Um passeio tranquilo e agradável para se fazer em Santiago é andar no teleférico da cidade, o Teleférico Santiago, localizado no Parque Metropolitano e que oferece vistas panorâmicas incríveis da capital chilena. Veja neste post um relato da minha visita, com muitas fotos e dicas para visitar a atração.

Teleférico Santiago, Chile

Vista panorâmica do Teleférico Santiago

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre o Chile
Clique aqui para acessar o índice com todas as dicas de Santiago e Atacama

 

Veja também:
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Onde se hospedar em Santiago: dicas de hotéis
Roteiro de 5 dias no Atacama

 

O TELEFÉRICO

O Teleférico Santiago está localizado no Parque Metropolitano de Santiago, o Parquemet, que ocupa uma grande área verde com mais de 700 hectares de extensão e é considerado o quarto maior parque urbano do mundo.

O primeiro teleférico do parque foi inaugurado em 1980 e funcionou até o ano de 2009, quando encerrou suas atividades devido a problemas mecânicos. Com isso, a cidade acabou ficando sete anos sem poder oferecer uma de suas principais atrações turísticas. Ele foi reinaugurado em novembro de 2016 com um sistema totalmente novo, moderno e seguro.

Teleférico Santiago, Chile

Parque Metropolitano

 

Seu horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10:00h às 19:45h. O teleférico fica fechado às segundas para manutenção, porém em datas especiais, como feriados, ele pode funcionar neste dia da semana.

Teleférico Santiago, Chile

Entrando no teleférico

 

O novo Teleférico Santiago possui 47 cabines com capacidade para seis pessoas cada. Também há alguns módulos especiais que transportam bicicletas até a estação mais alta, facilitando a vida dos ciclistas que querem pedalar pelo parque.

Teleférico Santiago, Chile

Teleférico Santiago

 

A viagem de ida e volta no teleférico tem uma duração aproximada de 15 minutos e o passeio proporciona uma vista panorâmica incrível de Santiago, que inclui o cenário dos edifícios modernos na região do Costanera Center, os bairros da região central, além de outras áreas da cidade, sempre com a grandiosa Cordilheira dos Andes ao fundo.

Teleférico Santiago, Chile

Vista para a região do Costanera Center

 

Teleférico Santiago, Chile

Vista para a região central de Santiago

 

Você já adquiriu um seguro viagem para visitar o Chile?
Clique aqui para saber como comprar na SegurosPromo com o cupom de desconto do blog!

 

ESTAÇÕES

O sistema do teleférico conta com três estações:

 

ESTACIÓN OASIS

É a primeira estação do teleférico e está localizada na Av. El Cerro, 750, próxima ao portão de acesso ao Parque Metropolitano pela Av. Pedro de Valdivia. A estação de metrô mais próxima é a “Pedro de Valdivia”, da linha L1 vermelha, que fica a uma caminhada de 15 minutos do teleférico. O shopping Costanera Center também fica a poucos minutos da estação Oasis.

No local há uma bilheteria para a compra dos tickets de acesso ao teleférico.

Estação Oasis - Teleférico Santiago, Chile

Estação Oasis

 

ESTACIÓN TUPAHUE

É a estação intermediária, que dá acesso a algumas atrações do Parque Metropolitano, como uma casa de cultura, piscinas, praças e jardins. Eu não visitei essa estação e acho que não vale muito a pena, a não ser que você tenha tempo de sobra para caminhar sem rumo pelo parque.

 

ESTACIÓN CUMBRE

É a estação superior do teleférico, localizada no alto do Cerro San Cristóbal. No local há algumas lojinhas e lanchonetes, além de um grande mirante.

Teleférico Santiago, Chile

Chegando na estação Cumbre

 

Entre as atrações da estação Cumbre está o Santuário da Imaculada Conceição, que possui em seu ponto mais alto a imagem da Virgem Santa Maria

Santuário da Imaculada Conceição - Teleférico Santiago, Chile

Santuário da Imaculada Conceição

 

Teleférico Santiago, Chile

Igreja no santuário do Cerro San Cristóbal

 

Lá do alto do santuário é possível observar toda a região central de Santiago.

Teleférico Santiago, Chile

Vista do alto do Cerro San Cristóbal

 

Alugue um carro em Santiago no portal RentCars.com
Cobrança em reais, sem taxa de IOF, parcele em até 12x

 

FUNICULAR

Existe uma outra forma de se chegar ao topo do Cerro San Cristóbal, que é através do funicular, um trenzinho que faz a ligação entre o bairro Bellavista e o topo do Cerro. É através deste funicular que se chega ao Zoológico Nacional do Chile, que também é uma das atrações do Parque Metropolitano.

Eu visitei o Cerro pelo funicular na minha primeira viagem a Santiago e o relato deste passeio você encontra no post “Santiago – Cerro San Cristóbal e o Museu La Chascona“.

Teleférico Santiago, Chile

Funicular de Santiago

 

PREÇOS

O Teleférico Santiago oferece uma tabela de preços bem extensa e confusa, pois é possível fazer vários tipos de passeio. Você pode andar no teleférico apenas no trajeto de ida ou então ida e volta. Pode escolher entre visitar apenas a estação intermediária ou então percorrer todo o trajeto das três estações. E há ainda a possibilidade de combinar seu ticket do bondinho com o ingresso do trem funicular, subindo o Cerro no teleférico e descendo no funicular ou vice-versa.

Os valores são diferentes para adultos e crianças ou idosos. Além disso, nos finais de semana e feriados o preço do ingresso fica um pouco mais caro. A tabela completa de valores pode ser encontrada no site oficial do teleférico e também nas bilheterias da atração.

O passeio que eu realizei, que foi o de ida e volta no teleférico num dia de semana, custa 2.700 pesos chilenos (aprox. 15 reais) para adultos ou 1.760 pesos (aprox. 10 reais) para crianças e idosos. Já nos finais de semana estes valores sobem, respectivamente, para 3.250 e 2.120 pesos (aprox. 18 e 12 reais).

(valores de dez/18 e sujeitos a alteração)

Teleférico Santiago, Chile

Passeio panorâmico

 

Você já reservou o seu hotel em Santiago?
Conheça as sugestões do blog e as opções do Booking.com

 

O QUE FAZER ANTES OU DEPOIS

Minha visita ao Teleférico Santiago foi realizada no período da tarde, depois de um almoço no Restaurante Giratório, que fica a cerca de 15 minutos a pé da estação Oasis.

O relato da minha visita ao restaurante você pode ler no post “Como é comer no Restaurante Giratório de Santiago“.

Restaurante Giratório - Santiago, Chile

Mesas no Restaurante Giratório

 

Depois de passear no teleférico eu fui a pé até o shopping Costanera Center e visitei o mirante Sky Costanera, no topo do edifício mais alto da América Latina.

O relato deste passeio pode ser visto no post “Santiago: Por do sol na visita ao mirante Sky Costanera“.

Mirante Sky Costanera - Santiago, Chile

Mirante Sky Costanera

 

Estas duas atrações que eu visitei podem servir de exemplo para você combinar sua visita ao teleférico com outras atrações de Santiago. Mas há ainda várias outras opções, como, por exemplo, almoçar no no Pátio Bellavista e visitar o Museu La Chascona para depois subir ao Cerro San Cristóbal pelo Funicular e então andar no teleférico.

Restaurante Giratório - Santiago, Chile

Vista para o Parque Metropolitano

 

Está gostando das dicas?
Compartilhe-as nas redes sociais utilizando os botões no canto esquerdo da tela
ou, caso esteja no celular, utilize a barra inferior para enviar também pelo whatsapp

 

Acesse o índice de posts com todas as dicas de Santiago

 

⇒ PARA SUA VIAGEM A SANTIAGO ⇐

+ Seguro Viagem
Para fazer uma viagem tranquila e segura, lembre-se de adquirir o seu seguro de viagem na SegurosPromo, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. Obtenha 5% de desconto na sua compra inserindo o código promocional MEUSROTEIROS5 no campo indicado da tela de pagamento. Você pode pagar o seu seguro em até 12x no cartão, mas se preferir pagar no boleto, ganha na hora mais 5% de desconto.

+ Hotéis
Confira as melhores ofertas de hotéis em Santiago no Booking.com, site parceiro do blog desde 2012.

+ Aluguel de Carro
Se você pretende alugar um carro no Chile, faça sua cotação e reserva pela RentCars, o portal que compara os preços das principais locadoras e garante o melhor preço na sua locação, faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão, dá 5% de desconto no boleto e oferece atendimento em português.

 

Posts Relacionados:
Roteiro de 3 dias em Santiago do Chile
Santiago: A visita à Vinícola Undurraga e a Sala de Aromas
Como é ficar no hotel Ibis Santiago Providencia
Santiago – Tour no Palacio de La Moneda, a sede do governo chileno
Santiago – Cerro Santa Lucía e o mirante para a Cordilheira dos Andes
Santiago – O Centro da Cidade: Mercado Central, Plaza de Armas, Catedral e Museus

 

⇒ REDES SOCIAIS ⇐

+ Siga o blog no Instagram @meusroteirosdeviagem e marque suas fotos com a hashtag #meusroteirosdeviagem

+ Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a fan page do Meus Roteiros de Viagem