Antes de viajar para o Atacama eu estava com muitas dúvidas em relação a qual moeda levar e onde fazer o câmbio. Neste post vou relatar minha experiência no assunto, falando sobre como troquei meu dinheiro por pesos chilenos, quais as possibilidades de realizar o câmbio numa viagem ao Chile e informando as cotações que eu encontrei na data da minha viagem.

Casas de Câmbio na rua Toconao - San Pedro de Atacama, Chile

Casas de Câmbio na rua Toconao

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre o Chile
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas do Atacama e Santiago

 

Veja também:
Roteiro de 5 dias no Atacama
Onde ficar no Atacama: Dicas de Hotéis
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Roteiro de 4 dias em Mendoza
Roteiro de 4 dias em Buenos Aires

 

O câmbio está em constante mudança! Ajude a manter este artigo atualizado, informando nos comentários no final do post a cotação que você encontrou nas casas de câmbio de San Pedro de Atacama e Santiago durante a sua viagem ao Chile.

 

Câmbio em San Pedro de Atacama

As principais casas de câmbio de San Pedro de Atacama estão localizadas na rua Toconao, uma rua perpendicular a Caracoles, no centrinho do povoado. Os câmbios ficam em pequenas lojinhas, onde geralmente também funciona algum outro tipo de comércio. As casas de câmbio ficam uma ao lado da outra, como você pode ver na imagem acima, então é fácil comparar os preços entre elas.

Nesta rua, a melhor cotação que eu encontrei na minha viagem, em março de 2018, foi a seguinte:
1 real = 180 pesos
1 dólar = 600 pesos

 

Antes de eu viajar para o Chile, cheguei a encontrei dólar na minha cidade por 3,40, mas logo depois a moeda americana começou a subir bastante.  Se eu tivesse comprado dólares nessa cotação e levado pro Atacama, teria conseguido comprar menos pesos chilenos. Por isso, no meu caso, foi mais vantajoso levar reais e trocar diretamente por pesos.

Vou usar como exemplo a quantia de mil reais para comparar os dois tipos de conversão, considerando a cotação encontrada em San Pedro de Atacama:
Levando reais – 1.000 reais x 180 = 180.000 pesos chilenos
Levando dólares – 1.000 reais divido por 3,40 = 294 dólares, que x 600 = 176.400 pesos chilenos

 

Quando você fizer contato com alguma agência de turismo de San Pedro de Atacama para fazer orçamento de passeios, aproveite para perguntar qual a cotação atualizada nas casas de câmbio de lá. Assim você consegue se programar melhor e ter uma noção do quanto precisa levar para a sua viagem.

 

Câmbio no centro de Santiago

Se você vai visitar Santiago antes de ir para o Atacama, vale a pena trocar uma boa quantia de dinheiro nas casas de câmbio do centro da capital chilena. As melhores cotações estão nas casas de câmbio da rua Agustinas, na altura da rua Paseo Ahumada, bem próximas do Palacio de La Moneda.

Nessa minha viagem visitei Santiago depois do Atacama e só fiz câmbio uma vez, no bairro Providencia, onde troquei pesos pela mesma cotação que eu havia trocado em San Pedro de Atacama (1 real = 180 pesos).

 

Câmbio no Aeroporto de Santiago

Logo na chegada ao Aeroporto de Santiago, no desembarque, há uma casa de câmbio, mas as cotações não são boas. Apesar disso, esta casa de câmbio pode ser útil para você ter algum peso chileno no bolso para as suas primeiras despesas, como alimentação e transfer, até que consiga trocar mais dinheiro numa casa de câmbio com cotação melhor, seja em San Pedro de Atacama ou em Santiago.

Na minha ida para o Atacama, quando passei por esta casa de câmbio do desembarque, as cotações eram as seguintes:
1 real = 174 pesos
1 dólar = 571 pesos

 

Câmbio no Aeroporto de Calama

Esqueça! No Aeroporto de Calama, o principal ponto de chegada para visitar o Deserto do Atacama, não há casas de câmbio.

 

Câmbio no Brasil

Não compensa comprar pesos chilenos aqui no Brasil, pois as cotações são bem desvantajosas. Se quiser chegar no Chile com algum peso no bolso, troque no Aeroporto de Santiago assim que chegar no setor de desembarque, como mencionei anteriormente.

 

 

Casa de câmbio no Aeroporto de Santiago

Casa de câmbio no Aeroporto de Santiago

 

 

Dica de câmbio: ao analisar uma tabela de cotações numa casa de câmbio, onde os valores são apresentados por “compra” e “venda”, procure sempre o valor referente a “compra” para saber a cotação da moeda que você quer adquirir, tendo como base a moeda que você vai utilizar para a conversão. No caso da imagem acima, numa casa de câmbio do Aeroporto de Santiago, 1 real estava valendo 174 pesos chilenos, enquanto 1 euro valia 706 pesos e 1 dólar era equivalente a 174 pesos.

 

Como foi a sua experiência de câmbio no Atacama?
Deixe um comentário no final deste post!

 

Acesse o índice com todas as dicas do Deserto do Atacama

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis em Santiago San Pedro de Atacama no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.

+ Aluguel de Carro
Se você está pensando em alugar um carro no Chile, faça sua cotação e reserva pelo RentCars, o portal que garante o melhor preço na sua locação, faz cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 5 dias no Atacama
Onde ficar no Atacama: Dicas de Hotéis
Atacama: A visita ao impressionante Geiser el Tatio
Atacama: As águas termais das Termas de Puritama
Atacama: O Tour do Vinho e o Salar do Atacama
Atacama: Um banho nas Lagoas Escondidas de Baltinache

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem