrinho), resolvi fazer um último post sobre o evento reunindo as melhores obras, segundo a minha opinião. Criei algumas categorias para mostrar as vacas mais bonitas e também as que mais fizeram sucesso.

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Floripa e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

 

Veja também:
Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
Floripa com crianças: 15 dicas de onde levar seus filhos
Os melhores locais para fotografar a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis
Floripa: Restaurantes e ostras no Ribeirão da Ilha
As Mais Bonitas
Selecionei cinco vaquinhas como as mais bonitas da exposição. A que eu mais gostei foi a “Cowtura da Ilha“, do artista Alexandre Freire, uma vaca aparentemente simples, que não abusa de cores e detalhes, mas muito bem executada e que tem tudo a ver a cultura de Florianópolis, pois traz estampada a renda de bilro, artesanato típico da cultura açoriana, muito encontrada na Av. das Rendeiras (Lagoa da Conceição).

“Cowtura da Ilha”

 



As outras quatro vacas que eu considero as mais bonitas são, não necessariamente nessa ordem: “Cowpestre” (artista: Maria Salette Engels Werling), “Santa Praia!” (artista: Morandini), “Vaca Rainha” (artista: Telomar Florêncio) e “Vaca Mamão” (artista: Wagner da Silva).

“Cowpestre”

 

“Santa Praia!”

 

“Vaca de Mamão”

 

“Vaca Rainha”

 

“Vaca Rainha”

 

A Mais Popular: “Vaca Leitora” (Artistas: Sanlio Castelani e Dante Castelani)
A vaquinha deitada lendo o jornal Diário Catarinense foi, sem dúvida, a mais fotografada de toda a exposição. Ela chamou a atenção não só por estar numa posição curiosa, mas também por ser a maior de todas as vacas e por estar localizada na Av. Beira-Mar Norte, a mais movimentada da cidade, facilmente visível por quem estava caminhando no calçadão ou passando de carro pelo local.

“Vaca Leitora”

 



As Mais Criativas: “Vaca Paraquedista” (artista: Propague) e “Jet Cow Ski” (artista: Juliana Tedesco dos Santos)
A ideia de expor uma vaca lendo jornal já aconteceu em outras edições da Cow Parade pelo mundo, mas quem um dia iria imaginar que uma vaca poderia pular de para-quedas ou andar de jet ski? Os artistas da Cow Parade SC tiveram essa idéia e o resultado foi esse…

“Vaca Paraquedista”

 


“Jet Cow Ski”

 

A Mais Inovadora:Cow-Motion” (artistas: MidiaEffects e Henrique Neumann)
Colocar uma vaca branca dentro de uma sala totalmente escura e jogar sobre ela projeções tridimensionais foi uma idéia muito interessante da agência MidiaEffects. Na foto o efeito pode não ser tão nítido, mas ao vivo ficou impressionante.

“Cow-Motion”

 





As Mais Escondidas:  “O Mar Mãe” (artista: Juarez Machado) e “Vaca Mosaico (da Ilha)” (artista: Sol Jara)
Duas vacas muito bonitas ficaram expostas em locais com pouca visibilidade. A primeira está num condomínio de luxo, próximo à praia de Jurerê, com acesso restrito aos moradores. Para fotografá-la tive que pedir permissão para entrar no condomínio e fornecer meus dados na portaria para ter acesso. A segunda está na frente do Resort Costão do Santinho, no Norte de Florianópolis, e praticamente só é vista pelos hóspedes e funcionários do hotel.

“O Mar Mãe”

 

“Vaca Mosaico (da Ilha)”

 

A Melhor do Luciano Martins: “Pericow” (artista: Luciano Martins)
O artista Luciano Martins ganhou uma categoria exclusiva, pois foi o artista que mais emplacou obras na exposição, cinco no total. A escolhida está entre as minhas favoritas de toda a exposição. De um lado ela possui uma figura masculina e do outro uma figura feminina, ambos segurando uma taça.

“Pericow”

 

A Melhor da Vinícola Pericó:Uvaca” (artista: Augustin de Lassus)
A empresa que mais patrocinou obras na exposição foi a Vinícola Pericó, de São Joaquim (SC). Foram cinco no total e duas delas eu já mostrei aqui (“Cowpestre” e “Pericow”). Outra que merece destaque é a “Uvaca”, com um desenho muito bonito, rico em detalhes, feito pelo artista Augustin de Lassus.

“Uvaca”

 

Menção Honrosa:
Escolhi três vacas que não se encaixam em nenhuma das categorias acima, mas que merecem ser mostradas: “Vacatavento” (artista: Daniela Matorano), “Ora Poix” (artista: Marcos Hass Horn) e “Cow Fashion” (artista: Everton Carlos Duarte, Mai Ávila e Beliria Boni)

“Vacataveto”

 

“Ora Poix”

 

“Cow Fashion”

 

Posts relacionados:
Feriadão em Floripa: Roteiro de 3 dias
O Distrito e a Praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis
As Tartarugas do Projeto Tamar de Florianópolis, na Barra da Lagoa
O distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis
As Vacas de Floripa na Cow Parade Santa Catarina 2011

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis no Booking, site parceiro do blog desde 2012.

+ Aluguel de Carro
Se você está pensando em alugar um carro em Balneário Camboriú, faça sua cotação e reserva pela RentCars, o portal que garante o melhor preço na sua locação, faz cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem