Coqueiros é um bairro de Floripa localizado na porção continental da cidade, a poucos minutos do centro, que é desconhecido por boa parte dos turistas por estar um pouco distante das praias. Um passeio pela sua orla pode ser um programa agradável e saboroso, pois sua avenida principal é uma importante via gastronômica da cidade, com dezenas de restaurantes dos mais variados estilos, como italiano, mexicano, oriental e frutos do mar, além de crepes, hambúrgueres e deliciosas confeitarias. Veja a seguir algumas informações sobre o bairro e dicas de onde comer na região.

Início da Via Gastronômica de Coqueiros - Florianópolis

Início da Via Gastronômica de Coqueiros

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Floripa e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

 

Veja também:
Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
Roteiro de 3 dias em Floripa
Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Como é o clima em Floripa e o que fazer nos dias de chuva
Onde ficar no centro de Florianópolis

 

O início da da Via Gastronômica de Coqueiros fica a apenas 3 km do centro de Floripa e para chegar lá basta atravessar a Ponte Colombo Salles, que faz a ligação ilha-continente, e seguir pelas placas que indicam a direção ao bairro Coqueiros. No acesso ao bairro uma placa turística recém instalada indica que você está entrando numa via gastronômica. A avenida principal do bairro começa com o nome de Av. Engenheiro Max de Souza e depois muda para Rua Desembargador Pedro Silva.

Logo no início do bairro está o Parque de Coqueiros, um parque agradável com pista de caminhada, quadras esportivas, parquinho infantil, amplo estacionamento e vista para as pontes e a região central da cidade. Veja mais fotos e detalhes dele no post “Os Parques de Florianópolis“.

Parque de Coqueiros - Florianópolis

Parque de Coqueiros

 

 

Na orla do bairro, ao longo da Via Gastronômica, há quatro prainhas, todas elas impróprias para o banho. A primeira delas é a Praia do Rizzo, que fica junto ao Paque de Coqueiros. Depois surgem a Praia da Saudade, Praia do Meio e por fim a Praia do Itaguaçú, onde termina a via gastronômica, numa área em que o bairro já passa a ser chamado de Itaguaçú.

Aos domingos, das 09:00h às 17:00h, uma das faixas da avenida principal de Coqueiros é exclusiva para bicicletas, pois ali foi criada a primeira Ciclofaixa de Domingo de Floripa, que liga o bairro Coqueiros à passarela de pedestres ponte e à ciclovia da Av Beiramar Continental. Publiquei um post sobre este passeio na ciclofaixa, que pode ser lido neste link.

Ciclofaixa de domingo - Florianópolis

Ciclofaixa e a Praia da Saudade

 

A Praia do Itaguaçú, que fica no final da via gastronômica, tem um cenário único na região, com dezenas de pedras gigantes espalhadas pelo mar que parecem estar flutuando. Uma lenda que faz parte do folclore da cidade conta que estas pedras, na verdade, são bruxas. Saiba mais sobre esta lenda no post “O “Salão de Festa das Bruxas de Itaguaçu”, em Florianópolis“.

Praia do Itaguaçú - Florianópolis

Praia do Itaguaçú

 

Pedras na Praia do Itaguaçú - Florianópolis

Pedras na Praia do Itaguaçú

 

Alugue um carro em Florianópolis no portal RentCars
Garantia do melhor preço, parcele em até 12x

 

Os restaurantes indicados a seguir estão apresentados na ordem em que surgem ao longo da Via Gastronômica, começando pelos arredores do Parque de Coqueiros indo em direção à Praia do Itaguaçú. Nem todos ficam na via principal do bairro, alguns deles encontram-se em ruas transversais de fácil acesso a partir da avenida central.

 

Di Taroni Trattoria
Av. Eng. Max de Souza, 730ditaronitrattoria.com.br

Uma das melhores casas de massas de Floripa, possui um ambiente aconchegante, bom atendimento e cardápio bem diversificado com tudo o que há de bom na cozinha italiana. Os pratos são bem fartos e saborosos. Infelizmente estou sem fotos de lá no momento, mas garanto que o restaurante é muito bom! Ele fica bem em frente ao Parque de Coqueiros, onde você pode estacionar. O Di Taroni funciona de terça a sexta somente no período da noite, e nos sábados, domingos e feriados a partir do meio-dia.

 

Confeitaria Krauss
Av. Eng. Max de Souza, 720confeitariakrauss.com.br

A Krauss é uma das confeitarias mais tradicionais de Floripa, existe desde 1988. O que eu mais gosto lá são as deliciosas cucas, oferecidas nos mais variados sabores, e também os cheese cakes. Os salgadinhos fritos, muito requisitados para encomendas, também são imperdíveis. A confeitaria encontra-se ao lado do restaurante Di Taroni, em frente ao Parque de Coqueiros, e funciona de segunda à sábado, das 12:00h às 20:00h.

