Aconteceu na última semana, entre os dias 23 e 25 de março, a primeira edição latino-americana da World Travel Market, uma das maiores feiras de turismo do mundo que acontece todos os anos em Londres. A WTM Latin America ocorreu no Transmerica Expo Center, em São Paulo, e reuniu milhares de pessoas, incluindo expositores de 44 países. Estive na feira representando o blog Meus Roteiros de Viagem e mostro neste post algumas fotos, detalhes e curiosidades da WTM.

Entrada da WTM Latin AMerica

Entrada da WTM Latin America

 

Ao entrar na feira, os visitantes logo avistavam o estande do Ministério de Turismo do Brasil, com uma bela foto da minha cidade, Florianópolis. Ali começava o setor dedicado aos destinos brasileiros, com grandes espaços dedicados a estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, entre outros.

Algumas cidades também estavam representadas, como Brasília e Foz do Iguaçú, além de redes de hotéis e outras empresas ligadas ao turismo. A turma do parque Beto Carrero World estava presente para animar os visitantes com personagens de filmes infantis, como Kung Fu Panda, Shrek e Fiona.

Estande do Ministério do Turismo do Brasil na WTM Latin America

Estande do Ministério do Turismo do Brasil

Estande de Santa Catarina na WTM Latin America

Estande de Santa Catarina

Blogueiros e o Kung Fu Panda

Blogueiros e o Kung Fu Panda

 

O maior estande da feira era o da Argentina, que ocupou uma grande área do setor destinado aos países da América Latina. As principais cidades do país estavam expostas no estande e vinhos argentinos foram oferecidos aos visitantes.

O estande do Equador servia produtos típicos do país, como chocolate e sorvetes artesanais, e no estande do México vi um Mariachi se apresentando no último dia da feira. Muitos países latino-americanos estavam representados neste setor, como Chile, Panamá, Guatemala, Cuba, República Dominicana, Aruba, entre outros.

Estande da Argentina na WTM Latin America 2013

Estande da Argentina

Estande do México na WTM Latin America 2013

Estande do México

Estande do Chile na WTM Latin America 2013

Estande do Chile

Estande do Equador na WTM Latin America 2013

Estande do Equador

 

No setor internacional destaco o estande de Abu Dhabi, onde um caligrafista escrevia o nome dos visitantes no idioma árabe. A cidade dividiu o espaço com a companhia aérea Etihad, que em breve vai começar a operar voos diretos e diários entre São Paulo e Abu Dhabi. Uma equipe de comissárias apresentou na feira uma cabine da classe Diamond, que é a primeira classe da Etihad. Participei da demonstração que teve direito a cama com travesseiro e cobertor.

Estande de Abu Dhabi na WTM Latin America 2013

Estande de Abu Dhabi

Classe Diamond da Etihad Airways na WTM Latin America 2013

Testando a classe Diamond da Etihad Airways

Equipe da Etihad Airways na WTM Latin America 2013

Equipe da Etihad Airways

 

Dubai também tinha um belo estande, onde fomos recebidos no último dia pelo diretor executivo do Department of Tourism and Commerce Marketing (DTCM), o senhor Hamad Mohammed Bin Mejren. Foi ele quem comandou a coletiva de imprensa de Dubai realizada durante a WTM, onde anunciou a criação de uma representação do órgão de turismo de Dubai no Brasil, através da abertura de um escritório na cidade de São Paulo. A coletiva também teve participação da companhia aérea Emirates, cujo estande ficava ao lado do de Dubai na feira.

Estande de Dubai na WTM Latin America 2013

Estande de Dubai

Estande de Dubai na WTM Latin America 2013

Estande de Dubai

Estande da Emirates na WTM Latin America 2013

Estande da Emirates

Coletiva de Imprensa de Dubai

Coletiva de Imprensa de Dubai

 

Outros destinos também merece destaque, seja pela receptividade aos blogueiros, como pessoal da Suiça, do Canadá, da Jordânia e da Tailândia, ou pelo estilo e criatividade dos estandes, como o Egito e Honduras.

Estande da Suíça na WTM Latin America 2013

Estande da Suíça

Estande da Jordânia na WTM Latin America 2013

Estande da Jordânia

Estande do Egito na WTM Latin America 2013

Estande do Egito

 

Os blogueiros de viagem puderam participar da WTM Latin America como imprensa. Mais de 50 blogs estavam representados e foi uma ótima oportunidade de a turma se conhecer, trocar experiências e fazer contatos com o trade nacional e internacional.  Na maioria dos estandes a receptividade aos blogueiros foi muito positiva, pois os executivos e representantes dos destinos sabem da importância cada vez maior que os blogs e as redes sociais representam na divulgação de um destino turístico.

