A costa de Portugal possui alguns trechos repletos falésias, grandes paredões rochosos junto ao mar. Um deles se destaca por ser o ponto mais a oeste da Europa continental, o Cabo da Roca, que se encontra a poucos minutos de Lisboa. Neste post apresento um relato da minha visita a este local e também mostro como foi o passeio que eu realizei em seguida, uma caminhada pela orla do badalado balneário de Cascais.

Cabo da Roca - Portugal

Cabo da Roca

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Lisboa
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

 

O Cabo da Roca é uma grande falésia com mais de 140 metros de altura considerado o ponto mais ocidental de Portugal continental, isto é, do território português sem considerar suas ilhas, e também o ponto mais ocidental da Europa continental.

Ele está localizado na freguesia de Colares, que faz parte de Sintra, a cerca de 40 km da região central de Lisboa, 16 km do centrinho de Cascais e 18 km da vila de Sintra.

A minha visita ao Cabo da Roca se deu na etapa final de um tour privado realizado com uma agência de Lisboa, sobre a qual dou mais detalhes neste outro post. Neste mesmo dia já havíamos visitado o Palácio Nacional de Queluz e também o centrinho de Sintra e o Palácio da Pena. Ao sair de Sintra, levamos cerca de meia hora para chegar ao Cabo pela estrada N247, cruzando o Parque Natural de Sintra-Cascais.

Para quem está pensando em visitar o Cabo da Roca com transporte público, há duas opções partindo de Lisboa: pegar o trem (comboio) da linha de Sintra até a estação final e depois pegar o ônibus (autocarro) nº 403 da empresa Scotturb ou então pegar o trem da linha de Cascais até a estação final e depois pegar este mesmo ônibus. O autocarro 403 da Scotturb liga a Estação de Sintra ao Terminal Cascais, e vice-versa, sendo que uma de suas paradas intermediárias é nas proximidades do Cabo da Roca. Para saber mais sobre o ônibus, acesse este link.

Cabo da Roca - Portugal

Cabo da Roca

Cabo da Roca - Portugal

Penhasco no Cabo da Roca

 

A vista dos paredões e rochas junto ao Oceano Atlântico é impressionante. Tive a sorte de pegar um dia com tempo bom, mas ventava muito no local. Minha visita aconteceu no meio da tarde, mas se eu tivesse esperado um pouco mais poderia ter presenciado um belo por do sol.

Cabo da Roca - Portugal

Cabo da Roca

Cabo da Roca - Portugal

Falésias no Cabo da Roca

 

Adquira um seguro de viagem com 15% de desconto para visitar Portugal!
Clique aqui e saiba como comprar

 

Não há muito o que ver no Cabo da Roca além da vista para o mar e das falésias, apesar disso há uma boa estrutura no local para receber os visitantes, com estacionamento, restaurante e também um posto de atendimento turístico, onde é possível pegar um certificado de presença ao ponto mais ocidente do continente europeu. Não peguei o meu, pois só descobri isso depois da minha visita.

O antigo farol, construído em 1758, só pode ser visitado uma vez por semana, nas tardes de quarta-feira.

Cabo da Roca - Portugal

Farol do Cabo da Roca

Cabo da Roca - Portugal

Trilhas no Cabo da Roca

 

Uma placa no mirante do Cabo da Roca indica as coordenadas geográficas, a altitude e também apresenta um verso do poeta português Luís Vaz de Camões, que em sua obra “Os Lusiadas” faz menção ao local no verso “aqui, onde a terra se acaba e o mar começa”.

Cabo da Roca - Portugal

Cabo da Roca

 

Depois de visitar o Cabo da Roca continuamos nosso passeio pela costa da região percorrendo a estrada nacional 247, deixando Sintra para explorar o território de Cascais.

Cascais - Portugal

Estrada Nacional 247

 

Durante o passeio foi possível avistar da estrada muitas das praias da região de Cascais, que estavam vazias por ser um dia no meio da semana fora da alta temporada, mas que no verão europeu ficam lotadas de visitantes.

Praia do Guincho - Cascais, Portugal

Praia do Guincho

 

Uma das paradas que fizemos foi num ponto conhecido por Boca do Inferno, um paredão de rochas que forma uma gruta, com uma espécie de cavidade, que recebeu este nome devido ao forte barulho que as ondas fazem ao se chocarem contra as pedras em dias de mar agitado. O entorno deste local é bem turístico, com restaurantes e lojinhas.

Cascais - Portugal

Boca do Inferno

Cascais - Portugal

Paredão na costa de Cascais

 

A última parada do passeio foi para fazer uma caminhada na orla de Cascais, cidade considerada um dos balneários mais bem frequentados de Portugal, especialmente no verão.

O centrinho de Cascais está localizado a apenas 30 km de Lisboa. Para visitá-lo com transporte público basta pegar um comboio da linha de Cascais na “Estação Cais do Sodré”, onde também há uma parada da linha verde do metrô de Lisboa. A estação final desta linha fica no centrinho de Cascais e o percurso do trem segue pela orla da região, tornando a viagem um passeio panorâmico bem interessante.

Cascais - Portugal

Praia de Cascais

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Em Cascais nossa caminhada foi num calçadão próximo à Praia da Ribeira, uma zona bem tranquila, repleta de barcos de pescadores, onde também há uma grande marina e uma fortaleza antiga chamada “Cidadela de Cascais”, que atualmente funciona como um museu.

Cascais - Portugal

Calçadão na orla de Cascais

Cascais - Portugal

Calçadão na orla de Cascais

Cascais - Portugal

Marina de Cascais

Cascais - Portugal

Fortaleza em Cascais

 

Este passeio em Cascais foi curto, durou cerca de meia hora, mas foi o suficiente para ficar encantando com o local e deixou aquela vontade de retornar para conhecer tudo com mais calma numa próxima viagem a Lisboa.

Cascais - Portugal

Praia de Cascais

Cascais - Portugal

Praia de Cascais

 

Você já visitou o Cabo da Roca e a orla de Cascais? Como foi o seu passeio?
Deixe um comentário no final deste post!

Índice de posts com todas as dicas de Lisboa

 

Posts Relacionados:
Lisboa: A visita ao Palácio Nacional de Queluz
A visita ao Santuário de Fátima, em Portugal
Um café na única fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa
O Aeroporto de Lisboa e transporte para a cidade
Como é voar na TAP para Lisboa e Paris
Dica de hotel boutique em Lisboa: Porto Bay Liberdade

 

Faça parte da comunidade “Meus Roteiros de Viagem”
Acompanhe o blog nas redes sociais FacebookTwitter e Google+
Siga o perfil @meusroteirosdeviagem no Instagram
e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...