Um dos passeios passeios oferecidos pelas agências em San Pedro de Atacama é o tour do vinho, que permite visitar uma pequena vinícola familiar da região, com direito a degustação de vinhos. O tour geralmente é combinado com uma visita ao Salar do Atacama, onde é possível apreciar um belo por do sol. Neste post vou mostrar em detalhes como foi o meu passeio.

Tour do Vinho - San Pedro de Atacama, Chile

Tour do Vinho

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre o Chile
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas do Atacama e Santiago

 

Veja também:
Onde ficar no Atacama: Dicas de Hotéis
Roteiro de 5 dias no Atacama
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Roteiro de 4 dias em Mendoza
Roteiro de 4 dias em Buenos Aires

 

O tour do vinho com o salar do Atacama é um passeio de meio período, realizado na parte da tarde. Tem início entre 15:30h e 16:00h e termina após o por do sol. Ele não está entre os passeios mais populares da região, mas pode ser uma opção para preencher o seu roteiro se você ficar muitos dias no Atacama e tiver tempo disponível ou se é apaixonado por vinhos e tem a curiosidade de visitar uma vinícola no deserto. Eu fiz porque tinha cinco dias inteiros para explorar a região, então sobrou espaço no meu roteiro. A outra alternativa para este mesmo dia e horário era o tour de bike + vale do arco íris, mas acabei optando por fazer este tour do vinho.

O passeio foi feito com a agência Araya, sobre a qual dou mais detalhes no post “Dica de agência para fazer passeios no Atacama“. O custo foi de 35.000 pesos chilenos por pessoa, aproximadamente 194 reais por pessoa na cotação que encontrei na minha viagem (março de 2018, 180 pesos = 1 real). O valor inclui transporte, serviço de guia, degustação de vinhos e um coquetel. Este tour também é oferecido por muitas outras agências.

Tour do Vinho - San Pedro de Atacama, Chile

Vinhedos

 

A van da agência nos buscou no hotel por volta das 15:30h e o destino foi o pequeno povoado de Toconao, localizado a 35 minutos de San Pedro de Atacama. Nele há cerca de dez pequenas vinícolas localizadas em propriedades familiares. A que visitamos tinha o nome de Santa Romina.

O guia da vinícola conduziu esta parte do passeio e nos levou para conhecer o pequeno vinhedo da propriedade, onde são cultivadas quatro tipos de uva, três tintas e uma branca. Ele nos explicou que não há nenhum tipo de produto químico na plantação ou no processo de produção do vinho. Características relacionadas ao clima e altitude permitem que as uvas sejam cultivadas sem a presença de pragas. O vinho lá produzido é considerado um vinho natural seco de altitude.

A colheita havia sido feita uma semana antes da visita, mas algumas uvas foram deixadas para que os visitantes pudessem vê-las. O guia pegou uma uva Malbec e nos passou, para que pudéssemos prová-la.

Tour do Vinho - San Pedro de Atacama, Chile

Colhendo a uva

 

Tour do Vinho - San Pedro de Atacama, Chile

Uva para degustação

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar o Chile?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!

 

Em seguida fomos até uma outra casa de Toconao para conhecer o processo produtivo do vinho. É para lá que são levadas as uvas de todas as vinícolas do povoado, que compartilham as mesmas máquinas e o mesmo espaço de armazenamento para produzirem seus vinhos. Foi possível ver um vinho tinto fermentando no barril e conhecer as outras máquinas que fazem parte da produção, desde os tanques ao processo de engarrafamento.

Tour do Vinho - San Pedro de Atacama, Chile

Vinho fermentando no barril

 

Depois voltamos para a casa da vinícola para realizar a degustação de vinhos: três tintos e um branco. A cada vinho servido, o guia ia nos fornecendo explicações sobre as características da bebida.

Após a degustação, o guia da agência Araya nos serviu um coquetel, com alguns doces e salgados, frios, frutas e bebidas. Por descuido acabei não tirando foto da mesa. Achei estranho o coquetel ter sido servido neste momento, pois em todos os outros passeios realizados no período da tarde, ele foi servido durante o por do sol.

Tour do Vinho - San Pedro de Atacama, Chile

Degustação de vinhos

 

Tour do Vinho - San Pedro de Atacama, Chile

Degustação de vinhos

 

Ao sair da feira, fizemos uma parada no centrinho de Toconao para visitar uma feira típica que estava acontecendo naquele final de semana. Depois pegamos a estrada por cerca de 15 minutos para concluir o tour desta tarde visitando o Salar do AtacamaPara entrar no local, foi preciso pagar na bilheteria um ingresso de 2.500 pesos chilenos, aproximadamente 14 reais.

Salar do Atacama - San Pedro de Atacama, Chile

Entrada do salar

 

O Salar do Atacama faz parte da Reserva Nacional dos Flamingos e é considerado o terceiro maior salar do mundo, ocupando uma área de cerca de três mil quilômetros quadrados. À titulo de curiosidade, o maior do mundo é o Salar de Uyuni, na Bolívia, com 12 mil quilômetros quadrados.

No terreno gigantesco há algumas lagoas salgadas, que podem ser vistas a partir de trilhas demarcadas. O terreno coberto de sal é muito acidentado, por isso só é permitido caminhar por estes caminhos pré definidos.

Salar do Atacama - San Pedro de Atacama, Chile

Salar do Atacama

 

Salar do Atacama - San Pedro de Atacama, Chile

Salar do Atacama

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Quando chegamos ao local faltava pouco tempo para o por do sol, mas nosso guia ainda resolveu dar explicações sobre os tipos de flamingos existentes na região, além de falar sobre outros tipos de animais, aves e microorganismos que habitam o salar. Nesta fase de explicações perdemos uns 20 minutos.

Salar do Atacama - San Pedro de Atacama, Chile

Explicações sobre o local

 

Quando saímos para explorar o local, o sol estava quase se pondo. Tivemos pouquíssimos minutos para de fato conhecer o salar do Atacama. Só deu tempo de caminhar por uma das trilhas do local, junto à Lagoa Chaxa.

Salar do Atacama - San Pedro de Atacama, Chile

Salar do Atacama

 

Salar do Atacama - San Pedro de Atacama, Chile

Salar do Atacama

 

Nesta lagoa foi possível avistar alguns flamingos, um pouco distantes. Na imagem abaixo eles podem ser vistos com o zoom máximo da minha câmera digital. Não deu tempo de visitar a outra lagoa, onde os flamingos podem ser vistos mais de perto.

Salar do Atacama - San Pedro de Atacama, Chile

Flamingos no salar

 

Após pouco tempo caminhando no local, pude apreciar mais um belo por do sol no deserto do Atacama.

Salar do Atacama - San Pedro de Atacama, Chile

Por do sol

 

E depois que o sol se põe, o céu começa a ficar colorido, deixando o cenário ainda mais incrível.

Salar do Atacama - San Pedro de Atacama, Chile

Fim de tarde no Salar do Atacama

 

No salar do Atacama tinha muito vento e começou a esfriar bastante logo que o sol se pôs. Na parte inicial do passeio, durante a visita à vinícola, fazia muito calor. Minha viagem foi no final de março, últimos dias do verão. No inverno o clima deve ficar muito mais gelado ao entardecer, na visita ao salar.

Salar do Atacama - San Pedro de Atacama, Chile

Final do passeio

 

No geral, achei esse passeio bem “ok”. Se tivesse que listar os passeios que realizei no Atacama por ordem de preferência, esse teria sido o último da lista, o que gostei menos. Perdemos um pouco de tempo na festa típica, um desvio que atrapalhou o passeio. Se tivéssemos tido mais tempo para explorar o salar, eu teria gostado mais.

 

Você já visitou vinícolas e o salar no Atacama? Como foi a sua experiência?
Deixe um comentário no final deste post!

 

Acesse o índice com todas as dicas do Deserto do Atacama

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis em Santiago San Pedro de Atacama no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.

+ Aluguel de Carro
Se você está pensando em alugar um carro no Chile, faça sua cotação e reserva pelo RentCars, o portal que garante o melhor preço na sua locação, faz cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 5 dias no Atacama
Onde ficar no Atacama: Dicas de Hotéis
Atacama: As águas termais das Termas de Puritama
Atacama: O melhor passeio nas Lagoas Altiplânicas e Pedras Vermelhas
Atacama: A visita ao Vale da Lua e ao Vale da Morte
Atacama: Os cenários incríveis no tour do Salar de Tara

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem