A maior parte do território dos Emirados Árabes é um grande deserto. A área hoje ocupada pela cidade de Dubai era somente areia no passado. Isso é facilmente percebido quando se encontra algum terreno vazio ou quando você pega a estrada rumo a outra cidade. O deserto faz parte da história do povo árabe e conhecê-lo é uma oportunidade única de entender como eles viviam no passado. Um dos passeios mais procurados pelos turistas em Dubai é o safári pelas dunas do deserto seguido de um jantar num acampamento de beduínos. Veja mais detalhes a seguir.

Deserto dos Emirados Árabes

Deserto dos Emirados Árabes

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre os Emirados Árabes
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Dubai e Abu Dhabi

 

Veja também:
Roteiro de 4 dias em Dubai
Onde Ficar em Dubai: Melhores Bairros e Dicas de Hotéis
Dubai: O hotel Atlantis The Palm e o parque aquático Aquaventure
Dubai: O mirante do Burj Khalifa e as Fontes de Dubai

 

O passeio no deserto tem uma duração aproximada de 6 horas e seu início varia conforme a época do ano, geralmente umas duas horas antes do por do sol, para que o mesmo seja presenciado no meio do deserto. Ele é oferecido por várias operadoras de turismo locais e seu preço pode variar conforme o estilo do passeio. Este mostrado no post custou em algo em torno de 200 dirhams (aprox. R$108,00) e foi comprado numa agência de turismo do shopping BurJuman, no centro da cidade.

Um veículo da operadora escolhida busca o turista no hotel, deixando-o de volta no final do passeio. O horário de busca é combinado com antecedência, no momento em que você faz a compra do passeio com a agência. Neste dia a caminhonete 4×4 da empresa passou no hotel por volta de 16:30h, depois pegou outros turistas num hotel próximo e entrou na rodovia E66 no sentido da cidade de Al Ain, perto da fronteira com Omã.

Após aproximadamente uma hora de viagem na estrada, o veículo chegou ao ponto de partida, na entrada do deserto, onde várias outras caminhonetes com turistas aguardavam a chegada do grupo inteiro para começar o rally pelo deserto. Neste ponto de encontro há algumas lojinhas que vendem bebidas, alimentos e souvenirs. O pessoal aconselha que se compre algumas garrafinhas de água para beber durante o trajeto.

Clique aqui para reservar o seu safári no deserto com jantar e espetáculo, partindo de Dubai.
Caso você esteja em Abu Dhabi, o passeio pode ser reservado neste outro link.

Passeio no deserto de Dubai - Emirados Árabes

Ponto de partida do passeio

 

Quando todos os veículos chegam o ponto de partida, tem início o rally pelo deserto dos Emirados. O pneu da caminhonete é esvaziado um pouco para que ela tenha mais aderência nas areias, evitando que o carro afunde. Há muitas subidas, descidas, curvas radicais e o carro balança bastante, por isso é aconselhável não comer muito antes do passeio para evitar enjoos. Algumas pessoas chegaram a passar mal, com náuseas e vômitos, de tanto que os carros chacoalham nas dunas.

Ao longo do caminho são feitas duas paradas no meio do deserto, para que os turistas possam bater fotos da paisagem árida, no meio do nada, onde há apenas dunas e areias, sem nenhuma vegetação. O sol já está baixando e está bem próximo do horário por do sol. É bom evitar calçados abertos e tênis esportivos, tipo Mizuno/Asics, pois como eles possuem vários furinhos em seu revestimento, vão ficar cheios de areia rapidamente.

Passeio no deserto de Dubai - Emirados Árabes

Rally nas dunas

Passeio no deserto de Dubai - Emirados Árabes

Deserto dos Emirados Árabes

Parada no meio do caminho

Parada no meio do caminho

Caminhando nas dunas

Caminhando nas dunas

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar os Emirados Árabes?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!

 

Chegando ao acampamento de beduínos foi possível presenciar o por do sol e pouco depois anoiteceu. O acampamento está localizado numa espécie de vale, entre várias dunas e numa área com um pouco de vegetação típica do deserto. Ele possui uma área com o chão coberto de tapetes, com várias almofadas e mesinhas baixas onde as pessoas podem apoiar seus pratos na hora do jantar.

Depois que todo o comboio chega, ainda demora um pouco para o evento começar, mas nesse meio tempo há várias atividades para os turistas, como andar de camelo ou de triciclo, bater foto vestindo trajes típicos, fazer tatuagem de hena e também visitar lojinhas de artesanato e souvenirs.

Deserto dos Emirados Árabes

Dirigindo no deserto

Acampamento de beduínos - Deserto de Dubai, Emirados Árabes

Acampamento de beduínos

Entrada do acampamento

Entrada do acampamento

Vegetação do deserto dos Emirados Árabes

Vegetação do deserto

Camelo no deserto de Dubai - Emirados Árabes

Passeio de camelo

 

Alugue um carro em Dubai no portal RentCars
Cobrança em reais, sem taxa de IOF, parcele em até 12x

 

O sistema de alimentação é todo self-service, com ilhas de buffet. De início são servidos alguns aperitivos, como charutinhos recheados, rolinhos fritos e outros petiscos. A bebida é liberada, com opções de refrigerantes, sucos, chás e cafés. É possível pedir bebidas alcoólicas, porém elas são pagas à parte.

Pouco tempo depois é servido o jantar, um grande churrasco, por isso o nome do passeio é Safari Desert with Barbecue Dinner (safári no deserto com jantar de churrasco). Vários tipos de carne são servidas e para acompanha-las há saladas, farofa, arroz e outros pratos típicos. A sobremesa é composta basicamente de uma grande mesa de frutas.

Depois do jantar começa o show de danças típicas, com mulheres vestindo roupas de odalisca fazendo dança do ventre e também dançando com espadas, panos e tecidos. Depois entra um homem no estilo de um dervixe rodopiante, dançando e girando com roupas coloridas, iluminadas com luzes de led, e fazendo vários tipos de malabarismo malabarismos.

Anoitece no deserto

Anoitece no deserto

Show de danças típicas

Show de danças típicas

Dubai 743

Dubai 747

 

O evento encerrou-se perto das 21:30h e o trajeto de volta é feito na mesma caminhonete da ida. O caminho é um pouco diferente, passando por pequenas dunas e com pouco balanço até chegar numa estrada próxima que leva direto ao hotel em Dubai, onde termina o passeio.

Na minha viagem a Dubai eu infelizmente não fiz este passeio no deserto. O safári com jantar consome bastante tempo, pois eu teria que estar disponível no hotel a partir das 15h para aguardar o veículo, voltando para o hotel bem tarde. Como fiquei apenas 3 dias em Dubai, acabei usando este tempo para visitar outras atrações, como o Burj Khalifa, o Dubai Mall e as Fontes de Dubai. Deixei o meu safári no deserto para uma próxima oportunidade. Pelo menos já tempo um bom motivo para voltar a Dubai. Para quem pensa em fazê-lo, uma combinação bacana é visitar o centro da cidade na parte da manhã, almoçar e depois fazer o safári. Leia um relato do passeio no centro de Dubai no post “Dubai: Um passeio no Centro, do Museu ao Mercado de Ouro“.

O relato e as fotos apresentadas neste post foram cedidas por um amigo que fez o safári quando viajou para Dubai. Ele comprou o passeio numa agência de turismo no shopping BurJuman na manhã do mesmo dia em que o passeio foi realizado. A operadora deste foi a Lama Tours, mas há diversas operadoras que oferecem o safári no deserto, como a Arabian AdventuresOrient ToursHormuz Tourism, entre outras. A agência das meninas do Guia em Dubai também oferece este e outros passeios. As operadoras oferecem vários tipos de safári no deserto. Este pode ser considerado um passeio padrão, mas há alguns mais sofisticados, com outros tipos de veículo, jantares mais aprimorados e alguns até com pernoite no deserto.

Clique aqui para reservar de forma antecipada o seu safári no deserto com jantar e espetáculo, partindo de Dubai.
Caso você esteja em Abu Dhabi, o passeio pode ser reservado neste outro link.

 

Sugestões de ingressos e passeios guiados em Dubai e Abu Dhabi oferecidos pelos parceiros do blog:

Transfers de aeroporto em Dubai
Tour privado por Dubai com guia em português
Ingresso do Burj Khalifa (124º e 125º andares)
Excursão a Al Ain (em português)
Excursão ao Ferrari World em Abu Dhabi
Excursão Turística de 1 Dia em Abu Dhabi saindo de Dubai

Mais opções de atividades em Dubai neste link e também neste outro link.

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Veja o índice completo de posts sobre os Emirados Árabes

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nos Emirados Árabes com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Dubai e Abu Dhabi no Booking, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem em Dubai.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro nos Emirados Árabes, faça sua cotação e reserva no portal RentCars,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Dubai neste post do blog.

 

Posts Relacionados:
Onde Ficar em Dubai: Melhores Bairros e Dicas de Hotéis
Dubai: Um passeio no Centro, do Museu ao Mercado de Ouro
Um dia em Abu Dhabi, bate-volta partindo de Dubai
Dicas de Restaurantes em Dubai
Compras em Dubai: Dicas de Shoppings, Outlets e Souks
Como é alugar um carro em Dubai e dirigir nos Emirados Árabes
O Metrô de Dubai: estações, preços e mapa
O Aeroporto de Dubai, Duty Free e o Visto para os Emirados

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem