Na minha viagem a Cancun e Playa del Carmen, um dos passeios que eu mais gostei foi a visita ao Xel-Há, um grande parque natural que oferece diversas atividades ligadas à natureza, como trilhas e áreas para mergulho, com um grande rio e uma bela enseada junto ao mar do caribe mexicano. Veja neste post um relato da visita ao parque, com dicas para conhecer este local maravilhoso e imperdível.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Parque Xel-Há

 

Veja também:
Roteiro de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen
Onde ficar em Cancun e Playa del Carmen: dicas de hoteis
Como é alugar um carro em Cancun e Playa del Carmen
Um dia em Cozumel: mergulho com snorkel e o Parque Punta Sur

 

 

COMO CHEGAR

O Xel-Há funciona todo os dias do ano das 8:00h às 18:00h, fechando às 19:00h nos meses do verão mexicano, de junho a setembro. O parque está localizado na costa da Riviera Maya, a cerca de 110 km ao sul de Cancun e 45 km de Playa del Carmen. Seu acesso é feito pela Carretera Federal 307, também conhecida como Carretera Cancun-Tulum. Ao longo da estrada há muitas placas indicando a distância para o parque. O trevo para acessá-lo, que pode ser visto na imagem abaixo, é todo decorado e bem sinalizado.

Eu visite o parque durante minha estadia em Playa del Carmen, pois a cidade está mais próxima a ele que Cancun. Neste mesmo dia, antes do Xel-Há, eu visitei o sítio arqueológico de Tulum, que fica na mesma rodovia, a cerca de 20 km após a entrada do parque. Outro local que também fica no caminho e pode ser visitado no mesmo dia é Akumal, a praia das tartarugas.

Para ir ao Xel-Há, utilizei um carro que aluguei para fazer meus passeios na região. Também é possível ir de ônibus com a empresa ADO, que oferece linhas saindo das rodoviárias de Cancun e Playa del Carmen no início da manhã rumo ao parque, com retorno no final da tarde. Os preços e horários podem ser consultados diretamente no site da empresa, selecionando na busca o nome da cidade de partida no item ¿De dónde sales?  e o nome do parque Xel-Há no item ¿A dónde vas?.

Também é possível contratar o serviço de empresas de turismo locais que oferecem translado e ingresso ou ainda utilizar o serviço de transporte oficial do parque, que pode ser contratado ao comprar o ingresso pelo site do Xel-Há.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Trevo de acesso ao Xel-Há

 

INGRESSOS

O Xel-Há possui um único tipo de ingresso que custa 89 dólares por pessoa. Crianças de 5 a 11 anos pagam meia entrada e os menores de 5 anos tem entrada gratuita.

A entrada do parque inclui uma série de serviços e facilidades, entre os quais: alimentação livre (café-da-manhã e almoço) em qualquer um dos bares e restaurantes, com bebidas incluídas, inclusive alcoólicas; uso de armários, vestiários, toalhas e cadeiras de praia; empréstimo de equipamentos para atividades aquáticas, como snorkel, coletes, nadadeiras e boias; empréstimo de bicicletas; entre outras comodidades.

Os ingressos podem ser comprados na bilheteria local, com agências de turismo ou ainda pelo site do parque. A compra on-line dá descontos de 10% a 15% no valor do ingresso, permite contratar o serviço de transporte oficial do parque com a opção de incluir um tour a Tulum junto com a visita ao parque, além de oferecer valores mais baixos na compra da combinação do ingresso do Xel-Há com outros parques do grupo, como o Xcaret e o Xplor.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Bilheterias

 

O Xel-Há oferece ainda muitas atividades opcionais, que não estão incluídas no ingresso do parque, entre elas o nado com golfinhos, o encontro com arraias, o mergulho Sea Trek, o mergulho Snuba, as bicicletas aéreas do Zip Bike, serviços de SPA, entre outras atividades.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Atividade opcional com golfinhos

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Atividade opcional Zip Bike

 

Assim como no parque Xcaret, só é permitido o uso de protetor solar biodegradável, cuja fórmula não agride o meio ambiente. Os protetores solares que costumamos utilizar aqui no Brasil não são permitidos no Xel-Há. É possível encontrar o protetor biodegradável à venda nas lojinhas do parque e também em supermercados e farmácias de Cancun e outras cidades da região.

O cuidado com a natureza é tão grande que, para evitar que papéis sejam jogados no chão ou na água, o parque não oferece aos visitantes mapas impressos com a localização das atrações. Para compensar, há diversos painéis com o mapa do Xel-Há espalhados por toda a área do parque. Os setores são divididos por “módulos” coloridos, para facilitar a identificação.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Mapa do parque

 

Os armários e vestiários encontram-se em diferentes módulos do parque. O meu, por exemplo, ficava no Módulo Amarillo (amarelo). Os banheiros são equipados com chuveiros e o parque fornece uma toalha por pessoa.

