O Aeropuerto el Loa, que está localizado na cidade de Calama, no Norte do Chile, é o principal meio de chegada para visitar o deserto do Atacama. Neste post vou mostrar como é o aeroporto e dar uma dica de transfer para se deslocar do terminal até a cidade de San Pedro de Atacama.

Aeroporto de Calama - Chile

Aeroporto de Calama – Chile

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre o Chile
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas do Atacama e Santiago

 

Veja também:
Roteiro de 5 dias no Atacama
Onde ficar no Atacama: Dicas de Hotéis
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Roteiro de 4 dias em Mendoza
Roteiro de 4 dias em Buenos Aires

 

Calama é uma pequena cidade com pouco mais de 160 mil habitantes que está localizada a cerca de 100 km de San Pedro de Atacama, a cidade base de hospedagem para quem deseja explorar as atrações do deserto. A viagem entre as duas cidades dura cerca de 1h10.

O Aeroporto de Calama (código CJC) possui um terminal relativamente novo, inaugurado em 2014. Nele operam atualmente quatro companhias aéreas (Latam, Sky, JetSmart e Amaszonas) que oferecem voos para Santiago e algumas outras cidades chilenas. Eu cheguei em Calama pela companhia Sky, vindo de Santiago. Falo mais sobre ela no post “Como é voar com a Sky Airline para o Atacama“.

Aeroporto de Calama - Chile

Área externa

 

Aeroporto de Calama - Chile

Check-in da Sky no Aeroporto de Calama

 

O terminal é bem amplo, com espaço de sobra para acomodar os passageiros. Possui um restaurante, um café, algumas lojinhas e guichês de locadoras, operadoras de transfer, hotéis e agências de turismo. As opções de alimentação estavam todas fechadas à noite quando pousei em Calama, por volta das 22h30.

Senti falta de uma casa de câmbio no aeroporto, eu precisava trocar uns pesos chilenos e acabei não conseguindo. Também fez falta o sinal de wi-fi liberado para os passageiros. Só encontrei internet gratuita disponível em um restaurante dentro da área de embarque.

Para informações sobre o câmbio, leia o post “Onde fazer Câmbio no Atacama e qual moeda levar“.

Aeroporto de Calama - Chile

Saguão do aeroporto

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar o Chile?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!

 

A área de embarque conta com três pontes de embarque (fingers) e é bem espaçosa, possui um restaurante, lojinha de souvernir e roupas e também uma sala VIP. Das janelas do embarque é possível observar toda movimentação dos aviões no pátio, tendo como pano de fundo uma montanha da Cordilheira dos Andes.

Aeroporto de Calama - Chile

Sala de Embarque

 

Aeroporto de Calama - Chile

Avião da Sky chegando no aeroporto

 

O aeroporto encontra-se um pouco afastado da cidade de Calama, praticamente no meio do nada. Eu cheguei à noite e não consegui ver muita coisa, mas quando voltei para Santiago de manhã cedo foi possível observar o cenário totalmente árido da região durante a decolagem do voo.

Aeroporto de Calama - Chile

Aeroporto de Calama

 

Aeroporto de Calama - Chile

Vista aérea na decoalgem

 

Aeroporto de Calama - Chile

Deserto da janela do avião

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Transfer

Como falei no início do post, o Aeroporto de Calama fica a cerca de 100 km de San Pedro de Atacama, uma viagem que dura aproximadamente 1h10. Há várias empresas que oferecem o serviço de transporte entre as duas cidades, como a Transvip, Licancabur Transfer, Transfer Andino, Transfer Pampa, entre outras.

Na minha viagem ao Atacama eu optei por fazer o meu transfer com a Transvip, empresa que eu já tinha utilizado na minha primeira viagem a Santiago alguns anos atrás e que tinha prestado um bom serviço.

O transfer compartilhado da Transvip custa 12.000 pesos chilenos por pessoa e por trecho, aproximadamente 67 reais de acordo com a cotação na época da minha viagem (1 real = 180 pesos). Como reservei ida e volta, a empresa deu um desconto e o valor final ficou em 10.200 por trecho, cerca de 56 reais.

O pagamento foi feito no guichê da empresa localizado logo após o portão de desembarque no aeroporto de Calama, com a opção de pagar em dinheiro ou no cartão. Na ocasião já paguei tanto a ida quanto a volta, recebendo um comprovante da transação para apresentar aos motoristas das duas viagens. Se eu tivesse pago on-line poderia ter ganhado 10% de desconto, mas optei por pagar no local mesmo.

Fiz a minha reserva de forma antecipada pelo site da Transvip para chegar lá tranquilo e com o transfer garantido, mas quem preferir pode deixar para reservar o transporte no local, pesquisando o preço nas diferentes empresas antes de comprar o transporte.

 

Aeroporto de Calama - Chile

Guichê da Transvip

 

O transporte é compartilhado com outros passageiros, num veículo com capacidade para 7 pessoas, além do motorista. No ato da reserva pelo site é preciso informar o horário do voo chegada, o nome do hotel em San Pedro de Atacama e também o horário do voo de retorno.

Na chegada, meu voo atrasou 2h30 e fiquei preocupado em perder o transfer para o horário que eu tinha reservado, mas como sempre há carros da empresa aguardando os passageiros no aeroporto, consegui pegar meu transporte de imediato, mesmo fora do horário programado.

No retorno, o voo para Santiago era às 9:25h. O carro da Transvip passou no meu hotel às 6 da manhã, conforme estipulado na reserva, para dar tempo suficiente de realizar a viagem com calma sem risco de perder o voo.

Gostei bastante do serviço da Transvip, a empresa foi pontual e não houve nenhum problema nas viagens, por isso recomendo ela aos leitores do blog que desejam visitar o Atacama ou mesmo Santiago, onde ela também atua no aeroporto.

Para dicas de hoteis, veja o post “Onde ficar no Atacama: Dicas de Hotéis“.

Aeroporto de Calama - Chile

Van da Transvip

 

Acesse o índice com todas as dicas do Deserto do Atacama

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis em Santiago San Pedro de Atacama no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.

+ Aluguel de Carro
Se você está pensando em alugar um carro no Chile, faça sua cotação e reserva pelo RentCars, o portal que garante o melhor preço na sua locação, faz cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 5 dias no Atacama
Onde ficar no Atacama: Dicas de Hotéis
Atacama: Os cenários incríveis no tour do Salar de Tara
Atacama: A visita ao impressionante Geiser el Tatio
Onde fazer Câmbio no Atacama e qual moeda levar

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem