Uma boa dica para quem visita Lisboa e quer conhecer várias atrações da cidade é a compra do Lisboa Card, um cartão benefícios que dá acesso gratuito a todos os meio de transporte público, permite a entrada gratuita em vários museus da cidade, além de oferecer descontos em muitos outros pontos turísticos e serviços da região. Veja neste post mais detalhes sobre o cartão, incluindo os preços, onde comprar e as principais atrações em que ele pode ser utilizado.

Cartão Lisboa Card

Cartão Lisboa Card 72h

 

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Lisboa
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

 

Na minha viagem a Lisboa, onde fiquei quatro dias, eu comprei um Lisboa Card válido por 72 horas para fazer meus deslocamentos e visitar vários locais da cidade. Foi uma ótima compra por facilitar a entrada em muitas atrações e principalmente por liberar o acesso a todos os meios de transporte público.

O cartão é vendido em três versões, com os seguintes valores para adultos:
24h – 18,50 euros
48h – 31,50 euros
72h – 39,00 euros

A questão dos horários funciona da seguinte maneira: ao comprar o Lisboa Card, ele vem com um espaço em branco para escrever a data e a hora antes do primeiro uso. A validade do cartão será de acordo com o horário que você escreveu nele. No meu cartão de 72 horas, que pode ser visto na imagem inicial deste post, eu escrevi a data 11/06 e a hora 17h00, sendo assim, eu pude utiliza-lo até às 17h00 do dia 14/06.

O Lisboa Card pode ser adquirido on-line pelo site Ask Me Lisboa, que pertence ao órgão oficial de turismo da cidade, ou ainda num ponto de atendimento ao turista do Ask Me Lisboa na cidade. Eu comprei o meu na unidade da Praça dos Restauradores, que ficava próxima ao meu hotel e pode ser vista na imagem abaixo, mas há várias outras unidades pela cidade, incluindo uma no saguão de desembarque do aeroporto.

Informações turísticas "Ask Me Lisboa" na Praça dos Restauradores

Informações turísticas “Ask Me Lisboa” na Praça dos Restauradores

 

Adquira um seguro de viagem com 15% de desconto para visitar Portugal!
Clique aqui e saiba como comprar

 

Como mencionei anteriormente, um dos principais benefícios do Lisboa Card é o uso ilimitado do transporte público da cidade durante o período de validade do cartão. Com ele você pode pegar qualquer metrô, bondes (lá chamados de eléctricos), ônibus (autocarros), elevadores, funiculares e até os trens (comboios) que seguem para as cidades de Sintra e Cascais.

Para ter acesso aos metrôs e trens, basta aproximar o Lisboa Card de um sensor para liberar a catraca, tanto na entrada quanto na saída das estações. Já nos outros meios de transporte, não há catracas, mas é necessário validar a viagem aproximando o cartão de um sensor, que geralmente fica próximo à porta de entrada.

Por mais que Lisboa seja uma ótima cidade para explorar a pé, fazer o uso do transporte público pode agilizar muito nos deslocamentos e ajuda a poupar energia, sem falar que andar nos bondes e elevadores históricos é uma atividade imperdível na cidade.

Veja mais informações sobre os meios de transporte da cidade no post “Transporte Público em Lisboa: metrô, bondes, elevadores e trens“.

Eléctico 28 na Praça Martin Muniz - Lisboa, Portugal

Eléctico 28 na Praça Martin Muniz

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Ao comprar o cartão você recebe um livrinho guia que indica todas as atrações em que ele pode ser utilizado, especificando quais são gratuitas e quais dão direito a desconto no ingresso.

Além da gratuidade no transporte público, o Lisboa Card também permite o acesso grátis a 25 museus e atrações da cidade. Como a lista é bem extensa, vou apenas citar apenas alguns dos mais procurados, como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio Nacional da Ajuda, o Museu da Cidade, o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu do Azulejo, o Museu Nacional dos Carros, entre outros.

Em várias outras atrações turísticas o cartão dá descontos no ingresso que variam de 15% a 50%, como o Castelo de São Jorge, o Padrão dos Descobrimentos, o Museu do Carmo, o Oceanário de Lisboa, o Palácio Nacional da Pena (Sintra) e o Palácio Nacional de Queluz, além de desconto em diversos serviços turísticos, com o ônibus turístico Sightseeing Portugal Lisboa, o Yellow Bus Tours, aluguel de Segway, entre outros.

A listagem completa de atrações e benefícios do Lisboa Card pode ser vista no site do Ask Me Lisboa ou então neste resumão que encontrei no site GoLisbon.

Torre de Belém - Lisboa, Portugal

Torre de Belém – gratuita com o Lisboa Card

 

É interessante botar na ponta do lápis para ver se compensa comprar o Lisboa Card de acordo com as atrações que você planejou no seu roteiro durante o período de validade dos cartões.

Na minha viagem compensou bastante. Nas 72h do meu cartão, eu:

– andei oito vezes no metrô (custo de 1,40 euro por cada viagem);
– peguei três bondes (2,85 euro cada viagem);
– fiz um deslocamento de trem (1,25 euro no trecho que percorri);
– andei no elevador da glória duas vezes (3,60 euro cada subida);
– elevador de santa justa (5,00 euro).
– visitei a torre de belém e o mosteiro dos jerónimos (o bilhete combinado das duas atrações custa 10 euros)

Se eu fosse pagar tudo isso individualmente eu teria gasto cerca de 44 euros, sendo que o cartão custou 39 euros. Na minha soma ainda faltou considerar várias atrações que visitei com desconto por causa do Lisboa Card, como o Castelo de São Jorge, o Padrão dos Descobrimentos, o Palácio da Pena, entre alguns outros.

Mesmo que os valores fossem similares, o cartão compensa pela praticidade e comodidade.

Vista do mirante do Castelo de São Jorge - Lisboa, Portugal

Vista do mirante do Castelo de São Jorge – desconto com o Lisboa Card

 

Você já usou o Lisboa Card? Como foi a sua experiência?
Deixe um comentário no final deste post!

 

Índice de posts com todas as dicas de Lisboa

Posts Relacionados:
Um café na única fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa
A visita ao Santuário de Fátima, em Portugal
O Aeroporto de Lisboa e transporte para a cidade
Como é voar na TAP para Lisboa e Paris
Dica de hotel boutique em Lisboa: Porto Bay Liberdade
Dica de guia privado para fazer passeios em Lisboa
Berlin Welcome Card: o cartão de descontos de Berlim

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...