Entre os vários passeios de um dia para se fazer nos arredores de Lisboa, um dos mais agradáveis é conhecer a histórica Vila de Sintra, uma cidade que para muitos é como um conto de fadas, repleta de parques, jardins, castelos e palácios, cuja paisagem natural é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Neste post apresento um relato do meu passeio no centrinho de Sintra e também mostro como é a visita a uma de suas principais atrações, o excêntrico Palácio da Pena, um castelo colorido localizado no alto da serra de Sintra.

Sintra - Portugal
Sintra – Portugal

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Lisboa
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

Veja também:
Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e melhores bairros
Aluguel de carro em Lisboa
Lisboa: Uma tarde nas atrações do bairro Belém
Lisboa: Uma tarde no Parque das Nações
Transporte Público em Lisboa: metrô, bondes, elevadores e trens
Pastéis de Belém em Lisboa: a confeitaria do legítimo doce

VILA DE SINTRA

A Vila de Sintra está localizada a apenas 28 km da região central de Lisboa, um trajeto que pode ser feito de carro em cerca de meia hora seguindo pela autoestrada A37, um caminho bem sinalizado e fácil de ser percorrido.

A maneira mais comum e econômica de visitar a cidade é pegando um trem, lá chamado de “comboio”, da linha de Sintra. Ele parte de duas estações em Lisboa: a Estação do Oriente, próxima ao Parque das Nações, e a Estação do Rossio, que fica na região central da cidade e está localizada entre a Praça dos Restauradores e a Praça do Rossio. A parada final desta linha é a Estação Sintra, que fica a menos de 1 km do vilarejo histórico.

A viagem de trem mais caminhada até a vila leva em torno de 40 a 50 minutos. A passagem utilizando o cartão de transporte “Viva Viagem” custa apenas 2,15 euros. Em breve publicarei um post com mais detalhes sobre este cartão e sobre o sistema de transporte público da capital portuguesa. Quem possui o cartão Lisboa Card tem acesso liberado ao trem de Sintra e também consegue desconto no ingresso de algumas atrações turísticas da cidade.

Se você estiver de carro, o principal caminho pode ser pela rodovia A37 ou A16. Caso pretenda alugar um carro em Portugal, recomendo o portal RentCars, que garante o melhor preço na sua locação, faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto no boleto. É interessante você ter um chip com internet no seu celular, para utilizar os aplicaativos de navegação. Clique aqui para ver uma sugestão de chip internacional para a sua viagem.

Este meu passeio em Sintra aconteceu num tour de um dia inteiro com um guia privado que contratei de uma agência de turismo de Lisboa, sobre a qual dou mais detalhes neste outro post. Saímos do hotel de manhã bem cedo e antes de ir a Sintra fomos conhecer o Palácio Nacional de Queluz, cujo relato da vista pode ser lido neste link.

Palácio Nacional de Sintra - Portugal
Palácio Nacional de Sintra

Outra opção para visitar as atrações de Sintra é contratando um passeio guiado com empresas locais. Seguem algumas sugestões dos parceiros do blog:
Excursão a Sintra e Cascais + Palácio da Pena
Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais
Tour Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais

Clique aqui para mais opções de passeios e ingressos em Sintra.

Vila de Sintra - Portugal
Vila de Sintra

Nosso passeio começou com uma visita pelo seu centrinho histórico, onde ficamos cerca de quarenta minutos. O ponto de partida foi a praça em frente ao Palácio Nacional de Sintra, um dos edifícios mais antigos e emblemáticos da cidade, que mistura diferentes estilos arquitetônicos, fato que pode ser notado pelos diferentes tipos de janela na sua fachada principal. O interior deste palácio é um museu, mas neste dia não chegamos a visitá-lo.

Em seguida fomos caminhar pela vila de Sintra, um conjunto de construções antigas com ruas estreitas e inclinadas, onde há várias lojinhas, restaurantes e cafés, uma área bem turística e movimentada, mas que não deixa de ser agradável e interessante.

Centrinho histórico de Sintra - Portugal
Centrinho histórico de Sintra
Centrinho histórico de Sintra - Portugal
Centrinho de Sintra
Centrinho histórico de Sintra - Portugal
Centrinho histórico de Sintra

OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem obrigatório para visitar a Europa?
Ganhe
até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)

Durante a caminhada fizemos uma parada estratégica para comer o famoso “travesseiro da Piriquita”, um doce folhado coberto com açúcar que é vendido na Pastelaria Piriquita, uma das mais tradicionais da região.

Pastelaria Piriquita - Sintra, Portugal
Pastelaria Piriquita

A vitrine de doces da pastelaria é uma verdadeira tentação. As especialidades da casa são as queijadas e os travesseiros, mas é possível encontrar muitos outros tipos, incluindo pastel de nata e até brigadeiros.

Pastelaria Piriquita - Sintra, Portugal
Pastelaria Piriquita

O “travesseiro da Piriquita” faz parte da tradição de Sintra assim como o Pastel de Belém faz parte da tradição de Lisboa. Uma visita à Vila de Sintra não é a mesma sem comer o tal travesseiro, que custa apenas 1,30 euro por unidade.

Travesseiro da Periquita - Sintra, Portugal
Travesseiro da Periquita

Fizemos ainda outra parada num local chamado Cantinho Gourmet, que funciona como um pequeno empório e restaurante, para provar a famosa ginjinha, uma espécie de licor típico português feito a partir de uma fruta semelhante à cereja. Esta bebida é bem tradicional principalmente em Lisboa, mas degustamos ela pela primeira vez em Sintra.

Centrinho histórico de Sintra - Portugal
Centrinho histórico de Sintra

A dose de ginjinha neste local custou apenas 1 euro e, como manda a tradição, veio servida num copinho de chocolate, o que torna o drink ainda mais saboroso.

Centrinho histórico de Sintra - Portugal
Ginginha no copinho de chocolate

Há muitas atrações para se visitar em Sintra, o que torna bem difícil conhecer tudo em apenas um dia. Entre os principais pontos turísticos da cidade, estão o já mencionado Palácio Nacional de Sintra, o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, a Quinta da Regaleira, o Convento dos Capuchos, além de muitos outros locais, como mais palácios, museus, parques e jardins.

Uma forma prática e econômica de se deslocar de uma atração a outra em Sintra é utilizando o autocarro 434, um ônibus turístico do transporte público local que passa por alguns dos principais pontos de interesse da região. O bilhete desta linha, também conhecida por “Circuito da Pena”, custa 5 euros por pessoa. Mais informações sobre o ônibus podem ser encontradas neste link.

Neste dia, como estávamos fazendo um tour com um guia privado, fomos de carro direto ao Palácio da Pena, a atração que escolhemos visitar entre as várias possibilidades da cidade.

Palácio Nacional da Pena - Sintra, Portugal
Palácio Nacional da Pena

PALÁCIO DA PENA

O Palácio da Pena, também conhecido por muitos como Castelo da Pena, está localizado no alto da Serra de Sintra, a 528 metros de altitude. Quem avista o castelo à distância pode até achar que ele fica próximo ao centrinho e por isso muitas pessoas acabam se aventurando de subir a serra a pé, mas a subida é puxada e pode ser extremamente cansativa, por isso vale a pena conseguir algum meio de transporte para ir até lá.

A visitação ao palácio acontece todos os dias, das 10h às 18h, com entrada permitida até as 17h. O ingresso que permite visitar o castelo e o parque ao ser redor custa 13,30 euros para adultos (18 a 64 anos), 11,88 euros para jovens (6 a 17 anos) e 11,88 euros também para idosos (acima de 65 anos). (valores revisados em maio de 2019)

É possível obter desconto na compra do ingresso ao combiná-lo com a entrada de outras atrações da região de Sintra, como, por exemplo, o Palácio Nacional de Queluz ou o Castelo dos Mouros. A compra pode ser feita tanto na bilheteria dos palácios quanto de forma antecipada on-line pelo site Parques de Sintra. Portadores do Lisboa Card tem 10% de desconto na entrada deste palácio.

A bilheteria do Palácio da Pena é pequena e longas filas costumam de formar, por isso vale a pena tentar comprar o ingresso antecipado, seja no site ou em alguma outra atração da região visitada anteriormente. No dia da minha visita a fila estava enorme, mas por sorte eu já tinha comprado meu bilhete combinado algumas horas antes na bilheteria do Palácio Nacional de Queluz, por isso entrei direto, sem pegar filas.

Clique aqui para garantir de forma antecipada o seu ingresso sem filas para visitar o Palácio da Pena.

Palácio da Pena - Sintra, Portugal
Bilheteria do Palácio da Pena

Você já reservou seu hotel em Lisboa?
Clique aqui para ver as principais opções e os melhores bairros

Após a entrada pelo portão principal do parque, junto à bilheteria, ainda é preciso encarar uma outra subida até a entrada do castelo. Para quem não quer subir a pé existe a alternativa de pegar um ônibus de transporte interno com custos adicionais, cujo valor exato eu não me recordo, mas é algo tipo 3 ou 4 euros pelos dois trechos, subida e descida.

Palácio da Pena - Sintra, Portugal
Ônibus para subir a colina do palácio

Na chegada é impossível não ficar impressionado com a grandeza do castelo e com toda sua variedade de cores e estilos.

Palácio da Pena - Sintra, Portugal
Palácio da Pena

Em 1839, o então rei D. Fernando II comprou as ruínas de um antigo mosteiro e decidiu transformá-lo num palácio. A construção existente hoje em dia é fruto de diversas adaptações e ampliações que o edifício foi sofrendo com o passar do tempo, sofrendo influência de diferentes estilos arquitetônicos, como o neo-gótico, neo-manuelino, neo-islâmico e o neo-renascentista.

Para muitos essa mistura sem um estilo próprio definido acaba tornando o lugar brega ou desorganizado, mas para outros essa bagunça visual torna o Palácio da Pena um local único e especial.

Palácio da Pena - Sintra, Portugal
Portal de entrada

Apesar de minha visita ter sido quase no início do verão europeu, a temperatura estava agradável, até um pouco frio em determinados momentos. A combinação de altitude mais elevada, natureza abundante e proximidade com o Oceano Atlântico faz o clima de Sintra ser mais gelado em relação à Lisboa, muitas vezes com uma neblina constante cobrindo a serra.

Palácio da Pena - Sintra, Portugal
Palácio da Pena

Os terraços do castelo oferecem uma vista panorâmica incrível da região de Sintra. Lá do alto é possível até ver o mar, a alguns quilômetros de distância.

Palácio da Pena - Sintra, Portugal
Vista panorâmica para o mar

A visita segue um caminho pré-determinado que passa por diversos terraços do palácio e também boa parte dos seus ambientes internos, incluindo pátios, salões, quartos e até uma grande cozinha.

Palácio da Pena - Sintra, Portugal
Escadarias do palácio
Palácio da Pena - Sintra, Portugal
Pátio interno

Os cômodos no interior do palácio preservam muitos do aspecto original, com móveis e objetos de decoração, para mostrar como era o estilo de vida da corte portuguesa antigamente. Não achei o Palácio da Pena um local luxuoso, alguns ambientes são até simples demais para um palácio da antiga Família Real, um estilo de decoração bem diferente do Palácio Nacional de Queluz, que eu havia visitado poucas horas antes, onde a ostentação e a riqueza estão presentes em cada ambiente visitado.

Palácio da Pena - Sintra, Portugal
Cômodos do palácio
Palácio da Pena - Sintra, Portugal
Cômodos do palácio
Palácio da Pena - Sintra, Portugal
Interior do palácio

Dizem que o Palácio da Pena serviu de inspiração para o Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha, que por sua vez foi referência para a criação do famoso castelo da Disney.

Palácio da Pena - Sintra, Portugal
Palácio da Pena

O circuito da visita termina num terraço onde há um café bem bacana, com várias mesinhas ao ar livre, de onde é possível apreciar boa parte do edifício e também curtir a vista panorâmica do alto da serra de Sintra.

Palácio da Pena - Sintra, Portugal
Café no terraço

O Palácio da Pena pode até ser meio exagerado ou bagunçado por misturar tantos estilos e cores, mas achei esta visita um passeio interessante e divertido que proporcionou muitas fotos boas para o arquivo da viagem.

Palácio da Pena - Sintra, Portugal
Palácio da Pena

Neste dia o passeio ainda continuou com uma visita ao Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa continental, que está localizado a poucos minutos da Vila de Sintra. Veja os detalhes desta parte final do tour no post “Lisboa: A visita ao Cabo da Roca e a orla de Cascais“.

Cabo da Roca - Sintra, Portugal
Cabo da Roca
Seguro Viagem: Europa
Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR) R$ 20/dia*
AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 R$ 32/dia*
UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 UA 40 EUROPA (exceto EUA) COVID-19 Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 200 (SUPLEMENTAR) R$ 14/dia*

Hospedagem em Sintra

Caso você pretenda dormir uma ou mais noites em Sintra, há algumas opções de hotéis próximos à vila, como o Sintra Bliss Hotel, o Tivoli Sintra, o Lawrences Hotel e o Sintra Boutique Hotel. Veja todas as opções da cidade neste link.

E para ver dicas de hotéis em Lisboa, acesse o post “Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e melhores bairros“.

PASSEIOS GUIADOS PARA FAZER EM LISBOA E REGIÃO

Free Tour em Lisboa
Tour Completo por Belém e Lisboa
Tour privado por Lisboa de Tuk Tuk
Passeio de Elétrico No. 28 & Excursão a pé
Excursão a Fátima e Óbidos
Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça todos os posts da região de Lisboa publicados no blog:

Hospedagem
– Onde ficar em Lisboa: dicas de hotéis e melhores bairros
Hotel Porto Bay Liberdade

Atrações, Passeios e Alimentação
– Atrações do Bairro Belém
– Passeio no Parque das Nações
A Fábrica dos Pastéis de Belém
Dicas de Restaurantes em Lisboa

Transporte e Serviços
Transporte Público: metrô, bondes, elevadores e trens
– Lisboa Card vale a pena? Como usar o cartão de descontos
O Aeroporto de Lisboa e como ir ao centro da cidade
– Como é voar na TAP para Lisboa e Paris
Dica de guia privado para fazer passeios em Lisboa

Sintra / Queluz / Cascais
Passeio em Sintra e o Palácio da Pena
Visita ao Cabo da Roca e a orla de Cascais
O Palácio Nacional de Queluz

Fátima
– Visita ao Santuário de Fátima

Serviços oferecidos pelos parceiros do blog
Transfer de Aeroporto: Opção 1 | Opção 2 | Opção 3
Ingressos e passeios em Lisboa: Opção 1 | Opção 2

Veja também dicas de outros destinos europeus aqui no blog:
Roma | Budapeste | Berlim | Praga | Londres | Paris

Em breve: Atenas, Santorini, Mykonos e Zakynthos
Assine o blog pelo formulário no final deste post e receba os novos posts no seu e-mail em primeira mão.

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular na Europa com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog e também neste outro post.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Lisboa no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hotéis na região.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro em Portugal, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

+ SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo o seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer e passeios guiados para explorar Lisboa e cidades próximas.
Clique aqui para ver algumas opções e também neste outro link para ver mais ofertas de tours e atrações.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!