A ilha mexicana de Cozumel é muito procurada para a prática de mergulho devido à suas águas límpidas e à proximidade com a segunda maior barreira de corais do mundo, que proporciona uma rica vida marinha ao mar da região. Há dezenas de empresas na ilha que oferecem os mais variados tipos de mergulho. Quando visitei Cozumel tive a oportunidade de praticar a atividade de uma forma bem diferente através do Sea Trek, um mergulho feito com um escafandro que dispensa o uso de máscaras e cilindros de oxigênio. Foi uma experiência bem interessante que eu mostro em detalhes neste post.

Mergulho Sea Trek - Cozumel, México

Área do mergulho Sea Trek

 

Veja também:
Roteiro de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen
Onde ficar em Cancun e Playa del Carmen: dicas de hoteis
Um dia em Cozumel: mergulho com snorkel e o Parque Punta Sur
Visita a Cozumel: como chegar e circular na ilha

 

Cheguei em Cozumel no início da manhã através do ferry partindo de Playa del Carmen e para circular na ilha aluguei um veículo com a Fiesta Car Rental. Como eu estava de carro e queria rodar pela ilha, preferi não contratar nenhum passeio de mergulho com barco. Optei por atrações de fácil acesso ao longo do meu percurso que planejei e a minha primeira parada foi no centrinho da ilha.

O mergulho Sea Trek que eu fiz acontece junto ao restaurante Jeanie’s, localizado na Av. Rafael E. Melgar,  a estrada geral na orla do centrinho de Cozumel, a apenas um quilômetro do terminal de ferry, em frente a um grande supermercado chamado MEGA, onde deixei o carro estacionado.

Restaurante Jeanie's - Cozumel, México

Restaurante Jeanie’s – centrinho de Cozumel

 

O restaurante Jeanie’s possui uma espécie de prainha particular, com várias espreguiçadeiras ao ar livre, de frente para o mar de Cozumel, e também aluga equipamentos como snorkel e nadadeiras para quem quiser curtir o mar ali na área.

Restaurante Jeanie's - Cozumel, México

Mesas do restaurante Jeanie’s

Restaurante Jeanie's - Cozumel, México

Prainha do restaurante Jeanie’s

 

O quiosque do Sea Trek encontra-se junto ao restaurante e é uma das atividades oferecidas no local. A outra opção é o mergulho Snuba, similar ao snorkel, mas que permite nadar em águas mais profundas com o auxílio de mangueiras de oxigênio. Entre as duas opções eu preferi fazer o Sea Trek, por ser um tipo de mergulho que eu nunca tinha visto antes e que permite a respiração normal pelo nariz, facilitando a atividade para quem não está acostumado a mergulhar.

O Sea Trek tem o custo de 79 dólares por pessoa e as reservas podem ser feitas pelo site do restaurante nesta página, onde também há um e-mail de contato para mais informações. Quem visita a ilha por um dia através de cruzeiros precisa reservar o passeio diretamente com as operadoras, seja dentro dos navios ou de forma antecipada on-line pelos links desta outra página.

Mergulho Sea Trek - Cozumel, México

Quiosque do Sea Trek no restaurante Jeanie’s

 

Na preparação para o mergulho, deixei os meus pertences num armário com chave e peguei a sapatilha de mergulho oferecida pela equipe, obrigatória para pisar no fundo do mar com segurança.

Antes de entrar na água, um membro da equipe faz uma importante explicação sobre o funcionamento do equipamento, o capacete da imagem abaixo, que é ligado a uma mangueira de oxigênio e permite ao usuário respirar normalmente pelo nariz no fundo do mar.

O instrutor ensina os gestos utilizados durante o mergulho para informar se está tudo bem ou se há algum problema e também explica as técnicas de respiração e regulagem da pressão, pois com a profundidade sentimos aquela pressão no ouvido, que é aliviada de algumas formas, entre elas ao engolir a saliva, por exemplo.

Mergulho Sea Trek - Cozumel, México

O escafandro do Sea Trek

 

O mergulho acontece a uma profundidade que varia de 6 a 8 metros e o acesso ao fundo do mar é feito através de uma grande escada. O escafandro só é colocado sobre a pessoa quando o corpo já está quase totalmente dentro da água. O equipamento é muito pesado, mas o peso quase não é sentido debaixo d’água por causa da pressão.

Mergulho Sea Trek - Cozumel, México

Plataforma de descida para o mergulho

 

Nesta imagem abaixo é possível ver bem a escada utilizada para chegar ao fundo do mar. O momento da entrada e da descida é um pouco tenso, pois é uma fase de adaptação e entendimento de como tudo funciona, mas em pouco tempo a tensão dá lugar à empolgação e ao divertimento.

Mergulho Sea Trek - Cozumel, México

Iniciando o mergulho

Mergulho Sea Trek - Cozumel, México

Mergulho Sea Trek

 

O mergulho é uma caminhada no fundo do mar, seguindo um traçado pré-determinado com o auxílio de uma corda que define o trajeto, sempre com o acompanhamento de um instrutor, que a todo momento verifica se está tudo bem com os participantes.

Mergulho Sea Trek - Cozumel, México

Mergulho Sea Trek 2

 

Além do instrutor, um fotógrafo também entra na água para fazer o registro do mergulho através de fotos e vídeos, que são pagos à parte de forma opcional. O custo para um casal é de 65 dólares para um CD com vídeos e fotos das duas pessoas ou 45 dólares para um CD apenas com as fotos.

É permitida a entrada de câmeras pessoais à prova d’água sem custo adicional. As imagens subaquáticas deste post eu fiz com uma GoPro.

Mergulho Sea Trek - Cozumel, México

O fotógrafo e o instrutor

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

O mar de Cozumel é muito límpido, perfeito para o mergulho. A área onde o Sea Trek acontece não é tão rica em corais, mas possui uma grande quantidade de peixinhos e outros animais marinhos.

Mergulho Sea Trek - Cozumel, México

Peixes durante o mergulho

Mergulho Sea Trek - Cozumel, México

Mergulho Sea Trek

 

Aproveitei que estava com minha câmera durante o Sea Trek e gravei alguns vídeos bem legais, que podem ser vistos nesta montagem a seguir, postada no canal do blog no Youtube…

 

Ao fim do mergulho, a subida na longa escada é feita de forma bem lenta, para que o corpo vá se adaptando à mudança da pressão.

Mergulho Sea Trek - Cozumel, México

Mergulho Sea Trek

 

Enquanto aguardava a preparação do CD contendo as fotos e os vídeos feitos pelo fotógrafo da equipe, aproveitei para comer umas quesadillas no restaurante. O Jeanie’s funciona o dia todo, com opções para o café da manhã, almoço e jantar, e possui um cardápio bem variado que pode ser visto neste link.

Quesadillas no restaurante Jeanie's - Cozumel, México

Quesadillas no restaurante Jeanie’s

 

Fazer o Sea Trek foi uma experiência bem divertida e interessante. Eu nunca tinha feito mergulhos assim em águas tão profundas, ainda mais respirando pelo nariz. Recomendo o passeio para quem não está acostumado a mergulhar e tem vontade de curtir o fundo do mar de uma maneira diferente.

Para finalizar o post, veja no mapa abaixo a localização do restaurante onde foi feito o mergulho…

 

Jeanie’s Restaurante | Sea Trek
Av. Rafael E. Melgar, 790
Cozumel / QR – México
Site do mergulho: seatrekcozumel.com

 

* O blog realizou o mergulho a convite do Sea Trek Cozumel

Mergulho Sea Trek - Cozumel, México

Mergulho em Cozumel

 

Veja também os outros dois posts com dicas de Cozumel publicados aqui no blog:
Um dia em Cozumel: mergulho com snorkel e o Parque Punta Sur
Visita a Cozumel: como chegar e circular na ilha

 

Você já fez este mergulho Sea Trek? Como foi a sua experiência?
Deixe seu comentário no final deste post!

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen
Como é alugar um carro em Cancun e Playa del Carmen
Cancun: Nado com golfinhos no Dolphin Discovery de Isla Mujeres
Cancun: A visita ao parque natural Xel-Há
Cancun: As ruínas do sítio arqueológico de Tulum
Cancun: A visita ao Cenote Ik-Kil

 

Índice de posts com todas as dicas de Cancun e Playa del Carmen

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...