A visita ao Salar de Tara é um dos passeios mais bonitos para se fazer no Atacama, pois nele podemos apreciar algumas das paisagens mais impressionantes do deserto chileno. É um tour que percorre longas distâncias e atinge altitudes muito elevadas, um esforço compensado pelo belo cenário formado por vulcões, formações rochosas, lagoas e flamingos. Neste post vou mostrar em detalhes como foi o meu passeio.

Salar de Tara - San Pedro de Atacama, Chile
Salar de Tara

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre o Chile
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Santiago e deserto do Atacama

Veja também:
Onde Ficar no Atacama: Melhores Hotéis e Hostels
Roteiro de 5 dias no Atacama
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Roteiro de 4 dias em Mendoza
Roteiro de 4 dias em Buenos Aires

O tour do Salar de Tara é considerado um passeio de um dia inteiro, que tem início de manhã cedo e termina com um almoço no meio da tarde, no retorno a San Pedro de Atacama. É um dos passeios mais longos do deserto, com uma distância percorrida próxima a 300 km, considerando ida e volta. Também é um dos mais elevados, atingindo altitudes de até 4.500 metros.

Este passeio foi realizado com a agência Araya Atacama, sobre a qual dou mais detalhes no post “Araya Atacama: dica de agência para fazer passeios no deserto“. O custo foi de 65.000 pesos chilenos por pessoa, aproximadamente 361 reais na cotação que encontrei na época da minha viagem (março de 2018, 180 pesos = 1 real). Este valor inclui transporte, serviço de guia, café da manhã no início do passeio e almoço num restaurante de San Pedro no retorno à cidade. Não há nenhum outro valor extra referente a ingressos para pagar durante o tour.

Salar de Tara - San Pedro de Atacama, Chile
Vulcão Licancabur

A van da Araya nos buscou no hotel por volta de 7:30h da manhã e pegamos a estrada em direção à Cordilheira dos Andes. Em pouco tempo já estávamos atingindo 4.000 metros de altitude, muito acima dos 2.400 metros encontrados em San Pedro de Atacama. Essa brusca mudança de altitude pode causar alguns efeitos colaterais, por isso é sempre importante levar alguns remédios para dor de cabeça e enjoo, além de muita água para hidratar-se durante o passeio.

Com meia hora de viagem, fizemos a primeira parada para tomar o café da manhã num mirante com vista para o grandioso vulcão Licancabur, que tem 5.916 metros de altitude, e seu vizinho vulcão Juriques. Neste local nos juntamos a outra van da Araya que estava fazendo o mesmo passeio e pudemos saborear um café da manhã com pães, frios, ovos mexidos feitos na hora pelo motorista, além de bolo, biscoitos, café e chá.

Salar de Tara - San Pedro de Atacama, Chile
Café da manhã da Araya

OFERTA DE AGOSTO!
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO
Você já adquiriu um seguro viagem para sua viagem internacional?
Ganhe até 20% de desconto com o cupom promocional: PAIS
Insira o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento.
Pague em até 12x no cartão. Clique aqui para pesquisar os planos.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)

O cenário do café da manhã aos pés de dois vulcões era impressionante, mas a parada não foi tão agradável devido ao frio intenso que estava fazendo naquele início de manhã. Segundo nosso guia Jesus, a temperatura era de 4 graus positivos, mas com sensação térmica próxima de zero grau devido ao forte vento que soprava no local. Passei muito frio nessa parada, mesmo usando roupas de inverno. Foi o momento mais gelado de toda minha viagem ao Atacama. Essa visita ao Salar de Tara foi realizada no primeiro dia do outono. Fico imaginando o quanto mais gelado ela é durante os meses de inverno.

Salar de Tara - San Pedro de Atacama, Chile
Vulcão Licancabur e Vulcão Juriques

Após o café, voltamos para a estrada e pouco tempo depois fizemos nossa segunda parada no Mirador de Pujsa, um mirante que permite ter uma vista panorâmica de uma grande lagoa conhecida como Salar de Pujsa.

Nesta segunda parada, o sol já estava mais forte e não havia vento, então a temperatura começou a esquentar e aos poucos fomos tirando as roupas mais pesadas. Este é um dos passeios em que você se veste utilizando o método “efeito cebola”, isto é, começa com muitas camadas de roupas, para enfrentar o frio do amanhecer, e aos poucos vai tirando as peças de roupa conforme o tempo vai esquentando. Neste dia eu comecei o passeio com blusa comprida e jaqueta corta vento, mas no final já estava usando apenas uma camiseta manga curta, pois esquentou bastante na última parada.

Antes de iniciarmos o tour, fomos informados de que não haveria nenhum banheiro durante todo o passeio. Muitos do grupo aproveitaram a parada neste mirador para fazer o “número 1” escondido atrás de umas pedras. Mais adiante, no final da visita ao Salar de Tara, encontramos um banheiro (na verdade uma casinha com um buraco no chão) onde um tiozinho cobrava 500 pesos chilenos pelo uso.

Salar de Tara - San Pedro de Atacama, Chile
Mirador de Pujsa

Até este ponto, nossa viagem tinha sido toda numa estrada asfaltada, mas depois de visitarmos o mirador, saímos da rodovia e pegamos um caminho de estrada de chão ao entrar num setor conhecido como “Reserva Nacional dos Flamingos”, rumo ao Salar de Tara.

Essa parte da viagem, na estrada de chão, não foi muito agradável, pois o terreno era bem acidentado, com muitas pedras e cheio de subidas, descidas e curvas, fazendo a van da agência trepidar bastante. Durante o percurso chegamos a atingir altitudes próximas a 4.600 metros. O balanço do veículo combinado com a altitude elevada deixou algumas pessoas enjoadas.

Salar de Tara - San Pedro de Atacama, Chile
Estrada no Salar de Tara

A próxima parada foi num local conhecido como Monjes de La Pacana, uma grande área repleta de rochas muito antigas, de origem vulcânica, que foram moldadas ao longo do tempo pela erosão do vento e da chuva. Lá fizemos uma pequena caminhada para ver de perto essas pedras gigantes.

Salar de Tara - San Pedro de Atacama, Chile
Monjes de La Pacana

A pedra que mais se destaca é uma enorme rocha com mais de 20 metros de altura, conhecida como a “Pedra do Índio”, “Moai do Atacama” ou ainda “o guardião”. Na foto abaixo é possível ter uma noção do quão grande esta pedra é, comparando sua altura com a de uma turista que se encontra próxima à formação.

Salar de Tara - San Pedro de Atacama, Chile
Pedra do Índio

Por fim, depois de mais um tempo na estrada de chão, chegamos ao grandioso Salar de Tara, um dos cenários mais impressionantes do deserto do Atacama, formado por um imenso paredão de rochas, conhecidas como a “Catedral de Tara”, e uma grande lagoa cheia de flamingos, chamada de “Águas Calientes”.

Salar de Tara - San Pedro de Atacama, Chile
Salar de Tara
Salar de Tara - San Pedro de Atacama, Chile
Salar de Tara
Salar de Tara - San Pedro de Atacama, Chile
Salar de Tara

Você já reservou o seu hotel no Atacama?
Clique aqui para ver as principais opções de hospedagem na região

No Salar de Tara fizemos uma pequena caminhada, descendo dos pés da catedral à beira da lagoa. O trajeto, apesar de curto, demorou cerca de 20 minutos, pois além de várias paradas para fotos, é preciso descer num ritmo lento devido a altitude do local, aproximadamente 4.500 metros, que nos impede de fazermos caminhadas num ritmo normal.

Salar de Tara - San Pedro de Atacama, Chile
Salar de Tara
Salar de Tara - San Pedro de Atacama, Chile
Salar de Tara

A lagoa do Salar de Tara é repleta de flamingos e o cenário fica ainda mais bonito pela presença de vulcões e montanhas com o pico nevado ao fundo.

Salar de Tara - San Pedro de Atacama, Chile
Salar de Tara

Não é possível chegar na beira da lagoa, há pedras e placas indicando o limite que você pode alcançar a alguns metros da margem. Por conta disso, os flamingos são vistos apenas a uma certa distância, o que foi meio decepcionante, pois eu imaginava que iria conseguir vê-los bem de perto. Na foto abaixo eles são vistos mais próximos com o zoom da minha câmera.

