A Praia Brava está localizada no extremo norte da Ilha de Santa Catarina, a 36 km do centro de Florianópolis. Conhecida pelo seu mar aberto e agitado, e também por grandes e luxuosos condomínios, a Brava é uma das praias mais badaladas no verão de Floripa.

Praia Brava

 

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Floripa e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

 

Veja também:
Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
Onde se hospedar em Floripa: Praia dos Ingleses e Santinho
Praias do Sul da Ilha em Floripa: Campeche, Armação, Matadeiro, Pântano do Sul
Floripa: Restaurantes e ostras no Ribeirão da Ilha

 

Com aproximadamente 1,5 km de extensão e uma faixa de areia que pode chegar a 100 metros de largura, não é difícil encontrar espaço nas areias da Brava. Há dois postos de salva-vidas espalhados pela praia para garantir a segurança de seus frequentadores, pois o repuxo do mar é bastante forte e perigoso. É preciso estar atento às bandeiras de sinalização espalhadas na beira do mar. Geralmente elas são da cor vermelha, sinalizando mar perigoso.

A Brava é uma praia bem democrática, atendendo vários tipos de público. É muito frequentada por surfistas em busca das ondas de seu mar agitado, por famílias que levam suas crianças para brincar na grande faixa de areia e pela juventude que costuma se encontrar nos arredores do “Quiosque do Pirata”, a parte mais bem frequentada da praia, onde um som agradável rola o dia inteiro e as vezes até alguns shows com artistas nacionais. Na alta temporada a praia também é dominada por turistas argentinos!

Além do surfe, as areias da Brava também são ótimas para uma caminhada, corrida ou para jogar frescobol. Quem curte um esporte mais radical pode optar por fazer voo duplo de parapente, partindo de uma plataforma localizada no morro de acesso à praia.

Mar perigoso

 

Para chegar na Brava, partindo do centro da cidade, é preciso pegar a rodovia SC-401 até o trevo da praia de Canasvieiras e depois virar à direita para seguir pela Av. Luiz Boiteux Piazza, passando pelo bairro Cachoeira do Bom Jesus até chegar na praia de Ponta das Canas, onde haverá um trevo com placas indicando o caminho para a Praia Brava, pela Av. Epitácio Bittencourt. Esta avenida sobe um morro que dá acesso à Brava. No topo deste morro há um mirante, localizado ao lado de um restaurante, que permite ter um visual panorâmico da praia. O mirante na verdade é uma plataforma inacabada e com pouca segurança. Há algumas vagas de estacionamento no local.

Mirante da Praia Brava

 

Vista do Mirante da Praia Brava

 



Chegando na Brava

 

Alugue um carro em Florianópolis no portal RentCars
Garantia do melhor preço, parcele em até 12x

 

Achar uma vaga de estacionamento na Brava pode ser um problema na alta temporada. Há alguns pequenos bolsões de estacionamento nas ruas de acesso à praia, mas que geralmente estão lotados. Neste caso a solução é estacionar num local pago. Há dois grandes terrenos próximos à praia que servem de estacionamento, com preço em torno de R$10,00 para deixar a tarde toda. Mas num futuro próximo esses dois terrenos devem dar lugar a grandes condomínios, dificultando ainda mais o estacionamento na praia.










Há poucas opções de hospedagem na Brava. A melhor opção para quem deseja ficar nesta praia é alugar uma casa ou então um apartamento num dos vários condomínios que lá existem.


Comes e bebes

 

Talvez o único defeito da Praia Brava seja sua distância do centro da cidade e a dificuldade de acessa-la na alta temporada, principalmente no período entre reveillon e carnaval, por causa das longas filas que se formam em direção às praias do Norte da Ilha. A duplicação de SC-401 até a praia de Canasvieiras resolveu uma parte do problema e facilitou o deslocamento na ida, mas a volta da praia pode se tornar uma dor de cabeça, chegando a levar mais de uma hora e meia para chegar na região central de Florianópolis.

Quioske do Pirata

 


Parapentes na Brava

 

Veja algumas opções de hotéis na Praia Brava:
Brava Apart Hotel
Hotel Praia Brava
Entremares Residence
Pousada Villabella Villagio

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Florianópolis

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis em Florianópolis no Booking, site parceiro do blog desde 2012.

+ Aluguel de Carro
Se você está pensando em alugar um carro em Floripa, faça sua cotação e reserva pela RentCars, o portal que garante o melhor preço na sua locação, faz cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.

 

Posts Relacionados:
Floripa com crianças: 15 dicas de onde levar seus filhos
Os melhores locais para fotografar a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis
O Distrito e a Praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis
Conheça a Praia do Forte, em Florianópolis
Um Passeio a pé pelo Centro de Florianópolis
A paradisíaca Praia do Rosa, em Imbituba/SC
A Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem