Um dos passeios mais interessantes e que eu considero imperdível no Atacama é a visita ao Geiser el Tatio, ou Gêiseres de Tatio em português, um campo geotérmico repleto de buracos no solo que jorram água fervendo a mais de 85 graus, soltando vapor e formando um cenário impressionante. Neste post vou mostrar em detalhes como foi o meu passeio.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Geiser El Tatio

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre o Chile
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Santiago e deserto do Atacama

Veja também:
Onde Ficar no Atacama: Melhores Hotéis e Hostels
Roteiro de 5 dias no Atacama
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Roteiro de 4 dias em Mendoza
Roteiro de 4 dias em Buenos Aires

O tour Geiser El Tatio é um passeio realizado apenas no período da manhã. Ele começa bem cedo, ainda de madrugada, para que a chegada ao local aconteça antes do nascer do sol, num horário em que a atividade dos gêiseres é mais intensa. O retorno à cidade se dá por volta do meio-dia, com tempo suficiente para almoçar e realizar algum outro tour à tarde.

Meu passeio foi realizado com a agência Araya Atacama, sobre a qual dou mais detalhes no post “Araya Atacama: dica de agência para fazer passeios no deserto“. O custo foi de 45.000 pesos chilenos por pessoa, aproximadamente 250 reais na cotação que encontrei na época da minha viagem (março de 2018, 180 pesos = 1 real). Este valor inclui transporte, serviço de guia, toalhas para banho na piscina termal e um café da manhã saboroso com vista para os gêiseres.

Além do valor pago à agência, ainda foi preciso pagar um ingresso de 10.000 pesos chilenos (aprox. 55 reais) para entrar no campo geotérmico onde encontram-se os gêiseres.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Campo dos gêiseres

Neste dia foi preciso madrugar para estar pronto no horário combinado. A van da agência Araya nos buscou no hotel por volta das 5:30h da manhã. Pegamos a estrada ainda no escuro, não era possível enxergar nada além do farol dos outros carros. Só no retorno para a cidade é que pudemos ver como era o caminho, completamente árido e deserto.

A viagem de San Pedro de Atacama ao Geiser el Tatio durou cerca de uma hora e meia, chegamos lá cerca de meia hora antes do nascer do sol e o local já estava repleto de vans e ônibus de outras agências. Antes de descer ao campo geotérmico, fizemos uma parada numa casa onde há banheiros, uma bandeira do Chile e alguns murais com informações sobre como os gêiseres são formados e onde estão localizados pelo mundo.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Estrada para o gêiser
Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Parada para banheiro

OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)

Este é um dos passeios mais gelados do Atacama, devido, entre outros fatores, à altitude do local e ao horário em que é visitado. Neste dia, tive a “sorte” de pegar 4 graus positivos, mas uma semana antes estava fazendo 6 graus negativos no local. É preciso estar muito preparado para o frio. Itens como segunda pele, casaco corta vento, meias grossas, luvas e gorro são indispensáveis para enfrentar a temperatura do local.

A altitude no campo geotérmico é de 4.300 metros, muito acima dos 2.300 metros de San Pedro de Atacama. Durante o trajeto até o local, a estrada chega a atingir altitudes acima de 4.500 metros. Essa mudança brusca de altitude pode causar efeitos colaterais, por isso é preciso estar preparado para enfrentar um possível mal de altitude, com remédios para dor de cabeça e enjoo, além de muita água mineral para hidratar-se. A altitude elevada pode fazer de uma simples caminhada, uma atividade cansativa e ofegante.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Trilha entre os gêiseres

O Geiser el Tatio tem cerca de 10 quilômetros quadrados e é considerado o terceiro maior campo geotérmico do mundo. Ele contém cerca de 80 gêiseres, mas este número está em constante mudança, pois novos gêiseres podem se formar com frequência.

Este é o único campo geotérmico da América do Sul. É possível encontrar gêiseres em todos os continentes, em países como Itália, Islândia, Nova Zelândia, México, Rússia, entre outros. O maior campo do mundo é o do Parque Nacional Yellowstone, nos Estados Unidos, que contém de 300 a 500 gêiseres.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Trilha entre os gêiseres

Um gêiser é uma nascente de água termal formada pelo contato da água subterrânea fria com as rochas quentes, aquecidas por camadas inferiores de lava vulcânica. A pressão e o calor formam buracos no solo, que expelem água a uma temperatura de aproximadamente 85 graus celsius e muito vapor.

Antes de visitar o local, eu imaginava que iria encontrar aquelas jatos de água quente jorrando bem alto, igual eu já tinha visto em filmes e desenhos. Mas no Geiser el Tatio é um pouco diferente. Os buracos são maiores, mais largos devido ao solo mais frágil. Isso faz com que a água não tenha tanta pressão para subir, ela fica apenas borbulhando e soltando pequenos jatos para os lados. A água só espirra em altitudes maiores em locais com solo mais firme e buracos menores, como no caso do parque americano de Yellowstone.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Gêiser borbulhando

As trilhas pra caminhar entre os gêiseres são demarcadas com pedras, para evitar que as pessoas se aproximem demais dos buracos com água quente. Antes, quando não havia esse tipo de delimitação, aconteceram alguns casos de turistas que acidentalmente caíram em um gêiser e tiveram boa parte do corpo queimado. Um deles chegou a morrer, infelizmente, por falta de cuidado ao se aproximar de um buraco.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Gêiser protegido

Em alguns gêiseres há alguns mirantes, com murinhos de pedra, que permitem vê-los bem de perto.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Perto do gêiser

Você já reservou o seu hotel no Atacama?
Clique aqui para ver as principais opções de hospedagem na região

Com o nascer do sol, a temperatura no local começou a ficar um pouco mais elevada, amenizando o frio intenso. Os raios de sol iluminando as montanhas ao redor do campo geotérmico deixou o cenário ainda mais bonito.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Amanhecer no Geiser el Tatio
Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Geiser El Tatio

Os gêiseres estão em constante formação, novos buracos podem surgir da noite para o dia. Este da foto abaixo é bem novo, um buraco pequeno que está dando início a formação de um gêiser.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Gêiser em formação

No Geiser do Atacama há uma piscina termal com água quentinha, onde o banho é permitido. A agência fornece toalhas para quem quiser se molhar e no local há vestiários para se trocar. É preciso uma certa dose de coragem para enfrentar o frio intenso ao entrar e sair da água, mas quem entra garante que é uma experiência muito boa. Eu acabei não entrando, pois esqueci de levar roupa de banho.

Quando chegamos, antes do nascer do sol, a piscina estava assim, bem vazia.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Piscina termal vazia

Mas foi só o sol aparecer e a temperatura subir um pouco para que a piscina termal ficasse desse jeito, lotada.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Piscina termal

Tenha internet 4G em seu celular em mais de 165 países com o chip internacional da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.

Veja mais detalhes do serviço nest post do blog.

Ao final da visita, antes de irmos embora, a agência Araya nos ofereceu um café da manhã gostoso, com pães, frios, bolo e biscoitos. Foi ótimo para matar a fome e aquecer o corpo com as bebidas quentes. Não é todo dia que podemos tomar café com um visual incrível como este.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Café da manhã com vista

Saindo do Geiser el Tatio, pegamos a estrada de volta para San Pedro de Atacama, mas fizemos duas paradas no caminho. A primeira delas foi no lago Vado Putana, um grande lago no meio do deserto inserido num belo cenário.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Lago Vado Putana

A parada foi curta, tempo suficiente para curtir o visual e observar as aves locais passeando pela vegetação existente sobre o lago. O impressionante neste local é o contraste de cores formado pelo verde do lado, com o marrom das pedras e o azul do céu.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Lago Vado Putana

No caminho encontramos diversas vicunhas, uma espécie parente das lhamas. É um animal bem típico da região do Atacama e que pode ser visto em muitos passeios.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Vicuñas na estrada

A segunda e última parada foi no pequeno povoado de Machuca, uma vila habitada por poucas famílias, que funciona mais como uma parada turística. Lá os habitantes do local vendem comidas como churrasco e pastel de queijo, além de artesanatos. Há uma igrejinha antiga que pode ser visitada.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Povoado de Machuca

Deixei as comidas e a igreja de lado e passei boa parte da curta parada observando as lhamas que haviam ali perto. Este foi o único passeio que eu encontrei lhamas, então fiquei um tempo ali batendo foto perto delas e correndo o risco de levar um cuspe na cara.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Lhama no povoado de Machuca
Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Lhamas no povoado de Machuca

Chegamos de volta a San Pedro de Atacama pouco depois do meio-dia. A viagem é um pouco longa, mas ficar curtindo o visual cheio de vulcões e montanhas ao longo do trajeto faz o tempo passar mais rápido.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Vulcões no caminho

A visita ao Geiser el Tatio é um passeio imperdível no Atacama, recomendo a todos que pensam em visitar a região do deserto. Apesar de ser necessário acordar muito cedo e enfrentar um frio intenso, o cenário é impressionante e a experiência é única. Considero este um dos meus preferidos entre os nove passeios que realizei na minha viagem.

Geiser El Tatio - San Pedro de Atacama, Chile
Campo geotérmico do Geiser el Tatio

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça todos os posts do deserto do Atacama publicados no blog:

Roteiro de 5 dias no Atacama

Hospedagem e Dicas
Onde ficar no Atacama | Parina Hotel
Como chegar no Atacama e transfer
Câmbio | Restaurantes
Agência de passeios | Sky Airlines

Passeios:
Lagunas Altiplânicas e Pedras Vermelhas
Vale da Lua | Salar de Tara
Geiser el Tatio | Termas de Puritama
Lagoas Escondidas | Laguna Cejar
Tour Astronômico | Salar do Atacama

Veja também as dicas de Santiago neste link
Roteiro de 3 dias em Santiago
Roteiro em Mendoza
Roteiro em Buenos Aires
Roteiro em Montevidéu

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Santiago San Pedro de Atacama no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog as melhores opções de hospedagem no Atacama.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje ao exterior de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro no Chile, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Santiago neste post do blog.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!