O aeroporto de São Paulo / Congonhas é um dos principais aeroportos do Brasil e está localizado bem no meio da cidade de São Paulo. É considerado um aeroporto exclusivamente doméstico, isto é, com voos que tem origem/destino apenas a cidades brasileiras. São mais de 500 operações diárias, entre pousos e decolagens, da aviação civil (companhias aéreas) e da aviação geral (aviões particulares e táxi-aéreo). Veja neste post informações sobre o aeroporto, os serviços oferecidos e seus procedimentos de check-in, embarque, desembarque e conexão. Quem já conhece Congonhas pode achar tudo meio óbvio, mas para quem nunca passou pelo terminal, as informações podem ser bem úteis.

Aeroporto de Congonhas São Paulo

Aeroporto de Congonhas São Paulo

 

O aeroporto Congonhas (código CGH) é administrado pela INFRAERO e está localizado junto à avenida Washington Luís, na zona sul da cidade de São Paulo. Em 2013 foi considerado o terceiro aeroporto mais movimentado do país com 17 milhões de passageiros, atrás apenas do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos e do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão.

Foi inaugurado em 1936 está e tem sua arquitetura inspirada no art déco. Seu edifício é tombado como patrimônio histórico e arquitetônico da cidade de São Paulo. Ao longo de décadas sofreu diversas reformas e ampliações, acompanhando o crescimento da cidade e o aumento na movimentação de passageiros. Seu nome é uma homenagem ao primeiro governante da província de São Paulo após a Independência do Brasil, Lucas Antônio Monteiro de Barros, chamado de Visconde de Congonhas do Campo por ter nascido no município mineiro de Congonhas do Campo.

Atualmente três companhias aéreas operam no aeroporto de Congonhas: GOL e TAM, que dominam as operações com centenas de voos, além da Avianca, que possui poucos voos diários. Estas companhias oferecem ligações diretas a dezenas de aeroportos em todas as regiões do Brasil, principalmente para cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Os setores do aeroporto estão distribuídos por três níveis. No piso térreo está o saguão principal e as áreas de check-in e desembarque. No piso superior está a área de embarque e no sub-solo encontram-se os táxis oficiais, opções de alimentação e serviços.

O saguão principal do aeroporto de Congonhas encontra-se bem no centro do terminal. No piso térreo há um balcão de informações da Infraero, algumas operações de comércio, como a Livraria La Selva e a loja Dufry, além de opções de alimentação, como Frango Assado, Gendai e Brunella. No piso superior do saguão está o mezanino, com agências bancárias, correios, agência de viagens, salão de beleza, um restaurante, polícias, órgãos do governo e salas VIP (HSBC, Citibank Dinners e Centurium American Express).

Saguão do Aeroporto de Congonhas São Paulo

Saguão principal do aeroporto

 

O setor de check-in, localizado à esquerda do saguão principal, é dividido em duas grandes áreas. No primeiro salão estão os balcões das companhias Avianca e GOL, e no segundo salão encontra-se o check-in da TAM. Todas possuem também lojas para compra de passagens aéreas neste local. A companhia aérea Azul, apesar de atualmente não operar nenhum voo em Congonhas, também possui uma loja no aeroporto.

Área de check-in Aeroporto de Congonhas São Paulo

Área de check-in

Check-in da GOL Aeroporto de Congonhas São Paulo

Check-in da GOL

Check-in da TAM no Aeroporto de Congonhas São Paulo

Check-in da TAM

 

Tanto a GOL quanto a TAM possuem balcões exclusivos para idosos e portadores de necessidades especiais e outros destinados aos clientes VIPs de seus programas de fidelidade. Há também algumas posições de check-in dedicadas exclusivamente aos voos da ponte aérea (Congonhas-Rio de Janeiro/Santos Dumont), que é a rota mais movimentada do país.

As duas companhias também oferecem espaços reservados para os totens de autoatendimento, onde o próprio passageiro realiza seu procedimento de check-in, inserindo as informações da reserva para imprimir o cartão de embarque do voo. Pelo que percebi na minha última passagem pelo aeroporto, este procedimento é obrigatório e deve ser feito por todos os passageiros, mesmo por quem tem bagagens para despachar. É preciso primeiro pegar o cartão de embarque no autoatendimento para depois entrar na fila de despacho de bagagens no balcão de check-in. Quem está apenas com bagagem de mão pode dirigir-se diretamente à sala de embarque depois de fazer o check-in no autoatendimento. Lembrando que todas as companhias oferecem, atualmente, a opção de fazer o check-in pela internet, imprimindo o cartão de embarque em casa, e ainda o check-in pelo telefone celular.

