O Aeroporto de Orly está localizado a cerca de 15 km ao sul de Paris e é o segundo maior aeroporto da França, atrás apenas do gigante Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle, que também se encontra nos arredores da capital francesa e é um dos principais aeroportos da Europa. Quando visitei a cidade cheguei pelo Orly, por isso mostro neste post alguns detalhes sobre o aeroporto e falo também sobre as opções de transporte, incluindo uma indicação de transfer privado para ir do aeroporto ao hotel.

Terminal Sud (sul) do Aeroporto de Paris-Orly

Terminal Sud (sul) do Aeroporto de Paris-Orly

 

O Aeroporto de Paris-Orly é considerado o principal aeroporto doméstico da França, mas também possui diversos voos internacionais para outros países da Europa e de outros continentes, como Ásia, África, América do Norte e América Central.

Não há voos diretros do Orly para aeroportos no Brasil, porém muitos brasileiros chegam a Paris por este aeroporto através de conexões feitas em outros aeroportos da Europa. No meu caso, por exemplo, eu estava em Lisboa e viajei para o Aeroporto de Orly num voo da companhia aérea portuguesa TAP.

Os voos diretos do Brasil para a França são todos para o Aeroporto Charles de Gaulle, que em 2014 foi considerado o segundo aeroporto mais movimentado da Europa e o oitavo do mundo. Comparando os números, o Aeroporto de Orly (código ORY) movimentou 28,8 milhões de passageiros em 2014, enquanto o Aeroporto Charles de Gaulle (código CDG) registrou 68,8 milhões de passageiros.

Avião da Vueling no Aeroporto de Paris-Orly

Avião da Vueling no Aeroporto de Paris-Orly

 

Em termos de praticidade e distância, é mais tranquilo chegar em Paris pelo Aeroporto de Orly em relação ao Charles de Gaulle, pois o aeroporto não é tão gigante e fica mais próximo ao centro da cidade. É como comparar, por exemplo, os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo.

O Aeroporto de Orly possui dois terminais: o Terminal Sud (sul) e o Terminal Ouest (oeste). Meus voos da TAP neste aeroporto foram no terminal oeste, onde além da companhia portuguesa também operam empresas como a British Airways, Iberia, Alitalia e Air Europa, entre outras.

As fotos e descrições deste post são todas do terminal oeste, mas todos os serviços e procedimentos mencionados também se aplicam ao terminal sul.

Terminal Ouest (oeste) no Aeroporto de Paris-Orly

Terminal Ouest (oeste) no Aeroporto de Paris-Orly

 

Adquira um seguro de viagem com 15% de desconto para visitar Paris!
Clique aqui e saiba como comprar

 

DESEMBARQUE

O desembarque no Aeroporto de Orly é muito tranquilo. Para quem já passou por outro aeroporto da Europa antes, como no meu caso, não há controle de passaporte. Ao sair do avião basta ir direto para o setor de retirada de bagagens.

Foi curioso ver que algumas esteiras do terminal oeste estão localizadas na área pública do desembarque, onde qualquer visitante do aeroporto circula livremente, algo que certamente não daria muito certo aqui no Brasil.

Desembarque do Terminal Ouest - Aeroporto de Paris-Orly

Desembarque do Terminal Ouest

 

No saguão do desembarque há um guichê de informações turísticas (tourisme information), onde é possível tirar dúvidas e pegar mapas da cidade.

Informações turísticas no desembarque - Aeroporto de Paris-Orly

Informações turísticas no desembarque

 

TRANSPORTE

Para se deslocar dos terminais do Aeroporto de Orly para a cidade de Paris há várias opções, como linhas de ônibus do transporte público ou de empresas privadas, acesso às linhas de trem RER que fazem ligação com a rede de metrôs da cidade, além de táxis e empresas que oferecem o transporte particular.

Bem-vindo à Paris - Aeroporto de Paris-Orly

Bem-vindo a Paris

 

Na minha chegada a Paris eu utilizei um serviço de transfer particular à convite da “França Entre Amigos”, uma agência de turismo local com profissionais brasileiros especializados no ramo.

Quem nos recebeu no aeroporto foi a Izabel, uma brasileira que mora há anos na cidade. Logo que pegamos nossa bagagem ela já nos aguardava no saguão do desembarque e nos levou até o carro. O transporte foi feito numa van da Mercedes muito moderna e confortável. Ao longo do caminho até o nosso hotel, a guia nos falou algumas curiosidades sobre Paris e também nos deu várias dicas interessantes de passeios e restaurantes na região em que estávamos hospedados.

Além do transfer de/para os aeroportos da cidade, a “França Entre Amigos” também oferece diversos tipos passeios para os turistas brasileiros, não só na região de Paris, mas também em outras cidades da França. Para saber mais sobre os passeios e valores, visite o site oficial da agência ou entre em contato com o pessoal através do e-mail [email protected], mencionando que ficou sabendo deles aqui pelo blog “Meus Roteiros de Viagem”.

Transfer privado com a Izabel do "França Entre Amigos" - Aeroporto de Paris-Orly

Transfer privado com a Izabel do “França Entre Amigos”

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Para quem prefere ir do aeroporto ao hotel por conta própria, a dica é visitar o espaço de informações de transporte localizado no saguão do desembarque, que informa sobre todos os meios de transporte disponíveis, com horários e valores. Há uma tela interativa bem interessante onde você informa o endereço de destino e ela indica o tipo de transporte mais apropriado.

Informações sobre transporte para a cidade - Aeroporto de Paris-Orly

Informações sobre transporte para a cidade

 

Junto a este espaço de informações de transporte encontram-se máquinas para comprar as passagens de dois tipos de ônibus disponíveis no aeroporto: o OrlyBus e o Les Cars.

O ônibus OrlyBus custa 7,70 euros e liga os dois terminais do Aeroporto de Paris-Orly à estação “Denfert-Rochereau”, localizada ao sul da cidade de Paris e interligada à rede de trens e metrôs da cidade.

Já o ônibus Les Cars da Air France, que pode ser utilizado por passageiros de qualquer companhia aérea, oferece duas linhas: a linha 1, que custa 12,50 euros e vai do Orly às estações “Gare Montparnasse”, “Invalides” e “Étoile”, na região central da cidade; e a linha 3, que faz o transporte direto entre os aeroportos de Orly e Charles de Gaulle ao custo de 21 euros.

Além destes dois ônibus, também é possível utilizar a linha de ônibus urbano 183, que liga os terminais do Orly à estação de metrô “Porte de Choisy”, ao custo de 2 euros.

Venda de passagens de ônibus no desembarque - Aeroporto de Paris-Orly

Venda de passagens de ônibus no desembarque

Ônibus de transporte par ao aeroporto da Air France

Ônibus de transporte par ao aeroporto da Air France

 

Outra opção para chegar à região central de Paris é através das linhas de trem RER, que são trens regionais que possuem estações em alguns pontos importantes da cidade e ligação direta a várias linhas de metrô.

Para chegar à linha de trem RER B é preciso pegar o trenzinho do aeroporto, o OrlyVal, que liga os dois terminais à estação de trem “Antony”. Esta opção tem o custo de 12,05 euros, valor que já inclui o transporte do OrlyVal e do trem RER.

Na plataforma do RER B, para ir ao centro da cidade é preciso pegar o trem em direção a “Mitry-Claye” ou “Aéroport Charles de Gaulle”. Já no retorno ao aeroporto, deve-se pegar o RER B em alguma estação da cidade no sentido “Saint Remy les Chevreuses” até a estação “Antony”, para pegar o trenzinho OrlyVal rumo ao aeroporto.

Outra alternativa é ir do aeroporto à linha de trem RER C pegando um ônibus shuttle chamado Paris par le train, que sai do desembarque dos terminais do Orly rumo à estação “Pont de Rugis” ao custo total (ônibus + trem) de 6,15 euros.

Na plataforma do RER C, para ir ao centro da cidade é preciso pegar o trem GOTA ou NORA em direção a “Pontoise” or “Montigny Beauchamp”. Para retornar ao aeroporto, deve-se pegar o RER B em alguma estação da cidade no sentido”Massy – Palaiseau” ou “Pont de Rungis”, saltando na estação “Pont de Rungis”, para pegar o ônibus Paris par le train rumo ao aeroporto.

Trem OrlyVal - Aeroporto de Paris-Orly

OrlyVal, trenzinho de ligação entre os terminais e a estação de trem

 

EMBARQUE

A área de embarque dos terminais do Aeroporto de Orly é dividida por setores, chamados de halls. No terminal oeste há 4 halls onde ficam os balcões de check-in das companhias aéreas.

Acesso aos halls de check-in no Terminal Ouest - Aeroporto de Paris-Orly

Acesso aos halls de check-in no Terminal Ouest

 

Para saber qual o hall da sua companhia, basta verificar nas telas informativas de voos. Foi assim que eu descobri que o balcão da TAP ficava no Hall 1, setor C.

Tela de voos no Aeroporto de Paris-Orly

Tela de voos

 

Em algumas companhias é necessário fazer um check-in antecipado nas máquinas de auto atendimento, igual já acontece em alguns aeroportos aqui do Brasil.

Máquinas de auto atendimento no check-in - Aeroporto de Paris-Orly

Máquinas de auto atendimento no check-in

 

No meu caso, não foi necessário este procedimento, apenas precisei ir direto ao balcão da TAP para fazer o meu check-in.

Balcões de check-in da TAP no Terminal Ouest - Aeroporto de Paris-Orly

Balcões de check-in da TAP no Terminal Ouest

 

Na área de embarque do terminal oeste encontrei uma balança que permite aos passageiros pesar a mala antes de fazer o check-in. É uma ideia interessante, principalmente para quem vai pegar voo em companhias de baixo custo que possuem restrições quanto ao peso da bagagem.

Balança próxima aos balcões de check-in - Aeroporto de Paris-Orly

Balança próxima aos balcões de check-in

 

Com o check-in feito, basta dirigir-se às salas de embarque para aguardar o voo e torcer para que elas não estejam tão cheias como estavam no dia em que eu peguei o meu voo para sair de Paris.

Sala de embarque do Terminal Ouest - Aeroporto de Paris-Orly

Sala de embarque do Terminal Ouest

 

Você já viajou para Paris pelo Aeroporto de Orly? Como foi a sua experiência?
Deixe um comentário no final deste post!

 

Índice de posts com todas as dicas de Paris

Posts Relacionados:
Como é voar na TAP para Lisboa e Paris
Internet no celular em Paris com o My Webspot
Dica de hotel boutique em Paris: Hotel Madison
O Aeroporto de Lisboa e transporte para a cidade
Roteiro de 3 dias em Praga
Roteiro de 4 dias em Londres

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...