Canela é uma pequena cidade da Serra Gaúcha com cerca de 40 mil habitantes, localizada a cerca de 7 km do centrinho de Gramado. As duas cidades são interligadas pela Av. das Hortênsias e se complementam quando o assunto é turismo, pois é constante o fluxo de turistas entre elas. Eu fiquei hospedado em Gramado, mas reservei um dia do meu roteiro para visitar as atrações de Canela. Neste post relato como foi o passeio.

Paróquia de Canela - Catedral de Pedra

Paróquia de Canela – Catedral de Pedra

 

Veja também:
Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela
Onde ficar em Gramado e Canela: dicas de hotéis
Gramado e Canela com crianças: 13 dicas de onde levar seus filhos
Um passeio no centrinho de Gramado: as principais atrações turísticas

 

Entre Gramado e Canela, ao longo da Av. das Hortênsias, há várias atrações turísticas para se visitar, além de muitos hotéis, restaurantes e lojas. Parece que tudo faz parte de uma mesma cidade, só percebemos que há uma divisão entre os municípios por causa de um portal que indica a entrada de Canela.

Neste dia, saímos de Gramado de manhã cedo e segui rumo a Canela. Passamos direto pela atrações da avenida (algumas foram visitadas no retorno a Gramado) e a única parada que fizemos foi no Mundo a Vapor, para bater uma foto do trem na fachada. Não entrei para visitar a atração, já tinha pesquisando antes a respeito e o conteúdo não me interessou muito. No local é possível conhecer como se fabricam determinadas coisas, através de pequenas réplicas de processos de produção, tais como siderurgia, olaria, ferraria, fábrica de erva mate, fábrica de papel, entre outras miniaturas.

Portal na entrada da cidade

Portal na entrada da cidade

Mundo a Vapor - Canela

Mundo a Vapor – Canela

 

Nosso passeio começou de fato visitando duas atrações com vista para a Cascata do Caracol: os bondinhos aéreos do Parques da Serra e o Parque do Caracol. Para chegar até lá, pegamos a Estrada do Caracol seguindo as placas de sinalização a partir da Av. das Hortênsias.

O Parques da Serra permite ver a cascata durante um passeio de bondinho e a partir de mirantes localizados nas três estações. Já o Parque do Caracol é uma forma mais econômica de apreciar a cascata e possui dois mirantes, um de fácil acesso e outro em que é preciso encarar uma grande escadaria para ver a cascata bem de perto.

Veja mais detalhes dessas duas atrações no post “Canela: Os bondinhos do Parques da Serra e o Parque do Caracol“.

Bondinhos Aéreos Parques da Serra - Canela

Subindo o bondinho do Parques da Serra com vista para a Cascata do Caracol

Parque do Caracol - Canela

Cascata do Caracol vista do Parque do Caracol

 

Ao longo da Estrada do Caracol passamos por outras duas atrações turísticas de Canela, o Mundo Gelado e o Terra Mágica Florybal. Por se tratarem de atrações mais voltadas para crianças, acabei não parando. Fui direto para uma outra atração que, apesar de ser voltada para o público infantil, acaba agradando também aos jovens e adultos, com atrações mais radicais.

O Alpen Park é um parque de diversões que fica a cerca de  3 kms do centrinho de Gramado. Entre suas atrações estão uma montanha-russa, um trenó de montanha, um cinema 4D, arvorismo, tirolesa, muro de escalada e quadriciclo. Cada brinquedo possui um preço individual e também há a opção de comprar um passaporte que inclui diversos brinquedos.

O único brinquedo que eu queria ir era o trenó de montanha, que eu conhecia do Parque Unipraias em Balneário Camboriú, e que é bem divertido. Quando fui comprar o ingresso descobri que o tempo de espera na fila do trenó era de aproximadamente 50 minutos, o que me fez desistir da brincadeira, pois se tem uma coisa que eu não gosto durante uma viagem é perder muito tempo na fila de alguma atração. Circulei pelo parque, fui ao mirante com vista para o vale, bati algumas fotos e depois continuei meu passeio rumo ao centrinho de Canela.

Alpen Park - Canela

Alpen Park – Canela

Tabela de preços do Alpen Park

Tabela de preços do Alpen Park

Tirolesa no Alpen Park

Tirolesa no Alpen Park

Vista do mirante do Alpen Park

Vista do mirante do Alpen Park

 

No centro de Canela estacionamos próximos à Rua Felisberto Soares, uma via localizada bem em frente à Praça Matriz com diversas lojas e restaurantes. Nosso almoço foi no ótimo Empório Canela, localizado a poucos metros da praça e que oferece pratos saborosos com preços bem justos. Veja os detalhes no post “Dicas de restaurantes, cafés e chocolates em Gramado e Canela“.

Rua Felisberto Soares - centrinho de Canela

Rua Felisberto Soares – centrinho de Canela

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais
utilizando os botões coloridos no canto esquerdo da tela

 

Após o almoço fomos até a Praça Matriz, onde encontra-se um dos principais cartões postais da região, a Igreja Matriz de Canela, também conhecida como Catedral de Pedra, construída em estilo gótico na década de 1950. À noite ela ganha uma iluminação colorida e na época do natal ela recebe uma decoração típica especial.

Catedral de Pedra de Canela

Catedral de Pedra de Canela

Vista lateral da Catedral de Pedra de Canela

Vista lateral da Catedral de Pedra de Canela

 

O interior da igreja é amplo e tem belos vitrais. As missas acontecem todos os dias às 18:00h e aos domingos também às 08:00h e 10:30h. Logo na entrada da igreja, próximo à porta, estão as estátuas de cera de dois papas, fazendo propaganda para o museu de cera Dreamland, que fica em Gramado.

Interior da Catedral de Canela

Interior da Catedral de Canela

Estátuas de cera dos papas na Catedral de CanelaPapas de cera na Catedral de Canela

Estátuas de cera dos papas na Catedral de Canela

 

Ao sair da igreja caminhamos pela Rua Felisberto Soares e chegamos a uma rótula decorada com vários guarda-chuvas coloridos. Também passamos pela Praça de Canela, onde há várias barraquinhas de artesanato.

Guarda-chuvas numa rotatória do centro de Canela

Guarda-chuvas numa rotatória do centro de Canela

Praça de Canela

Praça de Canela

 

Após passear pelo centrinho de Canela, nos dirigimos de volta para Gramado e paramos para visitar algumas atrações ao longo da Av. das Hortências, como o Museu de Cera Dreamland, que pode ser visto neste post, e O Reino dos Chocolates. Depois no final da tarde ainda deu tempo para conhecer o agradável Lago Negro de Gramado.

Museu de Cera Dreamland - Gramado

Museu de Cera Dreamland – Gramado

O Reino de Chocolate - Gramado

Produção de chocolate no Reino do Chocolate – Gramado

Lago Negro - Gramado

Lago Negro – Gramado

 

Você já esteve em Canela? Como foi o seu passeio?
Deixe um comentário no final desta página com suas impressões sobre a cidade.

 

Posts Relacionados:
Como chegar a Gramado e Canela e estrada da Rota do Sol
Gramado: Degustação de vinhos na Vinícola Ravanello
Dica de hotel no centro de Gramado: Serrano Resort e SPA
Dicas de restaurantes, cafés e chocolates em Gramado e Canela
Canela: Os bondinhos do Parques da Serra e o Parque do Caracol
Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais Facebook, Twitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...