A Festa Nacional da Vendimia é um evento típico que acontece em Mendoza todos os anos na primeira semana de março para celebrar a colheita da uva, sendo considerada a maior festa nacional da Argentina. Nos dias que precedem o Ato Central, um espetáculo de música e dança onde é coroada a Rainha da Vendimia, vários eventos paralelos acontecem na região para celebrar esta data, entre eles a Mega Degustação de vinhos que acontece nas ruas do centro da cidade, um evento que tive a oportunidade de participar e que é o assunto deste post.

Brasão de Mendoza na Plaza Independencia - Mendoza, Argentina

Brasão de Mendoza na Plaza Independencia

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre a Argentina
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Buenos Aires e Mendoza

 

Veja também:
Roteiro de 4 dias em Mendoza
Onde se hospedar em Mendoza: dicas de hotéis
As principais vinícolas de Mendoza: dicas para a visitação
Dicas de Restaurantes e Compras em Mendoza

 

As celebrações da Vendimia acontecem sempre no final de fevereiro e início de março, com o Ato Central ocorrendo no primeiro sábado de março de cada ano, mas em 2014, para não coincidir com o sábado de carnaval (01 de março), o evento foi transferido para o sábado seguinte (08 de março). Com isso, durante os dias de carnaval, data em que também é feriado na Argentina, vários eventos pré-Vendimia aconteceram na cidade. Como passei meu carnaval em Mendoza tive oportunidade de presenciar alguns deles, como esta degustação de vinhos ao ar livre no centro da cidade.

A MegaDegustación de Vendimia 2014 aconteceu pelo sexto ano consecutivo na Av. Sarmiento, uma das principais vias do centro de Mendoza, onde há muitos hotéis e restaurantes. Ela foi realizada nas noites de 27 de fevereiro a 3 de março, uma semana antes do Ato Central da Vendimia, e atraiu milhares de pessoas, entre turistas e habitantes locais.

Mega Degustação da Vendímia 2014 - Mendoza, Argentina

Mega Degustação da Vendímia 2014

 

A Mega Degustação é como se fosse uma grande feira de vinhos ao ar livre, onde as vinícolas da região de Mendoza fazem a exposição de seus produtos para que os visitantes possam degusta-los. Funciona assim: o visitante compra os tickets na bilheteria, ganha uma taça de vidro e depois circula pelas barracas e escolhe quais vinhos quer provar, trocando um ticket por uma taça de vinho.

Fila na bilheteria da Mega Degustação

Fila na bilheteria da Mega Degustação

 

Há dois tipos de degustação: vinhos clássicos ou vinhos premium. Eu escolhi degustar os vinhos clássicos, cujo ingresso custava 60 pesos argentinos (15 reais) e dava direito a seis cupons destacáveis. Nessa categoria entram os vinhos cuja garrafa custa até 100 pesos (R$ 25,00). A outra degustação, de vinhos premium, custava 90 pesos (R$ 22,50) e dava direito a quatro cupons destacáveis para provar vinhos mais elaborados, cujas garrafas custam a partir de 100 pesos.

Tickets de vinhos clássicos

Tickets de vinhos clássicos

 

Com os cupons em mãos, era só passear de vinícola em vinícola, observando os vinhos em exposição até escolher algum para provar. A Mega Degustação deste ano tinha mais de 200 tipos de vinhos, entre clássicos e premiums, produzidos por dezenas de vinícolas, das grandes e tradicionais às pequenas e pouco conhecidas.

Vinhos da Mega Degustação

Vinhos da Mega Degustação

 

Os estandes de cada vinícola estavam identificados com cartazes e as bebidas encontravam-se à mostra nas mesas, com a indicação da categoria do vinho.

Estande de uma das vinícolas

Estande de uma das vinícolas

Opções de vinhos clássicos

Opções de vinhos clássicos

 

Cada vinho era identificado com a bodega que o produziu, o nome do produto, o tipo de uva e o ano da safra. Este abaixo, por exemplo, era o Casarena 505, um vinho Rosé da Bodega Casarena, safra 2013.

Opção de vinho clássico na Mega Degustação

Opção de vinho clássico na Mega Degustação

 

Escolhi este vinho para degustar, entreguei o cupom para o atendente e ele encheu minha taça de vidro com a bebida. Mas antes disso, para “vender o seu peixe”, deu algumas informações sobre a Bodega e sobre o vinho, mas tudo de maneira bem informal, pois o principal objetivo ali não é vender vinhos, mas fazer com que eles se tornem conhecidos.

Enchendo a taça com o vinho escolhido na Bodega Casarena

Enchendo a taça com o vinho escolhido na Bodega Casarena

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar a Argentina?
Clique aqui para saber como comprar o seu com 15% de desconto!

 

Todo visitante da Mega Degustação, independente se escolheu vinho clássicos ou premiums, ganha outros dois cupons para troca-los por copos de água no quiosque da BonAqua, uma marca de água local.

A taça de vidro e os tickets de água

A taça de vidro e os tickets de água

Quiosque da água

Quiosque da água

 

Passei pela Mega Degustação em três das minhas cinco noites em Mendoza. Na primeira fui para degustar os vinhos e conhecer o evento. Na segunda coincidiu que eu tinha feito reserva no restaurante Azafrán, localizado bem em frente às barraquinhas, mas nesta noite o tempo estava garoando e a degustação acabou sendo cancelada. Na terceira noite passei novamente por lá para curtir o agito deste evento típico local.

A Av. Sarmiento ficou lotada de visitantes e às vezes era até difícil circular, de tanta gente que havia no local. Como era carnaval, a cidade estava cheia de turistas, mas acredito que a maior parte do público da Mega Degustação era formada pela população local mesmo, pois este evento é uma ótima oportunidade para que as pessoas conheçam vinícolas das quais muitas vezes ninguém ouviu falar. Existem quase mil vinícolas na região de Mendoza e para muitas marcas ali presentes é uma grande oportunidade de ter seus produtos conhecidos.

Av. Sarmiento lotada na Mega Degustação 2014 - Mendoza, Argentina

Av. Sarmiento lotada na Mega Degustação 2014

Tendas da Mega Degustação na Av. Sarmiento - Mendoza, Argentina

Tendas da Mega Degustação na Av. Sarmiento

Curtindo a Mega Degustação de Mendoza

Curtindo a Mega Degustação de Mendoza

 

A Mega Degustação também tinha uma espécie de lounge com sofás e uma área para shows, onde bandas, DJs e humoristas se apresentaram. Também havia uma loja de vinhos chamada Outlet Wine, onde era possível comprar muitos dos vinhos ali expostos com um preço de fábrica.

Lounge com música ao vivo

Lounge com música ao vivo

Mendoza 0744

Sofás no lounge

Loja de vinhos na Mega Degustação

Loja de vinhos na Mega Degustação

 

Depois de beber tantas taças de vinho o único risco que se corre é de cair nas canaletas que existem nas ruas da cidade, mas não vi ninguém passando por este vexame. Estas canaletas estão presente em todas as ruas e avenidas de Mendoza e servem para irrigar as plantas e vinhedos da cidade com as águas do Rio Mendoza, num engenhoso sistema de comportas e canais espalhados por toda região.

Canaleta na Av. Sarmiento - Mendoza, Argentina

Canaleta na Av. Sarmiento

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Sobre a Vendimia

A Mega Degustação é um dos eventos da Festa Nacional da Vendimia, um festejo típico local trazido pelos imigrantes para festejar com muita música e dança a colheita da uva, que se realiza desde 1936 e atualmente é a festa nacional mais importante da Argentina.

Durante as semanas que precedem a Vendimia são organizadas várias atividades nos departamentos e municípios do estado de Mendoza, incluindo festivais folclóricos, concertos, peças de teatro e exibições artísticas. Os eventos  relacionadas à vendimia já começam em janeiro e se estendem até o mês de março, quando é realizado o Ato Central da Festa Nacional da Vendimia, no Teatro Grego Frank Romero Day, em Mendoza.

A Festa Nacional da Vendimia de 2014 foi chamada de Sinfonia Iluminada de Gloria. Foi uma festa ainda mais especial por celebrar também os 200 anos do General San Martín como governador intendende de Cuyo e os 100 anos do monumento Cerro de La Gloria, que está localizado bem próximo ao teatro grego onde ocorre o Ato Central.

De todas as noites da festa, a do Ato Central é a que atrai mais público, com um grande espetáculo de músicas e danças e com a eleição e coroação da Rainha Nacional da Vendimia. As rainhas de cada departamento são escolhidas em festejos locais realizados nas semanas que precedem o ato central.

Entre os vários eventos que precedem a festa principal está a Bendição dos Frutos, que aconteceu no dia 02 de março num palco montado no Parque General San Martín. Outro ato importante é a Via Blanca de Las Reinas, um grande desfile alegórico com todas as candidatas à rainha da Vendimia, que acontece uma noite antes do Ato principal.

O Ato Central da Vendimia acontece sempre no primeiro sábado de cada ano, porém este ano, excepcionalmente, ele foi transferido para o segundo sábado, acontecendo dia 8 de março para não coincidir com o sábado de carnaval.

Quando visitei o Cerro de La Gloria passei pelo teatro grego que estava sendo preparado para o ato que ocorreria alguns dias depois.

Teatro Grego Frank Romero Day - Mendoza, Argentina

Teatro Grego Frank Romero Day – Mendoza

 

Estas são algumas das imagens do Ato Central da Festa da Vendimia de 2014 que encontrei no site vivivendimia.com.ar.

Ato Central da Festa Nacional da Vendimia 2014 (Fonte: vivivendimia.com.ar)

Ato Central da Festa Nacional da Vendimia 2014 (Fonte: vivivendimia.com.ar)

Ato Central da Festa Nacional da Vendimia 2014 (Fonte: vivivendimia.com.ar)

Ato Central da Festa Nacional da Vendimia 2014 (Fonte: vivivendimia.com.ar)

Ato Central da Festa Nacional da Vendimia 2014 (Fonte: vivivendimia.com.ar)

Ato Central da Festa Nacional da Vendimia 2014 (Fonte: vivivendimia.com.ar)

 

Você já participou de algum evento da Festa da Vendimia em Mendoza?
Deixe o seu relato no final desta página.

 

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Mendoza

 

Posts Relacionados:
Mendoza: A visita com degustação de vinhos na Pulenta Estate
Mendoza: Degustação de espumantes e almoço na Bodega Chandon
Mendoza: A degustação de vinhos em etapas na Bodega Norton
Mendoza: As vinícolas do Valle de Uco – Andeluna e Salentein
Como chegar e circular em Mendoza: o aeroporto e meios de transporte
Como é voar com a Aerolineas Argentinas para Buenos Aires e Mendoza
Dica de agência em Mendoza com guias que falam português
Dica de hotel no centro de Mendoza: The Mod Hotels

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...