Uma boa forma de circular entre os pontos turísticos de grandes cidades é através de ônibus panorâmicos, cujos assentos ficam ao ar livre no piso superior do veículo, permitindo que você se desloque curtindo o visual, sem perder nenhum detalhe. Em Paris há várias empresas que oferecem este tipo de serviço. Na minha visita a cidade eu andei no ônibus da empresa Big Bus Tours e mostro neste post como foi o passeio.

Ônibus panorâmico Big Bus Paris

Ônibus panorâmico Big Bus Paris

 

A empresa Big Bus oferece o passeio de ônibus turístico (sightseeing tour) em várias cidades pelo mundo, como Dubai, Hong Kong, Las Vegas, Nova York, Viena, entre outras. O serviço permite subir e descer (hop-on hop-off) do veículo em qualquer uma de suas paradas, geralmente localizadas próximas às principais atrações turísticas do destino.

Em Paris há dezenas de ônibus circulando em duas rotas. Na principal delas, a rota vermelha, há onze paradas, por onde os veículos passam constantemente, geralmente em intervalos de 5 a 30 minutos, dependendo das condições do trânsito. A rota azul é menor e possui apenas quatro paradas na região do bairro Montmartre.

O ingresso para um dia de passeios no Big Bus Paris custa 32 euros para adultos e 16 euros para crianças. Já o ticket válido por dois dias seguidos tem o preço de 36 euros para adultos e 16 para crianças. Há ainda opções de ingressos que incluem um passeio de barco ou ainda o um tour noturno.

Ao comprar o ingresso de forma antecipada on-line por esta página há um desconto de 15%, mas também é possível deixar para comprar o ticket no dia em qualquer uma das paradas do Big Bus com funcionários uniformizados da empresa que fazem o atendimento a clientes.

Há ainda outras formas de comprar o ingresso do Big Bus. No meu caso ele veio incluído entre os quatro itens Paris City Pass, um passe turístico sobre o qual dou mais detalhes no post “Paris City Pass: o passe de transporte, museus e passeios“.

Ônibus panorâmico Big Bus Paris

Big Bus Paris

 

As paradas do Big Bus são identificadas por placas da cor vermelha, como esta da imagem abaixo. Ao embarcar no ônibus pela primeira vez todo visitante recebe um mapa da rota e também fones de ouvido para utilizar no sistema de áudio do veículo.

Ônibus panorâmico Big Bus Paris

Parada nº 5 do Big Bus – Louvre e Pont des Arts

 

Adquira um seguro de viagem com 15% de desconto para visitar Paris!
Clique aqui e saiba como comprar

 

Os assentos mais concorridos ficam no piso superior, pois ficam ao ar livre e permitem ter uma boa vista panorâmica da cidade durante os deslocamentos. Todas as fotos deste post foram feitas durante o meu passeio no Big Bus, então você já consegue ter uma noção de como é a vista lá de cima.

Ônibus panorâmico Big Bus Paris

Ônibus panorâmico

 

Conforme o ônibus vai circulando, explicações vão sendo passadas no sistema de áudio a respeito da cidade e das atrações ao longo do caminho. O site do Big Bus Paris informa que o passeio está disponível em onze idiomas, incluindo português, porém no ônibus no qual embarquei o sistema estava disponível apenas em oito idiomas, sem o português.

Ônibus panorâmico Big Bus Paris

Dispositivo de audio

 

Na rota vermelha do Big Bus Paris são onze paradas: Torre Eiffel, Campo de Marte, Opera Garnier, Pirâmide do Louvre, Louvre – Pont des Arts, Notre-Dame, Museu de Orsay, Champs-Elysées, Grand Palais, Jardins do Trocadero e Estação Gare Du Nord.

Já a rota azul, que circula pelo bairro Montemartre, possui apenas quatro paradas, saindo da Estação Gare Du Nord, onde faz a conexão com a rota vermelha, e parando no Museu Grévin, na Praça Pigalle e na Basílica de Sacre-Coeur.

Há ainda um tour noturno, com ingresso diferenciado em relação ao passeio diruno, cuja trajeto é bem semelhante à rota vermelha. O mapa de todas as rotas pode ser visto neste link do site oficial da empresa Big Bus Paris.

Ponte sobre o Rio Sena - Paris, França

Ponte sobre o Rio Sena

 

Eu fiz o meu passeio no Big Bus no meu quinto dia em Paris, depois de já ter visitado quase todas as atrações pelas quais ele passa em frente. Deixei o ônibus para o último dia justamente para passear e curtir a vista panorâmica, dando um descanso para as pernas, sem ficar subindo e descendo a todo momento. Embarquei em apenas um ônibus e segui boa parte do trajeto no mesmo veículo.

Rio Sena - Paris, França

Rio Sena

Catedral de Notre Dame - Paris, França

Catedral de Notre Dame

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Meu ponto de partida foi a Catedral de Notre Dame e a minha intenção era percorrer toda a rota vermelha, cujo trajeto dura aproximadamente 2h30.

Catedral de Notre-Dame - Paris, França

Catedral de Notre-Dame

Pont des Arts e Museu do Louvre - Paris, França

Pont des Arts e Museu do Louvre

 

Após percorrer a margem do Rio Sena, passando pelo Louvre e pelo Museu de Orsay, o ônibus subiu a Champs-Elysées, fazendo o contorno na rotatória do Arco do Triunfo e depois descendo novamente a avenida.

Av. Champs-Elysées - Paris, França

Subindo a Av. Champs-Elysées rumo ao Arco do Triunfo

Arco do Triunfo - Paris, França

Contornando o Arco do Triunfo

Av. Champs-Elysées - Paris, França

Av. Champs-Elysées

 

Depois o ônibus passou pelo Grand Palais e pela POnte Alexandre III seguindo para o jardins do Trocadero, localizado em frente à Torre Eiffel. Foi nesta parada que eu terminei meu passeio, antes do que eu havia previsto, sem completar todo o percurso da rota vermelha.

Grand Palais - Paris, França

Grand Palais

 

No geral achei o passeio do Big Bus mediano. Ele é bom para ter um panorama geral da cidade e de suas principais atrações turísticas, ideal para quem tem pouco tempo para visitar Paris, e também ajuda a dar um descanso para as pernas para os que já estão cansados de andar pela cidade.

Mas algumas coisas me incomodaram durante o passeio, principalmente o trânsito tumultuado da capital francesa, que muitas vezes “emperrou” o deslocamento do ônibus. O sistema de áudio no veículo no qual embarquei não tinha o idioma português, apesar de a empresa anunciar no site que ele está disponível. E por fim o frio me pegou desprevenido, pois mesmo sendo verão, havia um vento bem gelado que me fez desistir do passeio antes do previso para evitar ficar doente durante a viagem.

Mesmo com alguns contratempos, consegui tirar algumas boas fotos de Paris durante o passeio.

Ponte Alexandre III - Paris, França

Ponte Alexandre III

 

Você já fez o passeio em algum ônibus panorâmico de Paris? Como foi a sua experiência?
Deixe um comentário no final deste post!

 

Índice de posts com todas as dicas de Paris

 

Posts Relacionados:
O Aeroporto de Paris-Orly e transfer para o hotel
Como é voar na TAP para Lisboa e Paris
Internet no celular em Paris com o My Webspot
Dica de hotel boutique em Paris: Hotel Madison
Roteiro de 3 dias em Praga

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...