A Ciudad Vieja (Cidade Velha) é o bairro mais antigo de Montevidéu e suas ruas possuem diversos prédios históricos, praças e monumentos interessantes. Caminhar nessa área é um passeio muito agradável e que permite conhecer algumas das principais atrações turísticas da capital uruguaia. O centro está logo ao lado e também possui alguns locais que merecem ser visitados. Veja neste post como foi o meu passeio pela região central da cidade.

Plaza Independencia - Montevidéu, Uruguai
Plaza Independencia – Montevidéu, Uruguai

 


Veja também:
Onde se hospedar em Montevidéu: dicas de hotéis
Dicas de Compras em Montevidéu
Dicas de Restaurantes em Montevidéu
O passeio pela Ciudad Vieja de Montevidéu começou pelo Mercado del Puerto, uma espécie de praça de alimentação que reúne alguns dos restaurantes mais tradicionais da cidade. É o lugar ideal para comer a parillada, um churrasco típico uruguaio, que mistura vários tipos de carne. O mercado abre as 11h, por isso nem adianta chegar mais cedo, porque vai estar tudo fechado. Eu fui na hora do almoço e comi no Roldo’s, mas deveria ter comido no El Palenque que pareceu ser muito melhor (mais detalhes dos restaurantes no post “Dicas de Restaurantes em Montevidéu).

O Mercado del Puerto me surpreendeu, pois é bem diferente do que eu imaginava. Achei que fosse uma espécie de mercado público, com várias bancas de peixe, fedor e sujeira. Acho que fiquei traumatizado depois de visitar o Mercado Central de Santiago, que não gostei nem um pouco (veja no post “Santiago – O Centro da Cidade: Mercado Central, Plaza de Armas, Catedral e Museus). Mas em Montevidéu o Mercado é organizado e bem frequentado. A única coisa ruim é a fumaça das churrasqueiras que se espalha pelo ar, mas alguns restaurantes possuem ambientes fechados, para proteger as mesas de refeição da fumaça.

Mercado del Puerto - Montevidéu, Uruguai
Mercado del Puerto

 

Mercado del Puerto - Montevidéu, Uruguai

Parrilada no Mercado del Puerto - Montevidéu, Uruguai
Parillada

 

Ao lado do mercado está o Museu do Carnaval, que trata da história do carnaval no Uruguai, com a exibição de diversas fantasias, máscaras e outros objetos utilizados na data festiva. O museu funciona de terça à domingo, das 11h às 17h, e o ingresso para cidadãos do Mercosul custa 45 pesos uruguaios (aprox. R$4,50). Achei o local pequeno e pouco interessante. A parte que eu mais gostei foi um paredão cheio de máscaras. Ao lado do museu há um centro de informações turísticas, bom para pegar mapas e tirar dúvidas com os atendentes.

Museu do Carnaval - Montevidéu, Uruguai
Museu do Carnaval

 

Museu do Carnaval - Montevidéu, Uruguai

Museu do Carnaval - Montevidéu, Uruguai
Máscaras de carnaval

 

A próxima parada foi na Plaza Constitución (Praça Constituição), também conhecida com o Plaza Matriz. É a praça mais antiga da cidade e nela foi jurada a primeira Constituição, em 1812. É rodeada por alguns prédios públicos e pela Igreja Matriz, a Catedral Metropolitana de Montevidéu, inaugurada em 1804 e aberta para visitação. A igreja não é muito grande, mas tem algumas estátuas e detalhes bem interessantes.

Plaza Constitución - Montevidéu, Uruguai
Plaza Constitución

 

Plaza Constitución - Montevidéu, Uruguai

Catedral Metropolitana de Montevidéu - Uruguai
Catedral Metropolitana de Montevidéu

 

Catedral Metropolitana de Montevidéu - Uruguai
Catedral Metropolitana de Montevidéu - Uruguai

Catedral Metropolitana de Montevidéu - Uruguai

Em seguida visitei a Plaza Independencia, a mais conhecida da cidade, que fica no limite entre a Ciudad Vieja e o centro de Montevidéu. Nela está a Puerta de la Ciudadela, pedaço de uma muralha que protegia a cidade antiga, na época colonial. No centro da praça há uma grande estátua de José Gervásio Artigas, um antigo general considerado herói nacional. Abaixo da estátua há um mausoléu que guarda as cinzas do militar. A estátua está em restauração e o mausoléu em reforma, por isso o local está fechado e a urna com as cinzas está temporariamente em exposição no Palácio Legislativo (veja as fotos no post “Montevidéu – Visita guiada no Palácio Legislativo).

Plaza Independencia - Montevidéu, Uruguai
Plaza Independencia

 

Puerta de la Ciudadela - Montevidéu, Uruguai
Puerta de la Ciudadela


Puerta de la Ciudadela - Montevidéu, Uruguai

Mausoleo General Jose Artigas (em reforma)


Nos arredores da Plaza Independencia está um dos prédios mais emblemáticos de Montevidéu, o Palácio Salvo, inaugurado em 1928 e que chegou a ser considerado o prédio mais alto da América do Sul na época da sua construção.

Palacio Salvo - Montevidéu, Uruguai
Palacio Salvo

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais
utilizando os botões coloridos no canto esquerdo da tela

 

O passeio continuou com uma caminhada pela Av. 18 de Julio, que faz parte do Centro de Montevidéu e é considerada a principal rua do comércio da cidade. Ao longo da avenida há várias lojas, galerias, centros comerciais, lanchonetes e hotéis. Há duas casas de câmbio bem próximas à Plaza Independencia com boas cotações (veja os detalhes no post “Casas de Câmbio em Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento).

Av. 18 de Julio

 

Na caminhada pela avenida, visitei duas atrações. A primeira delas foi a Fonte dos Cadeados, que possui uma lenda que diz que os casais apaixonados que prendem um cadeado ao redor da fonte, escrevendo as iniciais dos nomes, voltarão a visita-la juntos e que o seu amor será eterno.

Fonte dos cadeados - Montevidéu, Uruguai
Fonte dos cadeados

 

Fonte dos cadeados - Montevidéu, Uruguai

O segundo local visitado foi o prédio da Intendencia de Montevideo (Prefeitura), que possui um mirante com vista panorâmica no 22º andar. O acesso ao mirante é gratuito, mas antes é preciso pegar um ticket no posto de informações turísticas localizado bem em frente ao prédio da prefeitura. Achei desnecessário, pois não há ninguém para recolher o bilhete no mirante. Depois é só entrar no hall principal do edifício, caminhar até o fundo e descer uma escada para o sub-solo, onde está a entrada do elevador panorâmico que leva direto ao 22º andar. O horário de visitação é de segunda à sexta, das 10:30h às 15:30h. Vale a pena visita-lo, o visual lá de cima é show.

Prefeitura de Montevidéu - Uruguai
Intendencia de Montevideo (Prefeitura)

 

Centro de informações turísticas

 

Elevador panorâmico

 

Mirante no topo do prédio da prefeitura

 

Vista panorâmica de Montevideu - Uruguai
Vista do mirante

 

Vista panorâmica de Montevideu - Uruguai

Vista panorâmica de Montevideu - Uruguai
Para terminar meu passeio pelo centro, voltei pela Av. 18 de Julio até a Plaza Independencia e fui para a visita guiada do Teatro Solís, que está relatada no post “Montevidéu – Visita guiada no Teatro Solís“. Eu poderia ter visitado alguns museus na região central de Montevidéu, como o Museu Histórico Nacional, o Museu de Arte Precolombino e Indígena (MAPI) e o Museu Torres García, mas acabei dando prioridade para as atrações ao ar livre, pois não tinha muito tempo. A visita aos museus ficou para uma próxima oportunidade.

Para finalizar este post, veja no mapa a localização das atrações citadas…


Visualizar Ciudad Vieja – Montevidéu em um mapa maior

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 4 dias em Montevidéu
Montevidéu – Visita Guiada e Degustação de Vinhos na Bodega Bouza
Montevidéu – O Museu do Futebol e o Estádio Centenário
Montevidéu – Visita guiada no Palácio Legislativo
Montevidéu – Parque Rodó e um passeio pelas Ramblas
Alugando um carro em Montevidéu e dirigindo pelas estradas do Uruguai
Aeroporto de Montevidéu, o mais moderno da América Latina
Um dia em Colonia del Sacramento

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...