O ponto de encontro da turma era a sala de imprensa, com vários computadores à disposição e internet wi-fi para que todos pudessem postar as últimas notícias em tempo real. Esta sala foi patrocinada pelo órgão de Turismo da Alemanha, que, aliás, era um dos patrocinadores oficiais da WTM Latin America. No último dia da feira, a equipe do estande da Alemanha recepcionou os blogueiros de viagem para um coquetel muito bacana, onde foi divulgado o resultado de um concurso fotográfico realizado na página do facebook Alemanha – País Turístico.

Sala de Imprensa da WTM Latin America 2013

Sala de Imprensa

Estande da Alemanha na WTM Latin America 2013

Coquetel com blogueiros no estande da Alemanha

 

Durante os três dias de feira aconteceram mais de 30 palestras, seminários e encontros. Tive a oportunidade de assistir três delas, todas relacionadas a blogs de viagem: “Os Blogs de Viagem e o Desenvolvimento dos Destinos Turísticos”; “Melhores Práticas em Blogs de Viagem” e “A Perspectiva dos Blogueiros de Viagem e das Organizações de Gerenciamento de Destinos (DMO)”.

Todas essas palestras exaltaram a importância dos blogs de viagem para o setor do turismo, com dicas de como as empresas do setor devem trabalhar com este tipo de mídia e apresentando ótimos exemplos de ações realizadas, como a campanha #LoveCapeTown, feita pelo órgão de turismo da Cidade do Cabo (África do Sul), e um projeto do governo da Jordânia que envolveu blogueiros de viagem do mundo inteiro e que ajudou a alavancar o setor de turismo no país.

Entre os palestrantes estavam Sílvia Oliveira e Elisa Araújo da Associação Brasileira de Blogs de Viagem, Oliver Gradwell da Trabel Bloggers Unite, Keith Jenkins do blog Velvet Escape e do iAmbassador, Melvin Boecher do blog Traveldudes e Claudia Beatriz Saleh, minha colega da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) e autora do blog Aprendiz de Viajante.

Apresentação na WTM

Palestra na WTM

 

Também aconteceram diversos eventos paralelos à feira. Um deles foi um café da manhã promovido pela Rede Accor para os associados da ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem), que aconteceu no Hotel Mercure Jardins. Foi o primeiro encontro oficial dos associados da ABBV e na ocasião foi apresentado o novo café da manhã da rede de hotéis Mercure, um novo conceito com produtos frescos e cortes diferenciados que remetem a um café da manhã caseiro.

Encontro da ABBV

Encontro da ABBV

Novo café da manhã do hotel Mercure

Novo café da manhã do hotel Mercure

 

Outro evento que participei foi o TBU Social, um encontro entre blogueiros de viagem e a indústria do turismo, promovido pela Rede Accor em conjunto com o Travel Bloggers Unite. Este encontro ocorreu no Hotel Novotel São Paulo Morumbi, num espaço recém-inaugurado para eventos com uma excelente vista panorâmica para a Ponte Octavio Frias de Oliveira, a ponte estaiada de São Paulo.

TBU Social no Hotel Novotel São Paulo Morumbi

TBU Social no Hotel Novotel São Paulo Morumbi

Blogueiros no TBU Social

Blogueiros no TBU Social

Ponte estaiada vista do Hotel Novotel São Paulo Morumbi

Ponte estaiada vista do Hotel Novotel São Paulo Morumbi

 

Finalizo este post mandando um abraço a toda a turma de blogueiros que participou da feira e com um agradecimento especial a todos os organizadores e expositores que confiaram no potencial dos blogs de viagem, promovendo eventos paralelos e dedicando seu tempo para receber os travel bloggers nos estandes da feira.

Ano que vem tem mais, já que a próxima WTM Latin America já está confirmada! Será nos dias 23, 24 e 25 de março de 2014, no mesmo local, o Transamerica Expo Center, em São Paulo.

E para quem quiser saber mais sobre a edição deste ano, seguem alguns links de alguns colegas que também escreveram sobre a WTM 2013 em seus blogs.

Patrícia Camargo, do Turomaquia – RBBV: “WTM Latin America – Valeu a pena?
Thiago Khoury – Rodei: “WTM Latin America foi só alegria
Clarissa Comim – Viagem e Viagens: “Como foi a WTM Latin America em São Paulo
Juliana Rosa – Trip Feeling: “Minha visita ao WTM Latin America