Cancun é uma das cidades de praia mais procuradas pelos brasileiros no exterior. O destino mexicano faz sucesso não só por causa do seu fantástico mar azul-turquesa, mas também porque sua região oferece, além de praias paradisíacas, resorts com mega estruturas e uma boa variedade de atrações que envolvem contato com a natureza, sítios arqueológicos, compras, gastronomia e uma animada vida noturna. Sua vizinha Playa del Carmen também é um destino que merece destaque por ser um local com um astral contagiante e animado, que merece ser visitado. Veja neste post uma sugestão de roteiro para conhecer as principais atrações turísticas de Cancun e Playa del Carmen, com dicas de passeios para quem vai fazer uma viagem de até sete dias à região.

Praia de Cancun em frente ao hotel Secrets The Vine

Praia de Cancun na Zona Hoteleira

 

O roteiro proposto aqui no blog tem como base o roteiro que eu botei em prática na minha viagem às duas cidades. Eu optei por ficar quatro noites em Playa del Carmen e mais três noites em Cancun, dividindo a viagem em duas partes para poder conhecer um pouco de cada uma das cidades, que são bem diferentes entre si, e também pelo fator da distância, pois muitas das atrações visitadas ficam bem mais próximas a Playa del Carmen.

Mesmo que sua viagem seja apenas para Cancun, você consegue colocar este roteiro em prática com poucas alterações, pois todos os passeios sugeridos podem ser feitos partindo da cidade. E caso você fique menos que sete dias na região, basta montar o seu roteiro de quatro, cinco ou seis dias em Cancun escolhendo os passeios que mais lhe agradam.

Praia de Playa del Carmen - México

Praia de Playa del Carmen

 

Cancun está localizada na península mexicana de Yucatan e a forma mais comum de se chegar lá é de avião. A TAM possui voos diretos partindo de São Paulo-Guarulhos e outras companhias aéreas voos oferecem voos com conexão em outras cidades, como a Aeromexico, a Copa Airlines, a Avianca e algumas empresas norte-americanas. O Aeroporto Internacional de Cancun está localizado a cerca de 20 km da Zona Hoteleira da cidade e a 55 km de Playa del Carmen. Para mais informações sobre o terminal e as opções de transporte para o hotel, acesse o post “O Aeroporto de Cancun e Transporte para a Cidade“.

Se você precisar de um transfer para ir do aeroporto ao seu hotel, seja em Cancun, Playa del Carmen ou na costa da Riviera Maya, clique aqui para consultar os preços do transporte privado ou compartilhado e faça a sua reserva.

Para fazer os passeios e circular pela região, você tem a opção de contratar agências de turismo locais, utilizar o transporte público ou alugar um carro. Na minha viagem eu optei pelo aluguel e considerei uma boa escolha, pois me deu mais flexibilidade e liberdade para fazer os passeios no meu ritmo. Dirigir pela região é muito fácil, pois as estradas são bem sinalizadas. Para saber como foi esta experiência, leia o post “Como é alugar um carro em Cancun e Playa del Carmen“.

Para o aluguel do carro, recomendo o portal RentCars, o maior site de comparação de preços e locações de veículos da América Latina, que garante o melhor preço na sua locação, oferece atendimento em português, faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto na locação se o pagamento for no boleto.

Avenida na Zona Hoteleira de Cancun

Avenida na Zona Hoteleira de Cancun

 

Em relação à hospedagem, em Cancun predominam os grandes resorts na beira da praia, com grandes estruturas de serviços e lazer, muitos deles com tarifas all inclusive, que incluem todas as refeições e bebidas. Já em Playa, o legal é ficar nos hoteis pequenos e descolados do centrinho da cidade, bem perto da praia e do agito da Quinta Avenida. Para encontrar um hotel e fazer a sua reserva, veja as sugestões do post “Onde ficar em Cancun e Playa del Carmen: dicas de hoteis“.

A moeda no México é o peso mexicano, que pode ser comprado aqui no Brasil nas grandes redes de câmbio ou então obtido lá nas casas de câmbio de Cancun ou Playa del Carmen, trocando dólares pela moeda local. No post “Dicas de Câmbio em Cancun e Playa del Carmen” há uma explicação bem detalhada sobre todas as formas de se obter a moeda mexicana, com uma comparação da conversão entre as modalidades possíveis.

 

Precisando fazer câmbio antes da sua viagem internacional?
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas e cartões pré-pagos com a Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que irá te auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

 

É interessante fazer um seguro de viagem para visitar o México, pois sempre estamos sujeitos a algum imprevisto, como, por exemplo, problemas de saúde, acidentes ou extravio de bagagens. Em parceria com a SegurosPromo, o blog oferece um desconto na compra do seu seguros de viagem. Ganhe 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

Hotel Secrets The Vine Cancun

Vista para a praia de Cancun

 

Como expliquei anteriormente, este roteiro sugere que você fique quatro noites em Playa del Carmen e outras três em Cancun, mas você consegue colocar todas estas dicas em prática mesmo que a sua viagem seja apenas para Cancun ou apenas para Playa del Carmen.

 

Dia de chegada

Para o dia da chegada, não marque nenhum passeio que exija longos deslocamentos. Aproveite este dia para se acomodar no seu hotel, conhecer toda a sua estrutura , explorar seus arredores e curtir um pouco da praia na cidade que você escolheu ficar.

Quinta Avenida - Playa del Carmen, México

Quinta Avenida – Playa del Carmen

 

DIA 1

A sugestão para o primeiro dia é visitar o parque ecológico Xcaret, uma das principais atrações turísticas da região. Ele ocupa uma grande área às margens do mar do caribe mexicano, a cerca de 10 km de Playa del Carmen e 80 km de Cancun.

O Xcaret é um parque para ser visitado por um dia inteiro e oferece dezenas de atividades que envolvem natureza e cultura, com muitos animais, praia privativa, enseada para mergulho, apresentações artísticas, tradições mexicanas, gastronomia e muita diversão. Não deixe de fazer o passeio no rio subterrâneo, uma das atividades mais divertidas do parque

Há dois tipos de ingresso, um mais básico e outro mais completo que inclui um almoço e também o empréstimo de equipamentos para mergulhar. Veja no post “Cancun: Um dia no parque ecológico Xcaret” todos detalhes da visita, incluindo informações sobre como chegar ao parque, mapa, valores dos ingressos, horário dos shows e quais são as suas principais atrações.

Para comprar uma opção de passeio que inclui o ingresso e transporte ao parque, pagando em reais e parcelando no cartão, clique aqui se você estiver partindo de Cancun ou então clique neste outro link se você estiver em Playa del Carmen ou outras área da Riviera Maya.

Praia do Parque Xcaret - México

Praia do parque Xcaret

Rio subterâneo no Parque Xcaret - Riviera Maya, México

Rio subterrâneo no Xcaret

 

DIA 2

Para o segundo dia, há três sugestões de passeios: visitar as ruínas de Tulum, o parque natural Xel-Há e a praia de Akumal. Você pode visitar os três em sequência, pois eles ficam todos ao longo da mesma rodovia, mas para isso você precisa chegar bem cedo em Tulum e não sair tarde do parque Xel-Há. Outra opção é combinar apenas dois deles, como Tulum + Xel-Há ou então Tulum + Akumal, visitando as atrações com mais tempo e sem correria.

O sítio arqueológico de Tulum é considerado um dos mais importantes da civilização maia. As ruínas da antiga cidade murada estão localizadas junto ao mar do caribe mexicano, o que deixa a visita ainda mais interessante devido a beleza do lugar.

A viagem a Tulum é um pouco demorada, pois ele fica a 125 km de Cancun e 60 km de Playa del Carmen. A visitação tem início as 8h00, então quanto mais cedo você chegar, menos gente encontrará por lá e mais tempo terá para visitar outras atrações no mesmo dia.

Saiba como é esta visita lendo o relato do post “Cancun: As ruínas do sítio arqueológico de Tulum“.

Caso queira visitar o sítio arqueológico num passeio guiado, seguem algumas sugestões, com opções que saem de Cancun ou então com partida de Playa del  Carmen e Riviera Maya:

Excursão a Tulum saindo de Cancun
Excursão a Tulum e Río Secreto saindo de Cancun
Excursão a Tulum saindo da Riviera Maya
Excursão a Tulum e Rio Secreto saindo da Riviera Maya

Sítio arqueológico de Tulum - México

Sítio arqueológico de Tulum

 

O Xel-Há é um parque natural maravilhoso localizado a apenas 20 km de Tulum, que oferece diversas atividades ligadas à natureza e ao mar, com trilhas e áreas para mergulho, um grande rio e uma enseada junto ao mar. É um lugar para ficar boa parte do dia mergulhando, relaxando e curtindo o visual. O ingresso já inclui alimentação e também o empréstimo de equipamentos de mergulho para que sua visita seja mais proveitosa.

Muita gente fica na dúvida se vale a pena visitar dois parques na mesma viagem, o Xcaret e o Xel-Há. No post “Cancun: A visita ao parque natural Xel-Há” você encontra um comparativo entre os dois parques e os detalhes da visita ao Xel-Há, incluindo informações sobre localização, preços e atrações do parque.

Caso queira reservar um passeio ao Xel-há com ingresso e transporte, clique aqui se você estiver partindo de Cancun ou então clique neste outro link se você estiver em Playa del Carmen ou outras área da Riviera Maya.

Xel-Há - Cancun e Riviera Maya, México

Parque Xel-Há

 

A terceira opção do dia é visitar a praia de Akumal, que fica a 10 km do parque Xel-Há e 30 km do sítio arqueológico de Tulum. Se você optou por visitar os três locais no mesmo dia, saia cedo do Xel-Há para curtir o final de tarde em Akumal. Caso tenha optado por não visitar o parque natural, então você consegue explorar Tulum com calma durante a manhã e passar a tarde nesta praia.

Akumal é uma praia muito vistada na região não só por causa de sua tranquilidade e beleza natural, mas também porque nela você tem a chance de nadar com tartarugas em águas calmas e rasas, bem perto da faixa de areia, sem a necessidade de equipamentos de mergulho mais complexos.

Veja as fotos e dicas deste local no post “Akumal, a praia das tartarugas na Riviera Maya“.

Praia de Akumal - Riviera Maya, México

Praia de Akumal

 

DIA 3

A sugestão para este terceiro dia é visitar Cozumel, uma ilha paradisíaca localizada a cerca de 17 km da costa da Riviera Maya. É possível fazer um passeio bate-volta partindo de Cancun ou Playa del Carmen para visitar algumas atrações da ilha pegando um barco de manhã cedo e retornando no final do dia.

Os barcos para Cozumel partem de um terminal de ferry localizado no centrinho de Playa del Carmen, portanto se você já estiver nesta praia, basta ir caminhando pela Quinta Avenida que chegará com facilidade ao terminal. Caso esteja em Cancun, será preciso se deslocar até Playa para pegar o ferry, pois não há barcos de Cancun para Cozumel.

Para fazer os seus passeios em Cozumel você tem a opção de circular pela ilha contratando guias ou agências de turismo locais, utilizar táxis ou ainda alugar um veículo ou moto.

Acesse o post “Visita a Cozumel: como chegar e circular na ilha” para ver mais informações sobre como pegar o ferry e também para ver uma dica de locadora caso queira alugar um carro na ilha.

Prainha do The Money Bar - Cozumel, México

Prainha do restaurante The Money Bar – Ilha de Cozumel

 

Para preencher este seu dia de passeios em Cozumel, você pode optar por atividades de mergulho na beira da praia ou em alto mar, curtir o agito de algum restaurante ou beach club, visitar algum parque ecológico ou simplesmente circular pela ilha para explorar suas praias e toda sua beleza natural.

Na minha viagem, por exemplo, eu fiz o mergulho Sea Trek no centrinho da ilha, depois curti o mar cristalino em frente ao restaurante The Money Bar, onde mergulhei de snorkel, e ainda visitei o farol no Parque Punta Sur antes de retornar ao centrinho da ilha.

O relato deste passeio, com informações sobre as atrações visitadas, você encontra no post “Um dia em Cozumel: mergulho com snorkel e o Parque Punta Sur“.

Caso queira reservar passeios com agências locais para explorar a ilha, veja algumas opções neste link e também neste outro link.

Vista do alto do farol no Parque Punta Sur - Cozumel, México

Vista do alto do farol no Parque Punta Sur – Ilha de Cozumel

 

DIA 4

Caso você tenha seguido a minha sugestão e dividido o roteiro em duas partes, este quarto dia é dedicado à troca de cidades. Na parte da manhã você pode aproveitar para descansar um pouco depois de uma noitada em Playa del Carmen ou então relaxar por algumas horas na piscina do seu hotel antes de fazer o check-out por volta do meio-dia.

O deslocamento de Playa del Carmen a Cancun não é tão demorado, a distância entre as duas cidades é de cerca de 60 km e a viagem dura em torno de uma hora. Vá direto ao seu hotel em Cancun para fazer o check-in. A entrada nos quartos dos resorts geralmente é liberada só a partir das 15h, mas mesmo que você chegue antes poderá deixar suas malas na recepção e até já almoçar no hotel caso a tarifa seja all inclusive. Depois aproveite o resto do dia para curtir a estrutura do hotel e a praia em frente a ele, caso seja na beira do mar.

Se a sua viagem é apenas para Cancun, você pode aproveitar este dia para conhecer as praias da cidade, ficar relaxando na piscina do seu hotel ou até mesmo fazer um bate volta a Playa del Carmen, visitando a praia e a Quinta Avenida no centrinho da cidade.

Para saber um pouco mais sobre Playa del Carmen, não deixe de ler o post “Dicas para visitar Playa del Carmen, no México“.

Piscina do Hotel Cacao - Playa del Carmen, Mexico

Piscina no terraço do hotel em Playa del Carmen

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

DIA 5

O quinto dia é um dos mais puxados, pois envolve uma longa viagem para visitar o sítio arqueológico de Chichén Itzá, localizado a cerca de 200 km de Cancun, um deslocamento que dura pelo menos duas horas e meia e que pode ser feito por conta própria com carro alugado ou então através de alguma agência de turismo local.

Chichén Itzá é o segundo sítio arqueológico mais visitado do México. Entre as ruínas da antiga capital da civilização maia está a surpreendente Pirâmide de Kukulcán, considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Veja todos os detalhes desta visita, incluindo informações sobre como chegar, mapa, preços, horários e o que ver no sítio, acessando o post “Cancun: O sítio arqueológico de Chichén Itzá“.

Seguem opções de passeios guiados com transporte e ingresso para visitar sítio. Vale ressaltar que o cenote maio incluído nestes passeios não é o Ik Kil que eu menciono a seguir.

Excursão a Chichén Itzá e cenote maia saindo de Cancun
Excursão a Chichén Itzá saindo de Cancun
Excursão a Chichén Itzá e cenote maia saindo da Riviera Maya
Excursão a Chichén Itzá saindo da Riviera Maya

Zona Arqueológica de Chichén Itzá - México

Pirâmide de Chichén Itzá

 

Após a visita a Chichén Itzá você pode aproveitar para conhecer o Cenote Ik-Kil, que fica a apenas três quilômetros das ruínas. O cenote é uma piscina natural de água doce formada há milhares de anos e localizada numa grande gruta abaixo da superfície da terra.

Este cenote faz parte do complexo de um hotel ecológico e possui uma boa estrutura para receber os visitantes, com vestiários e aluguel de equipamentos. Saiba mais sobre esta atração no relato do post “Cancun: A visita ao Cenote Ik-Kil“.

Clique aqui para reservar um tour de 1 dia com transporte e visita a Chichen Itza e Cenote Ik-Kil.

Cenote Ik-Kil - México

Cenote Ik-Kil

 

DIA 6

A sugestão para o sexto dia do roteiro é visitar Isla Mujeres, uma pequena ilha localizada a cerca de dez quilômetros da costa de Cancun e que pode ser acessada através de um ferry da empresa Ultramar que parte de quatro diferentes terminais de Cancun.

Para circular pela ilha você pode alugar um carrinho de golfe ou então contratar passeios com guias ou agências. Entre atrações de Isla Mujeres, além de conhecer suas praias paradisíacas você também pode frequentar algum restaurante ou beach club, visitar um parque natural, nadar com golfinhos no Dolphin Discovery, fazer passeios de barco com mergulho nos arredores da ilha, entre outras atividades.

Veja os detalhes de como visitar a ilha no post “Cancun: Um passeio em Isla Mujeres“.

Neste link você pode reservar um passeio de catamarã com visita a Isla Mujeres.

Isla Mujeres - Cancun, México

Isla Mujeres

 

DIA 7

No seu último dia em Cancun, não faça nenhum passeio, aproveite para descansar após uma semana puxada e relaxe bastante antes de pegar o voo de volta para casa. Curta a praia e o mar paradisíaco do caribe mexicano ou então desfrute das piscinas e restaurantes do seu hotel. Fique de boa, contemplando este cenário fantástico e hipnotizante.

Sugestões de atividades para o seu dia em Cancun:

Nadar com golfinhos + Roda-Gigante de Cancún
Aula de cozinha mexicana
Parasailing em Cancún

Piscina do Hotel Secrets The Vine Cancun

Piscinas com vista para o mar em Cancun

 

Seguro Viagem: América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 100.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 45/dia*
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19 Assistência médica USD 250.000 Bagagem extraviada USD 2.000 R$ 58/dia*
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 Assistência médica USD 145.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 221/dia*

 

O QUE FAZER À NOITE

Você deve ter percebido que neste roteiro todas as sugestões apresentadas são de passeios para fazer durante o dia. Separei as dicas do que fazer à noite aqui no final do post para que você possa encaixa-las no seu roteiro de acordo com suas preferências.

Uma das atividades noturnas mais comuns dos turistas em Cancun é fazer compras em algum dos grandes shoppings da cidade. O principal deles é o La Isla Village, um centro comercial a céu aberto com restaurantes e uma boa variedade de lojas, incluindo marcas nacionais e grifes internacionais. Playa del Carmen também possui muitas opções de compras, principalmente ao longo da Quinta Avenida, onde há várias lojinhas e centros comerciais.

Conheça os principais locais de compras nas duas cidades acessando o post “Onde fazer compras em Cancun e Playa del Carmen“.

La Isla Shopping - Cancun

La Isla Shopping – Cancun

 

Quem gosta de curtir baladas encontra na região várias opções para virar a noite bebendo e festando. Em Playa del Carmen, a animação toda conta da Calle 12, uma rua transversal da Quinta Avenida repleta de bares e baladas. Já em Cancun o agito principal acontece no centrinho da zona hoteleira, onde ficam as principais opções de diversão noturna da cidade, entre elas o animado CocoBongo, um bar que ficou mundialmente famoso após ter aparecido no clássico filme “O Máscara”.

O CocoBongo possui unidades tanto em Playa del Carmen quanto em Cancun. Os preços são altos, mas lá a festa vai muito além de uma balada, trata-se de um verdadeiro espetáculo musical com várias performances.

Você pode comprar seu ingresso de forma antecipada, pagando em reais e parcelando sem juros, com duas opções:
Festa na discoteca Coco Bongo de Cancun
Festa na discoteca Coco Bongo de Playa del Carmen

Cocobongo e outras baladas de Cancun - México

Cocobongo e outras baladas de Cancun

 

Se você quer ver um bom espetáculo ou está procurando um programa mais leve e romântico, a dica é assistir ao JOYA, o primeiro show fixo do grupo Cirque du Soleil em território mexicano.

Este show é apresentado num teatro às margens da rodovia que liga Cancun a Playa del Carmen e é muito diferente de todos os outros já criados pelo grupo, por ser uma experiência que explora os cinco sentidos, numa performance intimista que inclui a opção de um jantar sofisticado antes da apresentação.

Veja todos os detalhes deste show no post “JOYA, o espetáculo do Cirque du Soleil na região de Cancun“.

Neste link você consegue comprar o seu ingresso do espetáculo de forma antecipada, pagando em reais e parcelando.

JOYA Cirque du Soleil - Riviera Maya, México

Teatro do Cirque du Soleil na Riviera Maya

 

Para finalizar este roteiro de sete dias em Cancun e Playa del Carmen, segue um mapa com a localização de todas as atrações sugeridas, para que você possa ver onde elas ficam e para ter uma noção das distâncias entre um local e outro.

 

 

 

RESUMO DO ROTEIRO

Dia 1 – Parque Xcaret
Dia 2 – Tulum, Parque Xel-Há, Praia de Akumal
Dia 3 – Ilha de Cozumel
Dia 4 – Troca de cidade ou Playa del Carmen
Dia 5 – Chihchén Itzá, Cenote Ik-Kil
Dia 6 – Isla Mujeres
Dia 7 – Praia de Cancun e Hotel

 

Praia deserta na costa leste do Parque Punta Sur - Cozumel, México

Praia deserta na costa leste do Parque Punta Sur – Ilha de Cozumel

 

Você já esteve em Cancun? Como foi o seu roteiro?
Deixe um comentário com suas dicas no final deste post!

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Cancun e Playa del Carmen

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular no México com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Cancun e Playa del Carmen no Booking, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem nos destinos.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro no México, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Cancun neste post do blog.

+ INGRESSOS EM CANCUN E RIVIERA MAYA
Compre com antecedência ingresso para alguns passeios e atrações da região.
Cenotes, parques naturais, Cirque du Soleil, sítios arqueológicos de Chichén Itzá e Tulum, entre outros.
Faça o pagamento em reais, sem IOF e parcele em até 12x no cartão.
Veja as opções da região de Cancun e da Riviera Maya.
Você também encontra outras opções de atividades em Cancun neste link.
Para mais passeios saindo de Playa del Carmen e Riviera Maya, clique aqui.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem