Fazer conexão entre voos é uma coisa chata e cansativa, ainda mais se ela for muito demorada. Na minha última viagem, para Santiago, tive que fazer duas conexões longas: uma de quatro horas na ida e outra de cinco horas na volta. Pelo menos ambas foram no Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, que, apesar de não ser um aeroporto moderno e confortável, é o que oferece mais opções de serviços para os passageiros. Fiquei tanto tempo esperando pelo próximo voo que tive a ideia de criar este post, para dar dicas do que você pode fazer para preencher seu tempo durante conexões longas em Guarulhos.

Avião da KLM no Aeroporto de Guarulhos
Avião da KLM no Aeroporto de Guarulhos

 

 

Atualização 2015
Com a concessão do aeroporto e as reformas e ampliações realizadas, muitas informações deste post acabaram ficando obsoletas.

Veja informações atualizadas sobre o GRU Airport nos posts:
Como é o novo Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos – GRU Airport
A Localização das Companhias Aéreas nos Terminais do Aeroporto de Guarulhos

 

Segue o texto original do post:

 

A primeira coisa a se fazer quando você chega no aeroporto é verificar se o próximo voo está no horário e de qual portão ele vai sair. As vezes é preciso fazer um novo check-in ou então trocar o cartão de embarque, depende da companhia. Procure se informar sobre os procedimentos de conexão antes do primeiro voo, ainda na sua cidade. Quem está chegando do exterior precisa passar pela alfândega com as malas e depois entrega-las novamente à companhia aérea nos balcões de redespacho. Em Guarulhos eles estão localizados bem em frente à saída do desembarque internacional. Depois de tudo pronto, é só olhar no relógio para ver quanto tempo falta para o próximo voo e procurar alguma coisa para fazer até a hora chegar. Veja a seguir algumas sugestões de passatempo no maior aeroporto do Brasil.

Desembarque do Terminal 1 do Aeroporto de Guarulhos
Desembarque do Terminal 1 do Aeroporto de Guarulhos

 

– Observar a movimentação dos aviões

O Terminal 1 possui duas áreas onde é possível acompanhar a movimentação dos aviões no pátio e nas pistas de pouso e decolagem. Esses mirantes estão localizados no mezanino, um nível acima do piso de check-in. Um deles está entre as asas B e C, bem na parte central do aeroporto, mas tem a visibilidade um pouco prejudicada, pois à sua frente está uma área de trânsito para passageiros que já estão no setor de embarque e querem se locomover de um terminal ao outro. O outro mirante está entre as asas A e B e possui uma visibilidade muito melhor, sem barreiras entre a janela e o pátio.

Aviões no pátio do Aeroporto de Guarulhos
Vista do mirante entre as asas B e C

 

Aviões no pátio do Aeroporto de Guarulhos
Vista do mirante entre as asas A e B

 

– Fazer uma refeição no Viena

No canto direito do Terminal 1, na “extremidade” do aeroporto, há um restaurante bem grande da rede Viena, que deve ter umas 100 mesas. Além do buffet à quilo que funciona o dia inteiro e tem uma grande variedade de comidas, você pode pedir uma pizza feita na hora ou ainda tomar um café e comer doces da Brunella, que possui um quiosque dentro do restaurante. O preço é alto, como em qualquer outro estabelecimento do aeroporto, mas é uma boa opção porque o restaurante é bem amplo, tem várias TVs que geralmente ficam ligadas e das janelas é possível acompanhar toda a movimentação das aeronaves no pátio. Fiquei um bom tempo no Viena durante minhas conexões longas, tanto na ida quanto na volta. A única coisa que eu não gostei foi a ausência de tomadas próximas às mesas da parede para carregar o computador.

Restaurante Viena - Aeroporto de Guarulhos
Restaurante Viena

 

Restaurante Viena - Aeroporto de Guarulhos

Preços do café Brunella dentro do restaurante Viena

 

– Carregar seu telefone ou computador

Bem próximo ao restaurante Viena, no canto esquerdo do terminal 1, há uma nova área para os passageiros, onde antigamente funcionava a Polícia Federal. O local foi todo reformado e possui dezenas de bancos para sentar, um pequeno café e máquinas de auto atendimento para comprar bebidas e salgados. Junto aos bancos encostados nas paredes há um conjunto de tomadas, onde você pode carregar seu telefone, tablet, computador ou qualquer outro aparelho eletrônico. Aproveite para carrega-los nesta área, pois no setor de embarque pode ser muito difícil encontrar uma tomada disponível.