Confeitaria Kraus Florianópolis

Cucas da Krauss

 

Confeitaria Kraus Florianópolis

Cuca de morango

 

Il Pepe Nero
Av. Eng. Max de Souza, 1093. pepeneromassas.com.br

Restaurante de massas artesanais comandado por um autêntico chef italiano. Oferece vários tipos de piadina como entrada e também diversas opções de massas e molhos bem originais. O Pepe Nero abre de terça a domingo, no almoço e no jantar, e também funciona como loja de massas, oferecendo produtos congelados feitos no local. O restaurante é um dos poucos do bairro que possui estacionamento próprio e está localizado numa esquina em frente à academia Smart Fit.

Restaurante Il Pepe Nero Florianópolis

Piadina no Pepe Nero

 

Restaurante Il Pepe Nero Florianópolis

Massa no Pepe Nero

 

Jun Temakeria
Av. Eng. Max de Souza, 1302. juntemakeria.com.br

O Jun é um dos meus restaurantes orientais favoritos em Floripa. Tem um cardápio com sushis gourmet bem diferentes e saborosos, além de muitas opções de temakis e pratos quentes. Quem olha este restaurante por fora pode até não dar muita bola, pois sua entrada é bem pequena e dá a impressão de ser algo bem simples, mas depois da primeira visita, dá vontade de voltar sempre. Ele fica numa galeria comercial de um prédio de esquina, entre a farmácia Panvel e o Subway.

Jun Temakeria Florianópolis

Sushi na Jun Temakeria

 

 

Germany Haus Confeitaria
Av. Almirante Tamandaré, 106. Página no Facebook

Esta confeitaria é uma boa surpresa meio escondida numa das avenidas de acesso à via principal do bairro, a primeira rua à direita após o prédio da farmácia Panvel e da Jun Temakeria. Oferece doces, tortas e cucas frescas deliciosas, além de muitas opções de salgados, pães e cafés. O ambiente é aconchegante e tranquilo e os preços bem acessíveis. Abre de segunda de sexta das 7:30h às 19:45h e aos sábados das 9:00h às 19:30h.

Germany Haus Confeitaria - Florianópolis

Germany Haus Confeitaria

 

Germany Haus Confeitaria - Florianópolis

Balcão de tortas e cucas

 

Comidaria Gourmet
Rua Fritz Muller, 50. Página no Facebook

Este restaurante abre de segunda à sábado no almoço com buffet à kg. À noite ele se transforma numa ótima creperia, com crepes bem fartos e saborosos disponíveis em sabores tradicionais, como Margherita ou Napolitano, além de crepes gourmet, como Filé ao Poivre Vert ou Frango Thai, e deliciosos crepes doces como sobremesa. Está localizado na Praia da Saudade, poucos metros após o Banco do Brasil, num prédio de esquina com a Via Gastronômica.

Comidaria Gourmet - Florianópolis

Crepe no Comidaria

 

Comidaria Gourmet - Florianópolis

Crepe doce no Comidaria

 

Tequilaville
R. Des. Pedro Silva, 2019. Página no Facebook

Um bom restaurante para quem quer apreciar a culinária mexicana, sem a bagunça e o barulho de um outro mexicano bem conhecido na cidade. O cardápio bem variado é repleto de pratos típicos, como quesadillas, tacos, sanduíches e pratos quentes apimentados, além de sobremesas e muitos drinks tradicionais do México. Destaque para os pratos bem elaborados e para a ótima decoração do ambiente. O Tequilaville também está localizado na Praia da Saudade, pouco depois do Comidaria Gourmet, no lado esquerdo junto à praia, e funciona todas as noites a partir das 18:30h.

Restaurante Tequilaville Florianópolis

Tequilaville

 

Restaurante Tequilaville Florianópolis

Totopos e salsas de entrada

 

Restaurante Tequilaville Florianópolis

Prato mexicano no Tequilaville

 

Gourmet Burger Market
Av. Des. Pedro Silva, 2045. gourmetburgermarket.com.br

Hamburgueria bem gostosa que é um dos principais destaques da Via Gastronômica de Coqueiros, oferece sanduíches com receitas diferenciadas, além de petiscos, saladas e grelhados. Está sempre cheia, por isso recomendo ir cedo para conseguir uma mesa com mais facilidade. Abre de terça a domingo, a partir das 18:30h.

Gourmet Burger Market Florianópolis

Hambúrguer no Gourmet Burger Market

 

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Pizzaria Chico Toicinho
R. Des. Pedro Silva, 2392. chicotoicinho.com.br

Uma das pizzarias mais tradicionais de Floripa, funciona no local desde 1996. Oferece tele-entrega e também possui unidades nas praças de alimentação do supermercado Angeloni de Capoeiras e da Av. Beiramar Norte.

 

Dona Fulana
R. Des. Pedro Silva, 2314. donafulana.com

Esta confeitaria localizada na Praia do Meio está bombando, com casa sempre cheia e filas na porta aos finais de semana. Funciona de terça a domingo, das 15:00h às 22:00h. O sucesso merecido é fruto das receitas inovadoras e deliciosas. Lá você encontra tortas em sabores com “Sorvete de Churros”, “Nutella com Leite Ninho”, “Kit Kat com Confeti” e “Torta Oreo”, além de dezenas de opções de docinhos finos, milk-shakes, petit gateau, sanduíches e cafés. Nesta foto abaixo, que eu peguei emprestada com a permissão da Fabi, do blog Loucos por Viagem, dá para entender o nível dos doces da Dona Fulana. Este da foto é um petit gateau de doce de leite com paçoca e um picolé magnum!!!

Petit Gateau no Dona Fulana (foto: Instagram @loucosporviagem)

Dona Fulana (foto: Instagram @loucosporviagem)

 

 

Boteco Zé Mané
R. Des. Pedro Silva, 2360. Página no Facebook

Um dos botecos mais animados da cidade, tem uma temática voltada para a cultura da cidade e um ambiente com decoração caprichada e descontraída. O cardápio oferece uma infinidade de comidinhas de boteco, incluindo muitos pratos típicos da região, além de drinks bem originais. O Zé Mané está localizado na Praia do Meio e abre todos os dias a partir das 18:00h, sendo que no domingo a abertura é um pouco mais cedo, às 15:45h.

 

Oro Giallo Polenteria
R. Des. Pedro Silva, 2765. Página do Facebook

Este restaurante abriu recentemente e eu ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas resolvi mencioná-lo aqui no blog porque achei a proposta bem interessante. É o primeiro restaurante de Floripa especializado em pratos com polentas. Encontra-se após a Praia do Meio, ao lado do clube AABB, onde é possível estacionar para ir ao restaurante. Funciona de terça a sexta a partir das 19:00h, nos sábados das 12:00h às 23:30h e aos domingos das 12:00h às 17:00h.

 

Rancho Açoriano
R. Des. Pedro Silva, 3222. ranchoacoriano.com

Este ótimo restaurante é especializado em frutos do mar e está localizado na parte final da Via Gastronômica, com vista para as pedras da Praia do Itaguaçú, e também possui uma unidade no Ribeirão da Ilha. Não é dos mais baratos, mas oferece pratos bem elaborados e com porções fartas. Funciona todos os dias das 11:30h às 23:30h, exceto nos domingos, quando fecha um pouco mais cedo, às 16:30h. Nos finais de semana recomendo evitar a “hora do rush” entre meio dia e 14h, pois o restaurante costuma ficar lotado.

Restaurante Rancho Açoriano - Florianópolis

Vista para a Praia do Itaguaçú no Rancho Açoriano

 

Restaurante Rancho Açoriano - Florianópolis

Pasteis de camarão

 

Restaurante Rancho Açoriano - Florianópolis

Bolinhos de siri

 

Restaurante Rancho Açoriano - Florianópolis

Peixe grelhado

 

Restaurante Rancho Açoriano - Florianópolis

Peixe gratinado

 

João Farinha Grill
R. Des. Pedro Silva, 3162. Página no Facebook

Também localizado na Praia do Itaguaçu, com vista para o mar, o João Farinha é especializado em carnes, mas também possui no cardápio algumas opções com aves e peixes, além de diversos tipos de petiscos. Os pratos são, na maioria, individuais e muito bem apresentados. Nas noites de terça-feira o restaurante faz um festival de filé mignon, nas noites de quinta-feira serve um rodízio de paleta de cordeiro e aos sábados oferece feijoada.

Restaurante João Farinha Florianópolis

João Farinha

 

Restaurante João Farinha Florianópolis

Carne no João Farinha

 

 

 

Para finalizar, veja neste mapa a localização de todas as dicas citadas no post…

 

 

Você já comeu em algum destes restaurantes? Tem outros para indicar?
Deixe um comentário no final deste post!

 

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Florianópolis

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis em Florianópolis no Booking, site parceiro do blog desde 2012.

+ Aluguel de Carro
Se você está pensando em alugar um carro em Floripa, faça sua cotação e reserva pela RentCars, o portal que garante o melhor preço na sua locação, faz cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
Onde se hospedar no Centro de Florianópolis
Dicas de restaurantes em Floripa: Jurerê e Norte da Ilha
Floripa: Passeio de barco e almoço na Costa da Lagoa
Floripa com crianças: 15 dicas de onde levar seus filhos
Os melhores locais para fotografar a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem