A melhor forma de explorar as atrações do Deserto do Atacama, no Chile, é contratando o serviço de alguma agência de turismo local. Alguns passeios são bem demorados e distantes, exigem muito conhecimento, por isso fazê-los por conta própria pode ser uma tarefa complicada. Neste post vou falar sobre a agência que eu escolhi para fazer meus passeios na região, a Araya Atacama, voltada para o público brasileiro e que presta um serviço de qualidade.

Parada na estrada no Tour das Lagoas Altiplânicas - Agência Araya Atacama

Parada na estrada no Tour das Lagoas Altiplânicas

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre o Chile
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas do Atacama e Santiago

 

Veja também:
Onde ficar no Atacama: Dicas de Hotéis
Roteiro de 5 dias no Atacama
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Roteiro de 4 dias em Mendoza
Roteiro de 4 dias em Buenos Aires

 

Para contratar os serviços de uma agência no Atacama, você tem a opção de fazer tudo de forma antecipada, entrando em contato com as empresas, ou então deixar para reservar seus passeios pessoalmente, visitando as agências quando já estiver em San Pedro de Atacama.

Há dezenas de agências de turismo que oferecem basicamente os mesmos passeios pela região. A maioria delas encontra-se na Calle Caracoles, a principal rua do centrinho da cidade. Se optar por reservar lá, você vai precisar de um certo tempo para visitar cada agência e comparar os preços, ficando sujeito à disponibilidade de cada uma. Na minha viagem eu optei por reservar tudo de forma antecipada, para chegar lá tranquilo sabendo que meu lugar nos passeios já estaria garantido, sem precisar perder tempo em procurar agências e tours disponíveis.

Entrei em contato por e-mail com algumas das principais agências de San Pedro de Atacama, entre elas a Araya Atacama, Ayllu, Flavia B, Chile Conectado e Grado10, informando os passeios que eu tinha intenção de fazer e as datas da minha viagem. Eu tinha cinco dias inteiros disponíveis e queria preenchê-los ao máximo, para realizar o maior número de passeios possíveis.

Na estrada com o motorista Miguel e a guia Vânia - Agência Araya Atacama

Na estrada com o motorista Miguel e a guia Vânia

 

De todas as agências contatadas, a Araya Atacama foi a única que me respondeu garantindo que conseguiria fazer os passeios que eu tinha escolhido, preenchendo todos os meus cinco dias por inteiro. O preço do pacote completo estava dentro do que eu e meus amigos estávamos dispostos a gastar. A agência não é barata, mas também não está entre as mais caras. Ao final da viagem eu percebi que foi um valor bem pago, pois o serviço foi prestado com qualidade e segurança, com ótimas refeições e guias experientes.

Os preços de cada passeio podem ser encontrados no site da Araya. Eles variam conforme o tempo de duração e a distância percorrida. O Vale da Lua, por exemplo, custa 25.000 pesos chilenos por pessoa (aprox. 138 reais), pois é de meio período e bem próximo a San Pedro de Atacama. Já o tour das Lagoas Altiplânicas e Pedras Vermelhas é mais caro, 65.000 pesos chilenos por pessoa (aprox. 361 reais), por ser considerado um tour de dia inteiro e que percorre longas distâncias. Nessa conversão para reais, eu utilizei a cotação que encontrei na época da minha viagem (março de 2018), quando 1 real era equivalente a 180 pesos chilenos.

Antes de fechar com a Araya, busquei referências sobre a agência e fiquei surpreso ao encontrar, na época, 100% de avaliações 5 estrelas no TripAdvisor. Eram cerca de 95 avaliações, todas elas com nota máxima. Isso me deixou bem tranquilo para fechar o meu pacote com a empresa. Além disso, eu já conhecia a agência pelo Instagram (@araya.atacama), então já acompanhava as fotos dos passeios, que só aumentavam minha vontade de visitar o Atacama.

Lagoa Tuyaito no tour das Lagoas Altiplânicas - Agência Araya Atacama

Lagoa Tuyaito no tour das Lagoas Altiplânicas

 

Guia Deni no coquetel do Vale da Lua - agência Araya Atacama

Guia Deni no coquetel do Vale da Lua

 

A Araya é uma agência relativamente nova, iniciou suas operações nos primeiros meses de 2017, mas já se destaca entre as melhores opções de San Pedro de Atacama. Ela é voltada exclusivamente ao público brasileiro e pertence ao casal Sebastian Araya e Roberta Gameiro, ele chileno, ela brasileira. Possui sete guias fixos que se revezam entre os passeios. Alguns falam bem o português e outros arriscam o “portunhol”, mas nunca tive problema em entender o que estavam falando, pois eles se esforçam ao máximo para transmitir as informações com clareza.

Meu contato antes e durante a viagem foi com a Roberta, pelo email [email protected] e pelo WhatsApp +56 9 9857 5663. Após definirmos os passeios, ela me passou o preço total e eu fiz 10% de depósito adiantado numa conta brasileira para garantir a reserva. O restante foi pago no início do meu primeiro passeio. A agência dá a opção de pagar em pesos chilenos, dólares ou reais, fazendo a conversão de moeda com base na cotação do dia encontrada nas casas de câmbio de San Pedro de Atacama. Eu paguei em reais, na cotação 180 pesos = 1 real, conforme mencionei anteriormente.

Guia Oscar explicando as Lagoas Altiplâncias - Agência Araya Atacama

Guia Oscar explicando as Lagoas Altiplâncias

 

Um dos veículos da agência Araya Atacama

Um dos veículos da agência Araya

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar o Chile?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!

