Na última noite em Salvador fomos ao restaurante Paraíso Tropical, restaurante considerado um dos melhores de Salvador e que já recebeu dezenas de prêmios e indicações em guias nacionais e internacionais. Foi eleito pela Revista Veja como o “Melhor Restaurante de Comida Brasileira/Regional” de 2012 e também como a “Melhor Moqueca de Salvador”.

Restaurante Paraíso Tropical - Salvador

O restaurante está localizado no Cabula, um bairro residencial bem distante da orla e fora da zona turística da cidade. Para chegar lá, só com a ajuda do GPS mesmo. A casa fica num sítio enorme, que possui um pomar com mais de 6 mil espécies. É lá que o chef Beto Pimentel cultiva praticamente todos os ingredientes utilizados na preparação dos pratos, incluindo frutas que muita gente nunca ouviu falar, como ouricuri, biri-biri, entre outras.  O chef é considerado um alquimista gastronômico, pois ele brinca com a culinária e faz pratos inovadores, misturando ingredientes naturais.

Restaurante Paraíso Tropical - Salvador

Restaurante Paraíso Tropical

Quem passa pela frente do restaurante mal percebe que ele está ali, mesmo porque ele está numa rua residencial e de pouco fluxo de veículos. A placa é pequena e a entrada está escondida entre várias plantas. Quando se fala em “melhor restaurante”, é comum associarmos a um ambiente moderno e sofisticado. Mas o Paraíso Tropical é bem diferente. O ambiente é simples, decorado com folhas de bananeira e outras plantas. O que faz ele ser especial realmente é a inovação do cardápio e a criatividade do chef.

Restaurante Paraíso Tropical - Salvador

Restaurante Paraíso Tropical

O cardápio é bem variado, tem tanta opção que fica difícil escolher. De entrada pedimos uma casquinha de siri, que veio acompanhada de farofa de manteiga de garrafa e pimenta.

Casquinha de Siri no Restaurante Paraíso Tropical - Salvador

Casquinha de Siri

A outra entrada foi uma salada chamada “duka”, com lâminas de côco verde, manga, ouricuri e biri-biri. Nunca ouvi falar nesses dois últimos, mas o que importa é que a salada estava boa.

Salada Duka no Restaurante Paraíso Tropical - Salvador

Mini Salada Duka

As caipiroscas do Paraíso Tropical, ou apenas “roscas”, também são muito famosas e há uma enorme variedade de sabores, com várias frutas típicas. Provei a de tangerina com côco verde e estava excelente, a melhor caipirosca que eu já tomei.

Caipirosca no Restaurante Paraíso Tropical - Salvador

Caipirosca de Tangerina com Côco

O prato escolhido foi uma moqueca de camarão. Ela é cozida em água de côco verde e temperada com pitanga, biribiri, amora, pimenta de biquinho, folha e fruto de vinagreira, fruto de dendê, lâmina de côco verde, temperos especiais aromáticos e azeite de oliva extra virgem. Diferente, exótica e muito saborosa! Faz jus ao título de melhor moqueca de Salvador.

Moqueca no Restaurante Paraíso Tropical - Salvador

Moqueca de Camarão

Os acompanhamentos da moqueca eram aipim cozido, arroz e farofa de dendê.

Restaurante Paraíso Tropical - Salvador

Acompanhamentos

No final, antes da conta, ainda veio de cortesia um prato cheio de frutas, com abacaxi, melancia, mamão, uma outra fruta que não consegui identificar e até cana de açúcar!

Frutas no Restaurante Paraíso Tropical - Salvador

Frutas

Se você gosta de provar comidas diferentes e está disposto a gastar um pouco mais por uma boa janta (o restaurante é caro!), então o Paraíso Tropical certamente é uma boa opção.

Veja a seguir algumas páginas do cardápio…

Cardápio do Restaurante Paraíso Tropical - Salvador

Cardápio do Restaurante Paraíso Tropical - Salvador

Cardápio do Restaurante Paraíso Tropical - Salvador

Cardápio do Restaurante Paraíso Tropical - Salvador

Cardápio do Restaurante Paraíso Tropical - Salvador

 

Confira no mapa a localização do restaurante Paraíso Tropical.


Exibir mapa ampliado

 

Paraíso Tropical
Rua Edgar Loureiro, 98-B  – Cabula, Salvador/BA
Fone: (71) 3384-7464
Site: www.restauranteparaisotropical.com.br 

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 2 dias em Salvador
Dica de Hotel em Salvador: Mercure Rio Vermelho
Salvador – Do Farol da Barra ao Forte de São Diogo
Salvador – A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
Salvador – Solar do Unhão, o Museu de Arte Moderna da Bahia
Restaurante Dona Mariquita: autêntica comida baiana em Salvador
Lafayette, restaurante com vista para o mar em Salvador
Pelô Bistrô: uma surpresa escondida no Pelourinho, em Salvador
O Aeroporto de Salvador e Aluguel de Carro com a Movida

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...