A região da Riviera Maya, no México, possui dezenas de praias paradisíacas ao longo de sua costa. Uma das mais bonitas e tranquilas é a Praia de Akumal, muito procurada por turistas que desejam mergulhar em águas rasas acompanhados das tartarugas que habitam o mar naquela área. Na minha viagem a Cancun e Playa del Carmen passei rapidamente por esta praia e mostro neste post como foi a minha visita.

Praia de Akumal - Riviera Maya, México

Praia de Akumal

 

Veja também:
Roteiro de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen
Onde ficar em Cancun e Playa del Carmen: dicas de hoteis
Um dia em Cozumel: mergulho com snorkel e o Parque Punta Sur
Sea Trek, um mergulho diferente na Ilha de Cozumel
 

 
A praia de Akumal está localizada a aproximadamente cem quilômetros da Zona Hoteleira de Cancun, numa viagem que dura em torno de 1h30. Eu a visitei na parte inicial da minha viagem durante a minha estadia em Playa del Carmen, cidade que está mais próxima, a cerca de 40 km da praia.

Para chegar lá é preciso pegar a Carretera Cancun-Tulum, a principal rodovia da região da Riviera Maya. A entrada de Akumal está bem sinalizada com placas e a praia em si fica a menos de 1 km do trevo da rodovia. Eu fui de carro alugado, assunto que está relatado neste outro post, mas também é possível ir até a praia de ônibus, pegando alguma linha que passe pelo trevo de acesso a Akumal.

Praia de Akumal - Riviera Maya, México

Entrada a praia de Akumal

 

A visita à Akumal geralmente é combinada com a visita à zona arqueológica de Tulum ou então ao parque Xel-Ha, pois a praia fica no meio do caminho para estas duas importantes atrações da Riviera Maya. O Xel-Há está a 10 km de distância da praia e Tulum fica a cerca de 30 km após Akumal.

Otimizando bem o tempo é até possível visitar os três locais no mesmo dia. Neste caso eu indicaria chegar ao sítio arqueológico de Tulum no horário de abertura, às 8h, ficando no máximo duas horas lá dentro para conseguir chegar até umas 10h30 no Xel-Há e depois sair do parque natural por volta das 15h30 para curtir o final de tarde na praia das tartarugas.

Praia de Akumal - Riviera Maya, México

Caminho de acesso à praia

Praia de Akumal - Riviera Maya, México

Akumal Dive Shop

 

Conheci Akumal logo no primeiro dia da minha visita ao México, mas as coisas não saíram como eu havia planejado. Depois de fazer o check-in no hotel de Playa del Carmen e almoçar, pegamos a estrada rumo a Tulum, com a intenção de visitar a zona arqueológica logo na primeira tarde. Chegamos lá pouco depois das 16h30, quando a entrada para visitação já estava encerrada. Para não perder a viagem depois de um deslocamento tão longo (quase uma hora de viagem), decidimos parar na praia das tartaguras no retorno a Playa del Carmen.

A chegada à Akumal foi por volta das 17h15 e eu logo procurei o “Akumal Dive Shop”, que eu descobri através do blog Nós no Mundo. É uma loja que vende e aluga equipaentos de mergulho, como coletes, máscaras e nadadeiras, essenciais para curtir o mergulho com segurança e tranquilidade. Ao chegar lá dei com a cara na porta, pois a loja já havia fechado às 17h00, sendo assim acabei não conseguindo alugar os equipamentos para mergulhar. Procurei outros dive shops e todos também já estavam fechados. Encontrei apenas um quiosque de praia que alugava equipamentos a um preço exorbitante, então acabei desistindo.

Praia de Akumal - Riviera Maya, México

Praia de Akumal

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

 

Sem equipamentos de mergulho acabei desistindo da ideia de entrar no mar para encontrar as tartarugas, então só me restou caminhar pela praia, tirar algumas fotos e relaxar um pouco curtindo este belo cenário do caribe mexicano.

Praia de Akumal - Riviera Maya, México

Praia de Akumal

Praia de Akumal - Riviera Maya, México

Praia de Akumal

Praia de Akumal - Riviera Maya, México

Praia de Akumal

 

Como falei no início do post, quem mergulha nesta praia tem a oportunidade de encontrar grandes tartarugas nadando em águas rasas, bem próximas da areia. Equipamentos simples de mergulho, como snorkel, já são suficientes para mergulhar e nadar junto com as tartarugas. O nome Akumal, na linguagem da civilização maia, significa “terra das tartarugas” ou “lugar das tartarugas”.

Praia de Akumal - Riviera Maya, México

Praia de Akumal

 

Como eu não consegui ver as tartarugas, acabei não tirando nenhuma foto delas. Pedi aos leitores do blog por fotos para publicar aqui no post e recebi do viajante Carlos Pertence algumas imagens que ele registrou com uma GoPro quando visitou a praia de Akumal e mergulhou com as tartarugas. (Obrigado Carlos pelo envio das fotos!)

akumal1

Tartaruga em Akumal (foto do leitor Carlos Pertence)

Tartaruga em Akumal (foto do leitor Carlos Pertence)

Tartaruga em Akumal (foto do leitor Carlos Pertence)

 

Junto à praia de Akumal há alguns hotéis e resorts, como o Hotel Club Akumal Caribe, o Oasis Tulum, o Grand Oasis Tulum ou o Las Villas Akumal. Para quem deseja visitar Cancun e explorar bem todas as atrações da Riviera Maya, ficar nesta praia pode ser bem fora de mão devido às grandes distâncias, mas se você está em busca de tranquilidade num refúgio agradável e paradisíaco, esta praia pode ser uma boa opção.

Praia de Akumal - Riviera Maya, México

Praia de Akumal

 

Você já esteve em Akumal? Como foi a sua visita?
Deixe seu comentário no final deste post!

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen
Como é alugar um carro em Cancun e Playa del Carmen
Dicas para visitar Playa del Carmen, no México
Cancun: Um passeio em Isla Mujeres
Cancun: Nado com golfinhos no Dolphin Discovery de Isla Mujeres
Cancun: O sítio arqueológico de Chichén Itzá
Cancun: A visita ao Cenote Ik-Kil

 

Índice de posts com todas as dicas de Cancun e Playa del Carmen

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...