Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes e também o maior emirado. Ela pode não ser tão famosa mundialmente quanto Dubai, mas vem tendo cada vez mais visibilidade pelo desenvolvimento de mega projetos na área do turismo, negócios, cultura e sustentabilidade. Quem visita Dubai pode separar um dia no roteiro para fazer um bate-volta a Abu Dhabi, a fim de conhecer algumas das principais atrações turísticas da cidade. Veja neste post como foi o meu passeio por lá.

Abu Dhabi (fonte: visitabudhabi.ae)

Abu Dhabi (fonte: visitabudhabi.ae)

 

Veja também:
O Aeroporto de Abu Dhabi e o que fazer numa conexão longa
Como é voar na Classe Executiva da Etihad Airways para Abu Dhabi e Cingapura
Como funciona o Leilão de Upgrade para Classe Executiva na Etihad

 

A cidade de Abu Dhabi está localizada a cerca de 150 km de Dubai, numa viagem que tura em torno de uma hora e meia. Para fazer um bate-volta bem aproveitado, o ideal é partir de Dubai o mais cedo possível. Eu saí do meu hotel as 9:30h e perto das 11:00h cheguei na primeira atração do dia.

O caminho até Abu Dhabi é fácil e ótimo de dirigir, começa pela Sheikh Zayed Road, que se transforma na rodovia E11. Depois basta pegar a E10 ou a E12 para chegar no centro de Abu Dhabi. A estrada é um muito boa, com várias faixas em cada sentido e um asfalto perfeito. A melhor forma de fazer este bate-volta é alugando um carro. Aluguei o meu com a Dollar Rent a Car, no aeroporto de Dubai. Veja mais detalhes no post “Como é alugar um carro em Dubai e dirigir nos Emirados Árabes“.

Rodovia E11 - Caminho de Dubai para Abu Dhabi

Rodovia E11 – Caminho para Abu Dhabi

 

Minha primeira parada foi na Yas Island, uma ilha artificial que se encontra na chegada da cidade para quem vem de Dubai, a 30 km do centro de Abu Dhabi. Esta ilha é um grande complexo de lazer e entretenimento onde está a pista de corrida de Fórmula 1 e também o Ferrari World, um parque de diversões com atrações inspiradas no mundo da Ferrari, incluindo a montanha-russa mais rápida do mundo, a Formula Rossa, que atinge uma velocidade máxima de 240 km/h. Leia o relato da minha visita ao parque no post “Abu Dhabi: Ferrari World, o parque temático da Ferrari“.

Em ação

A montanha-russa mais rápida do mundo no Ferrari World

 

O almoço foi no parque e depois de algumas horas curtindo as atrações do Ferrari World fiz um passeio de carro pelas principais avenidas do centro da cidade.  A única parada foi na Corniche Road, uma avenida com mais de 8 km que extensão na faixa litorânea de Abu Dhabi, que conta com vários parques, uma praia, um grande calçadão com ciclovia à beira-mar, cafés, restaurantes e alguns dos maiores edifícios da cidade. A caminhada num dos parques foi interessante para observar um pouco do estilo de vida dos árabes, que curtiam um momento de lazer com suas várias esposas e todos vestindo trajes típicos da religião.

Parque na Corniche Road - Abu Dhabi, Emirados Árabes

Parque na Corniche Road

Prédios na Corniche Road - Emirados Árabes

Prédios na Corniche Road

 

Antes de pegar a estrada de volta para Dubai fiz uma última parada para visitar a bela Sheikh Zayed Grand Mosque, a maior mesquita dos Emirados Árabes e uma das maiores do mundo. Era sexta-feira, dia sagrado para os muçulmanos, por isso não consegui visitar as salas de orações que estavam ocupadas. A visita ficou restrita à área externa e ao pátio da mesquita, mas ainda assim foi um programa muito interessante, pois o local é incrível. Veja mais fotos e informações da mesquita no post “Abu Dhabi: Uma visita à incrível Mesquita Sheikh Zayed“.

Mesquita Sheikh Zayed - Abu Dhabi, Emirados Árabes

Mesquita Sheikh Zayed

 

Peguei a estrada de volta para Dubai no fina da tarde, perto das 18:00h, pois eu não queria ter que dirigir à noite. Como fiquei bastante tempo no Ferrari World meu tempo acabou ficando meio restrito para visitar outros locais na cidade, mas eu tinha programado para passar pelo luxuoso Emirates Palace, um hotel 5 estrelas localizado às margens do Golfo Pérsico, pelo shopping Abu Dhabi Marina Mall e também pelo Heritage Village, um local que recria um antigo vilarejo árabe, com um souk, feira de artesanatos, museu, camelos e outras atrações.

Emirates Palace (fonte: kempinski.com)

Emirates Palace (fonte: kempinski.com)

 

Abu Dhabi está se tornando um destino tão importante quanto Dubai e muitos dos mega projetos em andamento nos Emirados Árabes encontram-se na cidade. Um exemplo é a Yas Island, que já conta com o circuito de automobilismo, com o parque da Ferrari e que inaugurou este ano um parque aquático, o Yas Waterworld. Na ilha também está sendo construído um grande shopping com 700 lojas e há um planos para a construção de um parque temático dos estúdios Warner Bros.

Outros grandes projetos estão em execução em Abu Dhabi, como a construção de arranha-céus e hotéis luxuosos, de uma cidade planejada e totalmente auto-sustentável, a cidade de Masdar, e da filial de dois dos museus mais importantes do mundo, o Louvre Abu Dhabi e o Guggenheim Abu Dhabi, que serão inaugurados nos próximos anos na ilha artificial Saadiyat Island, transformando a cidade num grande polo cultural do Oriente Médio.

Projeto da Saadyiat Island, com os museus Guggenheim e Louvre (fonte: constructionweekonline.com)

Projeto da Saadyiat Island, com os museus Guggenheim e Louvre (fonte: constructionweekonline.com)

 

A partir de junho deste ano a companhia aérea Etihad Airways vai começar a operar voos diretos ligando São Paulo a Abu Dhabi. Quem vai fazer uma conexão longa no aeroporto de Abu Dhabi rumo a outros destinos e quer aproveitar o tempo para conhecer algumas atrações da cidade pode aproveitar as dicas deste post. É importante lembrar que para entrar nos Emirados Árabes é necessário um visto, que pode ser um visto de trânsito se for uma conexão de até 96 horas. Se este for o seu caso, procure se informar com a companhia aérea para saber como funciona a emissão do visto.

 

Veja no mapa a localização das atrações citadas.


Visualizar Abu Dhabi em um mapa maior
 

E para quem pretende pode dormir uma ou duas noites em Abu Dhabi para visita-la com bastante calma, clique aqui para ver algumas opções de hotéis na cidade.

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 4 dias em Dubai
Onde se hospedar em Dubai: dicas de hotéis
Dubai: O hotel Atlantis The Palm e o parque aquático Aquaventure
Dubai: O mirante do Burj Khalifa e as Fontes de Dubai
Dubai: Jumeirah Beach, o hotel Burj Al Arab e a Dubai Marina
Dubai: Safári com jantar no deserto dos Emirados Árabes
Dubai: Um passeio no Centro, do Museu ao Mercado de Ouro
Emirados Árabes: informações úteis e impressões de Dubai e Abu Dhabi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...