A companhia áerea de baixo-custo Sky Airline é uma das principais opções para viajar de avião pelo Chile e visitar destinos como Atacama, Patagônia e outras cidades chilenas, partindo de Santiago. Foi com ela que eu viajei para o aeroporto de Calama na minha visita ao deserto do Atacama. Neste post vou mostrar como foi minha experiência com a empresa.

Sky Airlines

Avião da Sky no Aeroporto de Calama

 

Veja também:
Onde ficar no Atacama: Dicas de Hotéis
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Roteiro de 4 dias em Mendoza
Roteiro de 4 dias em Buenos Aires

 

A SKY é a segunda maior companhia aérea do Chile e detém pouco mais de 25% de participação no transporte aéreo de passageiros do país. Ela está presente em 14 destinos no Chile e outros 6 na América do Sul, com voos para a Argentina, Uruguai e o Peru. Antes de se tornar uma companhia de baixo-custo, a SKY operava voos regulares para o Brasil, mas agora ela só atende Rio de Janeiro e Florianópolis no verão, com voos sazonais.

Na minha viagem ao Atacama, escolhi a SKY para fazer o meu voo entre Santiago e Calama, cidade onde fica o principal aeroporto para quem vai visitar o deserto. Fui até Santiago de GOL, peguei minha mala e fiz um novo check-in na companhia aérea chilena, com algumas horas de conexão para dar tempo de fazer tudo com calma.

A compra da passagem foi feita pelo site da companhia aérea. Mais abaixo neste post eu explico o problema que eu enfrentei na compra e a solução encontrada, mas antes que você chegue lá eu já adianto uma dica importante: compre a passagem no da SKY utilizando o navegador Mozilla Firefox para não ter problemas.

Aeroporto de Calama - Chile

Aeroporto de Calama

 

O check-in, tanto na ida quanto na volta, foi rápido e prático, sem filas. Mas não tive a mesma sorte com o voo de ida, que atrasou 2h30 por motivos técnicos, segundo a empresa. Com isso acabei chegando na cidade de San Pedro de Atacama perto da meia noite e não consegui jantar nesse dia. Na volta para Santiago o voo partiu de Calama sem atrasos.

Aeroporto de Calama - Chile

Check-in da Sky no Aeroporto de Calama

 

A frota da SKY é composta por aerovanes Airbus A319 e A320, o mesmo tipo de avião utilizado Latam aqui no Brasil para os voos domésticos. As duas aeronaves que eu voei não pareciam ser tão novas. Os bancos são de couro, que na minha opinião é mais confortável.

Sky Airlines

Interior do avião da Sky

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar o Chile?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!

 

A SKY não oferece nenhum sistema de entretenimento a bordo. Para passar o tempo há apenas uma revista da companhia ou então ficar olhando a paisagem pela janela. No trecho entre Santiago e Calama, é possível avistar a Cordilheira dos Andes durante todo o trajeto sentando na poltrona F, lado direito do avião. Já no sentido oposto, de Calama a Santiago, é melhor sentar na poltrona A, lado esquerdo, para curtir o visual das montanhas.

Sky Airlines

Revista de bordo

 

Não há serviço de bordo gratuito nos voos da SKY, nem mesmo um copinho de água. O cardápio pago oferece biscoitos, amendoim, doces, salgados e sanduíches, além de bebidas quentes e frias. Um sanduíche ou croissant custa 5,4 dólares. Já uma lata de refri ou garrafinha de água custa 2,3 dólares e um copinho de café solúvel ou chá sai por 2,3 dólares.

Sky Airlines

Cardápio do serviço de bordo pago

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

O principal atrativo da SKY é o preço da passagem, que pode ser bem baixo se você tiver sorte. Nas minhas pesquisas cheguei a encontrar um voo de Santiago a Calama por apenas 14 dólares e outros voos na mesma rota por 26 dólares.

