Uma boa forma de explorar grandes cidades de uma maneira mais prática e econômica é adquirindo cartões ou passes turísticos, que costumam incluir a entrada de várias atrações e também o uso do transporte público. Na minha viagem a Paris eu testei o Paris City Pass, um pacote que além de liberar o uso do transporte e a entrada a vários museus, também inclui um passeio de ônibus e outro de barco. Veja neste post mais detalhes sobre este passe turístico.

Paris City Pass

Kit do Paris City Pass com todos os benefícios

 

O Paris City Pass é o único passe turístico oficial expedido pelo órgão de turismo da cidade. Até existem outros tipos de cartões ou passes para explorar a capital francesa, mas estes são emitidos por empresas privadas.

É difícil chama-lo de cartão ou passe, porque na verdade ele é um pequeno kit que contém quatro itens: um Paris Museum Pass, um ticket de transporte Paris Visite, um ingresso do Big Bus Tours e uma entrada do Bateaux-Mouches. Tudo isso vem junto com um estojo de plástico bem prático com compartimentos para guardar todos os itens, facilitando o carregamento do pacote no bolso ou na carteira.

O passe é vendido em cinco versões, com validades que variam de um a cinco dias, e com preços entre 34 e 145 euros para adultos ou 22 e 45 euros para crianças de 4 a 11 anos. A versão de 1 dia é mais limitada e inclui apenas o passeio de ônibus e o de barco. Já as outras quatro versões incluem os quatro itens.

Há uma opção de pagar um adicional de 15 euros além do valor do City Pass para incluir um ingresso que dá acesso ao mirante localizado no segundo nível da Torre Eiffel sem a necessidade de enfrentar as longas filas que se formam para comprar o ingresso da principal atração de Paris.

A compra do passe turístico pode ser feita de forma antecipada online pelo site Paris Info ou ainda nos centros de atendimento ao turista (welcome centres) do Paris Convention and Visitor Bureau, cujos endereços podem ser encontrados neste link. A versão de 5 dias e os passes infantis só podem ser comprados de forma online.

Eu peguei o meu Paris City Pass no welcome centre da Rue des Pyramides nº 25, bem próximo da estação de metrô Pyramides (linhas 7 e 14) e a cerca de cinco minutos a pé da pirâmide do Louvre.

Loja de informações turísitocas do Tourisme Paris

Loja de informações turísitocas do Tourisme Paris na Rue des Pyramides

 

Um dos itens do Paris City Pass é o bilhete de transporte público para turistas, chamado de Paris Visite. Este pequeno ticket, semelhante ao bilhete individual utilizado no metrô de São Paulo, dá acesso ilimitado durante o seu período de validade às linhas de metrô, ônibus, trams e trens regionais RER dentro das zonas 1, 2 e 3, que cobrem praticamente todos os principais pontos turísticos da cidade, incluindo até o Palácio de Versailles, que fica nos arredores de Paris.

Neste ticket do transporte é preciso escrever com uma caneta o nome (nom) e sobrenome (prénom), além de informar a data de início de término da validade de acordo com o número de dias correspondentes à compra do Paris City Pass. Este meu, por exemplo, era válido por cinco dias (jours), com validade de 15/06 e 20/06. Para utilizar o bilhete, basta inseri-lo no local apropriado nas catracas de acesso às estações de trem ou metrô, ou então nas máquinas validadoras que existem dentro dos ônibus ou trams.

O bilhete de transporte Paris Visite também é vendido de forma avulsa, com versões de 1, 2, 3 ou 5 dias e preços que variam de 11,15 a 35,70 euros. Neste caso, a compra pode ser feita em qualquer máquina de venda de bilhetes nas estações de transporte público da cidade.

Passe de transporte público "Paris Visite"

Passe de transporte público “Paris Visite”

 

Adquira um seguro de viagem com 15% de desconto para visitar Paris!
Clique aqui e saiba como comprar

 

Outro item do kit Paris City Pass é o passe de museus Paris Museum Pass, um cartão que permite a entrada a mais de 60 museus localizados em Paris e nos seus arredores, incluindo o Museu do Louvre, o Palácio de Versailles, as torres da Catedral de Notre Dame, o mirante do Arco do Triunfo, entre muitas outras atrações. Entre as grandes arações de Paris, a única que não está incluída neste cartão é a visita à Torre Eiffel. A lista completa de museus pode ser vista neste link.

O Paris Museum Pass é um folheto dobrável contendo informações sobre todas os museus e atrações nas quais ele permite a entrada, incluindo um mapa com a localização dos mesmos. Há um espaço no cartão para escrever o nome completo e também a data de início do seu uso. Ele tem versões com validade de 2 ou 4 dias. Quem compra o Paris City Pass de 5 dias só pode utilizar o Museum Pass por 4 dias seguidos pois não há uma versão de 5 dias do cartão de museus, mas isso não chega a ser um problema, pois o quinto dia pode ser dedicado a outros passeios fora das atrações do cartão.

Com o Museum Pass em mãos não é necessário entrar na fila para comprar o ingresso das atrações. Em muitos casos isto significa poupar preciosos minutos em longas filas que se formam em determinados locais, como na Saint Chapelle, por exemplo. Mas é bom alertar que o cartão não ajuda a “furar a fila” de procedimentos de segurança e raio-x existentes em algumas atrações.

Este passe de museus também pode ser comprado de forma avulsa em versões com validade de 2, 4 ou 6 dias e preços que variam de 42 a 69 euros. A venda ocorre em alguns museus, centros de atendimento ao turista e lojas. A lista completa pode ser vista neste link.

Paris Museum Pass

Paris Museum Pass

Musey de Orsay - Paris

Musey de Orsay, entrada incluída no Museum Pass

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

O terceiro items do kit Paris City Pass é um dia de passeios no ônibus turístico Big Bug Paris, empresa que possui vários veículos circulando em duas rotas diferentes e com paradas próximas às principais atrações da cidade.

O ticket do Big Bus é válido por um dia e permite subir e descer no ônibus quantas vezes quiser durante sua validade. Ao entrar no ônibus o passageiro ganha um fone de ouvido para ouvir explicações detalhadas das atrações turísticas disponíveis em 11 idiomas, incluindo português.

O passeio de um dia no Big Bus, se comprado de forma avulsa, tem o custo de 32 euros para adultos.

Em breve publicarei aqui no blog um post com um relato deste passeio.

Ônibus turístico Big Bus Paris

Ônibus turístico Big Bus Paris

Ônibus turístico Big Bus Paris

Ônibus turístico Big Bus Paris

 

O quarto e último item do Paris City Pass é um passeio de barco no Bateaux-Mouches, uma das empresas mais tradicionais que oferecem passeios pelo Rio Sena. O passeio tem a duração de uma hora e pode ser feito uma única vez. O barco comporta centenas de pessoas e possui um sistema de audio que vai falando sobre as atrações ao longo do caminho, com explicações em vários idiomas, incluindo português. É um passeio agradável e relaxante que permite ver a cidade sob outro ponto de vista.

O cruzeiro de uma hora pelo rio Sena com a empresa Bateaux-Mouches, se comprado de forma individual, tem o custo de 13,50 euros para um adulto.

Em breve também publicarei um post aqui no blog sobre este passeio de barco.

Passeio de barco no Rio Sena com o Bateaux-Mouches - Paris

Passeio de barco no Rio Sena com o Bateaux-Mouches

 

O Paris City Pass é uma boa opção para quem quer visitar muitos museus e tem vontade de fazer os passeios mencionados. O valor alto pode assustar de início, mas se você botar na ponta do lápis o custo individual de todas as atrações e museus, dos passeios e também das viagens unitárias de metrô ou ônibus ao longo do período da viagem, a economia é certa. Sem falar na praticidade de comprar vários benefícios turísticos de uma vez só.

Passeio de barco no Rio Sena com o Bateaux-Mouches - Paris

Passeio de barco no Rio Sena com o Bateaux-Mouches

* O blog testou o Paris City Pass à convite do
Paris Convention and Visitor Bureau.

 

Você já utilizou este passe ou algum dos itens mencionados? Como foi a sua experiência?
Deixe um comentário no final deste post.

Índice de posts com todas as dicas de Paris

Posts Relacionados:
O Aeroporto de Paris-Orly e transfer para o hotel
Como é voar na TAP para Lisboa e Paris
Internet no celular em Paris com o My Webspot
Dica de hotel boutique em Paris: Hotel Madison
Berlin Welcome Card: o cartão de descontos de Berlim
Roteiro de 3 dias em Praga

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...