Depois de muita espera, finalmente o blog está de cara nova. De início pode até parecer que tudo continua igual, pois as mudanças não foram tão radicais e o logotipo permanece o mesmo, mas o layout do site foi trocado para um tema mais moderno, com algumas melhorias para facilitar a sua navegação e deixar a leitura dos posts mais agradável. Veja a seguir algumas das principais características do novo visual do blog e também os detalhes sobre o novo sistema de comentários Disqus, que foi implantado no site há algumas semanas.

novo blog 2

Novo layout do blog

 

  • A resolução do site foi ampliada e o seu carregamento ficou mais ágil, tanto na versão web quanto pelo celular.

 

  • Os tipos e tamanhos das letras foram alterados para fontes mais modernas que facilitam a leitura dos textos.

 

  • O menu principal do site, de cor azul, agora é flutuante e te acompanha conforme você vai descendo a página, assim fica mais fácil de você acessar outras áreas do site em busca de mais conteúdo.

 

 

  • Ficou mais fácil acessar as redes sociais do blog, pois agora os botões do Facebook, Google+, Instagram, Google+ e Youtube estão fixos no canto esquerdo do menu principal, onde também há uma lupa que possibilita a busca por qualquer conteúdo no site.

 

  • Abaixo do logotipo do blog há um novo menu, de cor cinza, que traz em destaque alguns dos principais destinos do blog, com acesso rápido aos três posts mais recentes de cada categoria apresentada. Estes destinos serão alterados com frequência para que você possa ficar por dentro de todo o conteúdo do site.

 

  • A página das categorias está com novo layout, apresentando os posts de uma maneira mais limpa e resumida, facilitando a busca por todo o conteúdo de um determinado assunto. Veja, por exemplo, a página da categoria Cancun.

 

  • A página “Dicas Floripa e SC” foi reformulada para facilitar a busca pelas dicas de Florianópolis e outras cidades catarinenses.

 

  • As fotos de cada post agora podem ser vistas em formato de galeria. Ao clicar numa foto qualquer dentro de um artigo, ela será aumentada na sua tela e abrirá a galeria, permitindo que você use as setas da direita e esquerda do teclado para deslizar por todas as outras fotos do post. Faça um teste observando as pelas fotos do roteiro de Cancun.

 

  • Você usa a rede social Pinterest? Agora ficou mais fácil de “pinar” as fotos do blog no seu perfil, basta colocar o cursor do mouse sobre a imagem do site que desejar, assim surgirá o botão “pin it” para que você possa compartilhá-la no Pinterest. Lembrando que você também compartilhar os artigos em várias redes sociais, como Facebook, Twitter, Linkedin e Google+, utilizando os botões coloridos no canto esquerdo da tela.

 

  • A versão do blog para celular também foi alterada e traz novos botões de compartilhamento, para que você possa enviar para seus contatos o link de um determinado post através de mensagem SMS ou pelo Whatsapp utilizando o botão verde no canto inferior direito da tela do seu aparelho.

 

  • Na versão mobile, para ter acesso aos menus do blog, basta clicar no botão com três linhas que aparece no canto superior esquerdo, junto à barra de menu azul.

 

Nova versão mobile na tela principal e com o menu aberto

Nova versão mobile na tela principal e com o menu aberto

 

 

NOVO SISTEMA DE COMENTÁRIOS

Há poucas semanas foi implementado no blog um novo sistema de comentários, o Disqus, uma plataforma muito utilizada por grandes blogs e portais de notícias, que oferece uma série de recursos para facilitar a inserção, leitura e acompanhamento de comentários nas páginas do site, com opção de compartilhar a discussão ou algum comentário nas redes sociais. Veja a seguir algumas funcionalidades do novo sistema:

  • Para deixar um comentário, você pode criar uma conta no Disqus, que vai armazenar todos os seus comentários deixado não só aqui no blog, mas também em outros sites que utilizam a plataforma, facilitando o acompanhamento das respostas e evitando o esquecimento de onde você deixou comentários.
  • Outra opção prática de deixar um comentário é utilizando o login do seu perfil nas redes sociais Facebook, Twitter ou Google+.
  • Para deixar um comentário como convidado, sem utilizar o login do Disqus ou das redes sociais, basta selecionar a opção “publicar comentário sem inicial sessão”.
  • O novo sistema permite o uso de imagens JPG ou GIFs animados nos comentários.
  • Você pode ordenar os comentários de um artigo de três maneiras para mostrar primeiro: os mais recentes, os mais antigos ou os mais votados.
  • Qualquer comentário, seu ou de outras pessoas, pode ser compartilhado no Twitter ou Facebook com facilidade.
  • É possível positivar ou negativar um comentário utilizando os botões “Gosto” ou “Não Gosto” localizados abaixo de cada comentário.

 

disques

Novo sistema de comentários Disqus

 

SNAPCHAT: meusroteiros

Falando em novidades, além do novo visual do site e do novo sistema de comentários, agora o blog tem um perfil na rede social que é a sensação do momento, o Snapchat! Sempre que surgir uma viagem nova ou algum passeio interessante, vídeos exclusivos serão publicados no snap do blog para que você acompanhe tudo em tempo real. Basta seguir o perfil “meusroteiros” e aguardar por novos vídeos!

snapchat

 

 

Aproveito este post para deixar um agradecimento ao Guilherme Euler, o programador que me ajudou a colocar o novo tema do blog no ar. Para quem tem um site e está procurando um local para hospedá-lo, recomendo os serviços da empresa do Guilherme, a Euler Soluções em Internet, que oferece um sistema confiável, estável e com suporte 24 horas. Meu blog está hospedado neste host há um ano e meio e desde a mudança não tive mais problemas de ataques ao site, vírus ou instabilidades. Fica a dica!

 

 

E aí, gostou das novidades? Tem alguma crítica ou sugestão?
Deixe seu recado no final deste post e aproveite para testar o novo sistema de comentários!

 

 

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem