Quem pensa em visitar a Turquia não pode deixar de incluir no roteiro uma visita à Capadócia. Localizada na região da Anatólia Central, no parte central do país, é um destino que mistura paisagens incríveis, com muita cultura e história. O famoso voo de balão é o ponto alto da viagem, mas a região possui muitas outras atrações interessantes para se visitar. Veja neste post uma sugestão de roteiro de 3 dias na Capadócia.

Balões em Goreme - Capadócia, Turquia
Balões em Goreme – Capadócia

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre a Turquia
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Istambul e Capadócia

Veja também:
Roteiro de 4 dias em Istambul
Grande Bazar de Istambul e o Bazar de Especiarias
Istambul: Um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo
Mesquita Azul em Istambul e A Basílica de Santa Sofia

Onde ficar

A região da Capadócia é composta por algumas cidades. A mais interessante para ficar hospedado é a pequena Goreme, que possui apenas cerca 2500 habitantes. Ela está situada num vale bem exótico, com o predomínio do relevo típico da região.

Goreme é uma cidade totalmente preparada para receber os turistas, com diversas agência de passeios, empresas de balão, restaurantes e dezenas de hotéis, muitos deles com quartos no interior de cavernas de verdade. Veja algumas sugestões de hotéis no post “Onde ficar na Capadócia: melhor cidade e dicas de hotéis“.

Quantos dias ficar

Muita gente visita a Capadócia apenas por um dia para fazer o passeio de balão. Depende muito do orçamento e do tempo disponível. Acho um dia pouco e até arriscado, porque se neste único dia o tempo estiver ruim, o passeio de balão não poderá ser realizado e você sairá de lá frustado. O interessante é dormir pelo menos duas noites em Goreme, assim você terá duas chances de voar de balão, pois se as condições climáticas não permitirem o voo no primeiro dia, você ainda terá uma nova chance no dia seguinte. Ficar na Capadócia por mais de 3 dias pode ser um pouco monótono, já que você vai acabar conhecendo as atrações turísticas nos primeiros dias e depois não vai mais ter muita coisa pra fazer.

OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)

Como fazer os passeios

Para realizar os passeios pela região, há duas opções principais: contratar um tour de alguma agência de turismo ou o serviço de um guia particular.

As agências oferecem pacotes prontos e com atrações turísticas pré-determinadas, como, por exemplo, a agência New Goreme, que dispõe dos tours “Red”, “Green”, “Golden” e “Silver”. Cada passeio tem um preço fixo por pessoa e a duração de um dia. Para visitar as principais atrações você precisaria de pelo menos 2 ou 3 dia.

A outra opção, contratar um guia particular, pode ser mais cômoda. Com um guia próprio você monta seu roteiro, escolhe as atrações que quer ver e pode até conseguir visitar todas elas em apenas um dia. Leia mais sobre esta opção no post “Dica de guia turco que fala português na Capadócia“.

Veja também algumas opções de passeios guiados na região da Capadócia oferecidos pelos parceiros do blog:
Tour privado pela região da Capadócia (em português)
Tour pelo sul da Capadócia (em português)
Tour pelo norte da Capadócia (em português)

Vista panorâmica de Goreme - Capadócia, Turquia
Vista panorâmica de Goreme

Precisando fazer câmbio antes da sua viagem internacional?
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas e cartões pré-pagos com a Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que irá te auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

Roteiro de 3 dias na Capadócia

O roteiro sugerido neste post foi o que eu planejei por conta própria na minha viagem à Capadócia. A ordem das atividades é exatamente a que eu fiz, mas pode ser alterada conforme sua necessidade e disponibilidade.

Dia 1

O primeiro dia é o dia da chegada na Capadócia. Você pode chegar lá de ônibus, de carro ou de avião pelos aeroportos de Kayseri ou Nevsehir. Veja mais informações sobre estes aeroportos e sobre como se deslocar deles até a cidade de Goreme no post “Como chegar na Capadócia: Aeroportos de Nevsehir e Kayseri“. Se você precisar de um transfer, clique aqui para fazer uma cotação e reserva do serviço.

A sugestão para este dia primeiro dia do roteiro na Capadócia é um passeio na cidade de Goreme, uma caminhada sem rumo definido. A cidade é pequena e o bacana é se perder nas suas ruas e morros, observando as casas, as pessoas e os costumes. No centrinho há um calçadão com diversas lojinhas, restaurantes e cafés. Há uma pequena estação rodoviária, com várias agências de viagem, que vendem passagens de ônibus e também passeios turísticos. A mesquita localizada no coração da cidade serve como ponto de referência e seu minarete é facilmente visto de qualquer lugar.

Goreme - Capadócia, Turquia
Agências de viagem e a estação de ônibus de Goreme
Goreme - Capadócia, Turquia
Calçadão no centrinho de Goreme e o minarete da mesquita

Tenha internet 4G em seu celular em mais de 165 países com o chip internacional da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.

Veja mais detalhes do serviço nest post do blog.

Um local bacana para visitarem Goreme é o mirante “Sunset Point”, que possui uma ótima vista panorâmica da cidade. Para chegar nele, suba numa rua ao lado de uma loja de tapetes que está próxima à mesquita, e tente caminhar o mais alto possível, sempre subindo a rua. Olhando para o alto talvez você encontre alguém no mirante, isso ajuda a ter uma referência de como chegar lá. Essa loja de tapetes é fácil de encontrar, pois ela possui dezenas de tapetes enormes expostos na rua. As fotos abaixo podem ajudar a encontrar a loja e o mirante.

Goreme - Capadócia, Turquia
Loja de tapetes no centrinho de Goreme
Goreme - Capadócia, Turquia
Construções em cavernas e o mirante lá no alto
Vista do mirante Sunset Point - Goreme, Capadócia - Turquia
Vista do mirante Sunset Point – Goreme, Capadócia
Vista do mirante Sunset Point - Goreme, Capadócia - Turquia
Vista do mirante Sunset Point – Goreme, Capadócia

Neste dia você também pode aproveitar para almoçar (ou jantar) em algum restaurante típico. A Capadócia é um ótimo lugar para você provar a culinária turca e há vários restaurantes bacanas em Goreme. Veja algumas opções no post “Onde comer na Capadócia: restaurantes em Goreme e Avanos“.

Se você chegar bem cedo na cidade, na parte da manhã, pode visitar o Museu à Céu Aberto de Goreme, que fica a aproximadamente 1,5km do centro. Se chegar no período da tarde, faça apenas a caminhada pela cidade e deixe o museu para o terceiro dia. Caso tenha interesse, pode aproveitar para conhecer o hamam, o famoso banho turco. Há uma casa oferecendo este serviço bem em frente à prefeitura de Goreme.

À noite uma das opções é assistir ao show “Turkish Night”, um jantar com apresentação de danças típicas. Ele é vendido pelos hotéis e pelas agências e acontece todas as noites. Clique aqui para comprar de forma antecipada um jantar com música e espetáculo tradicional.

Você já reservou seu hotel na Turquia?
Clique aqui para ver algumas sugestões em Istambul
ou neste outro link para ver as opções da Capadócia

Dia 2

O segundo dia do roteiro na Capadócia é o mais aguardado, pois ele inicia com o famoso passeio de balão. O voo ocorre bem cedo, com início antes mesmo de o sol nascer. Prepare-se para acordar lá pelas 4 ou 5 da manhã, dependendo da época. Os passageiros são buscados em seus hotéis pelas vans das empresas de balão e levados até o terreno de onde ele irá decolar. O voo geralmente tem uma hora de duração, é muito seguro e proporciona imagens incríveis. No final ainda é feito um brinde para celebrar esse momento tão especial.

Há mais de 25 empresas que oferecem o voo de balão na Capadócia, a maioria delas está localizada em Goreme, pois é de lá que os balões costumam decolar. Recomendo o passeio da empresa Sultan Balloons, com a qual voei e tive uma ótima experiência. Veja todos os detalhes do voo no post “Voo de balão na Capadócia: um passeio imperdível na Turquia“.

Nestes links a seguir você encontra outras opções de voos de balão oferecidos pelos parceiros do blog:
Voo de Balão ao Nascer do Sol na Capadócia
Beleza da Capadócia: Voo de Balão de Ar Quente

Voo de balão na Capadócia - Turquia
Cenário perfeito

Como o voo de balão acontece bem cedo, lá pelas 8:30h ou 9:00h você já estará de volta ao hotel, assim tem o resto do dia livre para conhecer as outras atrações turísticas da Capadócia, seja com uma agência ou com um guia particular. Entre as atrações estão cidades subterrâneas, mirantes com vista panorâmica, vales com chaminés de fadas e pequenos vilarejos. Saiba mais sobre estes locais no post “O que ver na Capadócia: principais atrações turísticas“.

Dia 3

No terceiro dia você terá uma segunda chance de voar de balão, caso não tenha conseguido por causa das condições climáticas.  Caso você já tenha voado no dia anterior, recomendo acordar bem cedo, no horário que os balões estão voando, para vê-los da cidade, sob outro ponto de vista. Se o seu hotel tiver algum terraço com boa vista panorâmica, você nem vai precisar sair dele. O visual compensa o esforço de acordar tão cedo novamente. Depois você pode até voltar para a cama e descansar mais um pouco antes de sair para passear.

Neste link você pode reservar passeio para observação de balões a partir da terra com um guia local.

Balões em Goreme - Capadócia, Turquia
Balões sobrevoando Goreme

Como passeio para este terceiro dia, a sugestão é visitar na parte da manhã o Museu à Céu Aberto de Goreme, uma das atrações turísticas mais visitadas da Capadócia. Ele está localizado a pouco mais de 1 km do centrinho da cidade e o percurso pode ser feito a pé, numa breve caminhada. Este museu possui um conjunto de igrejas antigas construídas em cavernas pelos cristãos entre os séculos X e XIII.

Igreja do Museu à Céu Aberto de Goreme - Capadócia, Turquia
Igreja do Museu à Céu Aberto de Goreme

À tarde você pode visitar alguma outra atração que não tenha visto no dia anterior, ou então fazer um ultimo passeio pela cidade de Goreme antes de se preparar para ir embora da Capadócia, rumo ao próximo destino.

Não deixe de ler também o post “Dicas da Turquia: o que você precisa saber antes de viajar“, onde você irá encontrar informações como a moeda turca, idioma, fuso horário, clima entre outros assuntos importantes de saber antes de viajar para a Turquia.

E se você seguir as dicas deste roteiro, na volta de sua viagem deixe um comentário contando como foi a sua experiência!

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça todos os posts de Istambul e Capadócia publicados no blog:

Roteiros:
4 dias em Istambul | 3 dias na Capadócia

Hospedagem:
Onde ficar em Istambul | Onde ficar na Capadócia
Aston Residence (Istambul)
Ottoman Cave Suites (Capadócia)

Istambul – Dicas:
Dicas de compras | Dicas de restaurantes
Transporte Público | Casas de Câmbio

Istambul – Passeios:
Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul
Centro histórico Sultanahmet
Grande Bazar e o Bazar de Especiarias
Palácio Dolmabahce e o distrito de Beyoglu
Passeio de barco pelo Estreito de Bósforo

Capadócia – Dicas e Passeios:
O que ver na Capadócia: principais atrações turísticas
Voo de balão na Capadócia | Como chegar na Capadócia
Dicas de Restaurantes | Dica de guia que fala português

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Istambul e Capadócia no Booking, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem em Istambul e neste outro post as opções da Capadócia.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje ao exterior de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro na Turquia, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!