 

Dos oito passeios que realizei com a Araya, seis eram de meio período, ou seja, aconteciam pela manhã ou à tarde, e outros dois eram considerados de dia inteiro. Assim eu consegui preencher por inteiro os cinco dias que eu tinha disponíveis para explorar a região.

O roteiro final da viagem só foi enviado um dia antes de eu embarcar para o Chile, o que me deixou um pouco apreensivo. Mas depois entendi que isso acontece com todas as agências, pois elas montam o roteiro conforme o cronograma dos guias e a disponibilidade das pessoas que irão realizar o mesmo passeio que você. Veja como ficou o meu roteiro no post “Roteiro de 5 dias no Atacama“.

O roteiro enviado pela Araya possui informações básicas sobre cada passeio, com dicas e recomendações importantes, como horário de busca no hotel, qual tipo de roupa usar, qual o valor do ingresso para entrar na atração, qual refeição está incluída, entre outras informações.

É bom lembrar que cada passeio tem o custo da agência, mas além disso é preciso pagar um ingresso para a atração no início da visita. Exemplo: no tour do Geiser el Tatio, paguei 45.000 pesos chilenos (aprox. 250 reais) para a agência, depois paguei mais 10.000 pesos chilenos (aprox. 55 reais) no dia do passeio para entrar no parque. De todos os passeios que realizei, o único que não teve custo de ingresso foi o Salar de Tara. Em todos os outros foi preciso pagar algum valor na moeda local, em espécie.

Exemplo do roteiro enviado pela Araya

 

Todos os passeios da Araya contam com uma pelo menos uma refeição incluída, que pode ser um café da manhã, coquetel e/ou almoço.

O café da manhã é servido nos passeios que se iniciam num horário bem cedo, como no Geiser el Tatio, cuja saída do hotel foi às 5:30h e nos tours das Lagoas Altiplânicas e do Salar de Tara, ambos com saída às 7:00h do hotel. O café sempre acontece em algum local cuja paisagem é incrível. A refeição é bem servida, com bebidas quentes, sucos, pães, frios, bolos, biscoitos e até ovos mexidos preparados na hora pelo guia.

Café da manhã no Geiser del Tatio - Agência Araya Atacama

Café da manhã no Geiser del Tatio

 

Nos dois passeios de período integral, o tour das Lagunas Altiplânicas e o tour do Salar de Tara, além do café da manhã, também está incluído um almoço. A refeição acontece num restaurante do centrinho de San Pedro de Atacama, o Bendito Deserto. Podemos escolher uma entrada e um prato principal entre algumas opções oferecidas. Também está incluída uma sobremesa e vinhos para beber à vontade. Estes almoços acontecem sempre no final do passeio, ao retornar para a cidade, por volta das 15:00h.

Flamingos no Salar de Tara - Agência Araya Atacama

Flamingos no Salar de Tara

 

Almoço no restaurante Bendito Deserto - Agência Araya Atacama

Almoço no restaurante Bendito Deserto

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Nos outros passeios de meio período, a Araya oferece um coquetel, que consiste num lanche bem servido, com menu que varia de um tour para o outro. Entre os alimentos servidos havia sanduíches, petiscos, frios, tortas salgadas e doces, nachos com guacamole, biscoitos, frutas, além de água, suco e muito vinho.

Nos passeios de meio período realizados no período da manhã, a saída do hotel geralmente era às 8:00h com retorno por volta do meio-dia. Já no período vespertino, a saída acontecia por volta das 15:30h e os coquetéis geralmente eram servidos ao final do passeio, durante o por do sol, deixando o momento ainda mais gostoso.

Mesa do coquetel nas Termas de Puritama - Agência Araya Atacama

Mesa do coquetel nas Termas de Puritama

 

Guia Gonzalo servindo um coquetel - Agência Araya Atacama

Guia Gonzalo servindo um coquetel

 

Por do sol no Salar do Atacama - Agência Araya Atacama

Por do sol no Salar do Atacama

 

A Araya oferece toalha de banho para quem deseja tomar banho no passeio do Geiser el Tatio, onde há uma piscina de águas termais, e também nos tours das Lagoas Escondidas e Lagoa Cejar, onde há lagoas muito salgadas e bem geladas. Nestes passeios há vestiário para se trocar e local para tomar uma ducha de água doce.

Passeio das Lagoas Escondidas de Baltinache - Agência Araya Atacama

Passeio das Lagoas Escondidas de Baltinache

 

Se você está planejando uma viagem para o deserto do Atacama, recomendo fazer os passeios com a Araya Atacama. No site da agência está a relação completa com todos os passeios oferecidos e também com os meios de contato para você fazer o seu orçamento. E se a Roberta perguntar como você conhececu a agência, diga que foi pela indicação aqui do blog Meus Roteiros de Viagem 🙂

Passeio do Vale da Lua - Araya Atacama

Passeio do Vale da Lua

 

Você já fez passeios com a Araya Atacama? Como foi a sua experiência?
Deixe um comentário no final deste post. 

 

Acesse o índice com todas as dicas do Deserto do Atacama

 

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis em Santiago San Pedro de Atacama no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.

+ Aluguel de Carro
Se você está pensando em alugar um carro no Chile, faça sua cotação e reserva pelo RentCars, o portal que garante o melhor preço na sua locação, faz cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 5 dias no Atacama
Onde ficar no Atacama: Dicas de Hotéis
Como chegar no Atacama: o Aeroporto de Calama e transfer
Como é voar com a Sky Airline para o Atacama
Atacama: O melhor passeio nas Lagoas Altiplânicas e Pedras Vermelhas
Atacama: A visita ao Vale da Lua e ao Vale da Morte
Atacama: Os cenários incríveis no tour do Salar de Tara

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem