O município de Bombinhas está localizado numa península no litoral norte de Santa Catarina e é considerado um dos principais destinos turísticos do sul do Brasil. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, Bombinhas possui ao todo 39 praias, sendo que muitas delas são verdadeiros paraísos e de difícil acesso, como por exemplo a Praia da Tainha, localizada no extremo sul da península. Nesse post vou dar mais detalhes sobre esta praia e também vou falar de um restaurante localizado próximo à ela e que possui um belo visual panorâmico da região, com direito a um vídeo que eu fiz no local. No final apresento um mapa indicando os dois caminhos possíveis para se chegar até a praia.

Praia da Tainha

 

A Praia  da Tainha é a praia mais distante do centro de Bombinhas, entre aquelas em que é possível chegar de carro. Ela possui águas muito limpas que variam em tons de verde e azul e areias bem finas. As águas são calmas e costumam atrair muitos mergulhadores, assim como a maioria das outras praias da região. Sem dúvida é uma das praias mais bonitas da região.




Na ponta direita a praia é tomada por pedras gigantes que acrescentam beleza ao visual e agrada em cheio aos aventureiros. Alguns mais experientes e corajosos pulam e escalam as pedras para explorar a parte mais isolada da praia. O estacionamento é feito na própria estrada, que também conta com um terreno que é usado para estacionamento. Existem por ali algumas poucas casas e cabanas de veraneio e um ou dois bares que estavam funcionando no verão, mas provavelmente não funcionam fora da alta estação.




O acesso à praia é bem complicado, mas eu posso garantir que o esforço compensa, como pode ser observado na beleza das fotos e do vídeo desse post. Há dois caminhos possíveis: um parte da Praia de Bombas e passa pela Praia de Zimbros; o outro passa pela Praia de Bombinhas e pela Praia de Mariscal. Ambos os caminhos levam até o canto direito da Praia de Canto Grande, onde está o acesso para a Praia da Conceição. Nesta última, a estrada fica literalmente na areia, junto ao mar, e se a maré estiver cheia será bem difícil de passar por ela.

A estrada de acesso à Praia da Tainha está no final da Praia da Conceição. Há uma placa indicando o início dela, bem na esquina do day-club e restaurante Bora Bora. A partir deste ponto é que começa a dificuldade, pois é preciso subir um morro inclinado, com estrada de terra, esburacada e cheia de pedras, por isso carros muito baixos podem ter uma grande dificuldade. Não recomendo a visita em dias de chuva, pois a via torna-se completamente intransitável. No final do post apresento um mapa com o traçado dos dois caminhos possíveis e com a localização da praia.

Cruzando a Praia da Conceição

 

Estrada de acesso à Praia da Tainha

 


Quem visita a Praia da Tainha não pode deixar de conhecer o Restaurante Mirante Por do Sol. Ele está localizado na estrada de acesso à praia, logo que a via começa a descer em direção ao mar. É fácil de encontra-lo pois há uma placa indicando a sua entrada. O restaurante é pequeno, barato e a comida é bem caseira e gostosa. Há uma grande variedade de petiscos e algumas opções de prato principal para duas pessoas, como, por exemplo, o filé de linguado ao molho de camarão, acompanhado de arroz, salada e fritas, que custa R$46,00. O atendimento é ótimo, a comida chegou rápido e a funcionária deu várias dicas e informações sobre a região.

Restaurante Mirante Por do Sol

 


File de linguado ao molho de camarão

 

Mas o principal atrativo do restaurante não é sua comida e sim o visual panorâmico que se tem a partir dele. Lá do alto é possível ver toda a Praia da Tainha, assim como a baía de Tijucas, uma parte da península do município de Governador Celso Ramos e até mesmo um pedaço do norte da ilha de Florianópolis. Mesmo que você não queira almoçar nele, vale a pena visita-lo mesmo que seja para tirar algumas fotos da paisagem.

Praia da Tainha, vista do restaurante Mirante Por do Sol

 

Baía de Tijucas

 

Península de Gov. Celso Ramos, ao centro

 

Norte de Florianópolis, lá no fundo

 

Segue o vídeo que eu fiz durante a visita ao Restaurante Mirante Por do Sol.

Para finalizar, apresento o mapa indicando os caminhos possíveis para se chegar à Praia da Tainha e com a localização de algumas praias de Bombinhas.


Visualizar Bombinhas em um mapa maior

Sugestões de hotéis próximos à Praia da Tainha:
Pousada Ilha Bella
Pousada Almare


Posts Relacionados:

As Praias de Bombinhas, em Santa Catarina
A Praia da Tainha e o Mirante do Por do Sol, em Bombinhas/SC
Uma Visita à Ilha de Porto Belo
As Praias de Porto Belo, em Santa Catarina
As praias de Balneário Camboriú na Rodovia Interpraias
A Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú
A paradisíaca Praia do Rosa, em Imbituba/SC