Auto-atendimento da GOL Aeroporto de Congonhas São Paulo

Auto-atendimento da GOL

Auto atendimento da TAM Aeroporto de Congonhas São Paulo

Auto-atendimento da TAM

 

Com o cartão de embarque em mãos, basta subir as escadas rolantes no saguão principal para acessar as salas de embarque, passando primeiro pelos procedimentos de conferência do cartão e raio-x de segurança. O setor de embarque do aeroporto de Congonhas é bem grande e está dividido em dois níveis. No piso superior há doze portões com acesso direto às aeronaves através das pontes de embarque, também conhecidas como fingers. No piso inferior, acessado por escadas rolantes na área de embarque, estão outros oito portões de acesso remoto, onde é preciso pegar um ônibus para chegar até o avião.

No setor de embarque há algumas opções de alimentação, como Casa do Pão de Queijo,  Paneria, Kopenhagen, Cafezal e Brigaderia, além de lojas como H. Stern, Track & Field, Dufry, livraria e loja de brinquedos.

Painel de voos no Aeroporto de Congonhas São Paulo

Painel de voos na sala de embarque

Sala de embarque do Aeroporto de Congonhas São Paulo

Café e lojas na sala de embarque’

Sala de embarque do Aeroporto de Congonhas São Paulo

Sala de embarque

 

Para acompanhar o horário dos voos, diversos painéis informativos estão espalhados pela área de embarque. A troca do portão de embarque é frequente em Congonhas, por isso é bom ficar sempre bem atento às informações destes painéis e aos avisos fornecidos pelos funcionários no sistema de som. E enquanto não chega a hora do voo, é possível ficar observando toda a movimentação de pousos, decolagens e aeronaves taxiando no pátio do aeroporto.

Ponte de embarque do Aeroporto de Congonhas São Paulo

Avião da Gol na ponte de embarque

Aeroporto de Congonhas São Paulo

Avião taxiando

Avião decolando no Aeroporto de Congonhas São Paulo

Avião decolando

 

Na minha passagem mais recente ao aeroporto, quando tirei as fotos para fazer esse post, o embarque do meu voo da GOL para Florianópolis aconteceu no piso inferior, já que o avião encontrava-se numa posição remota. A área de embarque estava lotada e faltavam cadeiras para acomodar todo mundo. Entrei no ônibus do aeroporto e pouco depois cheguei à aeronave.

Sala de embarque remoto Aeroporto de Congonhas São Paulo

Sala de embarque remoto

Ônibus no Aeroporto de Congonhas São Paulo

Ônibus para o embarque remoto

Embarque remoto no Aeroporto de Congonhas São Paulo

Embarque remoto

Aeronaves no Aeroporto de Congonhas São Paulo

Aeronaves no pátio

 

Quem está de passagem pelo aeroporto de Congonhas fazendo uma conexão, vai sair do avião e cair direto na sala de embarque, onde deve procurar o portão de embarque para o próximo voo. Caso o desembarque tenha sido remoto, ao sair do ônibus é preciso subir as escadas rolantes ao invés de seguir para a área onde estão as esteiras de bagagem.

Anteriormente havia um grande corredor com vidros na saída das pontes de embarque, que separava o fluxo do desembarque dos passageiros que se encontravam na sala de embarque. Era preciso caminhar por todo o terminal, descer as escadas rolantes, passar por um raio-x para depois entrar de novo na sala de embarque. Agora essa maratona não é mais necessária, ao sair do avião o passageiro já estará na sala de embarque para pegar o próximo voo.

Sala de embarque do Aeroporto de Congonhas São Paulo

Sala de embarque2

 

Falando agora de desembarque, ele pode acontecer de duas maneiras. Caso o avião estacione em alguma das doze pontes de embarque do aeroporto, é preciso caminhar pela sala de embarque até a escada rolante para acessar o piso inferior, onde estão as esteiras de restituição de bagagem. Se o avião parar numa posição remota, o ônibus deixa os passageiros bem na porta do setor de desembarque, já no piso inferior. Ao todo são cinco esteiras para entrega de bagagens, basta verificar nos painéis informativos qual o número da esteira em que estão as bagagens do seu voo.

Esteiras de bagagem em Congonhas São Paulo

Esteiras de bagagem

 

Na saída do desembarque para o saguão do aeroporto há algumas lanchonetes e muitas pessoas com plaquinhas na mão esperando os passageiros. Logo à direita há uma porta de saída para a rua e ali ficam os táxis oficiais para portadores de necessidades especiais. Os outros táxis oficiais ficam no piso inferior e para chegar lá basta descer uma rampa bem em frente à porta do desembarque. É possível simular o custo de uma corrida de táxi partindo do aeroporto de Congonhas neste site ou em outros similares. No sub-solo também estão os guichês de empresas de ônibus, serviços como locadoras de veículos e farmácia, além de algumas lanchonetes, como McDonald’s e Baked Potato.

Desembarque no Aeroporto de Congonhas São Paulo

Porta de saída do desembarque

Táxi no Aeroporto de Congonhas São Paulo

Ponto de táxi oficial no piso inferior do desembarque

 

Há várias empresas de ônibus municipais e intermunicipais que passam pelo aeroporto, com ponto de partida no sub-solo. Com as linhas de transporte público da SPTrans é possível chegar a qualquer ponto da cidade de São Paulo. Como são muitas linhas, o mais aconselhável é verificar o ônibus correto pesquisando o itinerário no site da companhia.

A empresa Airport Bus Service oferece uma linha regular ligando Congonhas ao Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos. São várias frequências diárias numa viagem que dura 1:10h ou mais, dependendo do trânsito, e que custa atualmente R$36,50.

Há também linhas para outras cidades do estado de São Paulo partindo do aeroporto. Para Campinas o transporte é feito pelas empresas VB Transportes, Caprioli e LiraBus. Já as companhias Expresso Luxo, Cometa e Ultra possuem linhas diretas para o Porto e a Ponta da Praia de Santos. Também há linhas para algumas outras cidades do litoral, operadsa pelas empresas Translitoral e Personal Bus.

As companhias aéreas TAM e GOL oferecem transfer gratuito de ônibus entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em ambos sentidos. Há vários horários ao longo do dia e para poder utilizar o serviço é preciso apresentar o cartão de embarque ou um comprovante da compra da passagem para o dia. A Azul também possui linhas partindo de Congonhas com destino ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, de onde partem os voos da companhia.

Av. Washington Luiz Aeroporto de Congonhas São Paulo

Av. Washington Luiz

 

A estação de metrô mais próxima ao aeroporto de Congonhas é a São Judas (Linha 1 – Azul), que se encontra a cerca de 4 km do terminal. Além do táxi, é possível se deslocar até a estação com linhas de ônibus urbanos que passam pelo aeroporto e fazem parada no metrô São Judas.

Em breve será construída no aeroporto uma estação do monotrilho da Linha 17 – Ouro, uma linha que ligará Jabaquara ao bairro Morumbi. Os passageiros do aeroporto poderão pegar o monotrilho para acessar as outras linhas de trem e metrô da cidade. A obra deveria ter ficado pronta a tempo para a Copa do Mundo mas está bem atrasada. Os pilares de sustentação do trem ainda nem chegaram ao aeroporto e a previsão de início das operações é o segundo semestre de 2015.

Monotrilho Aeroporto de Congonhas São Paulo

Construção do monotrilho próxima ao aeroporto

 

Para quem precisa pegar algum transfer, como os oferecidos por hotéis próximos ao aeroporto ou por estacionamentos privados, o ponto de parada das vans e micro-ônibus é na calçada do terminal depois da entrada para o check-in da TAM.

Área de espera do transfer

Área de espera do transfer

 

Quem precisa ficar hospedado em algum hotel nos arredores do aeroporto de Congonhas encontra muitas opções, como o Blue Tree Premium, o Transamerica Executive, o Slaviero Slim, o Hotel Ponte Aérea e o Intercity Campobelo. Há também o Ibis São Paulo Congonhas, que é hotel mais próximo ao aeroporto, localizado bem em frente ao terminal. Ele tem uma boa relação custo-benefício, oferece transfer gratuito no trecho aeroporto-hotel e alguns dos quartos possuem vista para a pista do aeroporto. Já me hospedei neste ibis e o relato da estadia pode ser lido neste post.

Avião pousando no Aeroporto de Congonhas São Paulo

Avião pousando em Congonhas – vista do hotel Ibis São Paulo Congonhas

 

Você já viajou por Congonhas? Qual a sua opinião a respeito do aeroporto?
Deixe seu comentário no final desta página. 

 

Posts Relacionados:
A Localização das Companhias Aéreas nos Terminais do Aeroporto de Guarulhos
Conexão longa em Guarulhos: O que fazer para passar o tempo?
As novidades do GRU Airport, o Aeroporto Internacional de Guarulhos
Como é dormir no Slaviero Fast Sleep, o hotel dentro do Aeroporto de Guarulhos
Voando com a South African Airways de São Paulo a Joanesburgo
Voando com a TAM de São Paulo a Santiago do Chile

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...