O Deserto do Atacama, no Chile, é um dos melhores dos melhores locais do planeta para observar o céu. Fatores como a altitude muito elevada, o clima seco e a grande quantidade de noites limpas e claras permitem que qualquer pessoa consiga enxergar a olho nu muitas estrelas e até a Via Láctea. Algumas empresas oferecem um tour astronômico em San Pedro de Atacama, que consiste em observar o céu com o acompanhamento de um especialista e de telescópios. Neste post vou relatar como foi a minha experiência com a Expediciones Astrocoya.

Tour Astronômico - San Pedro de Atacama, Chile

Foto em grupo no tour astronômico da Astrocoya

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre o Chile
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas do Atacama e Santiago

 

Veja também:
Roteiro de 5 dias no Atacama
Onde ficar no Atacama: Dicas de Hotéis
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Roteiro de 4 dias em Mendoza
Roteiro de 4 dias em Buenos Aires

 

O tour astronômico é um dos passeios imperdíveis para se fazer no Atacama. Ele é oferecido por algumas agências, como a Astrocoya, a Space Observatory, a Stargazing, entre outras. Você pode reservar diretamente com elas ou através de alguma agência de turismo que terceiriza o passeio.

Quando fui para o Atacama, reservei meu tour astronômico com a Space Observatory, que é o maior observatório público da América do Sul, com 15 telescópios de pequeno porte disponíveis para os visitantes. Mas no primeiro dia, conversando com pessoas que faziam um passeio comigo, fui recomendado a fazer o tour com a Astrocoya, que além de também oferecer alguns telescópios, dá a oportunidade de você tirar uma foto com câmera profissional tendo um incrível céu estrelado ao fundo, algo que a Space não faz. Achei a ideia interessante e acabei cancelando a reserva que eu havia feito na Space.

Meu tour astronômico na Astrocoya foi reservado na agência Araya, com a qual realizei todos os meus passeios no Atacama e cujos detalhes você encontra no post “Dica de agência para fazer passeios no Atacama“. O custo foi de 20.000 pesos chilenos, aproximadamente 111 reais na cotação que encontrei na minha viagem (março de 2018, 180 pesos = 1 real). Este tour também pode ser reservado diretamente no escritório da Astrocoya pelo mesmo preço. A diferença ao fazer com a agência de turismo é que ela te busca no hotel antes do passeio.

A loja da Astrocoya fica numa galeria da rua Calama 430, sala 3, no centrinho de San Pedro de Atacama. Como eu já estava lá perto jantando, dispensei o transfer da Araya, que ia me buscar no hotel, e fui direto ao local a pé. No horário combinado, às 21:00h, um micro ônibus chegou para buscar todos os turistas que iriam realizar o passeio. O local onde o tour acontece fica a poucos quilômetros de San Pedro e o trajeto até lá durou cerca de 15 minutos.

Tour Astronômico - San Pedro de Atacama, Chile

Loja da Astrocoya em San Pedro de Atacama

 

Tour Astronômico - San Pedro de Atacama, Chile

Loja da Astrocoya em San Pedro de Atacama

 

O tour acontece nos fundos de uma casa, num quintal onde há cinco telescópios, uma tenda e alguns bancos ao ar livre. A temperatura neste dia estava agradável, fazia um frio de leve, mas no inverno as noites do deserto podem ser congelantes, então se você pretende visitar o Atacama nesta época, vá preparado para o frio.

Quando o astrônomo apaga todas as luzes do local, parece que uma mágica acontece. Você consegue ver, a olho nu, um céu incrivelmente estrelado e inclusive a Via Láctea. O céu é tão perfeito que, durante as explicações foi possível ver duas estrelas cadentes que sumiram em poucos segundos. Eu nunca tinha visto a Via Láctea nem estrelas cadentes, então só por isso eu já fiquei muito animado com o passeio.

Tive a sorte de fazer meu tour um dia após o início da lua nova, a melhor fase para realizar este tipo de observação, pois é um período em que não há a luz da lua iluminando o céu. O tour astronômico não acontece nos dias de lua cheia e próximos a esta data, pois a claridade da lua atrapalha a observação do céu.

Tour Astronômico - San Pedro de Atacama, Chile

Guia do tour

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar o Chile?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!

 

Na primeira etapa do tour, o astrônomo nos ensina a observar o céu com o auxílio de uma carta celeste, um mapa que mostra a posição de tudo que há no céu em determinado dia e horário.

Com o auxílio de um laser muito potente, que parece alcançar as estrelas, o guia vai nos ensinando a usar a carta e, apontando para o céu, faz diversas explicações de objetos como estrelas, nebulosas, galáxias, cúmulos e outros objetos do espaço. Ele identifica algumas estrelas, como a mais brilhante (Sirius), a mais próxima da terra (Alpha Centauri), entre muitas outras, além de mostrar o formato de algumas constelações. É uma verdadeira aula de astronomia.

Tour Astronômico - San Pedro de Atacama, Chile

Mapa estelar

 

Na segunda etapa, o astrônomo prepara os cinco telescópios para visualizar alguns objetos no céu, entre eles estrelas, nebulosas e galáxias. Cada visitante pode passar por cada um dos telescópios para observar o objeto apontado. Ele fez duas rodadas de ajustes, sendo assim foi possível observar dez elementos diferentes no espaço. Eu nunca tinha usado um telescópio antes. Achei que poderia ver a estrela em detalhes, mas em muitos casos vemos apenas um pontinho branco brilhando.

Tour Astronômico - San Pedro de Atacama, Chile

Ajustando o telescópio

 

É praticamente impossível tirar uma boa foto do céu utilizando uma câmera fotográfica comum ou a câmera de um telefone. Na foto abaixo, tirada com um celular, dois pontinhos brancos aparecem, supostamente estrelas. Se você tem uma boa câmera profissional e sabe manuseá-la bem, certamente irá conseguir tirar fotos incríveis do céu no Atacama.

Tour Astronômico - San Pedro de Atacama, Chile

Telescópios no terreno

 

Após a visualização do céu pelos telescópios, o guia divide os visitantes em três pequenos grupos para tirar uma foto do céu com câmera profissional. Esta foto em grupo não tem custos. Ela é feita em modo de longa exposição, onde temos que ficar parados durante 30 segundos para que ela possa captar bem o céu. A minha foto em grupo, onde estou com meus amigos e mais um casal, é a que está no início deste post.

Em seguida o guia permite que os visitantes tirem fotos individuais ao custo de 3.000 pesos chilenos (aprox. 17 reais). Como não tenho câmera profissional e jamais conseguiria tirar uma foto como essa, aproveitei para garantir a minha, pois era uma oportunidade única. As fotos de cada sessão são publicadas na página da Astrocoya no Facebook e depois você pode solicitar o arquivo original e sem o logotipo enviando uma mensagem para eles.

O resultado da minha foto individual você vê na imagem abaixo. Muita gente acha que é montagem, mas esse realente é o céu que encontramos no Atacama. Ao vivo a intensidade é um pouco menor, mas garanto que você consegue ver centenas de estrelas e a via láctea a olho nu.

 

Tour Astronômico - San Pedro de Atacama, Chile

Minha foto individual

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Na última etapa da visita, depois das fotos individuais, fomos para uma pequena tenda em formato de iglu para as últimas explicações, com a exibição de imagens através de um retroprojetor bem ruinzinho. A única coisa boa desta etapa é que foram servidos alguns biscoitos, além de chocolate quente e taças de vinho tinto.

Ao final do tour, o micro ônibus nos levou de volta para San Pedro de Atacama e nos deixou na porta do nosso hotel por volta das 23:20. No total, este tour astronômico teve 2h20 de duração. Recomendo fazer no primeiro horário disponível, pois provavelmente você terá que acordar cedo no dia seguinte. Neste dia eu fui dormir a meia-noite e tive que acordar às 5:00 para fazer o passeio do Geiser el Tatio, cujo relato da visita você pode ler neste link.

Tour Astronômico - San Pedro de Atacama, Chile

A caminho do iglu

 

Tour Astronômico - San Pedro de Atacama, Chile

Chocolate quente no final

 

Não fiz nenhum outro tour astronômico para poder comparar, mas apesar de ter achado esse tour da Astrocoya bem amador, gostei bastante, foi uma experiência diferente, sem falar que foi uma oportunidade única de tirar foto com a Via Láctea ao fundo. Dizem que o tour da Space é bem mais profissional e didático, mas eles não tiram foto.

Para saber mais sobre a Astrocoya, visite a página do facebook Expediciones Astrocoya. E se estiver interessado em conhecer o tour da Space, recomendo uma visita ao site oficial da Space Observatory.

 

Você já fez algum tour astronômico no Atacama? Como foi a sua experiência?
Deixe um comentário no final deste post!

 

Acesse o índice com todas as dicas do Deserto do Atacama

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis em Santiago San Pedro de Atacama no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.

+ Aluguel de Carro
Se você está pensando em alugar um carro no Chile, faça sua cotação e reserva pelo RentCars, o portal que garante o melhor preço na sua locação, faz cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 5 dias no Atacama
Onde ficar no Atacama: Dicas de Hotéis
Atacama: Os cenários incríveis no tour do Salar de Tara
Atacama: A visita ao impressionante Geiser el Tatio
Atacama: Um banho nas Lagoas Escondidas de Baltinache
Como chegar no Atacama: o Aeroporto de Calama e transfer

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem