São Joaquim é a cidade mais visitada da Serra Catarinense e é considerada a mais fria do país, com o temperaturas negativas e até neve. O município também é conhecido como a terra da maçã e produz alguns dos melhores vinhos do país. Apesar da fama, a cidade possui poucas atrações turísticas interessantes e para muitos pode ser uma decepção. Neste post vou mostrar como foi meu passeio por lá e apresento minha opinião sobre a terra da neve.

Praça João Ribeiro - São Joaquim/SC
Praça João Ribeiro – São Joaquim/SC

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre a Serra Catarinense
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da região
E para dicas de outras cidades catarinenses, acesse este link

Veja também:
Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Onde ficar na Serra Catarinense: dicas de hotéis
Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela
Roteiro de 3 dias em Floripa
Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú

Com pouco mais de 25 mil habitantes, a cidade de São Joaquim está localizada no planalto serrano catarinense, a 85 km de Lages, 227 km de Florianópolis e 407 km de Porto Alegre.

A melhor época para visita-la é no inverno, quando os termômetros registram temperaturas negativas e pode nevar. Apesar de ter o título de “cidade mais fria do Brasil”, as temperaturas mais baixas do país costumam ser registradas no município vizinho de Urupema.

Minha visita à São Joaquim durou apenas um dia e o tempo foi suficiente para conhecer as atrações da cidade. Eu estava hospedado em Urubici e fiz um bate-volta, indo de manhã bem cedo e voltando antes do anoitecer. O caminho de 60 km pela rodovia SC-430 foi feito com neblina em boa parte do trecho. Esse fenômeno costuma ocorrer com frequência na região. Ao longo da estrada, há varias placas alertando sobre a possibilidade de gelo na pista, geralmente nos dias mais frios de inverno, quando ocorre geada e neve.

É fácil de se locomover pela cidade de São Joaquim, pois ela não é muito grande e há várias placas de sinalização indicando o caminho para os pontos turísticos. Mas vale a pena seguir as dicas do Waze ou Google Maps para não se perder e chegar aos pontos turísticos com mais facilidade.

Se você pretende alugar um carro para visitar a Serra Catarinense, faça sua cotação e reserva pelo RentCars.com, o portal que garante o melhor preço na sua locação, faz cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.

E para reservar o seu hotel na Serra Catarinense, veja as sugestões do blog no post: “Onde ficar na Serra Catarinense: dicas de hotéis

Rodovia SC-430 entre Urubici e São Joaquim
Rodovia SC-430 entre Urubici e São Joaquim

O QUE VER EM SÃO JOAQUIM

Praça João Ribeiro

Meu passeio de um dia em São Joaquim começou pela Praça João Ribeiro, onde está a Igreja Matriz da cidade. Na praça há algumas esculturas e um pequeno lago com fonte, que costuma ficar congelado nos dias mais frios. As árvores também congelam no inverno, formando verdadeiras esculturas de gelo e fazendo a alegria dos visitantes.

Quando eu fui (primeiro sábado de junho) a temperatura era de 10 graus às 10h da manhã e não tinha praticamente ninguém no local. Junto à praça está o relógio que registra a temperatura da cidade e que costuma aparecer nos noticiários quando registra temperaturas negativas.

São Joaquim/SC
Praça João Ribeiro
São Joaquim/SC
Igreja Matriz
São Joaquim/SC
Igreja Matriz

Praça Cesário Amarante

Em seguida visitamos a Praça Cesário Amarante, localizada na mesma avenida da Praça João Ribeiro, a poucas quadras. Nesta segunda praça também há um relógio marcando a temperatura e nela está localizada a Casa do Turista, um centro de informações turísticas que disponibiliza vários mapas e dicas da região. No local há banheiros de uso gratuito e funcionários prontos para ajudar os turistas.

São Joaquim/SC
Praça Cesário Amarante
Praça Cesário Amarante - São Joaquim/SC
Praça Cesário Amarante – São Joaquim/SC
São Joaquim/SC
Centro de Informações Turísticas

Epagri e Exponeve

A próxima parada foi na Estação Experimental da Epagri, onde está plantada a primeira árvore de maçã fuji do Brasil. O local fica próximo ao Parque de Exposições onde acontece todos os anos a Festa Nacional da Maçã. Num dos pavilhões do parque está a Exponeve, uma feira permanente de artesanato e produtos típicos da região. Mais detalhes e fotos destas duas atrações podem ser encontrados no post “São Joaquim – Exponeve e a Estação Experimental da Epagri“.

São Joaquim/SC
Estação Experimental da Epagri
São Joaquim/SC
Exponeve

Belvedere

Depois de conhecer a Exponeve voltamos ao centro da cidade para visitar o Belvedere uma escadaria de onde é possível ter uma visão panorâmica de toda a região central de São Joaquim. No post “São Joaquim – Belvedere e o Mirante das Araucárias” eu publiquei mais imagens do local. O almoço foi no restaurante Pequeno Bosque, cuja comida é excelente. Acredito que esteja seja o melhor restaurante da cidade. As fotos e preços dos pratos podem ser vistas no post “Onde comer em São Joaquim e Bom Jardim da Serra“.

Belvedere - São Joaquim/SC
Belvedere – São Joaquim/SC
Vista do Belvedere - São Joaquim/SC
Vista do Belvedere – São Joaquim/SC

Vinícola Villa Francioni

No início da tarde fomos conhecer a Vinícola Villa Francioni, onde tínhamos agendado um passeio para o horário das 13h30. Na visita, que tem 1h30 de duração, o guia conta toda a história da empresa e explica em detalhes o processo de produção dos vinhos. No final há uma degustação de quatro tipos diferentes de vinho. O relato completo do passeio, com belas fotos, pode ser lido no post “São Joaquim – Degustação de Vinhos na Vinícola Villa Francioni“.

Vinícola Villa Francioni - São Joaquim/SC
Vinícola Villa Francioni – São Joaquim/SC
Vinícola Villa Francioni - São Joaquim/SC
Vista da janela do auditório

Mirante dos Pinheiros

Voltando para a cidade, pela Rodvia SC-438, a próxima parada foi no Mirante dos Pinheiros, também conhecido como Mirante das Araucárias. É uma plataforma elevada de onde é possível observar a vegetação típica da região, principalmente as árvores araucárias, encontradas principalmente nas regiões mais elevadas do sul do Brasil. Veja mais fotos no post “São Joaquim – Belvedere e o Mirante das Araucárias“.

Mirante das Araucárias - São Joaquim/SC
Mirante das Araucárias
Mirante das Araucárias - São Joaquim/SC
Mirante das Araucárias – São Joaquim/SC

Depois de mais um passeio pelo centro da cidade, pegamos a estrada para voltar para Urubici. Mas antes fizemos uma última parada, no Snow Valley, um parque de aventuras localizado na saída da cidade, que possui arvorismo, pêndulo, três tirolesas, muro de escalada e trilhas. Como já estava escurecendo e ameaçando chover, não deu para praticar nenhuma das atividades.

Outro lugar que poderia ter sido visitado era a Cascata do Pirata, cujo acesso fica ao longo da mesma rodovia. No local há duas quedas d’´água gêmeas, com 15 metros de altura. Para chegar ao local é preciso o acompanhamento de um guia, pois o local é de difícil acesso, por isso acabamos não indo. Também não visitei o Museu Histórico Municipal, uma pequena casa no centro da cidade, próxima à Praça Cesário Amarante, cujo acervo trata da história do município.

Snow Valley - São Joaquim/SC
Snow Valley

No geral, achei São Joaquim decepcionante, abaixo das minhas expectativas. A cidade é tão divulgada e tão famosa, que eu achei que fosse encontrar várias coisas bacanas. Imaginei que fosse algo no estilo de Gramado, na Serra Gaúcha, que recebe milhares de turistas durante o ano todo, não só no inverno, porque tem vocação turística, desenvolvendo atividades diversas para atrair visitantes.

As poucas atrações que existem em São Joaquim não são muito interessantes. A única que eu realmente gostei foi a vinícola Villa Francioni. Acredito que o principal trunfo da cidade são os dias mais gelados e com neve, quando as árvores e o lago da praça principal congelam. Como eu não peguei temperaturas negativas e nem pude brincar com a neve, acabei achando a cidade sem graça. Municípios vizinhos, como Urubici e Bom Jardim da Serra, também registram a ocorrência de neve e possuem pontos turísticos muito mais bonitos e interessantes, como, por exemplo, o Morro da Igreja e a Serra do Rio do Rastro.

Saiba mais sobre estes dois locais nos posts:
Como visitar o Morro da Igreja, na Serra Catarinense
Serra do Rio do Rastro: o Mirante e a Estrada na Serra Catarinense

ONDE FICAR NA SERRA CATARINENSE

Nas minhas viagens a Serra Catarinense fiquei hospedado em Urubici, sendo duas vezes no Serra Bella Hospedaria Rural, o meu preferido, e uma vez na Pousada Trinca Ferro, onde também tive uma boa experiência.

Para ler o meu relato da estadia nestes dois locais, acesse os posts:
Dica de hotel em Urubici – Serra Bela Hospedaria Rural
Pousada Trinca Ferro: dica de hospedagem na Serra Catarinense

Entre os preferidos dos leitores do blog em Urubici estão as pousadas Aconchego, Recanto da Serra, Café Mel, Pica Pau, Arco Íris, além da Café e Cabanas Lenha no Fogo e a Casa de Campo Kiriri-Etê

Em São Joaquim, a preferência vai para a Pousada Serra Catarinense. E em Bom Jardim da Serra, os destaques ficam para a Fazenda Santa Rita e a Pousada Rural Vista Alegre, além do Hotel Fazenda Rota dos Cânions.

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)


Conheça todos os posts da Serra Catarinense publicados no blog:

– Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Um dia em Urubici
Um dia em São Joaquim

Hospedagem:
– Onde ficar na Serra Catarinense: dicas de hotéis
Serra Bela Hospedaria Rural
Pousada Trinca Ferro

Urubici:
– Como visitar o Morro da Igreja
Morro do Campestre, Cascata do Avencal e Inscrições Rupestres
Serra do Corvo Branco e Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Morro da Igreja, Pedra Furada e Cascata Véu de Noiva
– Onde comer em Urubici
Neve em Urubici e São Joaquim

São Joaquim:
Vinícola Villa Francioni
Belvedere e o Mirante das Araucárias
Exponeve e a Estação Experimental da Epagri
– Onde comer em São Joaquim e Bom Jardim da Serra

Bom Jardim da Serra:
– Serra do Rio do Rastro: o Mirante e a Estrada

Urupema:
Morro das Antenas e a Cascata que Congela

Veja dicas de outras cidades catarinenses na página Dicas Floripa e Santa Catarina

– Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
– Roteiro de 3 dias em Floripa
– Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú
– Um dia no Beto Carrero World: dicas para visitar o parque

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro para visitar a Serra Catarinense, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% desconto no boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em FloripaUrubiciBom Jardim da Serra ou São Joaquim no Booking, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hotéis na região.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO- Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!