A tarifa light da companhia não inclui bagagem despachada e não permite marcar o assento. Recomendo muito comprar a franquia de bagagem junto com a passagem aérea. Uma mala de 23kg custa 13 dólares por voo se a franquia for comprada antecipada. Na hora do check-in, a valor vai ser mais alto. A marcação de assento eu nem vi quanto custa, não marquei, mas no check-in consegui pedir para o atendente me colocar na janela.

Minha passagem de ida e volta entre Santiago e Calama custou ao todo 90,58 dólares, que na cotação do fechamento (3,33) do meu cartão correspondeu a apenas R$ 301,68 + IOF. Esse valor foi a soma de duas passagens, que custaram 28 e 56 dólares, mais 26 dólares de bagagem (13 em cada voo) e as taxas aeroportuárias. Na companhia aérea Latam, que atende a mesma rota, as passagens estavam custando no mínimo o dobro do que eu paguei.

Tive muitos problemas na compra da passagem pelo site da companhia aérea skyairline.com. Fiz todos os procedimentos de maneira correta e no final, após inserir os dados do meu cartão e a senha, aparecia a mensagem Tu pago fue rechazado, inténtalo con otro medio de pago (seu pagamento foi recusado, tente com outro meio de pagamento).

Tentei fazer a compra com outros dois cartões e recebi a mesma mensagem ao final. Para minha surpresa, algumas horas depois, recebi três códigos de reserva no meu e-mail, como se as compras tivessem sido finalizadas. Liguei no banco do meu cartão e fui informado que havia três tentativas de compra pendentes e que a confirmação poderia demorar até 48 horas. Esperei alguns dias e liguei no banco de novo, as compras continuavam pendentes.

Resolvi ligar na SKY para saber o que estava acontecendo. Não há nenhum atendimento da empresa no Brasil, então tive que fazer uma ligação para a o número chileno da companhia +56 2 23525600. A central oferece atendimento em espanhol e inglês. Expliquei minha situação, passei os três códigos de reserva para o atendente e ele me informou que todos estavam pendentes de pagamento, nenhum tinha sido concluído. Com isso fiquei mais tranquilo, pois aquelas três cobranças no meu cartão de crédito não iriam acontecer.

O atendente da SKY me deu a opção de finalizar uma das reservas pelo telefone, passando meus dados do cartão para ele confirmar o pagamento, ou tentar realizar uma nova compra pela internet em outro navegador. Eu sempre uso o Chrome e ele me recomendou utilizar o Mozilla Firefox para não ter problemas, pedindo para que eu limpasse todo o histórico e cache antes. Fiz o que ele sugeriu, tentei comprar a pasasgem pelo Firefox e deu tudo certo logo na primeira tentativa, sem nenhum erro no final.

Esses problemas no site da SKY me deram uma certa dor de cabeça pela preocupação de ser cobrado mais de uma vez, mas no final deu tudo certo. Só que nesses dias que fiquei esperando uma solução, o preço das passagens acabou subindo um pouco e eu perdi a tarifa de 14 dolares por voo, paguei um pouco mais.

Sky Airlines

Avião da Sky no aeroporto de Santiago

 

Você já voou com a SKY? Como foi sua experiência?
Deixe um comentário no final deste post.

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis em SantiagoSan Pedro de Atacama no Booking, site parceiro do blog há mais de 7 anos.

+ Aluguel de Carro
Se você está pensando em alugar um carro no Chile, faça sua cotação e reserva pela RentalCars, a maior empresa on-line de aluguel de carros do mundo, parceira do blog e que pertence ao mesmo grupo do Booking, sinal de qualidade e confiança.

 

 

Posts Relacionados:
Onde ficar no Atacama: Dicas de Hotéis
Dica de hotel no Atacama: Parina Apart Hotel
Como é voar com a Copa Airlines para o Panamá e conexões
Como é voar na TAP para Lisboa e Paris
Como é voar na Classe Executiva da Aeromexico para Cancun

 

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem
+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...