Cenotes são piscinas naturais de água doce formadas há milhares de anos e localizadas abaixo da superfície da terra dentro de grandes cavernas ou buracos. Há dezenas deles na região de Cancun, sendo um dos mais famosos o Cenote Ik-Kil, que fica bem próximo à zona arqueológica de Chichén Itzá. Veja neste post os detalhes da visita a este local surpreendente.

Cenote Ik-Kil - México

Cenote Ik-Kil – México

 

Veja também:
Roteiro de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen
Onde ficar em Cancun e Playa del Carmen: dicas de hoteis
Cancun: Um dia no parque ecológico Xcaret
Cancun: A visita ao parque natural Xel-Há

 

Visitei o Cenote Ik-Kil durante a minha estadia em Cancun logo após ter conhecido as ruínas de Chichén Itzá. O cenote encontra-se a apenas 3 km do sítio arqueológico, por isso a visita a estes dois locais geralmente é feita de forma combinada. Para chegar lá é preciso encarar mais de 200 km de estrada, numa viagem que dura em torno de 2 horas e meia partindo de Cancun.

Eu fui até Chichén Itzá e o cenote com um carro alugado e optei por dirigir pela Carretera 108D, uma rodovia bem conservada, com duas faixas em cada sentido e pedágios ao longo do caminho. Há uma outra estrada  mais antiga, a Carretera 108, que não tem pedágios, é de mão dupla e passa por algumas cidades ao longo do caminho, o que pode tornar a viagem mais demorada. No final deste post há um mapa com a localização do cenote e o trajeto percorrido.

Quem não quer se aventurar indo por conta própria tem a opção de contratar o passeio com agências locais. Há muitas empresas de turismo na região que vendem pacotes para visitar as ruínas de Chichén Itzá e o cenote em conjunto.

Cenote Ik-Kil - México

Entrada do complexo hotel e cenote

 

O Cenote Ik-Kil fica dentro de uma propriedade privada onde há um hotel ecológico com cabanas e bangalôs. O ingresso para visita-lo custa 70 pesos mexicanos (aprox. R$ 15,00) para adultos e a metade do preço para crianças. A entrada dá direito ao banho no cenote e também ao uso de vestiários com chuveiros.

Cenote Ik-Kil - México

Bilheteria

 

A bilheteria fica logo no portão de entrada, antes do estacionamento. Depois, para chegar ao cenote, ainda é preciso passar por uma outra entrada e caminhar um pouco dentro da área do hotel para chegar aos vestiários.

Cenote Ik-Kil - México

Entrada do cenote

 

O complexo do hotel Ik-Kil é muito bem estruturado e conta com restaurantes, bar e lojinhas.

Cenote Ik-Kil - México

Lojinhas e restaurantes

 

O uso dos vestiários já está incluído no ingresso. É importante levar uma toalha para se secar após o banho no cenote, pois não há toalhas para empréstimo no local.

Cenote Ik-Kil - México

Acesso aos vestiários

 

O uso de armários para guardar mochilas e outros pertences é pago à parte e custa 30 pesos mexicanos (aprox. R$6,50).

Cenote Ik-Kil - México

Armários pagos à parte

 

Antes de entrar no cenote é preciso tomar uma ducha muito gelada nos chuveiros que se encontram na área externa.

Cenote Ik-Kil - México

Ducha antes e depois do mergulho

 

O cenote fica a 26 metros abaixo da superfície e para chegar até ele é necessário descer uma longa escadaria esculpida.

Cenote Ik-Kil - México

Escadaria de acesso ao cenote

 

Durante a descida há dois mirantes em diferentes níveis que oferecem uma vista panorâmica incrível para o cenote. O visual do primeiro mirante pode ser visto na imagem inicial deste post. Já a vista do segundo mirante é esta da foto abaixo.

Cenote Ik-Kil - México

Vista do mirante na descida ao cenote

 

Ao chegar à margem do cenote é impossível não ficar impressionado com a beleza do lugar. Uma das primeiras dúvidas que vem à cabeça é “como será que isso foi formado?”. Dizem que eles foram formados pelo desgaste natural do solo poroso da região, resultado da ação da água das chuvas e também da movimentação do lençol freático ao longo de milhares de anos.

Cenote Ik-Kil - México

Cenote Ik-Kil

Cenote Ik-Kil - México

Cenote Ik-Kil

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

O cenote tem um formato arredondado com cerca de 60 metros de diâmetro. Sua profundidade chega a 40 metros, por isso não ouse deixar cair nada lá dentro! A água é doce, gelada e tem uns peixinhos pequenos e escuros. Algumas pessoas levam snorkel para tentar ver o fundo, mas creio que a visibilidade não seja das melhores, pois o local é meio escuro.

Para entrar na água há escadas de madeira auxiliam a entrada e a saída dos visitantes. É possível alugar um colete salva-vidas por 30 pesos mexicanos. Eu me arrependi de não ter alugado um, pois a água do cenote é mais difícil de ficar boiando, o esforço para se manter flutuando é muito maior e há poucos locais de apoio.

Cenote Ik-Kil - México

Escadas para entrar no cenote

 

Quem gosta de aventura pode saltar no cenote através de uma plataforma elevada. Toda a movimentação é sempre acompanhada por um salva-vidas que está ali para garantir a segurança dos visitantes.

Cenote Ik-Kil - México

Plataforma para pular no cenote

 

Antigamente os cenotes eram considerados sagrados pelos maias, que utilizavam suas águas para rituais de sacrifício. Eles acreditavam que as piscinas naturais eram portais para a vida após a morte e por isso jogavam nos cenotes oferendas e até corpos humanos.

Cenote Ik-Kil - México

Cenote Ik-Kil – México

 

Veja neste vídeo algumas cenas que fiz com a minha GoPro durante a visita ao Cenote Ik-Kil.

 

 

Para finalizar o post, segue um mapa com a localização do cenote e o trajeto que percorri desde Cancun pela rodovia 108D, passando pela zona arqueológica de Chichén-Itzá.

 

 

Você já mergulhou neste ou em algum outro cenote? Como foi a sua experiência?
Deixe um comentário no final deste post!

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen
Como é alugar um carro em Cancun e Playa del Carmen
O Aeroporto de Cancun e Transporte para a Cidade
Um dia em Cozumel: mergulho com snorkel e o Parque Punta Sur
Cancun: As ruínas do sítio arqueológico de Tulum
Cancun: Um passeio em Isla Mujeres

 

Índice de posts com todas as dicas de Cancun e Playa del Carmen

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...