Uma pergunta que eu recebo com frequência nos comentários dos posts de Floripa aqui no blog é em relação ao tempo na cidade, com leitores querendo saber como estarão as condições climáticas nas datas de suas viagens, se vai chover, se vai estar frio ou se vai dar praia. Responder a este tipo de pergunta não é tão fácil, pois apesar de existir uma tendência para o clima em cada época do ano, às vezes nem a previsão do tempo consegue ser tão precisa. Neste post tento esclarecer algumas dúvidas sobre o clima de Floripa, falando sobre como costuma ser o tempo em cada estação, qual a melhor época para visitar a cidade e dicas do que fazer nos dias de chuva.

Termo firme em Floripa
Termo firme em Floripa

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Florianópolis e SC
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas da cidade

Veja também :
Onde se hospedar no Centro de Florianópolis
Onde se hospedar em Floripa: Praia de Jurerê e Jurerê Internacional
Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis
Floripa: Passeio de barco e almoço na Costa da Lagoa
Jurerê Internacional: dicas para visitar a praia em Floripa

CLIMA EM FLORIPA

O clima na região de Florianópolis é subtropical, com estações bem definidas e chuvas bem distribuídas.

O verão costuma ser quente e úmido, com sol forte e temperaturas acima dos 30 graus. Tempestades de verão são frequentes nesta época mesmo nos dias de céu limpo. A chuva de verão chega com tudo no final da tarde, mas costuma ser passageira.

No outono as temperaturas oscilam bastante, com noites frescas, manhãs amenas e tardes mais quentes. Não costuma chover tanto nesta época, os dias são mais ensolarados e o tempo varia entre períodos mais úmidos e mais secos.

O inverno em Floripa é frio, com temperaturas mínimas entre 10 e 15 graus e máximas na casa dos 20 graus. O tempo é mais seco e as chuvas acontecem com menos intensidade.

Na primavera as temperaturas começam a subir, mas é nesta época que a chuva aparece com mais frequência. Os meses de setembro a novembro são considerados os mais chuvosos.

O site AccuWeatther possui um recurso interessante que informa como foi o tempo registrado na cidade nos meses anteriores. Neste link você visualiza as temperaturas e as precipitações (chuva) em Floripa no mês de outubro de 2015. Para ver em outros períodos, basta trocar o mês e/ou o ano no início da página.

Verão em Floripa - Praia do Santinho
Verão em Floripa – Praia do Santinho

A primavera de 2015 trouxe chuvas acima do normal para a região do Sul do país e Floripa registrou várias semanas de tempo nublado ou chuvoso. Isso ocorreu principalmente por causa do fenômeno El Niño, que promove um aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico Tropical, causando muitas alterações no clima global.

A expectativa para o próximo verão, especialmente entre os meses de dezembro/2015 e fevereiro/2016, é de chuvas entre 20% a 50% acima da média normal para o período, de acordo com um relatório publicado no site do INPE, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Isto significa que a chuva que já atrapalhou muitos turistas nos últimos meses pode vir a incomodar mais um pouco durante o verão.

Alugue um carro em Florianópolis no RentCars.com
Compare o preço nas principais locadoras do destino
Parcele em até 12x ou ganhe 5% desconto no boleto
Clique aqui para pesquisar as tarifas e fazer a sua reserva

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR

Essa questão de melhor época para visitar Floripa pode variar muito de pessoa para pessoa. Na minha opinião, uma boa época para curtir Floripa é o período entre o fim do carnaval e a Páscoa, quando ainda é quente, permitindo curtir as praias e o mar. Nesta época os preços tendem a estar mais acessíveis e a cidade já não tem mais o movimento intenso da alta temporada. Mas isso não significa que visitar a cidade em outras épocas seja ruim.

O outono também é um ótimo período para curtir a cidade. Talvez não esteja tão quente quanto o verão, alguns dias podem até estar mais frescos, mas não costuma chover muito neste período, o que aumenta a probabilidade de fazer muitos passeios com o tempo firme.

