Quem pensa em visitar a Turquia não pode deixar de incluir no roteiro uma visita à Capadócia. Localizada na região da Anatólia Central, no parte central do país, é um destino que mistura paisagens incríveis, com muita cultura e história. O famoso voo de balão é o ponto alto da viagem, mas a região possui muitas outras atrações interessantes para se visitar. Veja neste post uma sugestão de roteiro de 3 dias na Capadócia.

Balões em Goreme - Capadócia, Turquia

Balões em Goreme – Capadócia

Veja também:
Roteiro de 4 dias em Istambul
Istambul: O Grande Bazar e o Bazar de Especiarias
Istambul: Um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo
Istambul: A Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul

 

A região da Capadócia é composta por algumas cidades. A mais interessante para ficar hospedado é a pequena Goreme, que possui apenas cerca 2500 habitantes. Quem assiste a novela Salve Jorge já deve ter visto muitas vezes esta cidade, pois o núcleo de personagens que vive na Capadócia reside justamente em Goreme e muitas das cenas ao ar livre foram filmadas lá. Ela está situada num vale bem exótico, com o predomínio do relevo típico da região.

Goreme é uma cidade totalmente preparada para receber os turistas, com diversas agência de passeios, empresas de balão, restaurantes e dezenas de hotéis, muitos deles com quartos no interior de cavernas de verdade. Veja algumas sugestões de hotéis no post “Onde se hospedar na Capadócia-Turquia: dicas de hotéis“.

Muita gente visita a Capadócia apenas por um dia para fazer o passeio de balão. Depende muito do orçamento e do tempo disponível. Acho um dia pouco e até arriscado, porque se neste único dia o tempo estiver ruim, o passeio de balão não poderá ser realizado e você sairá de lá frustado. O interessante é dormir pelo menos duas noites em Goreme, assim você terá duas chances de voar de balão, pois se as condições climáticas não permitirem o voo no primeiro dia, você ainda terá uma nova chance no dia seguinte. Ficar na Capadócia por mais de 3 dias pode ser um pouco monótono, já que você vai acabar conhecendo as atrações turísticas nos primeiros dias e depois não vai mais ter muita coisa pra fazer.

Para realizar os passeios pela região, há duas opções principais: contratar um tour de alguma agência de turismo ou o serviço de um guia particular.  As agências oferecem pacotes prontos e com atrações turísticas pré-determinadas, como, por exemplo, a agência New Goreme, que dispõe dos tours “Red”, “Green”, “Golden” e “Silver”. Cada passeio tem um preço fixo por pessoa e a duração de um dia. Para visitar as principais atrações você precisaria de pelo menos 2 ou 3 dias, sem falar que estará num grande e sempre vai ter que depender de outras pessoas estranhas para poder continuar o passeio. A outra opção, contratar um guia particular, é muito mais cômoda e prática, e pode sair até mais barato. Com um guia próprio você monta seu roteiro, escolhe as atrações que quer ver e pode até conseguir visitar todas elas em apenas um dia. Leia mais sobre esta opção no post “Dica de guia turco que fala português na Capadócia“.

Você já fez o seu seguro de viagem para visitar a Turquia?
Em parceria com Mondial Assistance, o blog oferecer aos leitores do site um desconto de 15% na compra de seguros de viagem. Clique aqui saber como efetuar a compra e pegar o seu código do cupom de desconto.

Vista panorâmica de Goreme - Capadócia, Turquia

Vista panorâmica de Goreme

 

O roteiro sugerido neste post foi o que eu planejei por conta própria na minha viagem à Capadócia. A ordem das atividades é exatamente a que eu fiz, mas pode ser alterada conforme sua necessidade e disponibilidade.

 

Dia 1

O primeiro dia é o dia da chegada na Capadócia. Você pode chegar lá de ônibus, de carro ou de avião pelos aeroportos de Kayseri ou Nevsehir. Veja mais informações sobre estes aeroportos e sobre como se deslocar deles até a cidade de Goreme no post “Como chegar na Capadócia pelos aeroportos de Nevsehir e Kayseri“.

A sugestão para este dia é um passeio na cidade de Goreme, uma caminhada sem rumo definido. A cidade é pequena e o bacana é se perder nas suas ruas e morros, observando as casas, as pessoas e os costumes. No centrinho há um calçadão com diversas lojinhas, restaurantes e cafés. Há uma pequena estação rodoviária, com várias agências de viagem, que vendem passagens de ônibus e também passeios turísticos. A mesquita localizada no coração da cidade serve como ponto de referência e seu minarete é facilmente visto de qualquer lugar.

Goreme - Capadócia, Turquia

Agências de viagem e a estação de ônibus de Goreme

Goreme - Capadócia, Turquia

Calçadão no centrinho de Goreme e o minarete da mesquita

 

Um local bacana para visitarem Goreme é o mirante “Sunset Point”, que possui uma ótima vista panorâmica da cidade. Para chegar nele, suba numa rua ao lado de uma loja de tapetes que está próxima à mesquita, e tente caminhar o mais alto possível, sempre subindo a rua. Olhando para o alto talvez você encontre alguém no mirante, isso ajuda a ter uma referência de como chegar lá. Essa loja de tapetes é fácil de encontrar, pois ela possui dezenas de tapetes enormes expostos na rua. As fotos abaixo podem ajudar a encontrar a loja e o mirante.

Goreme - Capadócia, Turquia

Loja de tapetes no centrinho de Goreme

Goreme - Capadócia, Turquia

Construções em cavernas e o mirante lá no alto

Vista do mirante Sunset Point - Goreme, Capadócia - Turquia

Vista do mirante Sunset Point – Goreme, Capadócia

Vista do mirante Sunset Point - Goreme, Capadócia - Turquia

Vista do mirante Sunset Point – Goreme, Capadócia

 

Neste dia você também pode aproveitar para almoçar (ou jantar) em algum restaurante típico. A Capadócia é um ótimo lugar para você provar a culinária turca e há vários restaurantes bacanas em Goreme. Veja algumas opções no post “Onde comer na Capadócia: restaurantes em Goreme e Avanos“.

Se você chegar bem cedo na cidade, na parte da manhã, pode visitar o Museu à Céu Aberto de Goreme, que fica a aproximadamente 1,5km do centro. Se chegar no período da tarde, faça apenas a caminhada pela cidade e deixe o museu para o terceiro dia. Caso tenha interesse, pode aproveitar para conhecer o hamam, o famoso banho turco. Há uma casa oferecendo este serviço bem em frente à prefeitura de Goreme.

À noite uma das opções é assistir ao show “Turkish Night”, um jantar com apresentação de danças típicas. Ele é vendido pelos hotéis e pelas agências e acontece todas as noites.

 

Dia 2

O segundo dia é o mais aguardado, pois ele inicia com o passeio de balão. O voo ocorre bem cedo, com início antes mesmo de o sol nascer. Prepare-se para acordar lá pelas 4 ou 5 da manhã, dependendo da época. Os passageiros são buscados em seus hotéis pelas vans das empresas de balão e levados até o terreno de onde ele irá decolar. O voo geralmente tem uma hora de duração, é muito seguro e proporciona imagens incríveis. No final ainda é feito um brinde para celebrar esse momento tão especial.

Há mais de 25 empresas que oferecem o voo de balão na Capadócia, a maioria delas está localizada em Goreme, pois é de lá que os balões costumam decolar. Recomendo o passeio da empresa Sultan Balloons, com a qual voei e tive uma ótima experiência. Veja todos os detalhes do voo no post “Voo de balão na Capadócia: um passeio imperdível na Turquia“.

Voo de balão na Capadócia - Turquia

Cenário perfeito

 

Como o voo de balão acontece bem cedo, lá pelas 8:30h ou 9:00h você já estará de volta ao hotel, assim tem o resto do dia livre para conhecer as outras atrações turísticas da Capadócia, seja com uma agência ou com um guia particular. Entre as atrações estão cidades subterrâneas, mirantes com vista panorâmica, vales com chaminés de fadas e pequenos vilarejos. Saiba mais sobre estes locais no post “O que ver na Capadócia: principais atrações turísticas“.

 

Dia 3

No terceiro dia você terá uma segunda chance de voar de balão, caso não tenha conseguido por causa das condições climáticas.  Caso você já tenha voado no dia anterior, recomendo acordar bem cedo, no horário que os balões estão voando, para vê-los da cidade, sob outro ponto de vista. Se o seu hotel tiver algum terraço com boa vista panorâmica, você nem vai precisar sair dele. O visual compensa o esforço de acordar tão cedo novamente. Depois você pode até voltar para a cama e descansar mais um pouco antes de sair para passear.

Balões em Goreme - Capadócia, Turquia

Balões sobrevoando Goreme

 

Como passeio para este terceiro dia, a sugestão é visitar na parte da manhã o Museu à Céu Aberto de Goreme, uma das atrações turísticas mais visitadas da Capadócia. Ele está localizado a pouco mais de 1 km do centrinho da cidade e o percurso pode ser feito a pé, numa breve caminhada. Este museu possui um conjunto de igrejas antigas construídas em cavernas pelos cristãos entre os séculos X e XIII.

Igreja do Museu à Céu Aberto de Goreme - Capadócia, Turquia

Igreja do Museu à Céu Aberto de Goreme

 

À tarde você pode visitar alguma outra atração que não tenha visto no dia anterior, ou então fazer um ultimo passeio pela cidade de Goreme antes de se preparar para ir embora da Capadócia, rumo ao próximo destino.

Não deixe de ler também o post “Turquia: Informações úteis e impressões de Istambul e Capadócia“, onde você irá encontrar informações como a moeda turca, idioma, fuso horário, clima entre outros assuntos importantes de saber antes de viajar para a Turquia.

E se você seguir as dicas deste roteiro, na volta de sua viagem deixe um comentário contando como foi a sua experiência!

 

Veja também as dicas de Istambul e o índice completo de posts sobre a Turquia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...