O Aeroporto de São Paulo-Congonhas é um dos principais aeroportos do Brasil e está localizado bem no meio da cidade de São Paulo. É considerado um aeroporto exclusivamente doméstico, isto é, com voos que tem origem/destino apenas a cidades brasileiras. São mais de 500 operações diárias, entre pousos e decolagens, da aviação civil (companhias aéreas) e da aviação geral (aviões particulares e táxi-aéreo).

Veja neste post informações sobre o aeroporto, os serviços oferecidos e seus procedimentos de check-in, embarque, desembarque e conexão, além de hotéis próximos ao terminal. Quem já conhece Congonhas pode achar tudo meio óbvio, mas para quem nunca passou pelo terminal, as informações podem ser bem úteis.

Aeroporto de Congonhas São Paulo
Aeroporto de Congonhas São Paulo

Alugue um carro no Brasil ou pelo mundo no RentCars.com
Compare o preço nas principais locadoras do destino
Parcele em até 12x ou ganhe 5% desconto no boleto
Clique aqui para pesquisar as tarifas e fazer a sua reserva

AEROPORTO DE CONGONHAS

O aeroporto Congonhas (código CGH) é administrado pela INFRAERO e está localizado junto à avenida Washington Luís, na zona sul da cidade de São Paulo. Em 2018 foi considerado o segundo aeroporto mais movimentado do país com 21,6 milhões de passageiros, atrás apenas do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.

Foi inaugurado em 1936 está e tem sua arquitetura inspirada no art déco. Seu edifício é tombado como patrimônio histórico e arquitetônico da cidade de São Paulo. Ao longo de décadas sofreu diversas reformas e ampliações, acompanhando o crescimento da cidade e o aumento na movimentação de passageiros. Seu nome é uma homenagem ao primeiro governante da província de São Paulo após a Independência do Brasil, Lucas Antônio Monteiro de Barros, chamado de Visconde de Congonhas do Campo por ter nascido no município mineiro de Congonhas do Campo.

Atualmente três companhias aéreas operam no aeroporto de Congonhas: GOL e TAM, que dominam as operações com centenas de voos, além da Azul, que possui poucos voos diários. Estas companhias oferecem ligações diretas a dezenas de aeroportos em todas as regiões do Brasil, principalmente para cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Os setores do aeroporto estão distribuídos por três níveis. No piso térreo está o saguão principal e as áreas de check-in e desembarque. No piso superior está a área de embarque e no sub-solo encontram-se os táxis oficiais, opções de alimentação e serviços.

O saguão principal do aeroporto de Congonhas encontra-se bem no centro do terminal. No piso térreo há um balcão de informações da Infraero, algumas operações de comércio, como uma livraria e a loja Dufry, além de opções de alimentação, como Starbucks, café Nespresso, uma casa de sucos, um restaurante japonês, entre outras opções. No piso superior do saguão está o mezanino, com agências bancárias, correios, agência de viagens, salão de beleza, um restaurante, polícias, órgãos do governo e salas VIP (HSBC, Citibank Dinners e Centurium American Express).

Saguão do Aeroporto de Congonhas São Paulo
Saguão principal do aeroporto

CHECK-IN NO AEROPORTO DE CONGONHAS

O setor de check-in, localizado à esquerda do saguão principal, é dividido em duas grandes áreas. No primeiro salão estão os balcões das companhias da GOL e Azul, e no segundo salão encontra-se o check-in da TAM. Todas possuem também lojas para compra de passagens aéreas neste local.

Área de check-in Aeroporto de Congonhas São Paulo
Área de check-in
Check-in da GOL Aeroporto de Congonhas São Paulo
Check-in da GOL
Check-in da TAM no Aeroporto de Congonhas São Paulo
Check-in da TAM

Tanto a GOL quanto a TAM possuem balcões exclusivos para idosos e portadores de necessidades especiais e outros destinados aos clientes VIPs de seus programas de fidelidade. Há também algumas posições de check-in dedicadas exclusivamente aos voos da ponte aérea (Congonhas-Rio de Janeiro/Santos Dumont), que é a rota mais movimentada do país.

As duas companhias também oferecem espaços reservados para os totens de autoatendimento, onde o próprio passageiro realiza seu procedimento de check-in, inserindo as informações da reserva para imprimir o cartão de embarque do voo. Pelo que percebi na minha última passagem pelo aeroporto, este procedimento é obrigatório e deve ser feito por todos os passageiros, mesmo por quem tem bagagens para despachar. É preciso primeiro pegar o cartão de embarque no autoatendimento para depois entrar na fila de despacho de bagagens no balcão de check-in. Quem está apenas com bagagem de mão pode dirigir-se diretamente à sala de embarque depois de fazer o check-in no autoatendimento. Lembrando que todas as companhias oferecem, atualmente, a opção de fazer o check-in pela internet, imprimindo o cartão de embarque em casa, e ainda o check-in pelo telefone celular.

Auto-atendimento da GOL Aeroporto de Congonhas São Paulo
Auto-atendimento da GOL
Auto atendimento da TAM Aeroporto de Congonhas São Paulo
Auto-atendimento da TAM

OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Quer comprar um seguro viagem pagando menos?
Ganhe
até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom 
PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/05/2022 para viagens em qualquer data)

EMBARQUE

Com o cartão de embarque em mãos, basta subir as escadas rolantes no saguão principal para acessar as salas de embarque, passando primeiro pelos procedimentos de conferência do cartão e raio-x de segurança. O setor de embarque do aeroporto de Congonhas é bem grande e está dividido em dois níveis. No piso superior há doze portões (de 1 a 12) com acesso direto às aeronaves através das pontes de embarque, também conhecidas como fingers. No piso inferior, acessado por escadas rolantes na área de embarque, estão outros oito portões de acesso remoto, onde é preciso pegar um ônibus para chegar até o avião.

No setor de embarque há muitas opções de alimentação, como Pizza Hut, Café Nespresso, Kopenhagen, uma tapiocaria, duas lojas de cachorro-quente, entre outras lanchonetes, além de lojas como H. Stern, Dufry e uma loja de brinquedos.

Painel de voos no Aeroporto de Congonhas São Paulo
Painel de voos na sala de embarque
Sala de embarque do Aeroporto de Congonhas São Paulo
Café e lojas na sala de embarque’
Sala de embarque do Aeroporto de Congonhas São Paulo
Sala de embarque

Para acompanhar o horário dos voos, diversos painéis informativos estão espalhados pela área de embarque. A troca do portão de embarque é frequente em Congonhas, por isso é bom ficar sempre bem atento às informações destes painéis e aos avisos fornecidos pelos funcionários no sistema de som. E enquanto não chega a hora do voo, é possível ficar observando toda a movimentação de pousos, decolagens e aeronaves taxiando no pátio do aeroporto.

Ponte de embarque do Aeroporto de Congonhas São Paulo
Avião da Gol na ponte de embarque
Aeroporto de Congonhas São Paulo
Avião taxiando
Avião decolando no Aeroporto de Congonhas São Paulo
Avião decolando

No piso inferior, onde ficam os portões de embarque remotos, é bem frequente encontrar o salão assim lotado, lembrando uma rodoviária.

Sala de embarque remoto Aeroporto de Congonhas São Paulo
Sala de embarque remoto
Ônibus no Aeroporto de Congonhas São Paulo
Ônibus para o embarque remoto
Embarque remoto no Aeroporto de Congonhas São Paulo
Embarque remoto
Aeronaves no Aeroporto de Congonhas São Paulo
Aeronaves no pátio

CONEXÃO EM CONGONHAS

Quem está de passagem pelo aeroporto de Congonhas fazendo uma conexão, vai sair do avião e cair direto na sala de embarque, onde deve procurar o portão de embarque para o próximo voo. Caso o desembarque tenha sido remoto, ao sair do ônibus é preciso subir as escadas rolantes ao invés de seguir para a área onde estão as esteiras de bagagem.

Anteriormente havia um grande corredor com vidros na saída das pontes de embarque, que separava o fluxo do desembarque dos passageiros que se encontravam na sala de embarque. Era preciso caminhar por todo o terminal, descer as escadas rolantes, passar por um raio-x para depois entrar de novo na sala de embarque. Agora essa maratona não é mais necessária, ao sair do avião o passageiro já estará na sala de embarque para pegar o próximo voo.

Sala de embarque do Aeroporto de Congonhas São Paulo
Sala de embarque2

DESEMBARQUE

Falando agora de desembarque, ele pode acontecer de duas maneiras. Caso o avião estacione em alguma das doze pontes de embarque do aeroporto, é preciso caminhar pela sala de embarque até a escada rolante para acessar o piso inferior, onde estão as esteiras de restituição de bagagem. Se o avião parar numa posição remota, o ônibus deixa os passageiros bem na porta do setor de desembarque, já no piso inferior. Ao todo são cinco esteiras para entrega de bagagens, basta verificar nos painéis informativos qual o número da esteira em que estão as bagagens do seu voo.

Esteiras de bagagem em Congonhas São Paulo
Esteiras de bagagem

Na saída do desembarque você tem duas opções: uma saída expressa para quem está apenas com bagagem de mãos e a saída principal para quem vai pegar as malas nas esteiras de bagagem.

Ao sair da área de desembarque você encontra algumas lanchonetes no piso superior. É neste piso que ficam os táxis oficiais, das empresas credenciadas a operar no aeroporto.

Se você pretende chamar um Uber ou 99, os veículos do aplicativo chegando no piso inferior do desembarque, basta descer a rampa ou as escadas rolantes.

No piso inferior também estão os guichês de empresas de ônibus, serviços como locadoras de veículos e farmácia, além de algumas lanchonetes, como McDonald’s e Baked Potato.

Se você pretende alugar um carro em São Paulo, recomendo efetuar a reserva pelo portal RentCars.com, que compara as tarifas nas principais locadoras, com a garantia do melhor preço. Você pode parcelar seu aluguel em até 12x no cartão ou ganhar 5% de desconto no boleto.

E se você estiver procurando um hotel para ficar hospedado na cidade, veja as melhores opções no Booking.com.

Desembarque no Aeroporto de Congonhas São Paulo
Porta de saída do desembarque
Táxi no Aeroporto de Congonhas São Paulo
Ponto de táxi oficial no piso inferior do desembarque

Há várias empresas de ônibus municipais e intermunicipais que passam pelo aeroporto, com ponto de partida no sub-solo. Com as linhas de transporte público da SPTrans é possível chegar a qualquer ponto da cidade de São Paulo. Como são muitas linhas, o mais aconselhável é verificar o ônibus correto pesquisando o itinerário no site da companhia.

A empresa Airport Bus Service oferece uma linha regular ligando Congonhas ao Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos. São várias frequências diárias numa viagem que dura 1:10h ou mais, dependendo do trânsito, e que custa atualmente R$39,00.

Há também linhas para outras cidades do estado de São Paulo partindo do aeroporto. Para Campinas o transporte é feito pelas empresas VB Transportes, Caprioli e LiraBus. Já as companhias Expresso Luxo, Cometa e Ultra possuem linhas diretas para o Porto e a Ponta da Praia de Santos. Também há linhas para algumas outras cidades do litoral, operadas pelas empresas Translitoral e Personal Bus.

As companhias aéreas TAM e GOL oferecem transfer gratuito de ônibus entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em ambos sentidos. Há vários horários ao longo do dia e para poder utilizar o serviço é preciso apresentar o cartão de embarque ou um comprovante da compra da passagem para o dia. A Azul também possui linhas partindo de Congonhas com destino ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, de onde partem muitos voos da companhia.

Av. Washington Luiz Aeroporto de Congonhas São Paulo
Av. Washington Luiz

A estação de metrô mais próxima ao aeroporto de Congonhas é a São Judas (Linha 1 – Azul), que se encontra a cerca de 4 km do terminal. Além do táxi e Uber, é possível se deslocar até a estação com linhas de ônibus urbanos que passam pelo aeroporto e fazem parada no metrô São Judas. A estação Campo Belo (Linha 5 – Lilás) também fica bem próxima ao aeroporto e pode ser uma opção alternativa.

Em breve será construída no aeroporto uma estação do monotrilho da Linha 17 – Ouro, uma linha que ligará Jabaquara ao bairro Morumbi. Os passageiros do aeroporto poderão pegar o monotrilho para acessar as outras linhas de trem e metrô da cidade. A obra deveria ter ficado pronta a tempo para a Copa do Mundo mas está bem atrasada, com previsão de entrega para 2021.

Monotrilho Aeroporto de Congonhas São Paulo
Construção do monotrilho próxima ao aeroporto

Para quem precisa pegar algum transfer, como os oferecidos por hotéis próximos ao aeroporto ou por estacionamentos privados, o ponto de parada das vans e micro-ônibus é na calçada do terminal depois da entrada para o check-in da TAM.

Área de espera do transfer
Área de espera do transfer

HOTÉIS PRÓXIMOS AO AEROPORTO DE CONGONHAS

Quem precisa ficar hospedado em algum hotel nos arredores do aeroporto de Congonhas encontra muitas opções, como:
– Blue Tree Premium,
– Transamerica Executive,
– Slaviero Slim,
– Hotel Ponte Aérea
e o Intercity Campobelo.

Há também o Ibis São Paulo Congonhas, que é hotel mais próximo ao aeroporto, localizado bem em frente ao terminal. Ele tem uma boa relação custo-benefício, oferece transfer gratuito no trecho aeroporto-hotel e alguns dos quartos possuem vista para a pista do aeroporto. Já me hospedei neste ibis e o relato da estadia pode ser lido neste post.

Clique aqui para pesquisar hotéis em outras regiões de São Paulo.

Avião pousando no Aeroporto de Congonhas São Paulo
Avião pousando em Congonhas – vista do hotel Ibis São Paulo Congonhas

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Posts Relacionados:
A Localização das Companhias Aéreas nos Terminais do Aeroporto de Guarulhos
Conexão longa em Guarulhos: O que fazer para passar o tempo?
As novidades do GRU Airport, o Aeroporto Internacional de Guarulhos
Slaviero Fast Sleep: o hotel dentro do Aeroporto de Guarulhos

Veja algumas sugestões de roteiros para suas viagens pelo Brasil e América do Sul:
Roteiro de 4 dias em Buenos Aires
Roteiro de 4 dias em Montevidéu
Roteiro de 4 dias em Mendoza
Roteiro de 4 dias em Santiago
Roteiro de 3 dias em Gramado e Canela
Roteiro de 3 dias na Serra Catarinense
Roteiro de 5 dias em Florianópolis
Roteiro de 4 dias em Balneário Camboriú

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis no Brasil e pelo mundo no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro no Brasil ou pelo mundo, faça sua cotação e reserva no RentCars.com,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO- Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!