A Turquia ainda é destino turístico ainda pouco explorado pelos brasileiros quando comparado a outros países da Europa, mas que está cada vez mais em evidência. Quem já foi, volta encantado e, sem dúvida, recomenda a todos. Este post contém várias dicas da Turquia com informações gerais e tudo o que você precisa saber antes de viajar para lá, além de abordar as minhas impressões gerais sobre a cidade de Istambul e a região da Capadócia.

Bandeira da Turquia em Istambul
Bandeira da Turquia

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre a Turquia
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Istambul e Capadócia

Veja também:
Roteiro de 4 dias em Istambul
Onde ficar em Istambul: dicas de hotéis
Roteiro de 3 dias na Capadócia – Turquia

Dicas da Turquia

A Türkiye, como é chamada no idioma local, é um país euro-asiático, possui uma pequena parte do seu território na Europa e uma porção maior na Ásia. Faz fronteira com oito países e é banhada pelos mares Mediterrâneo, Egeu e Negro. Seu território está dividido em 81 províncias, que por sua vez estão divididas em distritos, sendo 923 no total. A capital do país é a cidade de Ancara, que possui 4 milhões de habitantes.

Em 2011, a Turquia destacou-se como a 18ª maior economia do mundo, com um PIB de 773 bilhões de dólares, um acréscimo de quase 9% em relação ao ano anterior. Em tempos de crise, principalmente na Europa, esse crescimento tem dado cada vez mais destaque ao país, que faz parte de um grupo chamado pelos economistas de MIST (juntamente com México, Indonésia e Coréia do Sul), um novo conjunto de países emergentes com altas taxas de crescimento. A Turquia não faz parte da União Europeia e não tem o euro como sua moeda. Desde 2005 ela tenta uma vaga no bloco econômico, mas sofre uma forte oposição do governo do Chipre, uma pequena ilha com a qual tem desavenças políticas.

A população da Turquia é de pouco mais de 72 milhões de habitantes, sendo Istambul a cidade mais populosa, com 12 milhões. Já a pequena e pacata Goreme, cidade da região da Capadócia onde fiquei hospedado, tem apenas 2500 habitantes. A povo turco é alegre e receptivo, muito mais semelhantes aos latinos do que aos europeus. O país é um estado secular, sem religião oficial. A predominante é o islamismo (mais de 95% da população) e é muito fácil encontrar mesquitas em todos os cantos, rapidamente reconhecidas pelos minaretes.

Mesquita Azul / Mesquita de Sultanahmet - Istambul, Turquia
Mesquita Azul / Mesquita de Sultanahmet – Istambul

OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)

Idioma

O idioma falado na Turquia é o turco, difícil de falar ou entender, mesmo com o alfabeto sendo latino (até 1928 eles utilizavam a escrita árabe, aquela cheia de rabiscos), mas algumas palavras a gente faz o esforço de aprender, como merhaba (olá) e teşekkür ederim (muito obrigado). Muitos turcos falam inglês, principalmente nas áreas mais turísticas, como em lojas e restaurantes, e inclusive há placas de sinalização turística no idioma “universal”. Português é praticamente inexistente por lá. Nosso idioma não aparece nos cardápios nem nos áudio-guias disponíveis em algumas atrações, mas no Grande Bazar certamente você vai encontrar alguns vendedores mais espertos que arriscam algumas palavras em português para agradar os clientes. Existem alguns guias locais que sabem falar português, vou falar sobre um deles num post a ser publicado em breve.

Moeda

moeda é a Lira Turca (TL), chamada em turco de Türk lirası. Ela é um pouco mais valorizada que o nosso real, já que 1 lira turca equivale à aproximadamente R$ 1,20. A divisão da lira turca em moedas e notas é igual ao real. Alguns locais aceitam euro e dólar como moeda, como, por exemplo, os hotéis. É praticamente impossível trocar reais por liras turcas, por isso a opção é levar euros ou dólares para trocar nas casas de câmbio de lá. A melhor cotação que eu encontrei no foi Grande Bazar, em Istambul, onde 1 euro = 2,31 liras e 1 dólar = 1,79 liras. Sacar a moeda local nos caixas eletrônicos direto da conta corrente no Brasil, utilizando o cartão de débito, também pode ser uma boa alternativa, com boas cotações quando o banco não cobra nenhuma taxa extra. Leia mais no post “Casas de Câmbio em Istambul e a moeda Lira Turca“.

Precisando fazer câmbio antes da sua viagem internacional?
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas e cartões pré-pagos com a Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que irá te auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

Grande Bazar - Istambul, Turquia
Grande Bazar – Istambul

Tenha internet 4G em seu celular em mais de 165 países com o chip internacional da Easysim4u.
Use o cupom MEUSROTEIROS10 e ganhe 10% de desconto.

Veja mais detalhes do serviço nest post do blog.

Visto / Vacina

Nós brasileiros não precisamos de nenhum visto ou vacina para visitar a Turquia. Apenas um passaporte dentro da validade já é o suficiente para entrar no país.

Fuso Horário

O fuso horário é de +2h em relação à hora de Greenwich e 5 horas a mais que o fuso de Brasília. Quando nós estamos no horário de verão essa diferença diminui para 4 horas e quando os turcos estão no horário de verão a diferença aumenta para 6 horas em relação ao Brasil. O período do horário de verão da Turquia é bem extenso, ele começa no último domingo de março e termina no último domingo de outubro.

Clima

O clima na Turquia tem as estações bem definidas. Os verões são quentes e os invernos gelados. Em Istambul chega a fazer 30ºC  na alta temporada, de junho a agosto. No inverno as temperaturas ficam na média de 5ºC a 15ºC. Foi essa a temperatura que eu peguei quando visitei a cidade no final de novembro, mas como ventava muito, as sensação térmica era bem mais baixa. A neve não é frequente em Istambul, mas pode ocorrer. Na Capadócia os termômetros não passaram de 10ºC quando eu estive lá. Cheguei a pegar -4ºC na manhã em que fiz o passeio de balão. Uma semana depois começou a temporada de neve na região.

Ponte de Galata - Istambul, Turquia
Ponte de Gálata – Istambul

Você já reservou seu hotel na Turquia?
Clique aqui para ver algumas sugestões em Istambul
ou neste outro link para ver as opções da Capadócia

Melhor época

A melhor época para visitar o país é a primavera e o outono, quando as temperaturas estão amenas, nem muito quentes, nem muito frias, sem falar que nessa época a quantidade de turistas é menor que na alta temporada. De maio a agosto, o dia escurece bem tarde, depois das 20h, isso permite aproveitar melhor o tempo para fazer os passeios pela cidade. Dezembro é o mês que escurece mais cedo, há dias em que o sol se põe às 16:30h. Quando visitei a cidade, em novembro, escurecia por volta das 17h.

Segurança

Em relação à segurança, achei tudo muito tranquilo, não me senti em situação de risco em nenhum momento, e olha que eu estou sempre atento a esta questão. Mas o ideal é ter os mesmos cuidados que temos aqui no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, como cuidar bem dos pertences de mão, como bolsas, carteiras e telefones, evitar andar em lugares desertos e escuros à noite, não aceitar nada de estranhos, etc.

Taxa de serviço e Tax Free

Os bares e restaurantes costumam cobrar 10% de taxa de serviço, mas ela geralmente não vem discriminada na conta, por isso o cliente deve lembrar de sempre acrescentar esse valor a mais. Falando em taxas, lá na Turquia existe o sistema de Tax Free, que permite restituir o imposto pago por determinados produtos. É preciso pegar uma nota fiscal especial de tax free na loja, depois carimba-la no aeroporto em um guichê e pegar uma quantia em dinheiro de volta em outro guichê. No post sobre o aeroporto de Istambul falarei mais sobre este serviço.

Voltagem

voltagem é de 220v, mas o padrão de tomada é do estilo europeu, por isso é recomendável levar um adaptador universal. Nosso novo padrão de tomada com três pinos não vai entrar, mas se for de dois pinos pode ser que entre em algumas tomadas.

Uma dica importante: leve o tênis mais confortável que tiver, pois você vai querer caminhar muito por lá!

Avenida Istiklal - Istambul, Turquia
Avenida Istiklal – Istambul

Istambul

A maior cidade da Turquia foi fundada há mais de 2600 anos e já foi chamada de Bizâncio e Constantinopla. É a única cidade do mundo localizada em dois continentes, parte dela está na Europa e outra parte na Ásia. Ela é cortada ao meio pelo Estreito de Bósforo, uma porção de água com mais de 30km de extensão, que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara. Com 12 milhões de habitantes, é a cidade mais populosa da Europa. Apesar de a maior parte de sua população viver no lado asiático, ela é considerada uma cidade européia.

Istambul é o centro econômico, financeiro e cultural do país. É uma cidade antiga, mas ao mesmo tempo muito contemporânea, e é essa junção do clássico com o moderno que faz com que ela seja tão interessante. Muralhas, palácios e mesquitas se misturam com prédios envidraçados, pontes monumentais, restaurantes descolados e uma agitada vida noturna.

Fiquei apenas quatro dias na cidade, tempo suficiente para conhecer os principais pontos turísticos com bastante calma. Mas depois que voltei percebi que poderia ter ficado pelo menos uma semana, já que muita coisa ficou de fora do meu roteiro, como as ruínas da cidade antiga e o lado asiático.

As atrações do centro histórico de Sultanahmet são obrigatórias, como a Mesquita Azul, a Basílica de Santa Sofia, as Cisternas da Basílica, o Palácio Topkapi, o Grande Bazar e o Bazar Egípcio. Uma visita ao Palácio Dolmabahçe, às margens do Bósforo, também é essencial, pois o lugar é incrível, assim como um passeio de barco pelo Bósforo. Uma das coisas que mais me surpreendeu foi a movimentação na avenida Istiklal, no bairro Beyoğlu, um longo calçadão cheio de lojas, bares e restaurantes, que fica agitado dia e noite.

Clique aqui para ver todos os posts com dicas de Istambul.

Sugestões de passeios e atrações em Istambul oferecidos pelos parceiros do blog:

Transfer de Aeroporto em Istambul
Ônibus turístico de Istambul
Tour completo por Istambul em 2 dias
Cruzeiro pelo Bósforo + Mesquita Azul + Santa Sofia
Espetáculo de música e dança tradicional
Santa Sofia: Excursão Guiada com Ingresso Sem Fila
Cruzeiro pelo Bósforo com Jantar e Entretenimento

Mais opções de atividades em Istambul neste link e também neste outro link.

Pôr do sol em Istambul - Turquia
Pôr do sol  no Bósforo – Istambul

Capadócia / Göreme

A Capadócia, ao contrário que muitos imaginam, não é uma cidade, e sim uma região. Ela fica na Anatólia Central, no coração da Turquia. Sua característica mais marcante são as formações rochosas que fazem dela um local tão interessante.

Essa característica geológica peculiar, que lembra muito a superfície lunar, é resultado de sucessivas atividades vulcânicas na região, seguida de milhares de anos de erosão pela ação do tempo, como vento, chuva e neve. Cada erupção vulcânica tinha uma composição diferente, formando diferentes camadas de rocha. Cada camada sofre um processo de erosão de forma diferenciada uma da outra, formando um cenário único na região.

Várias cidades fazem parte da região da Capadócia. Fiquei hospedado em Göreme, que talvez seja a mais pitoresca e interessante delas. É uma pequena cidade com pouco mais de 2500 habitantes, localizada num vale, bem no coração da Capadócia. Ela é totalmente preparada para receber os turistas, com dezenas de restaurantes e hotéis, muitos deles com quartos em cavernas de verdade.

A principal atração turística da região é o voo de balão, uma atividade imperdível para quem pensa em visitar a Turquia. O voo tem aproximadamente uma hora de duração e é uma daquelas coisas que você precisa fazer pelo menos uma vez na vida. Para isso é preciso deixar todos os medos de lado, pois o balão em alguns momentos voa bem alto e também passa pelos vales, bem próximo às montanhas.

Além do balão, há outras coisas interessantes para ver e fazer na Capadócia, como vistar as cidades subterrâneas, o museu a céu aberto de Göreme, caminhar pelos vales para admirar as “chaminés de fadas”, entre outras atrações.

Clique aqui para ver todos os posts com dicas da Capadócia.

Sugestões de passeios e atrações na Capadócia oferecidos pelos parceiros do blog:

Transfer de Aeroporto na Capadócia
Tour privado pela região da Capadócia (em português)
Tour pelo sul da Capadócia (em português)
Tour pelo norte da Capadócia (em português)
Voo de Balão ao Nascer do Sol na Capadócia
Göreme: Observação de Balões a Partir da Terra

Mais opções de atividades na Capadócia neste link e também neste outro link.

Cidade de Goreme - Capadócia, Turquia
Cidade de Goreme – Capadócia
Vôo de Balão na Capadócia - Turquia
Voo de Balão na Capadócia

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça todos os posts de Istambul e Capadócia publicados no blog:

Roteiros:
4 dias em Istambul | 3 dias na Capadócia

Hospedagem:
Onde ficar em Istambul | Onde ficar na Capadócia
Aston Residence (Istambul)
Ottoman Cave Suites (Capadócia)

Istambul – Dicas:
Dicas de compras | Dicas de restaurantes
Transporte Público | Casas de Câmbio

Istambul – Passeios:
Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul
Centro histórico Sultanahmet
Grande Bazar e o Bazar de Especiarias
Palácio Dolmabahce e o distrito de Beyoglu
Passeio de barco pelo Estreito de Bósforo

Capadócia – Dicas e Passeios:
O que ver na Capadócia: principais atrações turísticas
Voo de balão na Capadócia | Como chegar na Capadócia
Dicas de Restaurantes | Dica de guia que fala português

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Istambul e Capadócia no Booking, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem em Istambul e neste outro post as opções da Capadócia.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje ao exterior de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro na Turquia, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!