Cada visitante tem direito a utilizar um armário, ficando com a chave para buscar os pertences quando quiser. Eu deixei a mochila e até a minha carteira, ficando apenas com o necessário. Como o parque é all-inclusive, você só vai precisar utilizar o seu dinheiro caso queira comprar alguma coisa nas lojinhas ou se quiser fazer atividades opcionais. Para pegar um snorkel emprestado, é necessário deixar um valor de garantia de 20 dólares, quantia que é devolvida quando o equipamento é entregue de volta.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Armários e banheiros

 

ENSEADA

A principal atração do parque é uma imensa enseada natural que possui ligação direta com o mar do caribe mexicano. O local é paradisíaco, com uma água límpida e repleta de peixes. O mergulho nesta enseada é imperdível e o uso de equipamentos de segurança, como o colete salva-vidas, é fundamental, pois a profundidade é bem grande.

Não deixe de ver o vídeo que está no final deste post, com belas imagens da enseada e do mergulho no parque!

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Enseada do Xel-Há

 

Na costa da enseada há diversos decks e escadas de acesso à água, além de muitas cadeiras para descansar, pegar um sol e curtir o visual incrível do local.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Cadeiras para descanso e deck de acesso à água

 

Um painel informa todos os tipos de peixes existentes na enseada do Xel-Há. Se você tiver sorte, pode encontrar até arraias durante o mergulho!

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Peixes encontrados na enseada do parque

 

Antes de cair na água eu resolvi explorar um pouco a área do parque, fazendo uma trilha do outro lado da enseada. Para chegar ao início da trilha fui até a ponte flutuante, que além de servir com travessia também delimita a área em que os visitantes podem mergulhar, evitando a saída para o mar.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Ponte flutuante

 

A vista que se tem desta ponte para toda a enseada é maravilhosa!

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Enseada do Xel-Há

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Ponte flutuante

 

Logo depois da ponte há um lugar bem bacana para tirar fotos, com uma cadeira gigante e um painel que informa o ano da visita, tendo como fundo a ponte e a enseada.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Local para foto próximo à ponte

 

TRILHA

A trilha do parque que fica do outro lado da enseada inicia-se logo após a ponte flutuante, tem caminhos bem demarcados e é muito tranquila de se fazer. Ao longo do percurso é possível encontrar cenotes, grutas e pequenos rios, e também pode-se observar a vegetação típica da região.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Rio do Xel-Há

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Corda para brincar na gruta

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Gruta

 

Há muitos animais que vivem soltos pelo parque e durante o passeio na trilha encontrei vários deles passeando tranquilamente pela mata.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Patos soltos pelo parque

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Animais no Xel-Há

 

As iguanas estão por toda a parte e é bem comum encontrá-las passeando até mesmo nas áreas públicas, próximas aos bares e restaurantes.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Iguana no Xel-Há

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

RIO DO XEL-HÁ

A trilha é uma das formas de se chegar ao rio do Xel-Há, outra atração imperdível no parque. Há um caminho mais curto para chegar ao rio, sem a necessidade de fazer a trilha, mas é uma área que acabei não conhecendo neste dia.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Rio do Xel-Há

 

Antes de entrar no rio é necessário deixar todos os objetos pessoais numa bolsa lacrada, que é transportada pela equipe do parque a um ponto do outro lado da enseada para que os pertences sejam retirados ao fim do passeio no rio.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Área para deixar objetos na bolsa antes de entrar no rio

 

O Xel-Há fornece todos os equipamentos para a entrada na água, incluindo coletes salva-vidas, nadadeiras, boias e máscara de mergulho. O tubinho do snorkel, onde colocamos a boca para respirar, vai preso à máscara e é descartável, podendo ser levado embora como brinde.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Retirada de equipamentos para entrar no rio

 

O rio do Xel-Há é de água doce e bem límpida, com rica vida marinha. Ele começa nos mangues e termina junto à enseada, onde se mistura com a água salgada do mar do caribe mexicano.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Passeio no rio

 

Câmeras fotográficas à prova d’água são indispensáveis para fazer bons registros dos mergulhos.