Lounge do Terminal 1 - Aeroporto de Guarulhos
Nova área do Terminal 1 – Asa A

 

Tomadas no Terminal 1 do Aeroporto de Guarulhos
Tomadas para carregar aparelhos eletrônicos

 

– Folhear livros e revistas na Laselva Bookstore

No piso de check-in, entre os terminais 1 e 2, há uma unidade da livraria Laselva. A loja não é muito grande, mas pode ser um ótimo lugar para você preencher seu tempo folheando revistas e livros. A seção de guias de viagem é bem completa, com várias coleções e destinos. Um bom lugar para buscar informações de última hora antes da sua viagem!

Laselva Bookstore - Aeroporto de Guarulhos
Laselva Bookstore – Aeroporto de Guarulhos

 

– Visitar o Espaço Cultural Infraero

Você sabia que existe uma galeria de arte com exposições temporárias dentro do Aeroporto de Guarulhos? Ela está localizada no corredor de interligação entre os terminais 1 e 2. Eu não cheguei a visita-la, mas fiquei sabendo de sua existência através do cartaz abaixo. Pareceu ser interessante e talvez seja o único lugar do aeroporto onde você consiga ter um momento de silêncio.

Cartaz do Espaço Cultural Infraero

 

– Utilizar a internet gratuita nas salas de embarque

Se você está com seu computador, tablet ou celular com acesso à internet, pode tentar utilizar a rede gratuita disponibilizada nas salas de embarque do Aeroporto de Guarulhos. Eu tentei e não consegui, é questão de sorte. Para mais informações sobre o funcionamento, procure um balcão de informações da INFRAERO. Clientes TIM, tanto pré-pago quanto pós-pago, também podem acessar gratuitamente a rede sem fio disponibilizada pela operadora. Tentei e também não consegui!

Balcão de informações da INFRAERO - Aeroporto de Guarulhos
Balcão de informações da INFRAERO

 

– Passear pelo Duty Free

Se você tiver acesso à área de embarque internacional, poderá visitar as lojas de Duty Free. Para fazer alguma compra, é preciso apresentar o cartão de embarque comprovando que seu voo é internacional. Mesmo que você não queira comprar nada, pode se distrair vendo os preços dos produtos, cheirando os perfumes, provando os óculos, etc.

Duty Free no Terminal 1 do Aeroporto de Guarulhos
Duty Free no Terminal 1 do Aeroporto de Guarulhos

 

Vodka Absolut no Duty Free

 

Setor de perfumes e cosméticos do Duty Free

 

iPods no Duty Free

 

– Observar as aeronaves nos portões de embarque

Se você já estiver na área de embarque e ainda sobrar tempo, aproveite para caminhar pelos portões de embarque e para observar as aeronaves de empresas estrangeiras que não encontramos em outros aeroportos brasileiros, como por exemplo, Emirates, Qatar Airways, Singapore Airlines e Air China. Se tiver sorte pode até encontrar a tripulação aguardando para entrar no avião, com uniformes bem exóticos e estilosos, muito diferentes dos utilizados pelas nossas companhias aéreas nacionais.

Boeing 747-400 da Lufthansa no Aeroporto de Guarulhos
747-400 da Lufthansa no Aeroporto de Guarulhos

 

Tem alguma outra sugestão? Compartilhe-a com os leitores do blog, deixando seu comentário.

Post Relacionados:
Como é dormir no Slaviero Fast Sleep, o hotel dentro do Aeroporto de Guarulhos
As novidades do GRU Airport, o Aeroporto Internacional de Guarulhos

A Localização das Companhias Aéreas nos Terminais do Aeroporto de Guarulhos

Voando com a TAM de São Paulo a Santiago do Chile
Voando com a South African Airways de São Paulo a Joanesburgo
Conexão em Joanesburgo: o que fazer em poucas horas ou em um dia?
Conexão no Aeroporto de Porto Alegre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...