Considerada um dos símbolos de Cingapura, a Singapore Flyer é a segunda maior roda gigante do mundo. Quem a visita tem a chance de curtir uma excelente vista 360 graus da cidade, num passeio de meia hora que chega a 165 metros de altura, o equivalente a um prédio de 42 andares. Veja neste post um relato do meu passeio nesta roda gigante, com dicas de como visitá-la e várias fotos panorâmicas.

Roda gigante Singapore Flyer - Cingapura

Singapore Flyer, vista do Gardens by the Bay

 

A Singapore Flyer está localizada na Raffles Avenue, nº 30, a poucos minutos do centro da cidade. Chegar até ela é muito fácil e rápido para quem está no entorno da Marina Bay ou da região central de Cingapura, seja a pé, de táxi ou de metrô.

Quando eu visitei a roda gigante, eu estava no hotel Marina Bay Sands, bem pertindo dela. Eu até poderia ter ido a pé, mas como estava um calor infernal, resolvi ir de metrô.

A estação de metrô (MTR) mais próxima à Singapore Flyer é a Promenade, que pertence à linha amarela Circle Line. Ao sair da estação há placas indicando o caminho para chegar até a roda gigante, que logo surge com toda a sua imensidão.

Roda gigante Singapore Flyer - Cingapura

Vista no caminho entre o metrô e a roda gigante

 

Aqui no Brasil temos como referências aquelas rodas gigantes básicas de parques de diversão itinerantes, por isso ao dar de cara com a Singapore Flyer é impossível não ficar impressionado com sua grandeza. Ela gira tão devagar que temos a impressão de que ela está parada.

Roda gigante Singapore Flyer - Cingapura

Singapore Flyer

 

A Singapore Flyer faz parte de um complexo de lazer e entretenimento que possui outras atrações além da roda gigante. Na estrutura de base é possível encontrar lojas, lanchonetes, restaurantes, um fish SPA (aquele em que os peixes ficam beliscando os pés), além de atividades como um simulador de Fórmula-1, um simulador de voos e um cinema 6D.

Roda gigante Singapore Flyer - Cingapura

Singapore Flyer

 

O ingresso para a roda gigante pode ser comparado de forma antecipada pelo site singaporeflyer.com ou no dia da visita na bilheteria do local, que está localizada no piso térreo, bem na entrada do complexo.

Eu deixei para comprar o meu ingresso na hora e não encontrei nenhuma fila, o movimento estava muito tranquilo, talvez por ser um dia de semana na baixa temporada, no final de outubro de 2014.

O ingresso básico para um giro na roda é chamado de Singapore Flight e tem o custo de 33 SGD (dólares de Cingapura) para adultos e jovens acima de 13 anos, 21 SGD para crianças de 4 a 13 anos e a entrada é gratuita para crianças de até 3 anos. Estes valores são de setembro de 2015, data em que estou escrevendo este post, e estão sujeitos à alteração.

Há outros tipos de ingresso que vão além de um simples giro, como o que inclui um drink típico local, o sling, outro que dá direito a champagne e doces numa cabine privativa, e um ingresso que inclui até um jantar durante o giro.

Roda gigante Singapore Flyer - Cingapura

Bilheteria vazia

 

O passeio começa com uma visita à Journey of Dreams, uma galeria multimídia que apresenta vários detalhes sobre a história da cidade-estado de Cingapura e também sobre a construção da Singapore Flyer.

Roda gigante Singapore Flyer - Cingapura

Galeria antes do passeio

 

Um grande painel apresenta um mapa do mundo relacionando as maiores roda gigantes do mundo, indicando as alturas, as localizações e até com um desenho de cada um delas.

Quando eu estive por lá, em outubro de 2014, o painel estava desatualizado e ainda indicava que a Singapore Flyer, com seus 165 metros de altura, era a maior roda gigante do planeta. Na verdade ela já tinha perdido este título, pois em março de 2014 foi inaugurada em Las Vegas (Estados Unidos) a roda gigante High Roller, que possui 167,6 metros de altura, superando a roda de Cingapura em apenas 2,6 metros.

À título de comparação, a famosa roda gigante de Londres, a London Eye, tem 135 metros de altura e foi considerada a maior do mundo entre 2000 e 2006. Eu também visitei ela e publiquei um relato aqui no blog neste link.

Roda gigante Singapore Flyer - Cingapura

Rodas gigantes pelo mundo

 

Depois da visita à galeria, chega a hora de finalmente andar na roda gigante. Ao todo são 28 cabines na Singapore Flyer e um giro completo dura cerca de trinta minutos.

Roda gigante Singapore Flyer - Cingapura

Início do giro

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

A entrada na cabine acontece com a roda gigante em movimento, mas é tudo bem seguro e tranquilo, pois ela gira bem devagar. A roda só faz paradas rápidas quando há a entrada ou saída de algum visitante com dificuldade de locomoção ou cadeirantes.

Roda gigante Singapore Flyer - Cingapura

Acesso às cabines

 

A cabine é totalmente fechada e climatizada com ar condicionado. Em seu centro há alguns bancos para sentar. O limite por cabine é de 28 pessoas, mas no dia da minha visita a atração estava tão vazia que não havia nem 10 pessoas na mesma cabine que eu.

Roda gigante Singapore Flyer - Cingapura

Cabine temática

 

Algumas cabines possuem uma configuração diferenciada, como esta da imagem abaixo, que possui mesas e cadeiras para quem compra um ingresso diferenciado, que dá direito a um jantar sofisticado durante o passeio na roda gigante.

Roda gigante Singapore Flyer - Cingapura

Cabine temática

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar a Ásia?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!

 

Na subida do giro eu pude ver o grid de largada do GP de Formula 1 de Cingapura, que tinha acontecido algumas semanas antes da minha visita e cuja estrutura de arquibancadas ainda estava sendo desmontada. Esta corrida é noturna e uma das mais bonitas do calendário da F1.

Vista da Roda gigante Singapore Flyer - Cingapura

Grid de largada do GP de Formula 1

 

Durante a subida também é possível ver a barragem que controla a entrada de água no rio da cidade. Ao fundo, chama atenção o grande número de navios aguardando para carregar ou descarregar no Porto de Cingapura, um dos mais movimentados do mundo.

Vista da Roda gigante Singapore Flyer - Cingapura

Barragem e navios

 

O ponto mais emocionante do passeio é quando a cabine vai chegar ao topo da roda gigante, a 165 metros de altura, e a vista para a região central da cidade começa a se destacar.

Vista da Roda gigante Singapore Flyer - Cingapura

Chegando ao topo

 

Durante a descida, o destaque fica para o fantástico jardim Gardens by the Bay, com suas árvores artificiais gigantes e duas grandes estufas em estruturas arquitetônicas modernas.

Vista da Roda gigante Singapore Flyer - Cingapura

Gardens by the Bay

 

Mas a melhor vista panorâmica da Singapore Flyer, na minha opinião, é aquela voltada para a região da Marina Bay, um cenário em que é possível ver o hotel Marina Bay Sands, o Museu de Artes e Ciências e os edifícios modernos da região central de Cingapura.

Vista da Roda gigante Singapore Flyer - Cingapura

Vista para a Marina Bay e os prédios do centro

 

O passeio na roda gigante Singapore Flyer pode não ser dos mais baratos, mas é uma boa pedida para quem curte paisagens panorâmicas e quer ter uma visão geral da cidade. É um passeio relativamente rápido, que num dia sem filas pode ser feito em pouco mais de uma hora.

Roda gigante Singapore Flyer - Cingapura

Terminando o giro

 

Neste dia, depois de visitar a roda gigante no início da manhã, continuamos nosso passeio rumo aos bairros étnicos de Cingapura, não sem antes olhar novamente para o alto para admirar toda a grandeza da Singapore Flyer.

Roda gigante Singapore Flyer - Cingapura

Singapore Flyer

 

Sugestões de passeios e atrações em Cingapura oferecidos pelos parceiros do blog:

Transfer de Aeroporto em Singapura
Ônibus turístico de Singapura
Tour privado por Singapura com guia em português
Tour privado por Marina Bay Sands e Gardens by the Bay (em português)
Tour privado pelos bairros de Singapura (em português)
Night Safari c/ Bilhete Prioritário de Bonde e Traslados
Excursão ao Universal Studios Singapore
Passeio de barco por Singapura
Ingresso do mirante 1-Altitude
Excursão à Ilha Sentosa por conta própria

Mais opções de atividades em Cingapura neste link e também neste outro link.

 

Você já andou nesta e/ou em alguma outra roda gigante? Como foi o seu passeio?
Deixe um comentário no final deste post!

 

Posts Relacionados:
Londres – Madame Tussauds, London Eye, Palácio de Buckingham e Hyde Park
Hong Kong: Montanhas-russas e Pandas no Ocean Park
Hong Kong: O mirante sky100 no prédio mais alto da cidade
Dubai: O mirante do Burj Khalifa e as Fontes de Dubai
Kuala Lumpur: A visita aos mirantes das Petronas Towers

 

Índice de posts com todas as dicas de Cingapura

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular em Cingapura com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Cingapura no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro em Cingapura, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem.