A moeda oficial do Uruguai é o peso uruguaio, mas muitos estabelecimentos também aceitam outras moedas, como dólar e real. Há uma grande quantidade de casas de câmbio espalhadas pelas cidades mais turísticas, como Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento. A cotação em todas é semelhante, mas sempre tem uma ou outra com valores mais atrativos. Neste post vou mostrar as cotações de algumas casas de câmbio que eu encontrei nestas três cidades e também vou falar sobre o saque internacional no débito, para sacar a moeda local diretamente nos caxas eletrônicos.

Cédulas de peso uruguaio
Cédulas de peso uruguaio

 


Veja também:
Roteiro de 4 dias em Montevidéu
Onde se hospedar em Montevidéu: dicas de hotéis
Alugando um carro em Montevidéu e dirigindo pelas estradas do Uruguai
A melhor cotação que eu encontrei no Uruguai para trocar reais por pesos uruguaios foi na cidade de Montevidéu, num câmbio na área externa do Mercado del Puerto. Mas também encontrei algumas casas de câmbio boas na primeira quadra da Av. 18 de Julio, bem próximas à Plaza Independencia, na Ciudad Vieja. Nos shoppings as cotações não eram muito atrativas e no aeroporto eram péssimas! Veja abaixo alguns valores que eu encontrei pela cidade.

Cambio Uruguay – calçadão na lateral do Mercado del Puerto
1 Real = 9,80 pesos uruguaios (melhor cotação!)
1 Dólar = 21,20 pesos uruguaios

Cambio Bacacay 18 de Julio, 853 – quase na esquina com a rua Andes
1 Real = 9,70 pesos uruguaios
1 Dólar = 21,15 pesos uruguaios

Cambio Aspen18 de Julio, esquina com a rua Andes
1 Dólar = 21,15 pesos uruguaios
1 Real = 9,60 pesos uruguaios

Casa de Câmbio no Shopping Punta Carretas – piso 1
1 Real = 9,50 pesos uruguaios

Casa de Câmbio no Aeroporto Internacional de Carrasco – desembarque
1 Real = 8,76 pesos uruguaios
1 Dólar = 18,27 pesos uruguaios

Câmbio Bacacay – Montevidéu

 

Câmbio Aspen – Montevidéu

 

Em Punta del Este, há dezenas de casas de câmbio, principalmente nas ruas de comércio da região do porto e da península. As cotações são bem similares umas às outras. A melhor que eu encontrei estava próxima ao Monumento Los Dedos, junto ao terminal de ônibus da cidade. Veja a seguir alguns valores que eu encontrei na cidade.

Cambio Nelson – rua La Angotura – Terminal de Buses de Punta del Este
1 Real = 9,60 pesos uruguaios
1 Dólar = 21,20 pesos uruguaios

Varlix Servicios FinanceirosCalle 22 / Av Gorlero
1 Real = 9,60 pesos uruguaios
1 Dólar = 21,20 pesos uruguaios

Cambio 18 – Calle 22 / Av Gorlero
1 Real = 9,50 pesos uruguaios
1 Dólar = 21,20 pesos uruguaios

Casa de Câmbio no Punta Shopping
1 Real = 9,50 pesos uruguaios
1 Dólar = 21,20 pesos uruguaios

Cambio 18 – Punta del Este

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais
utilizando os botões coloridos no canto esquerdo da tela

 

Já em Colonia del Sacramento, visitei apenas o bairro histórico e só encontrei uma casa de câmbio, junto à Plaza Mayor. A cotação estava péssima, foi a pior que eu encontrei no Uruguai, sem considerar a do Aeroporto de Carrasco.

Varlix Servicios Financeiros – Plaza Mayor
1 Real = 9,20  pesos uruguaios
1 Dólar = 20,70 pesos uruguaios
Na minha viagem ao Uruguai levei uma parte do dinheiro em real e também um pouco em dólar. Mas acabei utilizando pouco do que tinha levado, porque consegui sacar a moeda local no caixa eletrônico sem precisar trocar dinheiro em casas de câmbio. Antes de viajar me informei com meu banco sobre as condições de saque internacional no débito utilizando meu cartão de crédito, para poder sacar pesos uruguaios nos caixas eletrônicos, debitando na minha conta corrente no Brasil.

Cada banco possui sua política a respeito de saques internacionais e as taxas dependem da modalidade da conta e do tipo de cartão. Alguns cartões não aceitam este tipo de saque, por isso é importante se informar com antecedência. Na central do meu banco (Santander) fui informado que haveria uma taxa de R$10,00 por saque, além da cobrança de IOF de 0,38%. Muito mais atrativo que o IOF de 6,38% cobrado nas transações em crédito. Fiz um saque de 3000 pesos e a cotação foi excelente! Na minha conta foi debitado o valor de R$281,21. Sendo assim, a cotação no saque internacional foi de 1 real = 10,66 pesos, muito mais atrativo que qualquer casa de câmbio. Até hoje não foi cobrada nenhuma taxa ou imposto pelos dois saques que realizei.

Os caixas eletrônicos que utilizei para o saque internacional eram do Banco Repúlica (REDBROU). Há vários espalhados pela cidade. No aeroporto, há um logo após a saída do desembarque, no saguão principal do terminal. O sistema do caixa é um pouco diferente do que estamos habituados, mas é fácil de usar. Logo no início ele solicita a senha do cartão. Depois apresenta as opções de saque no débito ou no crédito e também permite escolher se você quer sacar pesos uruguaios ou dólares. É rápido e prático, não tem erro. Tentei fazer um saque utilizando o caixa eletrônico do Banco Comercial Uruguai, mas a primeira informação da tela dizia que iria ser cobrada uma taxa, daí eu desisti e procurei o do outro banco, que não apresentava essa mensagem.

Caixa eletrônico no Aeroporto de Montevidéu

 

Na hora de converter os preços dos produtos de peso uruguaio para o real, é só dividir o valor por 10 para chegar a um custo aproximado. Essa é a conversão que eu vou utilizar em todos os posts sobre o Uruguai aqui no blog, quando apresentar o preço de algum ingresso ou refeição.
Veja no mapa a localização das casas de câmbio mencionadas neste post…


Visualizar Casa de Câmbio no Uruguai em um mapa maior

 

Posts Relacionados:
Montevidéu – Visita Guiada e Degustação de Vinhos na Bodega Bouza
Montevidéu – Visita guiada no Teatro Solís
Montevidéu – Um passeio pela Ciudad Vieja e pelo Centro da cidade
Dicas de Compras em Montevidéu
Dicas de Restaurantes em Montevidéu
Dica de hotel em Colonia del Sacramento: Colonia Suite
Um dia em Colonia del Sacramento
Um dia em Punta del Este

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...