Mergulho no Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Mergulho no Xel-Há

 

No final deste post há um vídeo imperdível com várias imagens que gravei durante a minha visita ao Xel-Há, incluindo cenas dos mergulhos no rio e na enseada do parque.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Mergulho no rio

 

Depois de brincar um bom tempo no rio, fui até o ponto de devolução da bolsa para pegar meus pertences de volta. Este quiosque fica próximo a uma saída da enseada similar à imagem abaixo, porém com uma grande bandeira quadriculada.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Deck de acesso à enseada

 

Quem não gosta de mergulhar ou não quer entrar na água tem a oportunidade de ver alguns peixes mesmo sem se molhar. Próximo aos restaurantes do parque há um barco ancorado na encosta da enseada que possui um fundo com paredes de vidro que permitem ver o fundo do mar, mas a visibilidade não chega a ser das melhores.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Barco com fundo de vidro

 

Nos arredores deste barco a água da enseada é mais calma e mesmo de fora é possível ver vários peixes com facilidade.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Mergulho no Xel-Há

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Peixes no Xel-Há

 

ALIMENTAÇÃO

O ingresso do Xel-Há é all-inclusive, por isso inclui alimentação liberada o dia inteiro em qualquer um dos bares e restaurantes do parque. Cada um possui os seus horários de funcionamento, mas no geral o café da manhã é servido das 9h30 às 11h30 e o almoço acontece das 11h30 às 17h30. As bebidas também são liberadas, inclusive cervejas e drinks alcoólicos!

Há quatro grandes restaurantes no parque que se diferenciam em relação à comida que é servida. Meu almoço foi no La Cocina Del Pueblo, que oferece um buffet mais voltado à culinária mexicana, com uma variedade bem grande de comidas típicas, incluindo saladas, petiscos, pratos quentes e sobremesas.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Restaurante “La Cocina del Pueblo”

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Buffet do restaurante

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Sobremesas

 

Fiquei cerca de seis horas o Xel-Há. Cheguei lá por volta das 10:30h e fui embora às 16:30. Poderia ter aproveitado mais do parque se tivesse chegado mais cedo ou ido embora mais tarde, mas neste mesmo dia eu fui a Tulum de manhã cedo e à noite assisti ao espetáculo do Cirque du Soleil. Mesmo tendo ficado bastante tempo no parque acabei não conseguindo conhecer algumas atrações, entre elas uma grande trilha para andar de bicicleta em meio à natureza.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Araras no Xel-Há

 

XEL-HÁ OU XCARET?

Muitas pessoas que viajam para a região de Cancun e Playa del Carmen pode ficar com uma dúvida de qual parque visitar, o Xel-Há ou Xcaret? Os parques são bem diferentes e essa questão de preferências varia muito de pessoa para pessoa. Na minha viagem, fiquei uma semana na região e por isso tive tempo para visitar os dois parques. Gostei de ambos, mas particularmente gostei um pouco mais do Xel-Há.

Como você pode ter percebido neste post, o Xel-Há é um parque natural muito mais voltado para o mergulho, para quem quer ficar na água a maior parte do tempo, já que suas principais atrações são uma grande enseada natural e um rio. O ingresso é mais barato e já inclui o empréstimo de snorkel, o uso de armários e toalhas, além de alimentação liberada com bebidas em qualquer restaurante do parque o dia inteiro. Apesar de custar menos, este parque fica 40 km mais distante que o Xcaret, por isso o deslocamento pode custar mais.

Já o Xcaret possui muito mais atrações que o Xel-Há e elas abordam várias temáticas diferentes, com aspectos naturais e culturais. Quem gosta de mergulho pode curtir a enseada e o rio subterrâneo, mas quem não quer se molhar tem várias coisas para ver, como os animais, os shows, entre outras atrações. O parque oferece a opção de dois tipos de ingresso e fica mais próximo das cidades.

Existe ainda uma terceira opção que é o parque Xplor, localizado bem próximo ao Xcaret e que é voltado a atividades mais radicais, como tirolesas, veículos off-road, mergulho em cavernas e outras atividades de aventura, mas este eu não tive tempo para conhecer na minha viagem, por isso não posso dar mais detalhes.

Se você está com esta dúvida e quer visitar apenas um dos parques, analise bem as atrações de cada um e veja qual deles pode ser um passeio mais proveitoso de acordo com as suas preferências. Para conhecer os detalhes da visita ao Xcaret, recomendo a leitura do post “Cancun: Um dia no parque ecológico Xcaret“.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Parque Xel-Há

 

VÍDEO

Para finalizar este post, segue um vídeo com imagens que fiz durante a minha visita ao Xel-Há, incluindo cenas do mergulho no rio e na enseada do parque.

 

Você já esteve no Xel-Há? Como foi a sua visita?
Deixe um comentário no final deste post!

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen
Visita a Cozumel: como chegar e circular na ilha
Onde fazer compras em Cancun e Playa del Carmen
Dicas de Câmbio em Cancun e Playa del Carmen
Cancun: Um passeio em Isla Mujeres
Cancun: A visita ao Cenote Ik-Kil

 

Índice de posts com todas as dicas de Cancun e Playa del Carmen

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...