Quem visita a ilha mexicana de Cozumel tem a oportunidade de explorar toda a beleza natural da região ao visitar praias paradisíacas, parques ecológicos e também ao praticar diversas atividades aquáticas, principalmente o mergulho. Neste post vou dar algumas sugestões do que ver e fazer em Cozumel através do relato da minha visita à ilha, realizada em um único dia, num bate-volta partindo de Playa del Carmen.

Praia no Parque Punta Sur - Cozumel, México

Praia no Parque Punta Sur – Cozumel

 

Veja também:
Roteiro de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen
Onde ficar em Cancun e Playa del Carmen: dicas de hoteis
Cancun: Um dia no parque ecológico Xcaret
Cancun: Um passeio em Isla Mujeres
 

Para chegar a Cozumel peguei o ferry da empresa Ultramar no terminal do centrinho de Playa del Carmen. A ida foi no barco saiu de Playa às 9:00h e o retorno foi no barco que partiu da ilha às 17:00h. Para visitar as atrações que eu havia planejado, aluguei um carro para me locomover com mais liberdade pela ilha.

Dividi o relato e as dicas de Cozumel em três partes para não fazer um único post gigante e cansativo, por isso se você quer saber mais detalhes sobre como chegar e circular na ilha, recomendo a leitura do post “Visita a Cozumel“.

Ferry da Ultramar no terminal de Playa del Carmen - México

Ferry da Ultramar no terminal de Playa del Carmen

 

Ao chegar em Cozumel, peguei o carro e a primeira atividade que eu fiz foi um mergulho no centrinho da ilha, em frente a um restaurante Jeanie’s, localizado a uma curta distância do terminal do ferry. O Sea Trek é um mergulho realizado com um escafandro que permite a respiração normal pelo nariz, uma atividade bem diferente e interessante, realizada a oito metros de profundidade.

O vídeo a seguir mostra imagens de como foi este primeiro mergulho dia. O relato desta aventura pode ser lido no post “Sea Trek, um mergulho diferente na Ilha de Cozumel“.

 

O passeio continuou pela estrada principal que acompanha a orla na costa oeste da ilha, passando pelos terminais de cruzeiros e por algumas praias e mirantes na beira da estrada, com direito a uma parada para apreciar um pouco deste mar incrível de Cozumel.

A costa oeste é a parte urbanizada da ilha, onde está o centrinho e também a maior parte dos hotéis, resorts, restaurantes e beach clubs. As praias deste lado são viradas para a costa mexicana e estão protegidas dos fortes ventos, por isso o mar é bem mais calmo.

Barco a vela em Cozumel - México

Barco a vela em Cozumel

 

O próximo destino foi o The Money Bar, um restaurante e beach club com uma prainha particular e um mar calmo e cristalino, ótimo para mergulhar. Descobri este local ao pesquisar no Google e Trip Advisor por um restaurante na ilha que ficasse na beira do mar e que tivesse uma boa área para praticar o mergulho de snorkel.

Localizado na costa oeste da ilha, o restaurante está a sete quilômetros do centrinho, no trecho inicial da estrada Zona Hotelera Sur, acessada por uma bifurcação ao longo da rodovia principal de Cozumel, no sentido centro – sul da ilha, que pode ser visualizada na imagem abaixo.

Acesso à Carretera Costera Sur - Cozumel, México

Acesso à Carretera Costera Sur

 

O The Money Bar faz parte do hotel The Landmark Resort of Cozumel, mas possui uma estrutura independente, do outro lado da rua. O acesso ao beach club é gratuito e não há cobrança de consumação mínima para permanecer no local. O estacionamento do local é público e há várias vagas disponíveis.

The Money Bar - Restaurante e Beach Club - Cozumel, México

The Money Bar – Restaurante e Beach Club

 

O restaurante possui várias mesas ao ar livre com espreguiçadeiras de frente para o mar. No dia da minha visita, um sábado no final do mês de abril, o movimento estava muito tranquilo e não foi difícil encontrar um bom local para se acomodar.

The Money Bar - Restaurante e Beach Club - Cozumel, México

The Money Bar – Restaurante e Beach Club

 

Ficamos numa prainha lateral mais reservada, que não fica tão colada ao restaurante, mas que também faz parte do The Money Bar e que recebe atendimento dos garçons, permitindo curtir os comes e bebes com muita mordomia e tranquilidade.

Prainha do The Money Bar - Cozumel, México

Prainha do The Money Bar

 

O cardápio do beach club oferece petiscos e pratos a la carte, incluindo comidas típicas mexicanas. A carta de drinks é bem variada e eles custam na faixa de 80 pesos mexicanos cada, o que equivale a aproximadamente R$16,00.

