A Praia do Forte está localizada no norte da Ilha de Santa Catarina, entre as praias de Jurerê e Daniela, a 25km do centro de Florianópolis. É uma das praias mais tranquilas da cidade, muito frequentada principalmente por famílias, em busca de suas águas calmas e sua grande faixa de areia. Ela está virada para o lado oeste, “de costas” para o oceano, tendo à sua frente como vista a Ilha de Anhatomirim e os morros que fazem parte dos municípios de Biguaçu e Governador Celso Ramos.

Praia do Forte

 

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Floripa e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

 

Veja também:
Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
O distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis
Floripa – As Praias Sul da Ilha: Campeche, Armação, Matadeiro, Pântano do Sul
Onde se hospedar em Floripa: Lagoa da Conceição e Praia Mole
 

 







 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

A praia tem esse nome pois está próxima à Fortaleza de São José da Ponta Grossa, um antigo forte do século 18 que, juntamente com outros dois fortes localizados nas ilhas de Anhatomirim e Ratones, formava um sistema de defesa na entrada da baía norte da Ilha de Santa Catarina. O forte está localizado no meio do caminho entre a praia de Jurerê e a Praia do Forte. Ele pode ser acessado facilmente a pé por meio de uma trilha localizada no canto direito da praia, onde há uma placa indicando o início da trilha. Mais informações no post “A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em Florianópolis“.

Placa indicando o início da trilha

 

Trilha de acesso à Fortaleza

 

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

 

Chegar na Praia do Forte é um pouco complicado pois a única rua existente (Rua José Cardoso de Oliveira) é estreita, sinuosa e inclinada. Para chegar até ela é preciso ir até o canto esquerdo da Praia de Jurerê Internacional e seguir pela rua que passa em frente ao clube P12. Há placas ao longo do caminho indicando a direção correta. É preciso ter bastante cuidado ao atravessar o morro para chegar na Praia do Forte, pois como já falei, o caminho é bem estreito e sinuoso. No final da rua há um grande estacionamento, na beira da praia, próximo a alguns restaurantes. Alguns deles possuem serviço de bebidas e petiscos na praia. Não recomendo o almoço por lá, pois no geral são caros e as porções não são tão bem servidas. Vale mais a pena comer uns petiscos e deixar para almoçar em outro lugar.

Placas no acesso à praia

 

Descida na chegada

 

Estacionamento

 

O mar é bem calmo e ideal para praticar esportes como natação e caiaque, que podem ser locados no local. Também há disponível uma barraca para aluguel de cadeiras e guarda-sol. A praia não é muito extensa, mas possui uma areia boa para caminhar. Para garantir a segurança dos visitantes, principalmente das crianças, há um posto de salva-vidas na parte central da praia.




 

Posts Relacionados:
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, em Florianópolis
Conheça a Praia Brava, em Florianópolis
O Distrito e a Praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis
As Tartarugas do Projeto Tamar de Florianópolis, na Barra da Lagoa
Os melhores locais para fotografar a Ponte Hercílio Luz em Florianópolis
Um Passeio a pé pelo Centro de Florianópolis
A paradisíaca Praia do Rosa, em Imbituba/SC

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...