Quem vem a Floripa no inverno não consegue curtir a praia como no verão, por causa do vento frio e do mar gelado, mas isso não impede de visita-las nem que seja para tirar algumas fotos. Esta é uma boa época para conhecer os outros atrativos da cidade, como a gastronomia, a cultura, os parques, os mirantes e as belezas naturais.

Por do sol no inverno de Floripa
Por do sol no inverno de Floripa

Já reservou o seu hotel em Florianópolis?
Veja as principais opções por região: Centro, Lagoa, Jurerê, Ingleses

PREVISÃO DO TEMPO

Eu sempre recomendo verificar a previsão do tempo alguns dias antes do seu embarque a Floripa para saber como estará a temperatura na cidade no período da sua viagem, especialmente na baixa temporada quando há aquela dúvida se vai estar quente ou frio.

Uma previsão que eu acompanho com frequência é a do CPTEC, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A previsão de Floripa pelo CPTEC pode ser vista neste link. Além de mostrar como deve estar o tempo nos próximos dias ele disponibiliza vários gráficos interessantes na aba “Meteograma”, que indicam o comportamento de determinados fatores ao longo do dia, como o volume de chuvas, a temperatura, a umidade relativa do ar e os ventos.

Outro site que eu gosto muito é o Windguru, cuja previsão de Floripa pode ser vista neste link. Ele mostra a previsão por faixas de horário ao longo dos dias, indicando a temperatura, a direção e intensidade dos ventos, a quantidade de nuvens e também o volume de chuvas esperado para cada período. De início pode até parecer meio complicado entender a previsão deste site, mas é só entender o que significa cada linha e das cores que com o tempo a análise da previsão passa a ser instantânea.

A imagem abaixo mostra a previsão de Floripa para os primeiros dias de dezembro, data em que este post foi escrito. Hoje está chovendo muito, o que pode ser verificado pela última linha da tabela, cujos números com fundo azul indicam o índice pluviométrico para cada faixa de horário. E a previsão para os próximos dias é a mesma, chuva o dia inteiro e temperatura variando pouco, de 22 a 24 graus.

Chuva em Floripa na previsão do site Windguru
Chuva em Floripa na previsão do site Windguru

O QUE FAZER NOS DIAS DE CHUVA

Chuva é o que ninguém deseja durante uma viagem, mas infelizmente ela pode acontecer. Se você estiver em Floripa num dia de chuva, prepare-se para um trânsito bem confuso, especialmente na alta temporada, pois como a praia fica vazia e ninguém quer ficar trancado num hotel ou dentro de casa, todos resolvem sair para fazer alguma coisa pela cidade.

O programa número 1 para os dias de chuva é visitar algum shopping, um local onde você pode encontrar alimentação, compras, lazer e entretenimento, tudo num único lugar, sem se molhar. Há três grandes shoppings na cidade:

Beiramar Shopping – É o meu preferido e está localizado na região central, próximo à Av. Beiramar Norte. É o shopping mais antigo da cidade, mas já passou por algumas reformas. Tem boas lojas e boas opções de alimentação, com ampla praça de alimentação, diversos cafés e dois ótimos restaurantes, o Outback e o Madero, ambos no piso térreo. No último piso há cinco salas de cinema da rede Cinespaço, que além de exibir os lançamentos do momento, também apresenta em sua programação filmes mais alternativos.

Shopping Iguatemi – Está localizado no bairro Santa Mônica, no final da Av. Beiramar Norte, a cerca de 9 km do centro. Também possui boas lojas e muitas opções de alimentação. No piso térreo há alguns restaurantes na área externa, o Armazém da Pasta, o Las Leñas e a Pizza Hut. As sete salas de cinema são da rede Cinesystem

Floripa Shopping – Este shopping está localizado na SC-401, a rodovia que liga o centro ao Norte da Ilha,  e, na minha opinião, é o shopping mais fraco da cidade. Possui sete salas de cinema da rede Cinemark.

Outro shopping que eu gosto muito é o Continente Shopping, o maior de Santa Catarina, que fica no município vizinho São José, a 12 km do centro de Floripa. Para chegar lá é preciso passar a ponte, pegar a Via Expressa (BR-282) para sair da cidade e depois seguir mais um trecho pela rodovia BR-101 no sentido sul. O bom dele é que todas as lojas ficam no mesmo piso e os corredores são bem amplos. A praça de alimentação é enorme, há vários cafés pelo shopping e três restaurantes, entre eles o ótimo Madero. Os melhores cinemas da região estão lá, sete salas da rede Cinépolis, sendo duas salas VIPs.

Shopping Iguatemi Florianópolis
Shopping Iguatemi Florianópolis

Outra sugestão para os dias de chuva é passear no centro da cidade, mesmo que seja segurando um guarda-chuva para ir de um lugar ao outro. É uma boa oportunidade de conhecer atrações que você talvez não visitaria se o tempo estivesse com sol. Entre os locais que você pode visitar no centro estão a Catedral Metropolitana de Florianópolis, o Museu Histórico de Santa Catarina (Palácio Cruz e Sousa) e também o Mercado Público, que recém passou por uma reforma completa. O vão central do mercado foi coberto com uma tenda nesta temporada, para permitir que os turistas possam curtir melhor o espaço mesmo nos dias de chuva. Veja neste link mais informações sobre as atrações do centro de Floripa.

Você também pode aproveitar o tempo chuvoso para fazer um roteiro gastronômico e conhecer tudo que há de bom para comer na cidade. A maior concentração de bons restaurantes fica no Centro, em Santo Antônio de Lisboa, na Lagoa da Conceição e na Via Gastronômica de Coqueiros, mas você também encontra boas opções na Praia de Jurerê e no Ribeirão da Ilha. Clicando nos links deste parágrafo você acessa os posts com dicas de restaurantes em cada um dos bairros.

Se estiver com crianças, você pode levá-las em parques fechados como o Brinca Mundo e Cia do Lazer, que estão entre as sugestões do post “Floripa com crianças“. E se você curte um agito noturno, pode aproveitar para festar noite adentro em alguma balada da cidade, sem hora para acordar no dia seguinte por causa da chuva. Veja algumas sugestões no post “Baladas em Floripa

Chuva em Floripa
Chuva em Floripa

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça os principais posts de Florianópolis publicados aqui no blog:

Roteiros
– Roteiro de 5 dias nas praias de Florianópolis

– Roteiro de 3 dias em Floripa

Hospedagem por bairros:
Centro | Lagoa | Jurerê | Ingleses

Atrações, Passeios e Dicas
Ilha do Campeche | Costa da Lagoa
Santo Antônio de Lisboa | Centro da cidade
Ponte Hercílio Luz | Trapiche da Av. Beiramar Norte
Ribeirão da Ilha | Projeto Tamar
Mirantes em Floripa | Parques em Floripa
Pedras do bairro Itaguaçú | Bar do Arante, Pântano do Sul
12 passeios de um dia em cidades próximas a Floripa
Floripa com crianças: 15 dicas
Clima em Floripa e o que fazer com chuva
Patinete elétrico em Floripa
Baladas em Floripa

Praias
Sul da Ilha: Campeche, Armação Matadeiro, Pântano do Sul
Barra da Lagoa | Praia Brava
Praia do Forte | Jurerê Internacional

Outros passeios em Santa Catarina
– Parque Beto Carrero World
– Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú
– Onde ficar em Balneário Camboriú
– Praias de BombinhasPraias de Porto Belo
– Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
– Onde ficar na Serra Catarinense
– Serra do Rio do Rastro | Morro da Igreja

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Florianópolis no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.
Veja algumas sugestões de hospedagem do blog nos seguintes bairros: Centro, Jurerê, Lagoa e Ingleses.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro para visitar Floripa, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO- Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!