Drink no The Money Bar - Cozumel, México

Drink no The Money Bar

Prato mexicano no The Money Bar - Cozumel, México

Prato mexicano no The Money Bar

 

Em frente ao restaurante há uma área ótima para o mergulho com snorkel em águas rasas, com um mar absurdamente transparente. Para os mais exigentes e experientes  talvez não seja o suficiente, mas para quem, assim como eu, não tem muita prática e só quer brincar e ver alguns peixes, este é um ótimo local para relaxar e curtir esta ilha paradisíaca.

Área para mergulho em frente ao The Money Bar - Cozumel, México

Área para mergulho em frente ao The Money Bar

 

Junto ao The Money Bar há um quiosque que oferece passeios e atividades aquáticas e também aluga equipamentos, como máscara, nadadeiras e toalhas. Os preços são um pouco salgados, mas pelo menos ajuda aqueles que chegam ao local sem equipamento e desejam mergulhar.

Eu comprei meu snorkel no supermercado Walmart de Playa del Carmen por um preço muito atrativo, mas acabei alugando as nadadeiras ali no restaurante porque elas são essenciais para o mergulho e ajudam a proteger os pés, já que o fundo do mar no local é repleto de pedras e pode machucar quem tenta mergulhar descalço.

The Money Bar - Cozumel, México

Quiosque para aluguel de equipamentos

 

Este mergulho com snorkel no The Money Bar foi uma das atividades que eu mais curti na minha viagem a Cancun e Playa del Carmen, pois o local é maravilhoso e neste dia estava muito calmo, praticamente deserto. O mergulho foi relaxante e bem divertido e permitiu ver vários peixes pequenos, além de outras espécies marinhas.

Mergulho com snorkel em frente ao The Money Bar - Cozumel, México

Mergulho com snorkel em frente ao The Money Bar

 

No final deste post há um vídeo com imagens do meu dia em Cozumel, incluindo cenas feitas no fundo do mar durante este mergulho em frente ao restaurante.

Mergulho com snorkel em frente ao The Money Bar - Cozumel, México

Mergulho com snorkel em frente ao The Money Bar

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Depois de mergulhar bastante, comer e descansar, voltamos para a estrada rumo ao sul de Cozumel para visitar o Punta Sur Eco Beach Park, um dos dois grandes parques ecológicos existentes na ilha.

Este parque possui diversos atrativos naturais, além de oferecer uma boa estrutura de bares e restaurantes com vestiários. Junto ao parque há praias boas para o mergulho, mas meu único intuito em visitá-lo era pra conhecer o farol e curtir a vista panorâmica do alto dele.

A ilha possui ainda um outro grande parque bem estruturado e com diversas atividades, o Chankanaab, mas que eu acabei não conhecendo nesta viagem por falta de tempo.

Entrada do Punta Sur Eco  Beach Park - Cozumel, México

Entrada do Punta Sur Eco Beach Park

 

A entrada no Parque Punta Sur custa 14 dólares para um adulto e 8 dólares para crianças de 3 a 11 anos. Fui até a bilheteria do local, localizada às margens da rodovia principal de Cozumel, e consegui negociar um desconto com a atendente. Naquela hora o relógio marcava 14:00h e o nosso plano era de pegar o ferry às 17:00h. Expliquei para ela que eu não tinha muito tempo e que só iria entrar no parque para conhecer o farol, sem visitar as praias, ficando poucos minutos no local. Ela acabou nos fazendo um desconto de 50% em cada ingresso, sendo assim pagamos duas entradas pelo preço de uma.

A área do Parque Punta Sur é uma reserva ecológica totalmente protegida. A estradinha no local é de chão batido e a distância entre a bilheteria e o farol é de aproximadamente 5 km. Nem cheguei a ver a área de restaurantes e a praia para mergulho, pois estes locais ficavam mais alguns quilômetros adiante.

Estrada de chão no Parque Punta Sur - Cozumel, México

Estrada de chão no Parque Punta Sur

 

No caminho até o farol fizemos uma parada numa fazenda de crocodilos, onde há um trapiche e torre para observação, mas não conseguimos encontrar nenhum deles.

Fazenda de crocodilos no Parque Punta Sur - Cozumel, México

Fazenda de crocodilos no Parque Punta Sur

 

Ao longo de toda a costa do parque há espaços para abrigar e proteger as tartarugas, que utilizam o local para reprodução.

Área de tartarugas no Parque Punta Sur - Cozumel, México

Área de tartarugas no Parque Punta Sur

 

A praia nesta área da ilha é incrível, com uma faixa de areia branca contínua e uma água azul turquesa fantástica. O mar neste local estava bem agitado e a praia totalmente deserta.

Praia deserta na costa leste do Parque Punta Sur - Cozumel, México

Praia deserta na costa leste do Parque Punta Sur

 

Dentro do parque encontrei algumas vestígios arqueológicos da civilização maia que habitaram a ilha há cerca de 1500 anos.

Ruínas maias no Parque Punta Sur - Cozumel, México

Ruínas maias no Parque Punta Sur

 

A próxima parada foi no extremo sul da ilha, onde está o Faro Celarain, um antigo farol construído em 1901 que se transformou num museu naval.

Farol Celarain - Parque Punta Sur, Cozumel

Farol Celarain – Parque Punta Sur

 

Junto ao farol e ao museu há uma lanchonete, lojinhas de artesanato e também uma área para descanso junto à praia, cujo mar é bem agitado devido aos fortes ventos que sempre atingem a região.

Praia em frente ao farol do Parque Punta Sur - Cozumel, México

Praia em frente ao farol do Parque Punta Sur

 

Para chegar ao topo do farol Celarain é preciso encarar cerca de 130 degraus, um esforço compensado pela vista panorâmica incrível que se tem lá do topo e que pode ser visualizada já durante a subida através de pequenas janelas.

Vista da janela na subida do farol - Cozumel, México

Vista da janela na subida do farol

Vista do alto do farol no Parque Punta Sur - Cozumel, México

Vista do alto do farol no Parque Punta Sur

Vista do alto do farol no Parque Punta Sur - Cozumel, México

Vista do alto do farol no Parque Punta Sur

 

O vídeo deste belo dia em Cozumel, que está na final do post, também apresenta algumas imagens da vista panorâmica do alto do farol.

Farol Celarain - Parque Punta Sur, Cozumel

Farol Celarain – Parque Punta Sur

 

Depois de visitar uma parte do Parque Punta Sur, pegamos a estrada para voltar ao centrinho de Cozumel. O caminho desta vez foi a costa leste, onde a rodovia acompanha a praia durante boa parte do trajeto.

Estrada na costa leste da ilha - Cozumel, México

Estrada na costa leste da ilha

 

Este lado da ilha é bem deserto, com pouquíssimos quiosques ou restaurantes. As praias na costa leste possuem faixas de areia branca extensas e o mar geralmente é muito agitado. Um dos únicos ponto de parada ao longo do caminho neste trecho foi o mirante da imagem abaixo, junto à Playa San Martin.

Mirante na costa leste de Cozumel - México

Mirante junto à praia na costa leste

 

Praia na costa leste de Cozumel - México

Praia na costa leste da ilha

 

O único local da costa leste em que havia um número notável de pessoas era nesta outra praia, que não me recordo o nome, onde os arrecifes formaram piscinas naturais com águas calmas na beira da praia.

Praia na costa leste de Cozumel - México

Praia na costa leste da ilha

 

Depois de mais alguns quilômetros, chegamos ao centrinho de Cozumel, devolvemos o carro e compramos o ticket do ferry para voltar a Playa del Carmen no barco das 17:00h, com a vontade de ficar pelo menos mais alguns dias curtindo as praias paradisíacas da ilha.

Terminal do ferry no centrinho de Cozumel - México

Terminal do ferry no centrinho de Cozumel

 

Este foi um dos passeios mais agradáveis da viagem a Cancun e Playa del Carmen. Recomendo muito o bate-volta de um dia a Cozumel para quem está planejando uma viagem à região da Riviera Maya. As sugestões deste post são apenas algumas das muitas opções de praias, parques e atividades disponíveis na ilha.

O vídeo a seguir apresenta um resumo de como foi este belo dia, com imagens do ferry entre Playa del Carmen e Cozumel, do mergulho com snorkel realizado junto ao restaurante The Money Bar e também com a vista panorâmica incrível do alto do farol no Parque Punta Sur.

 

Para finalizar, veja no mapa a localização das atrações mencionadas neste post…

 

 

 

 

Você já visitou a ilha de Cozumel? Como foi o seu passeio?
Deixe um comentário no final deste post e compartilhe sua experiência!

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen
Como é alugar um carro em Cancun e Playa del Carmen
Onde fazer compras em Cancun e Playa del Carmen
Cancun: A visita ao parque natural Xel-Há
Cancun: Nado com golfinhos no Dolphin Discovery de Isla Mujeres
Akumal, a praia das tartarugas na Riviera Maya

 

Índice de posts com todas as dicas de Cancun e Playa del Carmen

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...