Salar de Tara - San Pedro de Atacama, Chile
Salar de Tara

Antes de irmos embora ainda fizemos uma última parada para ver de perto uma parte das catedrais do Salar, com formações rochosas impressionantes e pedras soltas que parecem que vão sair rolando morro abaixo. Basta comparar a altura das pessoas com a das rochas para perceber o quão grande elas são.

Salar de Tara - San Pedro de Atacama, Chile
Salar de Tara

De volta a San Pedro de Atacama, nosso passeio terminou com um almoço no restaurante “Bendito Desierto”. A refeição, com entrada, prato principal, sobremesa e muito vinho, já estava incluído no valor pago à agência Araya.

San Pedro de Atacama, Chile
Almoço no Bendito Desierto

O tour do Salar de Tara, apesar de ser bem caro, longo e cansativo, é uma ótima opção para quem tem mais tempo disponível no roteiro e quer conhecer algumas das paisagens mais marcantes do Atacama. Se você tiver que escolher apenas um passeio de dia inteiro, por questões de tempo ou orçamento, eu indicaria primeiro o “Tour das Lagunas Altiplânicas“, que foi o meu passeio preferido no Atacama. Mas se você puder fazer dois passeios mais longos, não deixe de incluir o Salar de Tara no seu roteiro.

Salar de Tara - San Pedro de Atacama, Chile
Pedra do Índio

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais ou no whatsapp e
ajude a divulgar o blog!
Utilize os botões no canto esquerdo da tela (computador) ou na barra inferior (celular)

Conheça todos os posts do deserto do Atacama publicados no blog:

Roteiro de 5 dias no Atacama

Hospedagem e Dicas
Onde ficar no Atacama | Parina Hotel
Como chegar no Atacama e transfer
Câmbio | Restaurantes
Agência de passeios | Sky Airlines

Passeios:
Lagunas Altiplânicas e Pedras Vermelhas
Vale da Lua | Salar de Tara
Geiser el Tatio | Termas de Puritama
Lagoas Escondidas | Laguna Cejar
Tour Astronômico | Salar do Atacama

Veja também as dicas de Santiago neste link
Roteiro de 3 dias em Santiago
Roteiro em Mendoza
Roteiro em Buenos Aires
Roteiro em Montevidéu

⇒ PARA SUA VIAGEM ⇐

+ CÂMBIO E CARTÕES PRÉ-PAGO
Adquira dólares, euros, pesos, outras moedas estrangeiras e cartões pré-pagos na Cotação, empresa líder em câmbio turismo no país.
Clique aqui para receber o contato de um especialista em câmbio que vai te passar as tarifas e auxiliar no processo de aquisição da moeda estrangeira.
Caso prefira comprar por conta própria, clique aqui para acessar a plataforma de câmbio online.

+ HOTÉIS
Confira as melhores ofertas de hotéis em Santiago San Pedro de Atacama no Booking.com, parceiro do blog desde 2012.
Encontre neste post do blog as melhores opções de hospedagem no Atacama.

+ CHIP INTERNACIONAL
Tenha internet ilimitada em seu celular nas suas viagens ao exterior com os planos da Easysim4u.
Ganhe 10% de desconto com o cupom MEUSROTEIROS10.
Veja os detalhes do serviço neste post do blog e também neste outro post.

+ SEGURO VIAGEM
Viaje ao exterior de forma segura e tranquila adquirindo seu seguro viagem na SegurosPromo.
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

OFERTA DE AGOSTO – Cupom promocional: PAIS
Ganhe até 20% de desconto inserindo o cupom PAIS no campo indicado da tela de pagamento. Pague em até 12x no cartão.
(uso do cupom válido até 31/08/2022 para viagens em qualquer data)
Após esta data, continue usando o cupom do blog: MEUSROTEIROS5

+ ALUGUEL DE CARRO
Se você pretende alugar um carro no Chile, faça sua cotação e reserva no portal RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.
Veja um relato de como é alugar um carro em Santiago neste post do blog.

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a página do Meus Roteiros de Viagem.

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar o blog e receba novos posts e promoções em primeira mão!