Será inaugurada esta semana, durante as comemorações dos 286 anos de Florianópolis, a Beira-Mar Continental, uma avenida com 2,3 km de extensão localizada no bairro Estreito, construída sobre um aterro para ajudar a desafogar o tumultuado trânsito do maior bairro do continente. Oficialmente ela é chamada de Av. Poeta Zininho, em homenagem a um compositor nascido em Florianópolis, responsável pela composição do hino oficial da cidade, entre outras obras.

A avenida tem início na curva de saída à direita da Ponte Colombo Machado Salles, que faz a ligação ilha-continente, passa por debaixo da Ponte Hercílio Luz e contorna o bairro Estreito, estendendo-se até o bairro Balneário. Confira no final desse post um vídeo que mostra um passeio de carro pela nova via, desde sua entrada até estacionamento no final da avenida.

Av. Beira-Mar Continental


 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Floripa e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

 

Veja também:
Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
Onde se hospedar no Centro de Florianópolis
Dicas de restaurantes no Centro de Florianópolis
Um passeio de bicicleta na Ciclofaixa de Domingo em Florianópolis
 

A construção da Beira-Mar Continental foi marcada por muitas polêmicas, atrasos e pelo descaso da prefeitura. Só para se ter uma ideia, o contrato da obra foi assinado em setembro de 2004 e ela deveria ter sido inaugurada em novembro de 2006, ou seja, está “apenas” 5 anos e meia atrasada em relação ao prazo inicial. Além disso, muito se discute sobre a eficácia do projeto, pois as três faixas na avenida terminam em apenas uma, que irá desembocar na principal rua do bairro residencial Balneário do Estreito, acostumado a receber um fluxo muito baixo de veículos e que irá sofrer um grande impacto com o volume gerado pela nova avenida.

A confusão é tão grande que até uma semana antes da inauguração a prefeitura ainda não tinha definido ao certo como ficaria o fluxo em várias ruas da região. Todas essas polêmicas poderiam render uma grande discussão aqui, mas esse post foi criado para mostrar o que a avenida pode oferecer de bom aos turistas e moradores da cidade.

Acesso à avenida saindo da Ponte Colombo Machado Salles

 

Início da avenda

 





 

A avenida pode ser considerada a mais nova área de lazer da cidade, pois ao longo de todo o percurso foram construídos um calçadão e uma ciclovia. Ela está localizada de frente para a Avenida Beira-Mar Norte, sendo assim, quem caminha por ela possui um dos visuais mais bonitos da cidade, com toda a região central de Florianópolis como pano de fundo. Sem falar na Ponte Hercílio Luz, que completa o cenário e ganhou um novo ângulo de visualização que até pouco tempo não existia, assunto que já foi abordado no post “Os melhores locais para fotografar a Ponte Hercílio Luz em Florianópolis“.

Ciclovia e calçadão

 


 


 

Beira-Mar Norte, vista do continente

 

Ponte Hercílio Luz, sob um novo ângulo

 

Há várias vagas de estacionamento do lado esquerdo da avenida, construídas principalmente para atender o comércio da região. No final da Beira-Mar Continental também há algumas vagas num recuo para o lado direito, próximas a um grande terreno que atualmente possui apenas terra e gramado, mas que deve se tornar mais uma área de lazer para a população. Neste local já foram construídos palcos para eventos como o carnaval e o reveillon. Alias, a avenida é um ótimo lugar para passar a virada do ano, pois além de permitir a visualização dos fogos da Av. Beira-Mar Norte, também contempla o show da cascata de fogos na Ponte Hercílio Luz.

Estacionamento lateral

 

Bolsão de estacionamento

 

A parte final da avenida

 

Área para lazer e eventos

 

A avenida iluminada

 

Futuramente a Av. Beira-Mar Continental deve ser estendida até a BR-101, num projeto que envolve a construção da quarta ponte de ligação ilha-continente. Mas como nada acontece dentro dos prazos nessa cidade, podemos esperar essa nova obra para daqui uns 10 ou 15 anos talvez, se é que ela realmente vai sair como planejado.

 

Esboço da possível quarta ponte, ligando a Av. Beira-Mar Norte à Av. Beira-Mar Continental

 

Segue o vídeo que mostra todo o percurso da nova avenida, com início na metade da Ponte Colombo Machado Salles, indo até o estacionamento no final da Beira-Mar Continental. As imagens foram feitas na semana da inauguração, quando ela ainda não estava oficialmente aberta. Por isso os semáforos estão desligados e há alguns cones e latões no meio do caminho.

Posts Relacionados:
Floripa com crianças: 15 dicas de onde levar seus filhos
Um Passeio a pé pelo Centro de Florianópolis
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em Florianópolis
As Tartarugas do Projeto Tamar de Florianópolis, na Barra da Lagoa
O distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...