O centrinho de Gramado possui algumas das principais atrações turísticas da cidade. Em poucas você consegue fazer uma caminhada pela região e conhecer vários locais interessantes. Neste post mostro em detalhes como foi o passeio que eu fiz em uma tarde visitando os pontos turísticos da região central da cidade.

Igreja Matriz São Pedro - Gramado
Igreja Matriz de Gramado

Este artigo faz parte de uma série de dicas de Gramado e Canela
Clique aqui e acesse o índice com todas as dicas da região

Veja também:
Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela
Onde ficar em Gramado e Canela: dicas de hotéis
Dicas de restaurantes, cafés e chocolates em Gramado e Canela
Gramado e Canela com crianças: 13 dicas de onde levar seus filhos
Como chegar a Gramado e Canela e estrada da Rota do Sol

ATRAÇÕES TURÍSTICAS NO CENTRO DE GRAMADO

  • Av. Borges de Medeiros
  • Rua Coberta
  • Palácio dos Festivais
  • Igreja Matriz São Pedro
  • Fonte do Amor Eterno
  • Rua Torta
  • Praça das Etnias
  • Rótula das Bandeiras
  • Lago Joaquina Rita Bier
  • Mini Mundo
  • Lago Negro

O centrinho de Gramado é relativamente pequeno e pode ser facilmente explorado a pé. Neste dia, após ter feito o check-in no meu hotel, saí a pé para almoçar e depois para passear pelas ruas do centro, principalmente a Av. Borges de Medeiros, que concentra o maior número de lojas, centrinhos comerciais, restaurantes, cafés e casas de chocolate.

Era um domingo quente em pleno inverno e a cidade estava lotada, com congestionamentos por todos os lados, pessoas se esbarrando nas calçadas e estabelecimentos com mesas cheias, difícil até de encontrar um lugar para sentar. Na terça-feira eu caminhei novamente pelo centrinho e estava muito mais agradável, bem vazio, bom para tirar fotos e passear com tranquilidade. Neste post misturo as imagens destes dois dias.

Av. Borges de Medeiros - Gramado
Av. Borges de Medeiros

Alugue um carro para visitar Gramado no RentCars.com
Compare o preço nas principais locadoras do destino
Parcele em até 12x ou ganhe 5% desconto no boleto
Clique aqui para pesquisar as tarifas e fazer a sua reserva

Logo que comecei meu passeio, o primeiro local que visitei foi o Centro de Informações Turísticas, que fica na Praça Major Nicoletti, esquina da Av. Borges de Medeiros com a Av. das Hortências. É um bom lugar para pegar um mapa turístico da região e também informações sobre as atrações turísticas de Gramado e os restaurantes da cidade.

Posto de Informações Turísticas na Praça Major Nicoletti - Gramado
Posto de Informações Turísticas na Praça Major Nicoletti

Depois visitei a Rua Coberta, que fica junto à praça e é um dos locais mais movimentados da cidade, com vários cafés, restaurantes e lojas, e que costuma sediar com frequência pequenos eventos e apresentações artísticas.

Rua Coberta - Gramado
Rua Coberta
Rua Coberta - Gramado
Restaurante na Rua Coberta

Em frente à Rua Coberta fico o Palácio dos Festivais, conhecido por sediar o tradicional Festival de Cinema de Gramado, que acontece todos os anos no início de agosto. Visitei a cidade uns 15 dias antes de o festival começar e já havia uma certa movimentação de obras e decoração junto ao palácio, nos preparativos para o evento.

Palácio dos Festivais - Gramado
Palácio dos Festivais

Por ser a sede do festival de cinema mais famoso do Brasil, Gramado ganhou sua própria Calçada da Fama nos arredores do palácio, onde artistas consagrados do cinema brasileiro deixaram suas marcas e assinaturas.

Calçada da fama de Gramado
Calçada da fama de Gramado

Já reservou o seu hotel em Gramado ou Canela?
Clique aqui e conheça as melhores opções da região

Depois visitei a Igreja Matriz de São Pedro, que fica ao lado do Palácio dos Festivais. Ela foi inaugurada em 1942, construída em pedra basáltica e sua torre tem 46 metros de altura.

Igreja Matriz São Pedro - Gramado
Igreja Matriz São Pedro
Interior da Igreja Matriz de Gramado
Interior da Igreja Matriz de Gramado

Em frente à igreja há uma fonte com as estátuas dos 12 apóstolos.

Estátuas em frente a Igreja Matriz - Gramado
Estátuas em frente a Igreja Matriz

Ao lado da Igreja Matriz fica a Fonte do Amor Eterno, uma brincadeira criada por um centrinho comercial para atrair visitantes para suas lojas, que vendem o cadeado para ser pendurado numa grade junto à fonte, para eternizar o seu amor por alguém.

Fonte do Amor Eterno - Gramado
Fonte do Amor Eterno
Fonte do Amor Eterno - Gramado
Cadeados
Fonte do Amor Eterno - Gramado
Chaves na fonte

Espalhados pelo centrinho há vários relógios de rua com termômetro, bem característicos de Gramado. O relógio é de ponteiro e o termômetro é analógico, bem diferente daqueles digitais que estamos acostumados a ver nas ruas.

Termômetro de rua - Gramado
Termômetro de rua

OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Quer comprar um seguro viagem pagando menos?
Ganhe
até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom 
PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/05/2022 para viagens em qualquer data)

Ao longo da Avenida Borges de Medeiros há várias lojinhas, galerias, centrinhos comerciais, cafés e casas de chocolate. A maioria das construções tem um estilo típico europeu, que dão um charme ainda mais especial para o lugar.

Construções típicas Gramado
Construções típicas
Galeria de lojas na Av. Borges de Medeiros - Gramado
Galeria de lojas na Av. Borges de Medeiros

Entre as atrações turísticas do centro de Gramado está a Rua Torta, cujo endereço oficial é Rua Emílio Sorgetz. Achei ela bem sem graça, é apenas uma rua normal com pintura torta, bem diferente do que eu imaginava. Bem próximo a essa rua fica a Praça das Etnias.

Rua Torta de Gramado
Rua Torta de Gramado

O restaurante Hard Rock Café também pode ser considerado uma atração turística da cidade e está localizado a poucos metros da rua torta. Famoso no mundo inteiro, ele está presente em Gramado desde o inverno de 2018 e além da gastronomia, oferece aos seus visitantes um verdadeiro museu do mundo da música, com a exposição de diversos objetos pessoaos, figurinos e instrumentos musicais que pertenceram a artistas consagrados, como Bon Jovi, Rolling Stones, Madonna, entre outros.

Veja mais detalhes do restaurante no post “Hard Rock Café Gramado: restaurante e museu do rock“.

Hard Rock Café Gramado
Hard Rock Café Gramado

Depois da caminhada pelo centrinho pegamos o carro no hotel e fomos visitar outras atrações próximas. Paramos na Rótula das Bandeiras, que possui a bandeira de todos os estados brasileiros. Lá também está uma réplica do “Kikito”, a estatueta prêmio do Festival de Cinema de Gramado, que representa o “Deus do Bom Humor”.

Rótula das Bandeiras - Gramado
Rótula das Bandeiras

A poucos metros da rótula fica o Lago Joaquina Rita Bier. No seu entorno acontece um dos principais espetáculos da programação Natal Luz de Gramado.

Lago Rita Bier - Gramado
Lago Rita Bier

Bem próximo a este lago fica o Mini Mundo, um pequeno parque ao ar livre com réplicas em miniatura de vários edifícios e monumentos, incluindo castelos, palácios, estações de trem e até um mini aeroporto. É tudo muito bem feito, nos mínimos detalhes, mas eu não achei tão interessante, é uma coisa bem voltada para as crianças.

Mini Mundo - Gramado
Mini Mundo
Mini Mundo - Gramado
Mini Mundo
Museu do Ipiranga - Mini Mundo Gramado
Museu do Ipiranga em miniatura
Igreja em miniatura - Mini Mundo Gramado
Igreja em miniatura

Outro local que visitamos foi o agradável Lago Negro, uma das principais atrações turísticas de Gramado. Ele fica um pouco mais afastado do centrinho e é um ótimo local para curtir o final de tarde em Gramado. Na entrada há uma feirinha e ao redor do lago há uma pista de caminhada, com bancos para sentir e curtir a natureza e a calmaria do lugar. É possível alugar um pedalinho para passear pelo lago.

Lago Negro - Gramado
Feirinha no Lago Negro
Lago Negro - Gramado
Pedalinho no Lago Negro
Lago Negro - Gramado
Lago Negro

Outro local visitado foi o Mirante do Belvedere, que fica no início da avenida que liga Gramado a Canela, de onde é possível curtir a vista panorâmica do vale a 850 metros de altitude.

Vista do Mirante do Belvedere - Gramado
Vista do Mirante do Belvedere

Nos outros dias visitamos as atrações mais distantes do centrinho de Gramado. Tentei visitar o Snowland, o parque da neve, mas não consegui. Cheguei lá por volta das 10 da manhã de uma terça-feira e a fila estava quilométrica. Resolvi voltar no final da tarde e não havia nenhuma fila, mas em compensação, ao chegar na bilheteria, fui informado que o tempo de espera para poder entrar na pista de neve era de pelo menos duas horas. Não quis esperar e voltei frustrado, pois esta era uma das atrações que eu estava com mais vontade de conhecer.

Snowland - Parque de Neve, Gramado
Snowland – Parque de Neve

ONDE FICAR EM GRAMADO E CANELA

Se você ainda não reservou o seu hotel na região, aqui vão algumas dicas:

Os hotéis preferidos dos leitores do blog em Gramado são o Hotel Sky, o Bavaria Sport Hotel, o Olidal Pousada da Serra, o Hotel Pousada Kaster, o Hotel Ritta Hoppner, o Hotel Glamour da Serra, além do resort Wish Serrano e dos hotéis Prodigy Gramado e Le Château.

Já em Canela, as principais escolhas são o Vila Suzana Parque Hotel, a Pousada Doce Canela, a Pousada Charm Canela e o hotel Laghetto Vivace Canela.

Veja outras opções de hospedagem no post “Onde ficar em Gramado e Canela: dicas de hotéis“.

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)


Conheça todos os posts de Gramado e Canela publicados no blog:

Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela
Como chegar a Gramado e Canela e estrada da Rota do Sol
Gramado e Canela com crianças: 13 dicas de onde levar seus filhos

Hospedagem:
Onde ficar em Gramado e Canela: dicas de hotéis
Hotel Casa da Montanha
Serrano Resort e SPA

Passeios e Atrações:
Gramado: as principais atrações turísticas
Canela: os principais pontos turísticos
Cascata Caracol, Parque do Caracol e Bondinhos Aéreos
Museu de Cera Dreamland e o Museu da Harley
Vinícola Ravanello
Zoológico Gramado Zoo

Restaurantes:
Dicas de restaurantes em Gramado e Canela
Restaurante português Casa Aveiro
Hard Rock Café Gramado

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro para visitar Gramado, faça sua cotação e reserva no RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Gramado e Canela no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hotéis na região.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Em breve você poderá comprar de forma antecipada ingressos, passeios, transfers de aeroporto e atividades gastronômicas na Serra Gaúcha com parceiros do blog.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO- Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!