A Etihad Airways é a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos e oferece um voo diário ligando o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, ao Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, a capital emiradense. Os voos são operados pelo gigante Airbus A340-600 configurado em três classes: econômica, executiva e primeira classe. Na minha viagem ao Sudeste Asiático tive a oportunidade de fazer dois voos na classe executiva da Etihad, de Cingapura a Abu Dhabi e em seguida de Abu Dhabi para São Paulo, e mostro neste post como foi minha experiência na business class de uma das melhores companhias aéreas do mundo.

Airbus A340-600 da Etihad Airways no Aeroporto de Guarulhos

Airbus A340-600 da Etihad Airways no Aeroporto de Guarulhos

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre os Emirados Árabes
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Dubai e Abu Dhabi

 

Veja também:
Roteiro de 4 dias em Dubai
Onde Ficar em Dubai: Melhores Bairros e Dicas de Hotéis
Como é alugar um carro em Dubai e dirigir nos Emirados Árabes
Abu Dhabi: Ferrari World, o parque temático da Ferrari

 

A Etihad iniciou sua operação em 2003 e é considerada a companhia aérea com o crescimento mais rápido na história. Em apenas 11 anos ela já consegue atender mais de 100 destinos nos seis continentes e possui uma frota com mais de 100 aeronaves. Recentemente ela formou uma aliança com companhias aéreas parceiras, das quais possui alguma participação acionária, entre elas a Alitalia, a Air Berlin, a Virgin Australia e a indiana Jet Airways. Ela também acabou de fazer uma parceria com a brasileira GOL que vai permitir que membros do programa de fidelidade Smiles utilizem suas milhas para emitir passagens da Etihad.

O voo entre São Paulo a Abu Dhabi é operado diariamente e tem uma duração aproximada de 14 horas. Ele decola do Aeroporto de Guarulhos às 22:20h e chega no Aeroporto de Abu Dhabi às 20:05h, dia seguinte no horário local. No sentido inverno ele decola dos Emirados Árabes às 08:45h (hora local) e chega no Brasil às 18:05h do mesmo dia. Quando estamos no horário de verão, a hora de decolagem e pouso no Brasil sofre um acréscimo de uma hora.

Este voo de/para Abu Dhabi permite fazer conexão com inúmeras cidades atendidas pela Etihad em países como a China, Índia, Japão, Tailândia, Malásia, Austrália e muitos outros destinos, principalmente no Oriente Médio, Ásia e Oceania. Na minha viagem, o voo de ida era com conexão para Hong Kong e a volta foi partindo de Cingapura. O bilhete na classe econômica custou cerca de R$ 3.500,00. Na época da compra, estes mesmos trechos estavam custando cerca de R$ 17.000,00 na classe executiva.

O meu voo de São Paulo a Abu Dhabi acabou sendo cancelado por problemas técnicos, a companhia deu toda a assistência necessária, incluindo hotel, e no dia seguinte me realocou no voo de outra companhia para que eu chegasse o mais rápido possível em Hong Kong, onde pousei com um dia de atraso. Entrei em contato com a companhia no Brasil e nos Emirados Árabes relatando o ocorrido e, para compensar todos os transtornos e prejuízos, a companhia nos concedeu um upgrade de classe nos voos de volta para o Brasil. Sendo assim, acabei fazendo dois trechos na business class, de Cingapura a Abu Dhabi e depois para São Paulo.

Airbus A330-200 da Etihad Airways no Aeroporto de Cngapura

Airbus A330-200 da Etihad Airways no Aeroporto de Cngapura

 

O voo de Cingapura a Abu Dhabi tem uma duração aproximada de oito horas e é feito com um Airbus A330-200, uma aeronave um pouco menor àquela que voa para o Brasil. Ele sai do Aeroporto de Changi às 18:05h, horário de Cingapura, e pousa em Abu Dhabi  às 23:45h no horário dos Emirados Árabes. O voo para o Brasil só parte na manhã seguinte, por isso foi necessário passar a noite no Aeroporto de Abu Dhabi.

A Classe Executiva da Etihad Airways é chamada de Pearl Business Class, que em português significa “Classe Executiva Pérola”. A configuração das poltronas é 1-2-1, de forma com que todos os passageiros tenham acesso livre ao corredor. As poltronas junto às janelas são as mais reservadas, parecem uma mini-cabine. As poltronas centrais são lado a lado, mas nessa aeronave tinham uma divisória entre os assentos para garantir a privacidade do passageiro.

Classe executiva do A330 da Etihad Airways

Classe executiva do A330 da Etihad

Classe executiva do A330 da Etihad Airways - Business Class

Classe executiva do A330 da Etihad

Poltrona da Classe executiva do A330 da Etihad Airways - Business Class

Poltronas centrais com divisória

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar os Emirados Árabes e outros países?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!

 

As poltronas da classe executiva se transformam em camas (flat-bed seats) com 1,85m de comprimento. O apoiador de pés é fixo, não atrapalha quando se está na posição normal, e abaixo dele há um espaço para guardar sapatos e objetos.

A poltrona da Classe executiva da Etihad Airways - Business Class

A poltrona da classe executiva

Classe executiva da Etihad Airways - Business Class

Tela individual e descanso para os pés

 

Ao lado do assento há dois tipos de luminárias, um porta-revistas e um espaço para deixar a garrafinha de água, que é substituída sempre que fica vazia. Em voos longos é fundamental tomar bastante água para manter o organismo hidratado.

Revistas, luminárias e água

Revistas, luminárias e água

 

O controle da poltrona fica ao lado do assento e permite deixa-la em várias posições, como sentado, inclinado ou deitado, na regulagem que o passageiro desejar. Além de se transformar numa cama, a poltrona também faz uma massagem bem relaxante com diferentes tipos de estímulos.

Classe executiva da Etihad Airways - Business Class

Controle de posição e massagem da poltrona e o controle do sistema de entretenimento

 

Para garantir um bom sono, cada passageiro recebe um travesseiro grande e um cobertor confortável.

Traveseiro e cobertor na Classe executiva da Etihad Airways - Business Class

Travesseiro e cobertor

 

O kit de amenities vem numa bolsinha com tecido típico do artesanato local dos Emirados Árabes. Dentro dela há um par de meias, tapa-olho, protetor de ouvido, escova e pasta de dente, cotonetes, protetor labial e um creme hidratante para as mãos.

Kit de amenities na Classe executiva da Etihad Airways - Business Class

Kit de amenities

Protudos do kit

Protudos do kit

 

As instruções de segurança, mostradas no monitor individual, são dadas primeiro na língua árabe, idioma oficial dos Emirados Árabes, e depois em inglês. Em todos os voos a equipe de comissários possui membros de vários países e que falam várias línguas, inclusive o português.

Instruções de segurança em árabe

Instruções de segurança em árabe

 

O sistema de entretenimento individual possui uma tela de 15 polegadas controlado por um controle remoto que se encontra ao lado da poltrona e que pode ser visto algumas fotos acima, junto com o controlador da poltrona. Neste modelo de aeronave a tela era touch-screen.

A programação é bem extensa, com dezenas de filmes (recém saídos das telas do cinema e sucessos mais antigos), além de seriados, documentários e outros programas variados. Também há uma seleção musical bem eclética, noticias internacionais, jogos e programação infantil.

Neste primeiro voo acabei dormindo pouco após ter jantado e depois aproveitei para assistir a um documentário sobre a construção do circuito de Fórmula-1 de Abu Dhabi e outro sobre a construção do parque de diversões da Ferrari, o Ferrari World, que fica ao lado do circuito de Abu Dhabi. É lá que está a montanha-russa mais rápido do mundo. Visitei o parque quando viajei para Dubai e o relato do passeio pode ser lido neste outro post.

Sistema de entretenimento individual

Sistema de entretenimento individual

 

Para curtir toda a programação de filmes e músicas, um fone de ouvido confortável e ajustável é oferecido.

Fone de ouvido na Classe executiva da Etihad Airways - Business Class

Fone de ouvido

 

A tela individual ainda permite visualizar câmeras localizadas na área externa do avião, assim como acompanhar o trajeto do voo em diferentes tipos de mapa.

Trajeto do voo entre Cingapura e Abu Dhabi

Trajeto do voo entre Cingapura e Abu Dhabi

 

Também são oferecidas várias revistas e jornais durante o voo.

Revistas de bordo

Revistas de bordo

 

Logo que nos acomodamos na poltrona, antes mesmo de fechar as portas do avião, um drink de boas-vindas é servido.

Classe executiva da Etihad Airways - Business Class

Taça de boas-vindas

 

Alugue um carro na sua viagem no portal RentCars
Cobrança em reais, sem taxa de IOF, parcele em até 12x

 

Junto com a taça é entregue o cardápio para que seja feita a escolha dos pratos a serem servidos durante o voo. O serviço de bordo é um dos pontos altos do voo, digno de um bistrô, conta até com um gerente de bebidas e alimentos à bordo.

Há uma boa variedades de alimentos disponíveis e eles podem ser solicitados a qualquer hora do voo, na ordem que o cliente desejar. Além das refeições completas (café da manha, almoço ou jantar, dependendo do horário e duração do voo), ainda há vários lanches e petiscos.

O menu de bebidas oferece vários tipos de cafés e chás, além de refrigerantes, sucos, água e muitas opções de bebidas alcoólicas, como champagne, whisky Johnnie Walker, vodka Absolut, entre outras. A carta de vinhos finos conta com três tipos de vinhos tintos e três tipos de vinho branco de várias partes do mundo, como Austrália, Nova Zelândia, Itália e França.

Cardápio na Classe Executiva da Etihad Airwyas

Início do cardápio

Carta de vinhos na Classe Executiva da Etihad Airwyas

Carta de vinhos

 

A equipe de comissários também merece destaque, sempre muito educados e com sorriso no rosto.

Comissária da classe executiva na Etihad Airways

Comissária da classe executiva

 

 

Antes de o serviço de bordo ter início, uma toalhinha quente é entregue para higienizar as mãos.

Classe Executiva da Etihad Airways

Toalhinha quente para higienizar as mãos

 

Depois são servidos alguns petiscos, como amendoins e castanhas, acompanhados de uma bebida.

Serviço de bordo da Classe executiva da Etihad Airways - Business Class

Petiscos para começar o serviço de bordo

 

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Neste primeiro voo optei por jantar um pouco depois da decolagem. As refeiçoes são servidas em pratos de porcelana, com talheres de prata e guardanapos de pano.

As opções de entrada no voo de Cingapura a Abu Dhabi eram: petiscos árabes, creme de aspargos ou salada de atum crocante, que foi a minha escolha.

Serviço de bordo da Classe executiva da Etihad Airways - Business Class

Entrada: pães e salada com atum crocante

 

Entre as quatro opções de pratos principais para o jantar, incluindo uma com carne, outra com peixe e uma vegetariana, eu escolhi o filé de frango com tempero apimentado, acompanhado de arroz com lentilhas e e legumes.

Serviço de bordo da Classe executiva da Etihad Airways - Business Class

Prato principal: Frango com ervas, arroz com lentilha e legumes

 

Para sobremesa, as opções eram pudim de gengibre, cheesecake de manga, frutas frescas ou a minha opção, sorvetes decorados com uma casquinha.

Serviço de bordo da Classe executiva da Etihad Airways - Business Class

Sobremesa: Sorvete de chocolate

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

No primeiro voo jantei, dormi, assisti alguns documentários e cheguei em Abu Dhabi perto da meia-noite. Passei a noite em claro, utilizei os serviços de uma sala VIP do próprio aeroporto para comer e tomar banho. Veja mais detalhes no post “O Aeroporto de Abu Dhabi e o que fazer numa conexão longa“.

A Etihad tem à disposição dos clientes de business e first uma grande sala VIP (Premium Lounge) no terminal 3 do aeroporto de Abu Dhabi, próxima ao portão 35. Ela oferece um buffet internacional, refeiçoes à la carte, chuveiros, SPA, área de descanso e muitos outros serviços e amenidades. Há ainda um outro espaço, o Arrival Lounge, para quem está chegando em Abu Dhabi, que se encontra logo após a alfândega e que também oferece uma ampla gama de serviços e confortos.

Como eu ganhei um upgrade, não pude desfrutar de nenhum destas salas oferecidas pela companhia. Elas são destinados apenas a clientes que pagam tarifa cheia de classe executiva. Outro serviço para passageiros business que também não pude conhecer é o de chauffeur, um motorista exclusivo com carro de luxo que faz o transporte do passageiro do aeroporto para o hotel ou do hotel para o aeroporto, tanto em Abu Dhabi quanto na maioria das outras cidades atendidas pela companhia, incluindo São Paulo numa distância de até 60 km do aeroporto de Guarulhos.

Avião da Etihad no Aeroporto de Abu Dhabi

Avião da Etihad no Aeroporto de Abu Dhabi

 

Para quem não quer encarar dois voos longos em sequência, existe a possibilidade de fazer um stopover em Abu Dhabi, ficando um ou dois dias na cidade antes de continuar a viagem. A Etihad oferece desconto na hospedagem. Mais detalhes sobre o stopover podem ser encontrados nesta página.

O visto para visitar os Emirados Árabes Unidos não é mais necessário! Desde o dia 03/06/2018, cidadãos brasileiros não precisam mais emitir visto de turismo para entrar no país. Os visitantes podem entrar, sair e circular pelo Emirados Árabes por um período de até 90 dias a cada 12 meses. A autorização é emitida na chegada ao destino, sem burocracia e de forma gratuita, sendo necessário apenas apresentar o passaporte, com pelo menos 6 meses de validade pela frente.

Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes Unidos e tem se tornado cada vez mais uma potência no turismo, com hotéis luxuosos, parques temáticos e outras atrações turísticas. Tive a oportunidade de visitar a cidade por um dia quando viajei para Dubai e conheci a incrível mesquita Sheikh Zayed e o parque temático da Ferrari. O relato destes passeios pode ser lido a partir da página índice da dicas dos Emirados publicadas aqui no blog.

"De Abu Dhabi para o Mundo"

“De Abu Dhabi para o Mundo”

 

O voo de Abu Dhabi para São Paulo decola dos Emirados Árabes às 08:45h e é feito com um Airbus A340-600, uma grande aeronave com duas turbinas em cada asa, apropriada para voos muito longos. Neste dia ele acabou tendo quase 15 horas de duração devido a alguns desvios de rota que deixaram a viagem mais longa que o normal.

A classe executiva dos voos para o Brasil segue o mesmo padrão da companhia, configuração 1-2-1, mas notei algumas diferenças em relação ao voo anterior, com a impressão de que o ambiente da classe executiva como um todo é mais antigo que o que eu tinha viajado antes. As poltronas tem um tecido de estofado mais claro e a disposição de alguns itens é um pouco diferente. A tela do sistema de entretenimento neste avião não era touch-screen, mas isto não chega a ser um problema por causa do controle remoto. Os assentos centrais não possuem a divisória, o que pode ser um pouco incômodo quando dois estranhos sentam lado a lado.

Classe executiva no voo para o Brasil no A340-600 da Etihad Airways

Classe executiva no voo para o Brasil (A340-600)

Classe executiva no voo para o Brasil no A340-600 da Etihad Airways

Classe executiva no voo para o Brasil (A340-600)

Classe executiva no voo para o Brasil no A340-600 da Etihad Airways

Poltronas centrais sem divisória

Classe executiva no voo para o Brasil no A340-600 da Etihad Airways

Poltrona do segundo voo

 

Durante este voo aproveitei para fotografar o meu vizinho enquanto ele dormia para poder mostrar a reclinação da poltrona, mas ele não estava dormindo na posição cama 100% horizontal.

Poltrona da Classe executiva da Etihad Airways - Business Class

Poltrona do vizinho, quase na posição cama

 

Da minha poltrona, antes de o voo começar, pude observar de longe a primeira classe da Etihad, a Diamond First Class, que possui cabines fechadas e privativas e um nível de conforto e atendimento ainda mais sofisticado que a Business Pearl.

Cabines da primeira classe da Etihad Airways - First Class

Cabines da primeira classe

 

Uma curiosidade: o banheiro da classe executiva neste voo tinha uma janelinha com vista privilegiada para as turbinas do avião.

Turbinas do A340-600 da Etihad

Turbinas do A340-600 da Etihad, vistas da janelinha do banheiro

 

O esquema do atendimento segue o mesmo padrão, começando com a taça de boas-vindas. O cardápio deste voo para o Brasil estava disponível também no idioma português e tinha opções diferentes de pratos em relação ao voo anterior.

Taça de boas-vindas

Taça de boas-vindas

Cardápio em português na classe executiva da Etihad Airways

Cardápio em português no voo para o Brasil

 

Como a refeição pode ser feita a qualquer hora do voo, escolhi meus pratos, mas disse que só iria comer mais tarde e preferi dormir logo que o avião decolou. Assim que acordei, uma das comissárias logo veio me perguntar se eu já queria ter o meu almoço servido e eu aceitei.

Desta vez comecei com entradas mezze árabes tradicionais, uma seleção de entradas quentes e frias típicas do Oriente Médio.

Serviço de bordo da Classe executiva da Etihad Airways - Business Class

Entrada: Petiscos árabes

 

Entre as sugestões de prato principal, fiquei com um delicioso salmão assado no forno, servido com creme de palmito, tomate seco, espinafre sauté e arroz com açafrão-da-índia.

Serviço de bordo da Classe executiva da Etihad Airways - Business Class

Prato principal: Salmão grelhado e arroz com açafrão

 

Minha sobremesa foi um pudem de toffe e tâmara, servido quente com calda de baunilha.

Serviço de bordo da Classe executiva da Etihad Airways - Business Class

Sobremesa: Pudiem de toffee e tâmara com calda de baunilha

 

O longo voo de Abu Dhabi para São Paulo cruza o continente africano e depois sobrevoa o oceano atlântico até chegar em terras brasileiras. É uma viagem que parece que nunca vai ter fim. Dormi logo que decolou, depois acordei, fiz a minha refeição, dormi de novo, acordei e assisti o filme mais recente dos X-Men, dormi de novo, assisti metade do novo filme do Planeta dos Macacos e apaguei mais uma vez.

Trajeto do voo entre Abu Dhabi e São Paulo

Trajeto do voo entre Abu Dhabi e São Paulo

 

Quando faltava cerca de uma hora para chegar em São Paulo pedi um bom café para acordar de vez. Minha escolha foi um Latte, que veio acompanhado de cookies e chocolate.

Serviço de bordo da Classe executiva da Etihad Airways - Business Class

Café: Latte com cookies e chocolate

 

O voo chegou em São Paulo com um pouco de atraso e eu acabei perdendo minha conexão para Floripa, que eu tinha emitido numa reserva separada. Solicitei uma carta de atraso para a equipe de terra da Etihad, uma declaração da companhia que serviu para abonar a taxa cobrada pela GOL para a remarcação do voo que perdi, com isso consegui vaga no voo seguinte, o último do dia de Guarulhos para Floripa.

No total, minha viagem de Cingapura a Florianópolis teve três voos e quase 40 horas de duração, uma maratona longa e cansativa, mas que não foi tão sofrida por eu ter conseguido viajar com bastante conforto nos voo da Etihad. Voar de executiva tem o seu preço elevado, mas para voos assim tão longos faz toda a diferença.

A Etihad oferece um sistema de leilão para classe executiva destinado aos passageiros que compram bilhetes na classe econômica, onde é possível dar lances para tentar comprar um upgrade para a business class em um ou mais voos. Saiba mais sobre este serviço no post “Como funciona o Leilão de Upgrade para Classe Executiva na Etihad“.

 

 

Você já viajou na classe executiva da Etihad? Como foi a sua experiência?
Deixe seu relato no final deste post. 

 

 

Veja o índice completo de posts sobre os Emirados Árabes

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nos Emirados Árabes com os planos da Easysim4u.
Ganhe frete grátis ao inserir o cupom RBBVGRATIS, válido para o frete normal.
Veja os detalhes do serviço nest post do blog.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro de viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Ganhe 5% de desconto inserindo o cupom MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento.
Pague no cartão em até 12x ou ganhe mais 5% de desconto se optar pelo boleto.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Dubai e Abu Dhabi no Booking, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog algumas sugestões de hospedagem em Dubai.

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro nos Emirados Árabes, faça sua cotação e reserva no portal RentCars,
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Dubai neste post do blog.

 

Posts Relacionados:
Um dia em Abu Dhabi, bate-volta partindo de Dubai
Abu Dhabi: Ferrari World, o parque temático da Ferrari
Abu Dhabi: Uma visita à incrível Mesquita Sheikh Zayed
Roteiro de 4 dias em Dubai
Como é voar com a Turkish Airlines para Istambul e Dubai
Como é o novo Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos – GRU Airport

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem