Minha viagem para Cancun foi feita com a Aeromexico, a maior companhia aérea do México. Ela oferece voos de duas cidades brasileiras para o seu principal hub, o Aeroporto da Cidade do México, de onde partem vários voos diários para o destino mais famoso do caribe mexicano. Neste post apresento um relato de como foi voar na classe executiva da empresa, denominada Clase Premier, e também dou detalhes de como funciona a conexão no aeroporto da capital mexicana.

Boeing 767-200 da Aeromexico no Aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro

Boeing 767-200 da Aeromexico no Aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro

 

Veja também:
Roteiro de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen
Onde ficar em Cancun e Playa del Carmen: dicas de hoteis
Como é alugar um carro em Cancun e Playa del Carmen

 

A Aeromexico é uma empresa bem tradicional no mundo da aviação, existe desde 1934. Atualmente possui uma frota com quase 130 aeronaves, a maior do México. Ela voa para mais de 40 cidades mexicanas e também de cerca de 35 destinos no exterior, em países das Américas, Europa e Ásia.

Aqui no Brasil a companhia oferece voos diretos para São Paulo e Rio de Janeiro. Os voos entre São Paulo e a Cidade do México são diários e ambos os trechos ocorrem no período noturno. Já os voos entre o Rio de Janeiro e a capital mexicana acontecem às segundas, terças, quintas e sábados e também são noturnos nos dois sentidos.

A empresa tem um programa de fidelidade chamado Club Premier, que atualmente não possui parceria com nenhuma companhia aérea brasileira, mas que em breve será parceiro do programa Smiles da GOL. Ela faz parte da aliança SkyTeam, sendo possível pontuar nos programas de fidelidade de companhais como a Aerolineas Argentinas, Delta Airlines, Air France, Alitalia, KLM, entre outras.

Tela do voo no Aeroporto do Galeão - Rio de Janeiro

Tela do voo no Aeroporto do Galeão – Rio de Janeiro

 

VOOS INTERNACIONAIS: GIG-MEX-GIG

Minha viagem para Cancun, com conexão na Cidade do México, teve início no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão. Comprei minhas passagens para a classe econômica, mas tive a oportunidade de ganhar da companhia um upgrade para a classe executiva para poder mostrar aqui no blog como é este serviço.

Os voos da Aeromexico do Rio de Janeiro para a Cidade do México, como mencionei anteriormente, acontecem às segundas, terças, quintas e sábados, partindo do Brasil às 22h00 e chegando na capital mexicana por volta das 6h00, num voo com aproximadamente dez horas de duração. No sentido inverso, os voos saem da Cidade do México à 0h45, nos mesmos dias da semana já citados, pousando no Rio de Janeiro perto das 13h00.

A aeronave utilizada nesta etapa foi um Boeing 767-200 na ida e um 767-300 na volta. Ambos são divididos em duas classes, econômica e executiva, e diferem apenas quanto ao número de assentos disponíveis, sendo o -300 um pouco maior que o -200.

Classe Executiva da Aeromexico - Business Class

Classe Executiva do Boeing 737-200 da Aeromexico

Classe Executiva da Aeromexico - Business Class

Poltronas da Classe Premier / Executiva

 

No 767, a classe executiva da Aeromexico, chamada de Clase Premier, possui as poltronas dispostas na configuração 2-2-2. O assento é bem largo e reclina 170 graus, transformando-se numa cama quase plana. Para aumentar o conforto, a companhia oferece um travesseiro e uma mantinha que foi bem útil para amenizar o frio que fazia dentro da cabine.

Classe Executiva da Aeromexico - Business Class

Poltronas da Classe Premier / Executiva

 

Cada poltrona possui dois porta objetos e também uma tomada para carregar dispositivos eletrônicos.

Classe Executiva da Aeromexico - Business Class

Espaço para os pés

 

Antes de o voo decolar foi servido um drink de boas vindas e também foi distribuído o kit de amenities, cuja embalagem é case de neoprene que pode ser utilizado posteriormente para guardar um tablet do tamanho de um iPad.

Entre os itens do kit estão um tapa olho, tampão para ouvido, protetor labial, creme hidratante para as mãos, escova de dente, pasta de dente, um pente de plástico, uma calçadeira e uma flanelinha para limpar telas de aparelhos eletrônicos.

Classe Executiva da Aeromexico - Business Class

Kit de higiene e conforto

 

Os 767 são meio antigos e por isso não possuem sistema de entretenimento individual. Os filmes durante o voo são exibidos naquelas telas coletivas, que ficam acopladas ao teto, no corredor entre as poltronas.

Classe Executiva da Aeromexico - Business Class

Tela coletiva na classe executiva do voo entre o Rio e a Cidade do México

 

Para ajudar a passar o tempo também há várias revistas de bordo.

Classe Executiva da Aeromexico - Business Class

Revistas de bordo

 

No começo até não gostei da ausência das telas do sistema de entretenimento individual, ainda mais por se tratar de classe executiva, mas depois acabei achando melhor assim, pois como os voos são noturnos tanto na ida quanto na volta, aproveitei para dormir confortavelmente o maior tempo possível.

Classe Executiva da Aeromexico - Business Class

Dormindo no voo

 

No voo da ida, que decolou com atraso perto da meia-noite, foi servido um jantar logo após a decolagem. Para o resto do voo haviam alguns lanches disponíveis, mas como eu dormi, nem cheguei a ver quais eram as opções. Achei que teria um café da manhã antes da chegada, mas como o voo chega muito cedo e todo mundo fica dormindo, a única opção era o lanche mesmo, sem café.

Classe Executiva da Aeromexico - Business Class

Petiscos antes do jantar

 

Antes do jantar foram servidos como petiscos alguns biscoitos cream cracker acompanhados de nozes e queijos. Entre as opções de bebidas, sucos, refrigerantes, cerveja, vinhos, espumantes, whisky e até tequila.

Haviam duas opções de jantar: um salmão com legumes e tortinha ou uma massa com um molho tipo funghi. Os acompanhamentos eram uma salada de alface, pepino e queijo brnaco, além de uma espécie de ceviche de camarão.

Classe Executiva da Aeromexico - Business Class

Jantar da classe executiva no voo da ida – Salmão

Classe Executiva da Aeromexico - Business Class

Jantar da classe executiva no voo da ida – Massa com carne

 

A sobremesa do jantar no voo da ida foi um bolinho de doce de leite .

Classe Executiva da Aeromexico - Business Class

Sobremesa do jantar

 

No voo da volta, entre a Cidade do México e o Rio de Janeiro, o avião decolou no início da madrugada. Como já estava bem tarde e eu estava muito cansado, dormi antes mesmo de o avião decolar, pois isso nem percebi se foi servido algum jantar após a decolagem, mas acredito que não por já ser muito tarde.

Cerca de uma hora antes do pouso no Rio foi servido um café da manhã, com pão, manteiga, geléia, frutas e um omelete com queijo e feijãozinho típico mexicano.

Classe Executiva da Aeromexico - Business Class

Café da manhã no voo para o Brasil

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais
utilizando os botões coloridos no canto esquerdo da tela

 

 

CONEXÃO NA CIDADE DO MÉXICO

Meu destino final era Cancun e por isso passei pelo Aeroporto da Cidade do México apenas para fazer uma conexão. Na ida a minha conexão era de apenas uma hora, bem apertada, mas como o voo saiu atrasado do Rio, o pouso no México foi no mesmo horário em que partiria o voo para Cancun. Como haviam muitos passageiros no voo do Rio que iriam pegar esta mesma conexão para Cancun, a empresa segurou o segundo voo para que todos pudessem pegá-lo.

Quem chega no Aeroporto da Cidade do México e está em conexão precisa passar no controle de passaportes, pegar a mala na esteira do desembarque, passar pelo raio-x da aduana e depois devolver a mala numa outra esteira destinada a voos em conexão. Neste dia foi a maior correria para não perder a conexão, mas para ajudar a Aeromexico conseguiu priorizar a passagem de quem ia para Cancun, sem precisar ficar esperando nas filas do passaporte e aduana.

Na conexão de retorno ao Brasil não foi preciso fazer este procedimento, a mala já vai despachada de Cancun diretamente para o Rio de Janeiro sem necessidade de passar por qualquer controle no aeroporto da Cidade do México. Diferente da maioria dos países, ao sair do México não é necessário passar por um controle de passaportes. O cartão de imigração é recolhido pela própria companhia aérea no momento do embarque.

O meu tempo de espera na conexão da volta foi de cerca de cinco horas e eu aproveitei este período para comer e para visitar as lojas do terminal 2. Encontrei bons preços na loja Riviera Duty Free, com valores mais baixos que os encontrados nas lojas Dufry aqui no Brasil.

Terminal 2 do Aeroporto da Cidade do México

Terminal 2 do Aeroporto da Cidade do México

Vista aérea durante o pouso na Cidade do México

Vista aérea durante o pouso na Cidade do México

 

 

VOOS DOMÉSTICOS: MEX-CUN-MEX

Os voos domésticos da Aeromexico, entre a Cidade do México e Cancun, foram operados por aviões Boeing 737-800 configurados com duas classes, tendo as três primeiras fileiras destinadas à Clase Premier. A duração do voo entre as duas cidades é de aproximadamente duas horas.

No meu voo de ida para Cancun fui na classe econômica e o avião parecida ser bem novo. As poltronas eram de couro e cada passageiro tinha o seu próprio sistema de entretenimento individual, com filmes, seriados, videoclipes e álbums musicais. O serviço de bordo teve uma barrinha de cereal e bebidas, incluindo café.

Avião da Aeromexico no aeroporto da Cidade do México

Avião da Aeromexico no aeroporto da Cidade do México

Sistema de entretenimento no Boeing 737 do voo doméstico

Sistema de entretenimento no Boeing 737 do voo doméstico

Montanhas no voo para Cancun

Montanhas no voo para Cancun

Lanche da classe econômica no voo entre Cidade do México e Cancun

Lanche da classe econômica no voo entre Cidade do México e Cancun

 

No voo de volta, entre Cancun e a Cidade do México, viajei na classe executiva do voo doméstico, que é um pouco diferente dos voos internacionais. Como o avião é menor e os voos são mais curtos, a poltrona não chega a deitar, reclina apenas um pouco a mais que a classe econômica. O diferencial está na largura e tipo de assento, além do serviço de bordo mais aprimorado. Neste voo foi servido um croissant recheado com peito de peru, acompanhado de uma saladinha e uma sobremesa com arroz doce.

Avião da Aeromexico no aeroporto de Cancun

Aeroporto de Cancun

Poltronas da Classe Executiva no Boeing 737 da Aeromexico

Classe Executiva no Boeing 737 da Aeromexico

Poltronas da Classe Executiva no Boeing 737 da Aeromexico

Poltronas da Classe Premier no Boeing 737

Classe Executiva da Aeromexico - Business Class

Lanche da Classe Premier no voo entre Cancun e a Cidade do México

 

SALAS VIP

Os passageiros que voam na classe executiva da Aeromexico podem utilizar algumas salas VIPs nos aeroportos em que a empresa atua. Na Cidade do México ela oferece uma grande sala própria, o Salón Premier, que eu não cheguei a conhecer porque fiquei circulando pelo terminal.

No Rio de Janeiro a empresa compartilha com outras companhias a sala VIP da Proair, localizada no piso superior da área de embarque do terminal 1, um espaço com sofás, televisão, sinal de internet wi-fi liberado e um buffet com sanduíches, sopinha, salgados assados, docinhos, café e muitos tipos de bebida, incluindo cerveja, vinho, vodka e whisky.

Sala VIP Proair - Aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro

Sala VIP Proair – Aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro

Sala VIP Proair - Aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro

Sala VIP Proair – Aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro

 

Minha experiência com a Aeromexico foi bem agradável. Os voos foram tranquilos, o atendimento dos comissários foi cordial e o auxílio da equipe de terra do aeroporto da Cidade do México na conexão apertada foi fundamental. Senti falta das telas individuais no sistema de entretenimento a bordo pelo fato de a aeronave ser não ser tão atual, mas andei pesquisando e descobri que a companhia já encomendou algumas unidades do moderno Boeing 787 para substituir a sua frota mais antiga.

Voando sobre o Brasil

Voando sobre o Brasil

 * O upgrade para a “Clase Premier” foi uma cortesia da Aeromexico

 

Você já voou com a Aeromexico? Como foi a sua experiência?
Deixe seu comentário no final deste post!

 

Posts Relacionados:
O Aeroporto de Cancun e Transporte para a Cidade
Dicas para visitar Playa del Carmen, no México
Dica de hotel em Cancun: Secrets The Vine Resort e SPA
Dica de hotel em Playa del Carmen: Hotel Cacao
Onde fazer compras em Cancun e Playa del Carmen
Dicas de Câmbio em Cancun e Playa del Carmen
Como é voar na Classe Executiva da Etihad para Abu Dhabi e Cingapura

 

Índice de posts com todas as dicas de Cancun e Playa del Carmen

 

 Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...